Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruniinha & Daan
Noiva Master Novembro 2018 São Paulo

Os primeiros sinais de gravidez

Bruniinha & Daan, dia 19 de Maio de 2013 às 09:53 Publicado em Fórum Futuras Mamães 1 91

Os primeiros sinais de gravidez 1

Vou falar um pouquinho sobre os primeiros sintomas da gravidez!

A gente fica maluca tentando entender o nosso corpo e maluca pra saber se estamos mesmo grávidas!

Mas...gravidez tem sintomas? TEM SIM!!!!!!!!

Aliás,não se assuste,mas vou falar uma coisa que você provavelmente ainda não ouviu por aí: Gravidez dói !!!rsrs

Mas a gente aguenta!

Embora a gente saiba que os sintomas variam muito de mulher para mulher,e tem algumas excessões até que não sentem (quase) nenhuma sintoma, alguns sinais são típicos de gravidez. As vezes esses sinais são bem sutis,e na correria do dia-a-dia eles podem até passar despercebidos,outros,no entanto,são avassaladores !

A mulher pode achar até que está doente,com virose ou para ficar menstruada.

O primeiro passo é ANALISAR. Pare e analise o seu corpo. Você se conhece ? Costuma sofrer de tensão pré-menstrual ? A sua menstruação é regular ?

Se você respondeu SIM para as três perguntas ficará bem mais fácil para você identificar os sintomas !

Mas se você respondeu NÃO.Não se desespere!!!Vou passar algumas "dicas" para tentar saber!! rsrsrs

Nem sempre a gravidez é como mostram as novelas, a mulher está comendo e do nada sente um enjôo horrível. Eu por exemplo, enjoei demais na gravidez e apenas vomitei 1 vez.

O que ocorre constantemente é que a gente pode confundir a TPM com os sinais da gravidez,porque eles são bem parecidos.

O primeiro sinal (antes do teste dar positivo e antes dos enjôos) é cólica.(e acredite,ela pode te acompanhar pelos 9 meses !)

É aquela cólica fraca,que não costuma variar muito de intensidade,porém é constante...é uma dorzinha no pé da barriga (bem embaixo) e ela pode começar apenas algumas semanas depois da concepcão.

Não adianta correr pra fazer o teste!!! rsrsrs espere mais um pouquinho....

O Segundo sintoma que também é caracteristico da TPM é a dor nos seios. PORÉM,na gravidez essa dor não passa, ela aumenta.

Até que vai chegar um dia que você não vai querer colocar a blusa, porque os bicos dos seus seios estarão VERMELHOS,INCHADOS E PONTUDOS! E com eles logo vem os TUBÉRCULOS DE MONTGOMERY.

Em linguagem popular,seus seios ficarão cheios de bolinhas nas aréolas - que por sua vez, também começarão a ficar mais escuras do que o normal. Essas "bolinhas" são glândulas sebáceas e sudoríparas nas aréolas mamárias durante a gestação,que têm como função a proteção da pele dessa região por meio da formação de uma camada superficial de gordura.

O terceiro sinal é o surgimento de um corrimento branco,espesso,em grande quantidade. Você pode até se assustar e correr pro banheiro achando que a monstra desceu. Esse corrimento diminui mas não some por completo durante a gravidez, aliás, nos últimos meses ele reaparece com força total!

Mas preste atenção pois esse corrimento não deve ter cheiro nenhum,nem coçar ou arder a vagina.

A essa altura,você já deve começar a sentir uma certa sonolência atípica durante o dia, é uma especie de "Moleza" no corpo.

E agora sim podem surgir os primeiros enjôos. O enjôo descrevemos como SÚBITO e incontrolável! Ele vem aparentemente sem motivos e some sozinho. Mas dizem que não tem jeito,é correr pro banheiro e vomitar !!! (Eu apenas sofri com os enjoos mas não vomitava, só aconteceu uma vez) .

Não tome medicação alguma antes de saber se é gravidez ou não. Se for,seu GO deve receitar Dramin B6 se os enjôos forem muito constantes.

Se você é tentante e aguarda boas notícias,não custa nada comprar uma caixinha de ÁCIDO FÓLICO na farmácia, (eu tomei por varios meses antes de engravidar) se for gravidez,ele já começará a ser eficaz na formação do tubo neural do bebê, e se não for gravidez,ele age como suplemento vitamínico. Ou seja,mal não faz !rsrs

Você terá que tomar o ácido fólico até mais ou menos os 3 ou 4 meses da gravidez.

Daqui pra frente, as mudanças são mais lentas.O abdomêm começa a perder a forma, a cintura alarga e as roupas passam a não servir direito. O apetite aumenta, a sede aumenta e o sono também! A espessura do cabelo também pode mudar, geralmente cabelos e unhas crescem mais rápido. Você pode ter prisão de ventre (eu sofri muito com isso!) e enxaquecas.

Ou seja...a gravidez É uma especie de MUTAÇÃO!!!!

haahuahaua!!!

Só uma dica, se você fez o teste de gravidez de farmácia e o maldito deu NEGATIVO, repita 3 dias depois com o BETA HCG, feito em laboratório.

Ele custa a mesma coisa que um bom teste de farmácia mas as probabilidades de dar errado são quase 00,00.

Já o de farmácia...comigo fiz e deu certo, mas tem muitas mulheres que fazem antes do tempo ou antes do ovulo fixar no endometrio e dá um falso negativo.

Existem alguns sites que tem calculadores de ovulação, período fértil e gravidez. Vale a pena consultar se a sua menstruação é irregular. Mas se ela vem sempre certinha,fica de olho começando ali no 13º dia mais ou menos, se os seios ficam mais "quentes" que o normal e se você tem um corrimento como clara de ovo, são sinais de OVULAÇÃO! (Mas não confie muito no corrimento clara de ovo pq eu não tive e engravidei mesmo assim, o segredo é treinar muito e esquecer um pouco que quer engravidar pra quem for treinante) -

um beeijooo

91 Respostas

Última atividade por Lorrayne, dia 15 de Março de 2020 às 23:25
  • Lorrayne
    Noiva Novata Agosto 2020 Rio de Janeiro
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite meninas, parei de tomar o AC a três meses, nisso usei camisinha com meu marido, porém ficou presa em mim, justo no PF, depois de três dias, comecei a sentir pontadas graças no útero, junto do peito sensível, parecendo agulhadas no bico (fisgadas) depois de uma semana diminuiu, é raro dá a cólica duas vezes ao dia... oque vocês acham?
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Maio 2018 Alto Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz um exame de sangue para confirmar e não criar expectativas erradas
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Maio 2018 Alto Paraná
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha meninas.. bom minha menstruação veio dia 17/02/20 e tive relação sem proteção a exatamente umas 2 semana comesçei a me sentir mal uma dor nos seios que durou serca de 1 semana que nem sutiã podia usar aí no dia 09/03/20 veio desceu um sangue muito escuro e durou 2 dias mais não manchava pois vinha e logo parava (NÃO PRESCISEI USAR ABSORVENTE ) E AGORA MEU PEITO ESTA UM POUCO ESCURO COM UMAS BOLINHAS BRANCAS .. sinto a parte de baixo da minha barriga um pouco durinha tô comenda mais que o normal sinto-me cansada exausta e tenho muitos câmbio de humor oque pode ser ??? Me Ajudem estou desesperada oque pode ser?
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Novata Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que faz, o primeiro indício para fazer um teste de farmácia ou de sangue é o atraso da menstruação, e se a tal não veio e você já teve borra de café, muito provavelmente já está! Boa sorte e muita saúde para o seu bebêzinho. Smiley smile

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Novata Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você escreve e explica muito bem!! Obrigada! Fico muito feliz quando acho conteúdos assim, as pessoas parece que gostam de escrever errado! Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Novata Janeiro 2021 Moita
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Boa noite tive relações depois do periodo acabar faltava
    m 2 dois para entrar em período fertil posso estar gravida sinto mais vontade de urinar de comer e tenho os seios doridos e com bolinhas brancas me ajudem pois ainda falta 1 semana e meia para vir a monstra
    • Responder
  • Chelley e Michel
    Noiva VIP Novembro 2018 Paraná
    Chelley e Michel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Comecei a tentar este mês (fevereiro 2020) tive sintomas totalmente diferente do meses anteriores, ultima menstruação 24/01, porem no dia 25/02 a 27/02 tive 4 dias de uma especie de "Borra de cafe" e cá estou na duvida faço um beta HCG ou não?!

    To tão ansiosa para o nosso POSITIVO! Smiley gift

    • Responder
  • Duda
    Rio Grande do Norte
    Duda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha menstruação tá atrasada faz 2 meses e 14 dias . no dia 13 é 14 pela noite veio um leve corrimento de cor clara e é em pouca quantidade . Posso está grávida ?
    • Responder
  • Claudiene
    Noiva Novata Março 2020 Goiás
    Claudiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia!!
    Minha menstruação veio dia 06/12 ficou somente 4 dias (o normal é ficar 7 dias).
    A partir daí nao desceu, mais meus seios estao inchados e doloridos, estão aparecendo umas bolinhas em volta do bico do peito (não coça e nem arde), a alguns dias atras tive corrimento branco escorrendo pelas pernas, mas agora ele esta pastoso e estou sentindo umas cólicas bem de leve.
    Alguém pode me ajudar??
    • Responder
  • V
    Noiva Novata Março 2023 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi meninas... estou aqui num dilema...No dia 13 de dezembro a minha mestruação desceu tudo normal (duração 3 dias) passado esses dia tive relação sem proteção...passando 1 semana os meus seios começaram a ficar maiores e dores e senti algumas pontadas no utero no lado direito...pois bem...a minha mestruação desceu 7 dias antes....mas continuo com os seios grandes na mesma...será que estou gravida? é que da minha primeira filha descobri só quando estava de 4 meses.

    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Novata Maio 2010 Rio de Janeiro
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Maria, tudo bem? E vc tem alguma novidade?
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Setembro 1994 Mato Grosso do Sul
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi eu também estou passando por isso. Meus seios sempre ficam doloridos antes de eu menstruar mas esse mês não ficou e ainda não desceu para mim. O que aconteceu com você? Você está grávida ?
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Dezembro 2017 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola boa noie !

    gostaria de esclarecer uma duvida .

    faz mais ou menos 1 mes que surgiu em meios seios umas bolinhas vermelhas que coçar demais quando sai depois parar de coçar , só que as bolinhas vermelhas apareceu nos seios , barriga e debaixo do braço , alem disso tem 1 mes e 19 dias que minha mestruaçao nao descer . alem da minha mestruaçao nao descer, aparecer essas bolinhas o meu humuor ultimamente nao anda muito bem eu choro sem motivo , começo a rir, fico estressada depois fico bem denovo . e ultimamente ando num cansaço e num sono fora do normal , fui ao medico por causa das bolinhas ele me disse que nao era alergia nem coisa nenhuma que parecia que meu corpo estava tento uma mudança , e ele acha que pode ser gravides mais nao confirmou , e pediu um exame de sangue um beta hcg eu ainda nao fiz por medo .


    alguem passando por isso ou ja passou?

    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Dezembro 2020 São Paulo
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tenho a menstruação completamente irregular, porém não tenho cólica.

    Esse mês fiquei receosa, pq estava com uma dor absurda nos dois seios que durou 1 semana, eu não me aguentava de dor. Fiz o teste: negativo. Alguns dias depois desceu.

    Irmãs, não desceu, JORROU! Eu tô desesperada, pq tô usando O.B, absorvente externo, trocando TRÊS VEZES AO DIA e está vazando.

    Vazou no meu sofá, eu chorei de raiva ontem! Um sufoco. É aquele tal de "preocupa se não vem, incomoda quando vem".

    Não pretendo engravidar dentro de 2 anos, mas não tomo anticoncepcional, pois me faz muito muito mal.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Novata Julho 2017 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, meninas o que vcs acham, quando faltava uns 5 dias pra minha menstruação vir eu tive um pequeno corrimento marrom que só sujava o papel e durou um dia só, aí depois minha menstruação atrasou 14 dias e depois veio um sangramento normal que durou apenas dois dias, já que minha menstruação dura cerca de 5 dias normais. Agora depois de uma semana estou sentindo muita sonolência, os bicos dos meus seios estão mais escuros e sensíveis e sinto moleza com enjoos de vez enquando. Teve um dia que eu fui abaixar para pegar o tapete no chão e levantei tonta vendo um monte de bolinhas no ar. "Fiz um teste de farmácia com 14 dias de atraso e dei negativo" obrigada
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Novata outubro 2019 Covilhã
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite,
    Preciso de uma pequena ajuda a minha menstruação era para vir dia 11/10 e ainda não veio já estou com 3 dias de atraso!!
    Só que sempre que o período está para chegar dói me os seios e desta vez ainda não começou me a doer e nem desceu a menstruação!!!De vez enquanto sinto dores nos ovários e umas picadas nos seios só que depois passa.O que acham que pode ser?Quem souber a responder agradeço, deixo aqui o meu e-mail.. ***************@*****.***.******** 😃
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde

    Alguém pode ajudar?


    Minha prima fez relação sem camisinha e depois de uma hora tomou o remédio do dia seguinte e no outro dia tomou mais uma pílula .Sera que ela engravidou? Diz ela que esta sentindo os seios inchados,doloridos ,gases .Espera que seja tpm e não gravidez .

    • Responder
  • B
    Noiva Novata outubro 2017 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Olá,alguém pode me ajudar,minha menstruaçao era pra ter vindo dia 28/08,e ate hoje dia (25/09)não veio,e meu marido ejaculou dentro e eu não tomo AC,e eu estou sentindo uma colica na barriga bem levinha debaixo do umbigo e nas costas,e saiu um sanguinho rosado ao me limpar bem pouquinho,pode ser nidaçao? Posso estar grávida?


    • Responder
  • B
    Noiva Novata outubro 2017 Minas Gerais
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Olá,alguém pode me ajudar,minha menstruaçao era pra ter vindo dia 28/08,e ate hoje dia (23/09)não veio,e meu marido ejaculou dentro e eu não tomo AC,e eu estou sentindo uma colica na barriga bem levinha debaixo do umbigo e nas costas,e saiu um sanguinho rosado ao me limpar bem pouquinho,pode ser nidaçao? Posso estar grávida?


    • Responder
  • GESSIKA
    Noiva Novata outubro 2013 Rio de Janeiro
    GESSIKA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, tive um sangramento do dia 01 a 16 de julho, tive que tomar remédio para parar de sangrar porém nunca mais desceu durante todo esse tempo tenho relações sem proteção e até hoje 20/09 minha mostra não veio. Sinto enjoos de manhã, logo assim que acordo, meus seios doeem DEMAIS, nunca tive dores no seio e essa dor vai e volta alterando a intensidade, na semana passada tive um corrimento que achei até que fosse a mostra,mas era apenas um líquido transparente e sem cheiro, hoje começou a sair como um cremezinho branco. Tenho tido muito sono!! Será que estou grávida? Eu e meu esposo estamos tentando a 5 anos. Minha mostrar sempre foi irregular. Estou na torcida. Farei meu exame bhcg essa semana.
    • Responder
  • KALIANE
    Noiva Novata Novembro 2014 São Paulo
    KALIANE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ual pode ser sim , ja fez o teste? estou com os mesmos sintomas e sem coragem de fazer o teste kkk
    • Responder
  • Sheila
    Noiva Novata Junho 2012 Sergipe
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia me ajudem p favor ,to com minha menstruação atrasada, sinto dor no biquinho do seio,cólica sentir mês passada não sinto cólica nunca sentir cólica mas mês passado eu sentir cólica um dor chata sentir um corrimento branco leitoso ainda sinto sem dor sem cheiro semana passada desceu algo transparente em abundância bem clara de ovo, hj desceu e menas quantidade mas desceu , e sinto tontura as vezes, sinto sono muito sono cansaço só isso enjou não sinto nem essas bolinhas no roda do seio eu n tenho pode ser gravidez????
    • Responder
  • Ivani
    São Paulo
    Ivani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tentei engravidar por anos, mais ou menos, uns 10 anos direto. Qnd percebi que não ia rolar, me matriculei na faculdade e comecei a tomar anticoncepcional (Ciclo 21). Agr com 35 anos e depois de tomar outro anticoncepcional sem pausa (Tâmisa Sem Parar) por 2 anos seguidos, decidi parar e começar a tentar novamente. Faz 2 meses que parei com a pílula, minha menstruação está atrasada há 8 dias, meus seios doem, sinto cólicas, mas não como a cólica menstrual que é de matar, é uma cólica fraquinha e persistente, muito enjoo e a boca amargando...não consigo definir se são sinais que a monstra vai descer ou se por um milagre estou grávida msm. Tô morrendo de medo de fazer o teste e dar negativo, mas a ansiedade tá me consumindo de uma tal maneira, que nem dormir direito à noite consigo...e olha que eu adoro dormir.

    • Responder
  • Santos
    Noiva Novata Novembro 2016 São Paulo
    Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia meninas eu sou tentante a 3 meses, a minha menstruaçao esta pra vim amanhã dia 09/08/2019, porém twnho sentido dores de cabeça com frequencia, alteraçao de humor, paciência 0, e hoje estou sendindo tipo uma fisgada ou ardência no pé da barriga, pode ser gravidez?
    Não fiz nenhum teste ainda pois tenho medo de dar negativo estou esperando ver se a menstruação vai atrasar, por favor me ajudem o que vcs acham?
    • Responder
  • L
    Noiva Novata Julho 2019 Pernambuco
    Lidia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Minha menstruação veio esse mes dia 18 e no passei 4 dias menstruada depois aue foi embora veio um escorrimento marrom é no outro dia seguinte veio um escorrimento rosado com pouca quantidade , e depois não desceu mais e agora quando vou fazer xixi e me enchugo sair um liquido branco oq sera me ajudem


    • Responder
  • M
    Noiva Master outubro 2020 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não estou grávida, mas, bom saber! Valeu pelas dicas.

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Julho 2027 Pernambuco
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Sou Maria Gomes, eu não sou mãe e não sou tentate mas, me sinto estranha a uns dias. Estou a 13 dias sem menstruar, aguardava vir no dia 06/07, mas não veio. Uma semana depois comecei a sentir meus seios darem fisgadas, tenho aversão a cheiros, estou me irritando muito facilmente e também senti arder, tanto que não conseguia ficar muito tempo com o soutien. Dois dias atrás eu tive um corrimento um tanto abundante, cor braco pastoso, como pomada, sem cheiro. Me sinto inchada e tenho cólicas leves porém insistentes, também tenho dores lombares . ...Não tenho certeza de muitas coisas pois meu ciclo não é regular, existem meses em que as datas São semelhantes e outros não, ainda não fiz teste algum, pois como nunca sei o que vai acontecer estou aguardando um pouco mais. Eu sempre tenho muitas cólicas dias antes e durante a menstruação mas este mês não está acontecendo nada do que estou acostumada a ter. O que devo fazer?
    Desde já agradeço!
    • Responder
  • Pãm
    Noiva Novata Dezembro 2019 São Paulo
    Pãm ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Solange tbm estou passando por isso ja larguei meu anticoncepcional desde novembro de 2018 agora estou com os mesmos sintomas que vc já fiz testes, exames de sangue agora tenho uma ultra para fazer
    • Responder
  • Chelley e Michel
    Noiva VIP Novembro 2018 Paraná
    Chelley e Michel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Awwwn que debate mais lindo o útero chega coça rs, porem eu só posso sentir tudo isto em Março de 2020 quando estarei liberada para engravidar.Em dezembro de 2019 vou parar o AC, começar o acido fólico e aderir o plano de saúde, se assim for da vontade de Deus em março estaremos GRAVIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDOS!! rs Smiley gift Smiley heart

    • Responder
  • Caroliine
    Noiva Novata Junho 2019 Pernambuco
    Caroliine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, eu tenho uma duvida, espero q possa me ajudar. Então,eu menstruei normal dia 23/04/19. Ai mês passado (maio) era pra ter vindo dia 22/05, porém dia 16/05 eu tive um sangramento, tipo, só fez melar a calcinha mesmo e dia 17 foi embora. Dia 20/05 Tive outro sangramento cor de rosa mas só fez melar e sumiu. Fiz 2 testes e deu negativo. Esse mês (junho) era pra ter vindo dia 13/06 e não veio. Já estou no 4° dia de atraso. Fiz outro teste agora pouco mas continuou negativo. Dos sintomas acima eu sinto cólicas leves, muito sono e meus seios desde a ultima sexta feira estão doloridos. Oq vc me indica ? Sei lá, eu queria esperar mais uns dias de atraso pra fazer um beta, mas eu to muito ansiosa.
    • Responder
  • Solange
    Noiva Novata Novembro 2014 São Paulo
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite estou com todos esse sintomas desde q minha monstra acabou no dia 29 de maio ate hoje. nao esta atrasada minha M fiz 2 teste de farmacia e o de sangue deu negativos continuo com os sintomas parece q estou doente e bem assim que me sinto. Seis incnados quentes e muito doloridos colicas no pe da barriga urinando constante dia 25 vou fazer uma trasnvaginal e ultra das mamas que meu Geo pediu ele disse que esses sintomas pode ser hormonal porem sou tentante e tive relacao no perido fertil seguindo um aplicativo sers q pode ser gravidez alguem ja passou por isso ??
    • Responder
  • Jac
    Noiva Novata Maio 2019 Pará
    Jac ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu to assim com dor a 7 dias, os de farmácia deram negativo, e hj dia 12 de junho fiz o beta. As dores só aumentam.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas