Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nathalia
Noiva Novata Junho 2022 Distrito Federal

Orçamento tá apertado

Nathalia, dia 10 de Novembro de 2021 às 23:04 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Meninas, é pedir demais uma cerimônia para 100 convidados com tudo incluso, com um orçamento de até R$4.000?? Kkkkkk ps.: No Distrito Federal
Nunca fizemos muita questão de festa, mas agora que tá se "aproximando" começamos a sonhar com esse momento e eu queria que desse certo, mesmo com orçamento apertadinho assim

19 Respostas

Última atividade por Tainarakaisaf, dia 14 de Março de 2022 às 14:48
  • Tainarakaisaf
    Noiva Ativa Abril 2023 Distrito Federal
    Tainarakaisaf ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nath, sou de Brasília e me caso no mesmo mês que você essa nem é a maior coincidência, é que meus convidados a maioria vem de MG também. Eu comecei a orçar por cerca de 1 ano atrás as coisas em Brasília, e acabei tendo que desistir de fazer festa por conta dos valores altíssimo aqui no DF, mesmo pensando no mais simples possível ainda sim seria um valor alto pra mim e pro noivinho no momento. Vi também seu post sobre o casamento por adesão, eu que bati no peito e disse que não gostava, hoje "paguei minha língua" e vou manter por adesão, vamos fazer uma cerimônia na igreja, e depois iremos a um restaurante por adesão, não vamos pedir presente assim já vamos diminuir nos gastos dos nossos convidados quem vem de fora. Vejo que muita gente é contra o casamento por adesão, mas cada caso é um caso, e a sua condição pode ser a mesma da pessoa que é contra. Minha dica pra você é, converse com seu noivo, listem o que é mais importante pra vocês e ai tomem a decisão. E se quiser me chamar, tenho algumas dicas dessa jornada!!!

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Minha sugestão: capriche em alguns pontos que vão ficar na memória. Um altar bonito é o que realmente sai na foto, então dá pra economizar no restante da decoração. A mesa do bolo é um local de destaque, logo a mesa de convidados acaba ficando em segundo plano... e por aí vai.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não tinha visto essa mensagem!

    Se tiver ajuda, aposte no "faça você mesmo". Um estilo mais rústico e sem frescuras também facilita.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Algumas imagens complementares:

    DECORAÇÃO:

    Orçamento tá apertado 1

    Orçamento tá apertado 2

    LEMBRANCINHAS:

    Orçamento tá apertado 3

    Orçamento tá apertado 4




    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Noivinha!
    Não sei como são os preços de DF, mas acredito que com criatividade, adaptação, parceria e muito amor e dedicação vocês conseguirão um casamento LINDO, mesmo com baixo orçamento. Como você pediu dicas "com tudo incluso", imagino que você não queira realizar somente a cerimônia e entregar bem-casados no final, certo? Por isso, tentei criar um check-list dos principais itens (na minha opinião) de um casamento completo, olha só como ficou:


    POR ONDE COMEÇAR:
    Pense com carinho e liste tudo o que vocês fazem questão de ter no grande dia. Casar na Igreja é um sonho? Deseja usar véu e grinalda? Música ao vivo? Mas seja realista pois, com um orçamento baixo, provavelmente terá que abrir mão de alguma coisa, ou adaptá-la para uma versão mais econômica.

    LISTA DE CONVIDADOS:

    Imagino que já tenha revisado esse item inúmeras vezes, mas avaliem se é possível diminuir, restringindo para apenas familiares e amigos próximos. Tenho certeza de que todos entenderão as condições de vocês e o desejo de realizar um casamento mais intimista e coerente com essa realidade.

    CELEBRANTE:

    Se casar na Igreja não for a escolha de vocês, levem em consideração que é mais caro pagar para o juiz de paz ir até o local da cerimônia do que casar no próprio cartório. Considerem casar no civil de forma simples, com a melhor roupa que tiverem, e reservar os custos para uma cerimônia simbólica no local desejado. Como já estarão casados perante a lei, a cerimônia pode ser realizada até mesmo por um amigo que fala bem, seguindo um roteiro escolhido por vocês ou algum modelo disponível na internet.

    LOCAL, DATA E HORA:
    Realize a cerimônia e a recepção no mesmo local, se possível. Já cogitou pedir emprestado o salão de festas bonito do prédio de algum dos convidados ou até mesmo do seu? O aluguel costuma ser baixinho (10% do valor do condomínio) e geralmente já possuem mesas e cadeiras. Para casamentos na igreja, prefira as que possuam um local próprio para uma mini recepção (salão ou jardim).
    Quanto à data, feriados no meio da semana podem ser uma boa opção para negociar melhores preços com os fornecedores.
    Casamentos durante o dia contam com a luz natural, que resultam em fotos lindas e não geram gastos com iluminação.

    RECEPÇÃO:
    Comece a considerar uma recepção sem festa ou balada. Um brunch, bolo com champagne (o mais econômico, pretendo fazer assim), café colonial , festival de crepes, rodízio de pizza (em domicílio) ou coquetel renderão um momento gostoso com a família e amigos, lindas fotos e não vão deixar seu grande dia passar em branco. É possível até mesmo que a família auxilie na preparo e você precise contratar somente os garçons. Talvez a bebida alcoólica não caiba no orçamento, por isso é legal fazer durante o dia, pois teoricamente os convidados estarão menos propensos a beber. Se não puder fazer no salão do prédio ou da Igreja, alguns restaurantes oferecem um pacote completo com comes e bebes a um preço bacana por pessoa. Se ainda assim estiver caro, considere o formato de casamento por adesão, onde cada um paga o seu. Nesse formato, você pode até conseguir um desconto especial junto ao restaurante.


    DECORAÇÃO:
    Alguns profissionais de festa (não necessariamente de Casamentos) possuem kit de aluguel de mesa de bolo, com bandejas, vasos, bolo fake etc. em cores neutras, como branco, dourado ou madeira, que podem ser ótimas bases para sua decoração. As flores "Mosquitinhos" são baratinhas e uma graça para decorar não só o caminho até o altar, mas também as mesas. Flores artificiais de boa qualidade (atualmente existem flores idênticas às reais) podem garantir um lindo buquê e lapela. Busque referências minimalistas no Pinterest para se inspirar.

    MÚSICA:
    O famoso "pendrive" ainda é a opção mais em conta, tanto para a cerimônia quanto para a recepção. Busquem no Youtube pela "versão perfeita" das músicas que vocês desejam (prefiram versões acústicas, singelas, com carinha de ao vivo, instrumental, piano e violino etc) e salvem na ordem exata que devem ser executadas. Mas OUÇAM ATÉ O FINAL, não queremos surpresas nem mixagens malucas, certo? A música ambiente durante a recepção segue a mesma linha, mas você pode acrescentar versões bonitinhas de músicas dançantes e mais "embaladas".

    CONVITES:
    Hoje em dia você mesma pode criar um convite virtual e enviar por whatsapp ou pedir a ajuda de um familiar ou amigo que tenha mais talento com artes. É possível também comprar a arte digital, que é mil vezes mais em conta do que encomendar convites em papel, e você ainda pode imprimir numa gráfica somente o convite dos seus pais, sogros e avós, se necessário. Convite dos padrinhos: caso queira presentear seus padrinhos de alguma forma, seja para padronizar as gravatas e os vestidos ou mesmo para tornar o momento do convite mais especial, pense em convidá-los para um jantar na sua casa (ou em um restaurante, cada um pagando o seu) e entregue a gravata para os homens e um brinco (por exemplo) na cor do vestido para as mulheres, em um belo embrulho individual, com um laço e uma tag com o nome de cada um.

    Orçamento tá apertado 5


    VESTIDO DE NOIVA:

    Há diversas opções econômicas para esse item. Visitar um brechó legal, comprar de segunda mão, alugar, pedir emprestado, encomendar de uma costureira de confiança... Talvez você nem precise procurar por "Vestido de Noiva", especificamente, pois em sites de aluguel de vestido de festas é possível encontrar vestidos lindos em branco ou off-white que se encaixam perfeitamente em uma cerimônia intimista. Usar um vestido simples, mas que te caia muito bem, valorize sua beleza e respeite o seu estilo é muito mais elegante do que um vestido super rebuscado que te faça parecer "fantasiada de noiva". Menos é mais.

    VÉU E GRINALDA:

    É melhor decidir depois de ter encontrado o vestido, pois isso facilitará na decisão do penteado e consequentemente do arranjo do cabelo, que pode ser desde uma flor natural ou artificial até uma tiara, fita de cetim, precisa de strass. O véu pode ser encontrado no mesmo local do vestido, mas nada que alguns metros de tule simples levados a uma costureira não possam resolver. Alguns penteados, como semi presos, ou uma tiara de trança, são tão delicados que podem facilmente dispensar o uso de acessórios.

    Orçamento tá apertado 6

    Orçamento tá apertado 7

    Orçamento tá apertado 8Orçamento tá apertado 9

    Orçamento tá apertado 10



    TRAJE DO NOIVO:
    Essa é fácil, hein? O combo terno e gravata, seja próprio, emprestado ou alugado, se transforma magicamente em look de noivo acrescentando uma flor na lapela. Contanto que a gravata seja de cor diferente dos padrinhos, tenho certeza de que seu amor irá se destacar!

    LEMBRANCINHAS:
    O bom e velho bem-casado cumpre muito bem esse papel, mas se ainda assim quiser entregar algo a mais, suculentas e velas perfumadas são opções baratas e fáceis de encontrar ou fazer.

    FOTO, VÍDEO E ÁLBUM:

    Com certeza, se há um item no qual vale a pena investir, é esse! Mas, com orçamento apertado, considere contratar somente as fotos e um "teaser" do casamento, que é aquele videozinho curto só com os melhores momentos e uma música de fundo. Apesar do álbum de casamento ser uma linda recordação, você mesma pode mandar fazer o seu, com suas fotos digitais, em sites específicos para fotolivro quando quiser.

    MAQUIAGEM E PENTEADO:
    Caso você não leve jeito para se maquiar sozinha, peça ajuda àquela sua amiga e façam muitos testes! Na internet, você encontra diversos tutoriais de cabelo e make para praticar até o grande dia. Alguns salões oferecem pacotes para que várias mulheres se arrumem juntas com desconto. Ouso dizer que, se você não disser que é a noiva, pode sair ainda mais em conta, mas você não ouviu isso de mim (é triste, mas é verdade).

    NOITE DE NÚPCIAS:

    Peça ajuda a uma prima, irmã ou melhor amiga para que prepare o quarto de vocês com uma bela cama posta com pétalas, barrinha de chocolate no travesseiro, velas que possam acender na hora, alguma bebida para vocês brindarem e o que mais estiver ao alcance. Deixe uma playlist com as músicas do casal prontinha pra tocar. Se organizar direitinho, isso pode ser feito tanto na casa de vocês quanto em um hotel.


    LUA DE MEL:

    Sei que é difícil imaginar uma viagem com um orçamento tão apertado. Mas atualmente, é comum que os noivos criem um site e nele façam uma lista de presentes que são na verdade cotas, recebidas em dinheiro, mesmo. Essas cotas podem ajudar a compor o valor da lua-de-mel. Se essa não for a intenção de vocês, reservar alguns dias numa pousada bonita próxima à sua cidade pode trazer o descanso merecido depois de tanto esforço para fazer tudo isso acontecer. E vocês ainda podem juntar dinheiro depois para comemorar o primeiro ano de casados com uma viagem mais bacana.

    Acho que é só (tudo) isso!
    Espero que essas dicas te ajudem e desejo que seu grande dia seja incrível e repleto do que mais importa, O AMOR!
    Smiley heart

    • Responder
  • Juliana
    Super Noiva outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha noivinha, voce consegue se reduzir a sua lista de convidados, mas vai precisar investir em muuuuito diy e ter ajuda dos amigos e familiares, eu mesma estou nessa mesma luta, com o orçamento um pouco maior que o seu, então vou te contar o que estou fazendo e até agora esta dando certo

    local ganhei dos meus pais;

    Buffet optei por alugar apenas os utensílios assim como mesas, cadeiras e tolhas e contratar uma cozinheira para preparar o jantar e um garçom para servir apenas a mistura (meus sogros irão pagar)

    decoração da mesa principal escolhi algo menor, nada de decoração de 3m rsrsrs (eu particularmente não gosto)

    decoração da cerimonia eu vou montar junto com minha mãe

    meu vestido minha mãe esta confeccionado, comprei o tecido e renda e estamos montando aos poucos (voce pode mandar a uma costureira, muitas vezes sai mais em conta que alugar)

    dj achei por um valor fantástico assim como fotografia

    o celebrante da de brinde a cerimonialista para o dia então uma preocupação a menos

    e os outros detalhes como papelaria, lembrancinha, centro de mesa, plaquinhas para cadeiras dos noivos e por ai vai, eu mesma vou fazer com muuuuuito diy

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nath,
    Acredito que só fazendo orçamentos mesmo para confirmar. Mas sinceramente, pelo o que você relatou até da impossibilidade de fazer algo por adesão, é complicadinho, principalmente para 100 pessoas. O Buffet e a decoração tendem a ser os mais caros do casamento, fora o vestido.

    Vocês não pensam em fazer algo mais intimista? Sendo assim, talvez seja mais plausível.Por aqui faremos um micro-wedding para 11 pessoas e estamos gastando em torno de 6.500,00 mas ganhei a decoração e meu vestido.
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Agosto 2022 Minas Gerais
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para 100 convidados acredito que não. Nesse valor teria que ser só para os padrinhos e olha lá rsrs.

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Junho 2022 Distrito Federal
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outra coisa, temos um salão de clube que comporta os convidados e tem mesas e cadeiras, meu medo é a decoração e buffet extrapolaram o orçamento
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Novata Junho 2022 Distrito Federal
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então meninas, alguns pontos, 50% dos convidados são de Minas e nem todos conseguem comparecer (tô contando com isso), mas por esse motivo também não acho legal o casamento por adesão pq eles já vão ter gastos com locação e estadia. Por sermos muito simples e com famílias bem festeiras, não queríamos nada muito requintado, mas bonito o suficiente pra ter cara de casamento. O vestido e o terno nós ganhamos, então é menos um gasto né...
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu diria que sim, mas esse “tudo incluso” depende muito do que você sonha para o seu casamento, vou te dizer ideias que eu acho que podem te fazer economizar: casamento de jardim em casa, na casa de algum dos pais ou amigo ou tios que tenha um jardim bonito, façam o casamento lá, decoração DIY, façam vocês mesmos a decoração, sobre a comida, optem por servir apenas coquetem ou brunch, ou seja comidinhas faceis de comer e de certa forma simples. Unindo principalmente esses 3 itens que são os mais caros de um casamento (local, decoração, buffet) você pode ver quanto sobra para investir no resto
    • Responder
  • Kethy
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Kethy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenta fazer algo como aniversario em casa sabe? Com a mesa do bolo para tirar fotos e serve almoço ou janta.

    Acredito que se pesquisar bem você consegue sim!

    Uma imagem para inspirar você.

    Orçamento tá apertado 11

    • Responder
  • Gabriela
    Admin São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, Nathalia

    Hoje em dia existem algumas alternativas para economizar na festa, em especial na parte de decoração e lembrancinhas.

    Os gastos com a cerimônia e buffet, infelizmente, tendem a ser os maiores

    Temos alguns posts aqui na comu que falam sobre como economizar e também histórias de noivas que conseguiram casar por até R$ 5.000

    Vou deixar os links abaixo. Espero que te inspirem!

    🌱Greenery: casamento econômico e elegante por natureza!

    12 dicas para economizar no casamento: JOGUE e descubra! 💰

    Como gastei menos de 5 mil reais no casamento dos meus sonhos!

    Além disso, te aconselho a olhar nosso Fórum DIY em casamentos.com.br com várias dicas de DIY para o Dia C!

    Beijinhos

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Maio 2022 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sendo sincera, se for recepção, não dá não...

    É um valor que vai num piscar de olhos..

    Agora se for só a cerimônia na igreja com uma lembrancinha para os convidados, talvez você consiga, sem contar o vestido, terno e etc Smiley smile

    • Responder
  • Thaisa
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Thaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Nath, eu acho que não da para fazer uma festa legal pra 100 pessoas com esse valor.

    Uma boa opção seria casamento por adesão, onde cada convidado paga o seu, ai você poderia comprar o bolo e os doces. Mas eu no seu lugar reduziria essa lista e faria um micro wedding apenas para os pais e amigos mais proximos.

    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Noivinha!!

    R$4mil para alugar espaço, buffet ( por pessoa), decoração, doces, vestidos e musica, talvez fique bem apertado para 100 pessoas esse orçamento, porque quando se fala em casamento os preços são muito altos, mas você pode utilizar a ideia da Gi, um micro wedding somente com os mais íntimos e se sua casa tiver espaço você pode fazer lá mesmo com uma mesa de bolo bem bonita para as fotos ou então você tenta diminuir essa lista de convidados e faz uma recepção como deseja.

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É o que as meninas disseram: só cerimônia e docinhos de lembrancinha. Para 100 pessoas dependendo se você já incluiu o vestido no orçamento fica bem apertado.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tudo que é pra casamento é bem caro, então se você fizer a cerimônia simples, com bolo e champanhe acho que super da! Agora caso vocês queiram uma recepção mais grandiosa, vai ultrapassar o orçamento, porque vai precisar no espaço, buffet (que paga por pessoa) e outros detalhes! Mas vocês podem fazer como a Gi falou, fazer a comida vocês mesmo, fazer a decoração…enfim
    • Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Nathalia! Assim, se for só a cerimônia dá bastante certo. Que tal apenas montar uma mesa de bolo para tirar fotos na saída da Igreja mesmo? Aí vcs distribuem um doce como lembrancinha. Isso torna econômico. Agora, se for recepção mesmo talvez vcs consigam se puderem contar com ajuda de outras pessoas, servindo comidas feitas por vcs mesmos, usando descartáveis, etc. Infelizmente tudo pra casamento é bem caro. Decoração e comida são os itens mais caros. O quanto conseguirem enxugar nisso ajuda. Outra opção é também um micro wedding. Enxugarem essa lista vai facilitar um pouco mais a talvez tornar esse orçamento possível
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas