Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alessandra
Noiva Master Setembro 2022 São Paulo

Noivozilla - uma reflexão sobre Noivas Neuróticas

Alessandra, dia 14 de Dezembro de 2020 às 13:27

Publicado em Fórum Organizar um casamento 50

Recentemente, acompanhei e participei de uma série de debates sobre organização de casamento, as expectativas que o casal tem com relação a madrinhas e padrinhos, e também com relação ao parceiro, o noivo. E a percepção que eu tive foi que as noivas, só pq são noivas, tendem a achar que são meio...

Recentemente, acompanhei e participei de uma série de debates sobre organização de casamento, as expectativas que o casal tem com relação a madrinhas e padrinhos, e também com relação ao parceiro, o noivo.

E a percepção que eu tive foi que as noivas, só pq são noivas, tendem a achar que são meio que o centro do universo, e que a opinião delas se sobrepõe a vontade universal alheia.

As coisas tem que ser todas minuciosamente conforme "o sonho" dela, as pessoas tem que se vestir conforme elas querem, só pensam no casamento 24/7, e parecem não perceber que casamento envolve TODO MUNDO. Todos criam espectativas com relação ao momento, e por mais que fiquem felizes em seguir "o sonho" dos noivos (aliás, geralmente 90% noiva e um pouquinho do noivo), algumas saem do que seria normal, ficam completamente fora da casinha, absolutamente Neuróticas com relação a organização do casamento, e muitas vezes não notam o quão ridículo se torna esse comportamento, que infelizmente tornou-se tão "comum" que há até um termo pronto para ele: Bridezilla, ou Noivazilla.

São noivas neuroticas, que ficam absolutamente obcecadas com detalhes, que muitas vezes nem são notados no dia, ou mesmo depois, e cujo comportamento acaba muitas vezes por afastar a família, os amigos, e até mesmo o noivo.

Já vi inúmeros casos de noivos na internet falando sobre seus casamentos, como se eles fossem meros acessórios no dia, um mero coadjuvante, em casamentos que não tem nada a ver com eles.

E ontem, assisti um filme no Amazon Prime que aborda justamente este tema, porém, como as vezes é difícil nos notarmos nossos defeitos, é necessário exagerar a situação para percebermos o quão exageradas tendemos (eu me incluo nesse lista também, as vezes) a ser as vezes. E neste caso, o filme inverteu os papéis e colocou o coadjuvante como ator principal, o Noivozilla. Só encontrei em inglês, mas podem assistir ao trailer aqui em baixo:

E quem tiver Amazon Prime, pode pegar o link aqui em baixo👇🏻
https://app.primevideo.com/detail?gti=amzn1.dv.gti.fab9acb8-34fe-b8e0-24a4-f06545b5c637&ref_=atv_dp_share_mv&r=web

Abri este debate apenas para fazermos uma reflexão, sobre o quê é casar, o que é casamento, e repensarmos nossas atitudes, sobre o que é realmente importante em um casamento.

Quem quiser assistir e comentar, essas discussões são muito importantes para nosso crescimento como pessoas, como mulheres, como noivas e como famílias. Espero ter ajudado ❤️👰🏻🤵🏻❤️

50 Respostas

• Bruna
    Noiva Esperta Fevereiro 2022 Rio Grande do Sul
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Morro de medo de ficar assim hahaha na verdade casar nem era um "sonho" pra mim, já estava até achando melhor não casar hahahaha meu noivo é muito tranquilo e geralmente não expõe as opiniões/preferências dele se eu não pergunto porque diz que "não entende nada disso". O jeito que achei de incluir a participação dele foi pegar todas as ideias que eu gosto, mostrar pra ele e perguntar o que ele gosta e o que não. Está funcionando bem até o momento e no fim, eu fico mais tranquila porque sei que não tô "invadindo o espaço dele" no casamento. Essas manias de ter que decidir todos os detalhes e ser tudo "simétrico" e perfeito até me irritam. Acho lindo a assimetria e o "caos" no acaso! Fiz questão de não ter palheta de cores, nem definir a roupa das madrinhas e vamos fazer um evento informal. Vai ser uma festa de amigos e família pra celebrar nossa união com quem mais amamos, sem regras ❤️
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa nem me fale, e pra falar a verdade pra maioria dos convidados a decoração nem importa, a maioria só liga pra comida, contrate um buffet ruim pra vc ver kkkkkk pode ter rosa colombiana até o teto, só vão lembrar que foram mal servidos
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso quando não brigam pq ela não quer rosas nacionais, e sim colombianas, que custa 4x mais, e insiste que quer gastar o valor de um carro semi-novo só na decoração kkkkkkkkkk
    Tem muito... Aí, casa, mora de favor, dois anos de prestação do casamento pra pagar, mas tem um álbum de fotos cheio de fotos maravilhosas 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por esse debate. Tem umas coisas que vejo que fico sem acreditar kkkkk a história de que a noiva pode tudo fez as pessoas perderem até o senso de educação... Pode sim tudo, desde que não ofenda ngm, diminua a participação do noivo etc. O desespero pela perfeição causa até briga no relacionamento, e 90% das vezes os convidados nem reparam se a cor do soulplast combina com a cor do porta guardanapo kkkkk é muito stress a toa
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós fomos em uns 3 ou 4 eventos de noivas... Organizei 90% do casamento em três meses, de tão ansiosa que eu tava... Aí, sei lá, passou. Estou tão leve com a coisa toda, que até parece estranho, como se eu não estivesse "me importando", sabe. Mas aí notei que isso é pq se espera que a gente fique ansiosa e preocupada com tudo... O que não é necessário! Aliás, estou mto mais feliz assim
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah eu nao estresso..fiz td eu mesmo sem acessoria..ta suoer tranquilo ate agora.. to numa paz kk.. pra dizer q nao fomos nesses negocios de noiva..antes planejarmos fomos em 1 evento so
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Pri, sugiro vcs assistirem ao filme, quando puderem. Foi uma reflexão muito legal que tivemos juntos, meu noivo assistiu comigo, e até me agradeceu, por ser uma "noiva sensata" (segundo ele, não estou dando tanto trabalho quanto vimos nos filmes rsrs, não mais pelo menos).
    No começo, também queria ir a tudo quanto é evento de casamento, mas dps que passamos por tanto perrengue na construção da casa, vi que planejar casamento é tipo fichinha kkkkkkkkkk
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é libertador isso??? Estar feliz com o fato que vai se casar com um parceiro que te escolheu para dividir a vida contigo??? Sem estresse com detalhezinhos que provavelmente nem valor reparar no dia? Pessoalmente, eu acho libertador demais 🙏🏻
    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom debate
    Eu sou da seguinte opiniao.. tem umas q passam extremamente do ponto em td... isso é fato..
    Eu sou o tipo q to pagando .. meu noivo tem q participar pq é nosso casamento e nao meu e como nos q pagamos as opinioes alheias pouco contam. Mas nada neurotica.Sou na vdd muito perfeccionista e certinha com datas horas etc...E as cezes a briga com meu noivo e por isso..pq ele est n fse do depois a gente ve..ebtrega etc..e sei sobra pra mim
    • Responder
  • Gabrielli
    Noiva VIP Março 2021 Rio Grande do Sul
    Gabrielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Debate mara! Quando nem era noiva mas ja pensava em casamento, eu era muito neurótica kkk quando noivei e de fato comecei a planejar o casamento (15 meses antes) ainda tinha ideias muito supérfluas sobre a organização. Minha atenção com os mínimos detalhes estava tirando minha atenção ao que realmente importava: o amor. A partir dali, comecei a me preocupar menos com meros detalhes. Se algo der errado, se eu não conseguir tal coisa, se não for tão refinado, se as pessoas fizerem tal coisa... OKKK, afinal, o mais importante não perderá a essência, nosso amor e união não podem ser menosprezados por simples detalhes. Quando me perguntam: vc ta ansiosa com o casamento? Eu respondo: estive antes, agora até que não. Haha
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei lindo seu comentário! Exatamente isso que temos que ter, não só para o casamento, mas para a vida: mais EMPATIA, consideração com o outro, seja quem for. Não é pq é o dia do nosso casamento, e somos A NOIVA, que somos peça central que tudo gira em torno de nós... Precisamos acabar com esse tipo de pensamento, ter mais consideração com todos que participam, inclusive os fornecedores (já vi noiva aqui achando ruim de pagar alimentação dos fornecedores, como se tivessem que levar marmita no dia 🤦🏻‍♀️).
    Espero que consiga assistir o filme, acredito que vai gostar tanto quanto eu gostei ❤️
    • Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois então, né? Eu penso que a gente consome redes sociais demais, e acabamos concebendo ideias erradas do que "tem que" ser as coisas. Que temos que usar vestido princesa, cabelo iluminado longo com cachos num coque alto, véu longo, madrinhas todas iguais, noivo pinguim, na igreja toda enfeitada com milhares de flores... E que se não for assim não é casamento de verdade, será o fim do mundo, e vai se arrepender o resto da vida. E isso não afeta só casamento! Somos criadas para achar que mulher tem que estar sempre magra, jovem, sem manchas, estrias, não pode ter cabelo branco, casa bagunçada e nada fora do lugar. E tudo isso só pra nós, mulheres. E se a gente não para pra pensar, ficamos incorporando esse tipo de situação como se fosse verdade absoluta. É importante pararmos eventualmente para fazer essas reflexões, e voltar "as raízes", a quem somos e ao que queremos de verdade, não só o que a mídia e a sociedade tenta dizer que "tem que ser" pra nós.
    • Responder
  • Luciana
    Noiva Ativa Janeiro 2022 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, texto muito bem escrito. Eu brinco que vou ativar meu modo “noivazilla” quando alguma coisa/alguém não segue como eu planejei. Apesar de ser um termo engraçado, está associando uma noiva (um ser humano num momento nupcial, feliz) a um “monstro” raivoso destruidor de cidades...🦖
    Eu acredito que essa associação é devida ao desequilíbrio que essa fase nos trás. Ao mesmo tempo em que é um momento muito feliz (espera-se que seja, pelo menos ), também é um momento cheio de responsabilidades financeiras, familiares, sociais e sobretudo, responsabilidade para com o “sonho” que geralmente é nutrido há tempos: fazer uma cerimônia perfeita, um relacionamento perfeito, uma família “perfeita”.
    Na busca por uma “perfeição” inatingível na vida real, a gente acaba às vezes perdendo a noção do que é plausível e do que não é, do que é tranquilo pedir/exigir aos outros e do que é um abuso. Acaba perdendo a empatia para com nossos amigos. E até mesmo, passando por cima da vontade dos nossos companheiros(as), se estiverem em desacordo com a nossa.
    Eis o maior desafio - sair do “indivíduo” e tornar-se um casal, uma unidade familiar e, como tal, RESPEITAR a nova forma de pensar e de agir. Ouvir o outro (o marido ou a mulher, ouvir os pais, irmãos, amigos, convidados) haja ouvido né?! Lembrar também q a cerimônia é um momento (um momento lindo, inesquecível, singular, mas ainda assim apenas um momento), que se juntará aos demais momentos da vida.
    O equilíbrio não é tão fácil assim (ainda mais em questões tão passionais quanto um casamento), mas não pode ser deixado de lado. É importante saber aproveitar cada pequeno detalhe, ainda que não seja exatamente da maneira que foi planejado. Vale o exercício pra vida inteira, né...taí 2020, rindo na cara do nosso planejamento, revirando a vida do avesso...e mesmo assim, viver ainda tá valendo a pena.
    Vivamos nosso “momento noiva” da melhor maneira possível 👰🏾‍♀️🥰
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate! Realmente as vezes a gente acaba passando do ponto, movidas pela empolgação, até que alguém abra nossos olhos. No começo tbm queria decidir mta coisa sozinha, mas depois abri mão do controle e passei a decidir tudo com o noivo, inclusive abrindo mão de algumas coisas que eu queria, pra fazer a vontade dele, um exemplo é que ele comprou o terno sem eu ver e disse q eu só vou ver no dia. E tem sido super tranquilo.

Acho que isso se aplica tbm em noivas que querem impor muitas "regras" aos convidados e até aquelas que falam sem parar de casamento e não tem mais outro assunto com os amigos e familiares. Todos ficam empolgados quando vai ter algum casamento, mas é preciso ponderar pra não fazer todo mundo ficar de "saco cheio"

• Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Recomendo fortemente assistir, de preferência com o noivo. É uma comédia romântica bem água com açúcar, mas vale pela reflexão. Espero que gostem Smiley smile

• Responder
  • Alessandra
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós, meninas, somos criadas para casar, sonhamos com o dia do nosso casamento, a vida toda, incentivadas pelos desenhos animados, novelas, filmes, séries, como se o dia do casamento fosse o final feliz em direção a um felizes para sempre. E como passamos MUITO mais tempo sonhando com isso que os noivos, acabamos projetando muitos desejos do nosso ego, e esquecemos que o noivo, apesar de não "sonhar" com o dia do casamento, também teu seus gostos e vontades, assim como nossas famílias e convidados. Precisamos respeitar a todos. Se casamento fosse só o "dia da noiva", então era mais fácil a gente contratar um monte de figurantes e fazer um casamento de mentirinha, só pra tirar fotos lindas (eu vi que na China há casais que fazem isso, vou dispensar minha opinião sobre).
    Precisamos nos reconectar com o que é "casamento", o que é "casar". No português é meio difícil pq é no mesmo termo, mas precisamos pensar mais no "marriage" (matrimônio) que no "wedding" (cerimônia de casamento).
    • Responder
  • Alanna
    Super Noiva Novembro 2022 São Paulo
    Alanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Às vezes até me abstenho de comentar certas publicações, tanto aqui quanto em outras redes sociais, porque as pessoas esquecem que o mais importante no dia do casamento é celebrar a união e o amor. Foi muito bom você ter aberto esse debate, até parei para refletir sobre meu próprio comportamento... claro que queremos um dia perfeito, mas alguns detalhes são tão bobos e realmente não farão diferença. É como dizem, 'se não tem solução, solucionado está' e isso vale para quase tudo nessa vida. Obrigada pela dica do filme, já coloquei na minha lista!

• Responder
  • Danielly
    Super Noiva Janeiro 2021 Distrito Federal
    Danielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já vou assistir... muito boa esse reflexão, no início das organizações eu n colocava muito meu noivo a par.. até q um dia ele falou, q n sabia muita coisa sobre o casamento ou q era o último a saber kkkk foi aí q caiu a ficha, agora até os mínimos detalhes q ele mesmo n quer saber eu faço questão de contar..
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas