Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo

O real significado dos padrinhos de casamento: por um mundo com melhores valores!

Fernanda, dia 29 de outubro de 2015 às 07:15 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 60

Outro dia me peguei pensando no real significado dos padrinhos de casamento. Fui marcada no Facebook – e depois recebi de várias pessoas – um texto escrito por uma noiva que se queixava pelo fato do casal de padrinhos de casamento escolhido por ela e seu noivo não poderem comprar o presente que ela (noiva) havia especificado porque tiveram que priorizar o material para um curso do filho. E mais, a tal noiva ainda se queixa porque o casal deu de presente o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Achando um verdadeiro absurdo, ela diz: “o que eu faço com 500 reais? Achei uma falta de consideração da parte deles. Se não iam poder dar o presente por que aceitaram ser padrinhos?”

Então, depois de ler e reler esse depoimento comecei a refletir. Por que e para que as pessoas escolhem seus padrinhos de casamentos ? Bom, no meu caso (já fui convidada para madrinha de casamento por algumas – muitas – vezes) tenho sempre tanta alegria quando sou escolhida por alguém para abençoar um dia tão especial. E dou tanto valor.

Enfim, na minha cabeça os padrinhos de casamento são aqueles que estão presentes na vida familiar com cuidado, gratidão e amor. Que trocam experiências da vida, aprendizados, exemplos e que sempre dividem momentos, sejam eles tristes ou alegres. Apoio e amizade, sempre e em primeiro lugar. Não importa a quantidade de padrinhos, o que importa realmente são os valores.

Partindo deste princípio, vejo que muitos valores estão bem estranhos – ou invertidos – nesse nosso mundo de hoje. Não se elegem padrinhos pelo que eles podem te oferecer – ou não – de presente. A escolha deve vir do coração. Pela importância que a pessoa tem e terá na sua vida pelos próximos anos. Pela participação efetiva desses amigos na sua vida até aqui. Para receber “a benção” de quem está junto, ao lado, na parceria da vida!

Claro que quando você é escolhida para madrinha de casamento, a sua intenção é dar o melhor e mais lindo presente àquele casal de noivos que tanto merece. Mas muitas vezes a realidade não permite que isso aconteça. E na minha opinião sincera, o presente físico está bem longe de ser o mais importante para definir “nível de consideração” como a noiva que citei acima mencionou.

Acho que o casal de padrinhos escolhido pelos noivos do caso acima, fez exatamente como deve ser feito. Agiu dentro do que era possível para realidade deles e priorizou o curso do filho. E o que achei mais bacana foi que eles avisaram que não poderiam dar o presente estipulado e o quanto poderiam contribuir. E assim foi feito.

Porque ainda tem isso. Temos também o outro lado. Os padrinhos que não dão real valor ao convite, que não ligam pra nenhum acontecimento prévio do casamento. Os que se atrasam absurdamente, os que não dão presente nenhum (não porque não podem dar, mas simplesmente porque não se lembram). Madrinhas que se vestem de branco. E por aí vai! Temos de tudo nesse mundo, pessoal!

E que fique claro: não existem regras. Mas existe sim, o bom senso. Ou melhor, o bom berço. Aquele em que com o mínimo de educação e amor ao próximo sabe entender, aceitar, honrar e valorizar um convite para ser padrinho ou madrinha de um casamento. Para o outro lado (dos noivos), esse bom senso também é válido, pois eles devem refletir – e muito – sobre o real significado dos padrinhos de casamento antes de convidá-los!

Por um mundo com melhores valores!

Colunista

Natacha Lucena – Consultora de casamento

60 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 3 de Novembro de 2015 às 15:17
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente tem muita noivinha fazendo isso... Mas cada um é cada um né... Ao meu ponto padrinho e madrinha são muitos mais. Beijos e mais beijos.
    • Responder
  • Simone
    Noiva Master Março 2016 São Paulo
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super concordo Fernanda...escolher os padrinhos pelo que eles podem dar e não pelo que eles são na vida do casal... acho um horror está atitude!!

    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esquenta não... Deixa rolar e não fique bravo com eles... Talvez rolo aquela pressão de família para convidar fulano e não vcs. Vá ao casamento, comam, dança muito, se dicirta com sua noiva, de os parabéns aos noivos e tchau tchau.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não peça linda... VC não sabe o que o padrinho esta passando dentro de sua casa. Que bom que gostou linda... Beijos e boa sorte no dia.
    • Responder
  • Bruno
    Noivo Ativo outubro 2016 São Paulo
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então, até hoje não entendi o que aconteceu com eles, sempre viajavamos juntos e mesmo morando longe estávamos em aniversários e tudo mais.Ah.. Inclusive começamos os nossos relacionamentos no mesmo dia do mesmo ano e eu e o outro noivo somos muito parecidos até fisicamente kkkkk inclusive jogamos vídeo game juntos de vez enquando..Mas todos temos escolhas. Só não achei certo a noiva sempre falar que seríamos seus padrinhos.No meu casamento teremos 4 padrinhos de cada lado.
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Fernanda Eu tenho che ti agradecer Por Suas palavras,semana passada discuti con Meu marido Por causa che Ele Nao quer pedir nada para nossos padrinhos,e voce tem razao amei. e me fez abrir olhos,un bom dia pra voce
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Aninha... Que bom que gostou. Beijos
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É complicado Bruno... Semana passada recebemos um convite do melhor amigo do meu noivo, trabalharam juntos anos e anos e agora o cara vai se casar... Eu curiosa perguntei se seríamos padrinhos para meu noivo, ele respondeu que ninguém disse nada. Na HR ele TB fico pensativo, pq ele falo se eu não for padrinho quem vai ser... Talvez no dia teremos surpresas no altar... Mas meu noivo me disse uma coisa sensacional... Ele falo que no decorrer da vida as pessoas mudam e encontram pessoas que não são do mesmo meio que éramos e por isso vamos nos afastando, não pq não gostamos mais daquela pessoa mas sim pq os pensamentos não são mais os mesmos. ... Agora imagina eu que nunca tive afeto nenhum pelo amigo ou pela noiva dele, nada contra mas eu só o conheço de OI... Sendo convidada para madrinha só pq o meu noivo é amigo dele... Não tem nexo... Nós não fizemos parte da vida do casal... Meu noivo nunca conversou com a noiva do amigo.Ixi isso rrealmente é uma treta. Eu não vou ter padrinhos.
    • Responder
  • Aninha
    Super Noiva Novembro 2016 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei texto, descreveu perfeitamente o que eu penso ! Ótimas palavras.
    • Responder
  • Bruno
    Noivo Ativo outubro 2016 São Paulo
    Bruno ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caracas, excelente texto.Minha noiva estava triste porque uma pessoa que ela considerava amiga vai se casar e sempre informou que ela seria madrinha, não teve a capacidade de ligar pra ela para falar sobre o casamento e quem fez isso foi seu noivo por mensagem.Sempre ela tentou falar com essa pessoa mas ela foi se afastando cada vez mais.Inclusive, não entregaram o convite ainda, só falaram por telefone.Mas aí, procurei no google sobre padrinhos e achei um texto que fala que os padrinhos são as pessoas estão sendo bem próximas e outras coisas que estão escritas acima, assim consegui dar uma confortada no coração da minha noiva.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso ai Bi... Então eu TB quero apenas meu pai e minha sogra no altar... Eles irão nos levar e depois sair juntos... Não teremos padrinhos... E no cartório eles TB serão nossos acompanhantes... Só não sei ainda quantos preciso no cartório. Beijos linda... Obrigada por ter lido.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem vinda... Infelizmente isso se chama vida. Obrigada por ter lido... Beijos
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A lista de presentes é apenas uma ajuda aos noivos... Não que os padrinhos precisem pegar os ítens mais caros ne noivinha... E se não tiver condições de nós dar nada amém TB... A presença deles já é mais que especial. Beijos linda... Obrigada por ter lido.
    • Responder
  • B
    Noiva Constante Maio 2018 Maranhão
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou no texto! É isso mesmo, na minha opinião os padrinhos de casamento devem ser pessoas presentes na vida do casal, que possam aconselhar, acompanhar nos momentos bons e ruins! no meu casamento vão ser nossos pais ( não sei se pode, mas queremos assim)!
    • Responder
  • Natalia
    Super Noiva Abril 2017 Minas Gerais
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinho, que absurdo!! É difícil de ate acreditar.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está super certa... Melhor contar com o que temos. Obrigada por ter lido... Beijos
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Ativa Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As pessoas têm escolhido padrinhos por motivos fúteis simplesmente porque se tornaram fúteis só alguém que valoriza mais o ter do que ser, escolhe seu padrinho pelo o que tem a oferecer e não pelo que ele é, meus padrinhos foram escolhido a dedo, pessoas que são essenciais para nós, não que são essenciais na lista de presentes!
    • Responder
  • J
    Noiva Master Julho 2016 São Paulo
    Ju ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pretendemos ter 8 casais, 4 de cada lado, apenas 6 estão confirmados. .. mas não pedimos nada a nenhum deles. Será tudo por nossa conta e risco!
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente noivinha... Isso é ser padrinho! Beijos e obrigada por ter lido.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Paraná
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo vamos escolher os padrinhos de acordo com o que significam para nós. Nós!! Não teremos padrinhos de um lado ou de outro. Serão nossos padrinhos!! Queremos do nosso lado no altar quem sempre esteve do nosso lado colaborando com o nosso relacionamento, nos apoiando, torcendo por nós.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estava conversando sobre isso com meu noivo... E ele com sua maturidade de 3 anos mais velho que eu ( pq ele se acha o cara de 50 anos...kkkkkk... Ele tem 33) ele veio com uma resposta muito boa para isso. Ele disse assim...-Amor esse tipo de pessoa consumista e que só pensa no dinheiro ou no glamour acontece uma coisa depois de casado, vem a crise, pq casamento não é só flores, e quando a crise vem e o dinheiro falta o "dinheiro sai pela porta e o amor pela janela". Fiquei meio assim com a resposta dele.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada linda... Que bom que gostou. Não terei padrinhos por esses motivos... Meu casamento será para 100 pessoas... Queria todos no altar para ser bem sincera. Beijos e mais beijos.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Maravilhoso... Concordo com tudo. Obrigada por ter lido. Beijos
    • Responder
  • Monique & Leonardo
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Monique & Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pra ti tambem linda , beiiiijos ! :*

    • Responder
  • Thamirys
    Super Noiva Abril 2017 Paraíba
    Thamirys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que show! Quando eu penso em pessoas que vão acrescentar no meu casamento, penso em pessoas que acrescentarão com sua presença, com seus conselhos, suas experiências, não com seu dinheiro. Não consigo entender como as pessoas escolhem seus padrinhos por dinheiro, o que elas querem para o casamento delas? O que elas pensam para a vida a dois?
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso mesmo... No meu caso não terei padrinhos... Pois como será um casamento pequeno teria que colocar todos no altar...kkkkkkk... Todos que estarão presentes são pessoas que realmente me ajudaram em tudo mesmo... Digo tudo pq foi cada perrengue... Mas isso se chama VIDA! Obrigada por ter lido noivinha... Beijos
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esta certa! Beijos linda... Uma ótima quinta!
    • Responder
  • I
    Super Noiva Dezembro 2016 Mato Grosso
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou escolhendo meus padrinhos pelo o que eles representaram em minha vida e não pelo o que eles podem me dar... Pq muitos podem me dar dinheiro, mas não tem nada com minha história e quando eu precisar, provavelmente não estarão ao meu lado...

    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esta certa noivinha... Pq querendo ou não já vai ter um gasto com roupas ne. Beijos e obrigada por ter lido.
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O problema é que as noivinhas não estão se ligando que os padrinhos e madrinhas TB gastam com roupas... E roupas que nos noivas escolhemos ainda por cima... Coloca no papel 150 a 200 do padrinho 250 a madrinha... 500 fácil só em roupa... Além do presente. Mas vamos que vamos e as que pensam assim pelo menos possam ler esse debate e ver a verdadeira função de um padrinho.
    • Responder
  • Monique & Leonardo
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Monique & Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aah que bacana , mas é assim nega .. eu tenho uma madriinha que esta sem trabalhar ja a uns dois meses, minha preocupação é justamente isso a roupa dela, porque como estamos apertados né não sei o que vai da até lá , espero que ela arrume um trabalho para poder estar linda no meu dia Smiley laugh o de mais é o de menos rs , presente qualquer um é bem vindo e se ela só poder dar em dinheiro e outros padrinhos tambem naão tem condição e me der uma quantia em dinheiro mesmo pequena eu junto e compro o que preciso , não faço questão de coisas caras ! rs

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Setembro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os meus padrinhos são pessoas simples e meus amigos do coração. Jamais pensei neles pelo presente.Inclusive, no convitinho escrevi um bilhetinho dizendo que não esperávamos presentes, mas sim que estivessem lindos na nossa cerimônia Smiley smile
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas