Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva VIP Dezembro 2015 São Paulo

O real significado dos padrinhos de casamento: por um mundo com melhores valores!

Fernanda, dia 29 de outubro de 2015 às 07:15

Publicado em Fórum Antes do casamento 60

Outro dia me peguei pensando no real significado dos padrinhos de casamento. Fui marcada no Facebook – e depois recebi de várias pessoas – um texto escrito por uma noiva que se queixava pelo fato do casal de padrinhos de casamento escolhido por ela e seu noivo não poderem comprar o presente que ela...

Outro dia me peguei pensando no real significado dos padrinhos de casamento. Fui marcada no Facebook – e depois recebi de várias pessoas – um texto escrito por uma noiva que se queixava pelo fato do casal de padrinhos de casamento escolhido por ela e seu noivo não poderem comprar o presente que ela (noiva) havia especificado porque tiveram que priorizar o material para um curso do filho. E mais, a tal noiva ainda se queixa porque o casal deu de presente o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Achando um verdadeiro absurdo, ela diz: “o que eu faço com 500 reais? Achei uma falta de consideração da parte deles. Se não iam poder dar o presente por que aceitaram ser padrinhos?”

Então, depois de ler e reler esse depoimento comecei a refletir. Por que e para que as pessoas escolhem seus padrinhos de casamentos ? Bom, no meu caso (já fui convidada para madrinha de casamento por algumas – muitas – vezes) tenho sempre tanta alegria quando sou escolhida por alguém para abençoar um dia tão especial. E dou tanto valor.

Enfim, na minha cabeça os padrinhos de casamento são aqueles que estão presentes na vida familiar com cuidado, gratidão e amor. Que trocam experiências da vida, aprendizados, exemplos e que sempre dividem momentos, sejam eles tristes ou alegres. Apoio e amizade, sempre e em primeiro lugar. Não importa a quantidade de padrinhos, o que importa realmente são os valores.

Partindo deste princípio, vejo que muitos valores estão bem estranhos – ou invertidos – nesse nosso mundo de hoje. Não se elegem padrinhos pelo que eles podem te oferecer – ou não – de presente. A escolha deve vir do coração. Pela importância que a pessoa tem e terá na sua vida pelos próximos anos. Pela participação efetiva desses amigos na sua vida até aqui. Para receber “a benção” de quem está junto, ao lado, na parceria da vida!

Claro que quando você é escolhida para madrinha de casamento, a sua intenção é dar o melhor e mais lindo presente àquele casal de noivos que tanto merece. Mas muitas vezes a realidade não permite que isso aconteça. E na minha opinião sincera, o presente físico está bem longe de ser o mais importante para definir “nível de consideração” como a noiva que citei acima mencionou.

Acho que o casal de padrinhos escolhido pelos noivos do caso acima, fez exatamente como deve ser feito. Agiu dentro do que era possível para realidade deles e priorizou o curso do filho. E o que achei mais bacana foi que eles avisaram que não poderiam dar o presente estipulado e o quanto poderiam contribuir. E assim foi feito.

Porque ainda tem isso. Temos também o outro lado. Os padrinhos que não dão real valor ao convite, que não ligam pra nenhum acontecimento prévio do casamento. Os que se atrasam absurdamente, os que não dão presente nenhum (não porque não podem dar, mas simplesmente porque não se lembram). Madrinhas que se vestem de branco. E por aí vai! Temos de tudo nesse mundo, pessoal!

E que fique claro: não existem regras. Mas existe sim, o bom senso. Ou melhor, o bom berço. Aquele em que com o mínimo de educação e amor ao próximo sabe entender, aceitar, honrar e valorizar um convite para ser padrinho ou madrinha de um casamento. Para o outro lado (dos noivos), esse bom senso também é válido, pois eles devem refletir – e muito – sobre o real significado dos padrinhos de casamento antes de convidá-los!

Por um mundo com melhores valores!

Colunista

Natacha Lucena – Consultora de casamento

60 Respostas

• Danielle
    Noiva Ativa Novembro 2017 Sergipe
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha concordo com VC. Primeiro padrinhos são as pessoas q escolhemos com o coração e q estão em nosso ciclo de convívio seja familiar ou de amizade. Pessoas q nos querem bem e vão reafirmar esse desejo junto com agente. segundo pra minha realidade um casal de padrinhos contribuir com 500 reais...nossa estou rica..kkkkkk. Terceiro jamais irei convidar pessoas pensando no bem matéria q essa pessoa possa me dar. Sempre existirão pessoas assim nesse mundo
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    VC pensa como eu Pati... Eu conto com o que eu consigo comprar... É claro que é gostoso ganhar presentes... Quem não gosta? Mas prefiro a presença deles no grande dia. No casamento do meu irmão TB aconteceu isso com um dos padrinhos e sabíamos as condições deles no momento pq sempre fomos amigos de infância. Ah não deu outra VC vai sim... E foi cartão de crédito meu e do meu irmão parcelando as roupas e falando vcs merecem, nós queremos vcs lá nesse dia. Nosso amigo chorou quando meu irmão falou... -Eu quero VC ao meu lado quando eu ver a mulher da minha vida vestida de noiva! Eu TB chorei. Kkkkkkk... Beijos linda... Obrigada por ter lido.
    • Responder
  • Aline Cavalcanti
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Aline Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mto obg!!!

com toda certeza!! Bjos

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Março 2016 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu sinceramente não consigo entender que alguns casais escolham os padrinhos pensando no presente caro! Ridículo o comportamento dessa noiva, se fosse madrinha dela desistiria na hora! O casamento é nosso, a despesas são nossas! Eu e meu noivo escolhemos nossos padrinhos baseados em nossa historia com eles, no carinho, na amizade, no companheirismo e sabe o que eu escutei de um padrinho? "Não posso aceitar pq não poderei dar um presente muito caro" e eu respondi "vai aceitar sim pq eu não te escolhi por causa de presente e sim pq esteve do meu lado como meu amigo em todos esses anos" e ainda falei q ele não precisa dar nada. Estou ganhando muitos presentes dos padrinhos sim, mas para todos deixei claro que o importante é a presença deles como meus convidados de honra e não o presente, q isso nós compramos.

• Responder
  • Cássia
    Noiva Esperta Abril 2017 Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não defini todos os meus padrinhos, mas já tenho dois casais que estão certos. São dois casais 8 ou 9 anos mais velhos que nós, mas tenho mais consideração e mais intimidade do que os nossos amigos da nossa idade. São pessoas que se preocupam conosco, sempre nos convidam para todos os programas legais e os nem tão legais assim. Uma das minhas madrinhas é só 7 anos mais velha que eu, mas cuidou de mim quando eu era criança e somos como irmãs. Só pra ti ter uma ideia, esses dias uma farmácia estava liquidando uns remédios genéricos de paracetamol pois o laboratório estava fechando, ela viu e comprou várias cartelas (afinal, paracetamol é útil em todas as horas), e me deu algumas e disse "Pra você guardar na bolsa", sinceramente são poucas pessoas que se lembram da gente em tudo. A minha outra madrinha já fez trabalhos da escola que eu esqueci de fazer e quase sempre vai ao médico comigo quando minha mãe não pode, que tipo de amiga faz coisas assim? Não é qualquer pessoa que se dispõe a estar do seu lado nas horas boas e nas ruins, por isso essas pessoas tem que ser valorizadas e eu não vejo uma forma melhor de honrá-las. Serão minhas madrinhas não pelo que podem me dar, mas pelo que significam e pelo que acrescentam a minha vida. E assim deve ser, a escolha deve vir do coração e não do bolso, afinal é uma posição de honra e destaque e não de suprimento de emergência. Ótimo debate noivinha! Super beijo!

• Responder
  • Natalia
    Noiva Ativa Novembro 2016 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É exatamente isso! Muita gente ainda acha que padrinho se escolhe por causa do presente.

Se esquecem de que os padrinhos devem ser pessoas especiais, que estejam presentes, que amem e façam parte da vida do casal.

Presente é sempre muito bem-vindo, claro, mas nada tem a ver com a escolha de quem estará ao lado do casal para abençoar a união!

Ótimo texto dessa consultora!! Smiley winking

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente... Muito sábia sua amiga Parabéns a ela... São poucas pessoas que pensam assim. Obrigada por ter lido... Beijos linda!
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Calma noivinha... "Gente precisa de gente"... Mas o que esta faltando nesse mundo é humildade! Beijos gata... Obrigada por te lido!
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley shame .... Ah e bem vinda ao meu mundo de Bob... Acabei de te add. Vamos trocar mais e mais experiências desse mundo de loucas e sonhadoras.
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Gi por comentar e ter lido... Vamos ver se após esse texto as pessoas mudem um pouquinho e reflitam na importância de seus padrinhos em si e não pelos valores materiais. Beijos gata!
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas tem muita gente que não tem nem um pouco de bom senso... Mas vamos que vamos ne... Quem sabe algumas lendo vão para e pensar um pouco que a vida nem sempre é um mar de rosas. Beijos linda... Obrigada por ter lido!

• Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Janeiro 2016 Rio Grande do Sul
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noiva sem noção mesmoSmiley atonished Smiley surprise . Quando comecei a falar de casamento, uma amiga veio me falar que não devemos escolher as "pessoas do momento", mas sim pessoas sabias que irão te aconselhar futuramente, aqueles que vamos poder gritar no momento de dificuldade, então no meu caso, a maioria dos meus padrinhos fazem parte da minha família.

• Responder
  • Alyne
    Noiva Ativa Abril 2023 São Paulo
    Alyne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que mulher louca ein. Se eu fosse madrinha dela pegava meus 500,00 de volta e ainda cortava as relações com a noiva sem noção
    • Responder
  • Aline Cavalcanti
    Aline Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Kkkk eu tbm sou dessas

eu ainda estou pensando em fazer um kit utilidades mesmo, como faqueiro, processador, essas coisas pra casa mesmo pq minha amiga tem uma familia enorme e ja tempraticamente td inclusive microondas... kk

verdade, acertou em cheio pra fazer esse debate... adoreiii, Parabens!!!!

• Responder
  • Gisele
    Noiva Esperta Janeiro 2016 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como existe gente sem noção ainda --"

Selecionei pelo real significado que eles tem pra mim, alias a cota de padrinhos até extrapolou um tiquinho rsrsrs baseada nesse pensamento.A condição finaceira pouco importa pra mim, existe sim alguns que financeiramente não podem , mas ajudam de outras formas e como a boa vontade e disposição em me ajudar e isso sem duvidas representa e muito mais que presentes pra mim.

Amei o texto, infelimente as pessoas estão perdendo os valores =(.

• Responder
  • Cinara
    Super Noiva Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Cinara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já li esse post dela reclamando lamentável!! No meu caso quando decidimos casar pensei logo nos melhores amigos para padrinhos aqueles que fazem parte da nossa vida e confesso até fiquei sem graça quando minha prima perguntou se já escolhi o presente, respondi " meu presente são os amigos que tenho compartilhando o dia do sim" acho que é por aí bom senso sempre!!!
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo Line... essa coisa de escolher presentes... de achar que padrinhos precisam dar presentes melhores que os convidados não entra na minha mente. Eu sou a rainha dos microondas.....kkkkkkk... Sendo madrinha ou não eu pergunto... Vc já ganho microondas? se a resposta for não eu já falo que vou dar. Para quem trabalha e chaga em casa na hora do almoço o microondas ajuda e muito. Mas vamos que vamos e espero que muitas que tinham pensamentos diferentes desse leia e pelo menos reflita um pouco... não precisa nem comentar mas se colocar na pele do padrinho sem grana. Beijos linda!

• Responder
  • Aline Cavalcanti
    Aline Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa q noiva mais sem noçãa... mas infelizmente existem essas pessoas q olham para os bens materiais quando se fala de casamento...

no meu caso ja conversei com meu noivinho e vamos convidar nossos melhores amigos e parentes que estao envolvidos realmente na nossa vida, nao só por serem da familia tbm mas pela consideraçao que tiveram quando começamos a namorar e pela convivencia

somente vao ser nossos padrinhos pessoas mais q queridas e nao vamos convidar ninguem por obrigaçao

fiquei super feliz tbm de ser convidada para ser madrinha de uma amiga minha q temos uma historia mto boa na nossa adolescencia, na vdd nao esperava q ela iria me chamar mas me convidou pelo seguinte motivo: fazemos parte da historia deles eu conhecia o noivo dela de um determinado lugar e ela de outro e NUNCA q eu imaginava q eles um dia se encontrariam e agora vao se casar!!! Imagina minha felicidade de ver 2 amigos de longas datas se casando! fquei super grata por isso e o melhor eles terao um casamento super simples e nem exigiram presente.... irei dar algo q sentir de coraçao mesmo.

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah Mo é assim mesmo... isso é normal quem não passa por crises e perrengues? No casamento do meu irmão teve um padrinho que nem dinheiro para roupa dele e da esposa eles tinham... fizemos um corre eu parcelei no cartão e mesmo assim meu irmão fez questão dele no altar. Beijos linda obrigada per ter lido!

• Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Giu vc disse tudo... penso da mesma forma... não teremos padrinhos pois será algo intimo com pessoas que eu amo... no maximo 100 pessoas e se fosse para escolher colocaria todos no altar. Mas em relação a presentes não espero... tudo o que vem de coração é mais gostoso ne linda. Beijos e fique com Deus!

• Responder
  • Monique & Leonardo
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Monique & Leonardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é bem assim mesmo , eu tenho padrinhos que não tem condição de me dar uma geladeira, um fogão bom, mas toda ajuda é bem vinda , escolhi por quem eles são e não pelo o que eles tem !

• Responder
  • G
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Giullian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah essa noiva merecia leva o salto da madrinha no meio da testa durante a cerimonia kkkkkk. Valha-me! Povo mais passa-fome! Eu sou da seguinte opinião: se vc nao tem condiçao de montar sua casa com o basico, nem case! Ou vai pedir cesta-basica mensal pros convidados?! Eh claro q presente ajuda mtoooo e tira o nosso pé da lama, mas vc tem que casar contando com a improvavel situaçao de nao ganhar nada substancial...e ai, vai fazer oq?! Virar a cara pra td mundo! O casamento eh seu e o responsavel pela sua casa eh vc e o noivo, ngm tem obrigaçao de te dar nada, entao agradeça o carinho e consideração de quem tirou do proprio bolso quantia pra te presentar com algo e colaborar com vcs!! Nao sei qual eh o problema desse povo rs. Meus padrinhos foram escolhidos mais doq a dedo, sao pessoas pelas quais eu sinceramente morreria! Tenho 3 casais: um eh meu unico irmão e nossa prima que tem a msm idade que eu e fomos criadas grudadas...o outro sao meus tios (irmã da minha mãe) que SEMPRE cuidaram de nós como se fossemos filhos deles tb! E o ultimo casal eh minha prima, filha desses meus tios, e o marido dela...ela smp foi o meu "amor", o meu exemplo, meu grude...desde criança, eh a pessoa q eu sou mais apegada! Ela tem uns anos a mais q eu e smp foi minha "maezinha" tb hahah..eu levei as alianças dela no casorio dela, e eu ja tinha 19 anos rs. Na moral? Soh eles e meus pais acho que ja basta o casamento haha, ja vou me sentir a pessoa mais feliz do mundo, msm se nao ganhasse nada. Soh q como vc disse, qnd existe esse carinho, o presente eh consequencia, a pessoa quer te dar o melhor...meu irmao ja me deu geladeira e ta falando aqui q vai me dar a lua de mel (pq ta com dó dos nossos gastos kkk), minha tia nem sabe ainda q seria madrinha e ja veio falar q vai dar p fogao ou a maquina de lavar...e eu nunca pedi nem contei com nada, e se nao quiser dar, nao vai diminuir nada meu carinho. Esse sentimento reciproco eh a magica do negocio!
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu postei isso hj exatamente por isso... Muita noiva reclamando do que não ganhou ao invés de agradecer o que já ganhou. Em situação de crise o pouco já é muito. Eu penso assim... Não terei padrinhos pois como será um casamento íntimo teria que colocar todos no altar comigo. Kkkkkkkkk Beijos gata!
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Ativa Junho 2016 Rio de Janeiro
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noiva sem noção.Eu escolhi meus padrinhos por tudo que eles representam pra mim, sem dúvidas são os meus melhores amigos que foram escolhidos.As pessoas hoje em dia são lembradas por aquilo que tem e o que tem pra oferecer.Meus padrinhos são os melhores :Smiley heart
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente Dezinha... Uma ótima quinta para VC e obrigada por ter lido! Beijos
    • Responder
  • Debora
    Noiva Master Julho 2016 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o texto, Fer *-* Eu e meu noivo tb escolhemos amigos para serem nossos padrinhos, independente da condição financeira... Um dos meus padrinhos está desempregado (já estava na época em que fizemos o convite) e isso não nos fez nem cogitar a ideia de não convidá-lo por não poder nos presentear com coisas materiais, afinal, a presença dele no nosso GRANDE DIA já é um presente Smiley winking
    Super bjoooooo
    • Responder
  • F
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente Valéria... Obrigada por ter lido!Beijos

• Responder
  • Valéria
    Super Noiva Julho 2015 Minas Gerais
    Valéria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimo texto. Gracas a Deus escolhi meus padrinhos pelo real significado e nao pelo q podiam oferecer financeiramente. Muitas pessoas realmente perderam a nocao do signicado de muitas coisas. Por isso muitos valores estao se tornando banais.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe