Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayara
Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal

Outra noiva quer mudar toda a minha decoração!

Mayara, dia 10 de Novembro de 2020 às 09:16 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 1 57

Noivinhas, estou com um problema e gostaria que vocês me dissessem se eu estou errada ou não, por favor! Senta que lá vem textão.

A história é a seguinte: a igreja que vou celebrar meu casamento tem dois horários para casamentos no sábado: 16h e 20h. No meio deles tem uma missa às 18h30. Então é regra contratual que a decoração do casamento das 16h seja igual a do casamento das 20h, pois não há tempo para trocar, por causa da missa no meio. A noivinha que escolher a data primeiro tem a prerrogativa de escolha da empresa de decoração.

Beleza. Meu casamento está marcado para às 20h e eu fui a primeira noiva do dia que agendei, ou seja, eu tenho preferência na escolha da decoradora. Agendei esse casamento em junho e já fechei contrato com uma decoradora, pq não sabia quando e nem se outra noiva apareceria no horário das 16h e não queria atrasar meu planejamento.

Só que essa semana a noiva das 16h apareceu. Eu mostrei pra ela a minha decoradora e o tipo de decoração que eu escolhi, mas com a cabeça aberta de fazer algumas alterações para adequar ao estilo dela também. Só que ela já chegou querendo mudar TUDO. Em resumo, ela não gostou da minha decoradora, quer que façamos decorações diferentes, quer escolher outra decoradora só pra ela, não quer abrir mão de nada!

Eu respondi que não tem como fazer duas decorações diferentes, pq a igreja não permite isso (tanto que tem uma cláusula no contrato que proíbe isso) e eu, como a primeira noiva a escolher a data, tenho a prerrogativa de escolha da empresa. E escolhi a minha decoradora. Agora, sobre a decoração, disse que podíamos conversar, sugeri que criássemos um grupo no whatsapp eu, ela e a decoradora pra gente decidir uma decoração bacana pra nós duas.

Só que aí ela apelou de vez, disse que não quer a minha decoradora, que vai escolher uma por conta e não vai abrir mão de nada!! Que vai contratar outra decoradora pra ela e, se eu gostar da decoração, posso usar também. Só que eu não quero ficar 100% dependente das escolhas dela, até pq não é justo, já que é para ser uma consenso.

Eu to muito indignada com a situação, pq pra mim é algo tão simples de ser resolvido, sabe? E sinceramente, eu até poderia optar por outra decoradora se ela tivesse chegado pra conversar educadamente, e não do jeito que ela fez, querendo impor as vontades dela, sendo que ela nem tem preferência na escolha disso.

Acho que se ela quer a decoração 100% do jeito dela, que escolhesse outra igreja que não vincule as duas decorações. Pq aí não tem condições!

Meu noivo está dizendo que essa situação ainda vai dar muito problema e até um possível processo. To muito nervosa com tudo isso, tenho medo dela não respeitar o contrato da igreja, pegar outra decoração pra ela e der problema na hora que forem decorar pro meu casamento, pq não tem tempo para fazer as duas decorações. No final, eu é quem sairia perdendo.

Vocês acham que eu estou errada, que estou exagerando?

57 Respostas

Última atividade por Thais, dia 7 de Dezembro de 2020 às 19:06
  • Thais
    Noiva Ativa Novembro 2021 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você pode tentar comunicar a igreja sobre a divergência dela em relação ao que está no contrato!
    • Responder
  • Brunna
    Super Noiva Dezembro 2023 Tocantins
    Brunna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se ela assinou o contrato já está ciente que você tem preferência, se ela quiser uma decoração só pra ela que vá procurar outra igreja, oh mulher folgada viu🤯 boa sorte e que tudo se resolva da melhor maneira 💗
    • Responder
  • Jheny
    Noiva Ativa Abril 2022 Rio de Janeiro
    Jheny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que se ela assinou o contrato ela está concordando com o que está escrito, se você é a primeira noiva e está no contrato isso, ela deve respeitar e saber conversar, ou isso ou aquilo lá aceita o jeito que você fizer
    • Responder
  • May Grunewald
    Noiva VIP Agosto 2021 Rio de Janeiro
    May Grunewald ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É bem complicado isso, porque é o casamento dela também e ela quer do jeito dela, acho normal isso. Uma quer decoração X e a outra Y.

    Mas você fechou primeiro, então tem prioridade.

    Mas é bem complicado ter 2 casamentos no mesmo dia e na mesma igreja. Infelizmente isso vai dar muitos problemas, porque a noiva do primeiro horário vai escolher a decoração decoração que ela quiser, e como você casa depois você que vai ter que lutar pra dar tudo certo :/

    Acho que o erro é da igreja, em ter dois casamentos no mesmo dia. Se fosse uma de manhã e a outra a noite, seria mais fácil. E pra completar no meio do horário tem missa.

    Mas leve isso pra igreja, contrato é contrato.

    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    EU conversaria com os responsáveis da igreja e iria expor para eles. Explicaria sobre a outra noiva estar irreversível e enfim, tentar chegar num acordo. Se ela quiser diferente, mesmo com isso, simplesmente NÃO aceite. Regra é regra.

    • Responder
  • Flávia Gazzaneo
    Noiva Ativa Julho 2021 São Paulo
    Flávia Gazzaneo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde, noivinha.
    Entendo perfeitamente a sua situação, pois vivi o mesmo recentemente.

    Fechei a data do meu casamento em Março, e uma outra noiva marcou a dela no final de Agosto.

    A data era a mesma e com os horários diferentes.

    De início foi muuuuuuuuuuito difícil, pois a minha decoração era toda branca e a dela toda rosa (que era a única cor que eu não escolheria de modo algum) rs.

    Depois de muuuuuuuito conversar (e rezando muito por isso também) decidimos conversar com o decorador que eu tinha fechado. E ele propôs a trocar apenas os vasos da Decoração e o tapete (sem cobrar nada).

    Então, foi resolvido o seguinte para que ambas ficassem satisfeitas: usaríamos as mesmas colunas (que é o mais difícil a se trocar), seriam colocados dois tapetes (um embaixo do outro - assim o dela ficaria por cima, já que o casamento dela era mais cedo) e o meu decorador realizaria a retirada do tapete de cima e a troca dos vasos a tempo do meu casamento.

    Enfim, GRAÇAS A DEUS, deu tudo certo!
    Eu recomendo a você a conversar com o seu decorador e (mesmo que a princípio você esteja sem paciência com ela) com ela fazendo essa proposta de troca dos vasos. Quem sabe assim ele possa contemplar as duas noivinhas.

    Caso ainda não consigam entrar em um acordo, é MUITO IMPORTANTE você ir na Igreja pra falar com o responsável (ou até mesmo o próprio Padre da Paróquia) expondo a situação. Independente de quem tem razão ou não, regras são regras. E se ela não quer obedecer, pelo menos você está certa e tem razão.

    • Responder
  • Paula
    Noiva Constante Dezembro 2021 Minas Gerais
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que vc deveria procurar o responsável por isso e expor a situação!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que você está mais que certa. Regras são regras e tem que ser seguidas! Se você tem a prerrogativa de escolha da decoradora, e ela que tem que adequar a sua escolha, e não você na dela. Acho que você deveria procurar a igreja e informar o que está acontecendo.
    • Responder
  • Iara
    Noiva VIP Abril 2022 Rio de Janeiro
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc tá super certa, Mayara! E assim como as meninas já sugeriram, tbm sugiro que vc procure a igreja o mais rápido possível e explique toda a situação para que eles possam se posicionar e intervir. Tem gente que gosta de complicar as coisas msm, não consegue resolver na conversa, então vc precisa se respaldar, para que já fa atrapalhe seu dia!
    • Responder
  • Hemilly
    Super Noiva Janeiro 2020 Bahia
    Hemilly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, pelo que está relatando você está certa! Se eu fosse você eu entraria em contato com a pessoa responsável por essa questão na igreja e explicava tudo o que estava acontecendo. Assim a pessoa responsável da igreja, marcaria uma reunião com vocês e explicaria para essa noiva as regras da igreja, se ela não aceitasse mesmo a posição a igreja tomava a iniciativa dela, que no meu pensamento seria desmarcar o casamento dela!

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Setembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se el.nao quer resolver azar dela..vc chegou 1
    • Responder
  • E
    Noivo Ativo Abril 2022 São Paulo
    Erick ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você está certíssimaaaaaaa! Se ela não quer resolver o problema é dela, afinal a preferencia é sua, e você foi super educada com ela.

    • Responder
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E vocês já buscaram a igreja? Veja a posição da igreja em tudo, pois se você tem direito de preferência isso deve ser respeitado. Além do mais, isso é uma coisa perfeitamente possível de ser resolvida em uma conversa
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu no seu lugar falaria com o responsável pela igreja e eles que resolvessem o problema com a noiva, afinal vc está coberta pelo contrato que te dá a preferência.

    Na minha igreja tem casamento de hora em hora, das 17 até as 21h e a decoração é padrão para todos com flores brancas, a unica coisa que pode ser alterada é a cor do tapete que segue a vontade da maioria ou a primeira noiva que fechou em caso de empate. Ainda bem, pq essa era uma das minhas preocupações.

    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Agosto 2021 Mato Grosso do Sul
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que situação noivinha, mas olha só se está no contrato sobre a preferência de quem locar primeiro, ela que deveria ceder. Chame o casal para uma conversa amigável, se preciso peça para a igreja mediar a conversa. Marque uma reunião. Pois a igreja é autoridade e nisso pode intervir. Se caso ela não ceder de jeito algum, fica complicado mas calma há sempre uma solução
    • Responder
  • Camila
    Super Noiva Junho 2022 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha!

    Na minha igreja são três horarios.. 18hrs 19hrs e 20hrs.. eu peguei o horario das 18hrs.. ainda nao tem nenhuma noiva na mesma data que eu.. mas antes de adiar para o ano que vem na mesma data que a minha tinha uma sim.. e eu que tinha o direito de escolher a decoração.. mas felizmente ela amou o que escolhi.. a diretoria da igreja disse que mesmo as outras noivas não concordando com a decoração escolhida elas tem que aceitar e dividir o valor comigo!

    Acredito que na sua situação deva conversar com os responsáveis pela igreja e pelo contrato.

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Rio de Janeiro
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Converse com a igreja para assegurar o seu direito. Não deixa ela passar por cima de você não.

    • Responder
  • Caroline
    Noiva Curiosa Fevereiro 2021 Paraná
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A primeira coisa que você deve fazer é ir até a igreja e explicar a situação (se antecipe, faça isso antes da outra noiva, assim você já se respalda), explique para eles exatamente isso que você nos comentou, fale do seu receio pela cláusula contratual e tb do fato de ter sido a primeira noiva a fechar o contrato e portanto tem preferência na decoração! Veja como eles vão lhe orientar a respeito disso, tenho certeza que a igreja vai tomar uma atitude, afinal essa situação também poderá complicar o cronograma de horários deles e até mesmo a missa das 18:30! Mas já vá com todos os argumentos e fatos já preparados!
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Novembro 2021 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, que complicado! Você não está errada. Tentou resolver e ter uma conversa amigável com a outra noiva. Mas infelizmente existem pessoas muito egoístas que só pensam em si mesmas Smiley sad.. Espero que você consiga resolver essa situação. Depois conta pra gente o que deu no final. 😘
    • Responder
  • Micaellen
    Noiva Novata Dezembro 2019 São Paulo
    Micaellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha... Eu passei por um problema semelhante... No meu caso, a igreja possuía 3 horários de casamento, às 18:00, 19:00 e 20:00 hrs. Eu fui a primeira noiva a fechar a data para às 18:00, acontece que a igreja não me avisou que uma outra noiva havia fechado para às 19:00, fiquei sabendo 3 meses antes da data do casamento, aí fui falar com a outra noiva, ela gostou da decoração que eu tinha escolhido, mas falou que não conseguiria dividir o valor. Disse que me daria uma parte, que era o que ela podia dar. Eu aceitei, porque seria melhor que nada, mas ela simplesmente sumiu e não me pagou o que havia combinado, resumindo, usou a decoração de graça! No meu caso não tive problema sobre o gosto da decoração, foi mais sobre dividir o valor mesmo, mas esse negócio de dividir decoração é realmente complicado, ainda mais quando são gostos diferentes... Mas errada você não está, pelo que falou está super flexível a fazer alterações, a outra noiva que está irredutível pelo jeito, mas se está em contrato que você teria o direito de escolher por ter sido a primeira a fechar a data, ela vai ter que aceitar, porque deve ter sido avisada dessa cláusula contratual, ou vocês podem tentar resolver diretamente na igreja, mas quem está no direito é você, pelo que entendi. Desejo boa sorte nos preparativos e um feliz casamento!

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Maio 2026 Bahia
    Lorrane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por mim vc deve continuar com sua decoração ,e falar com as autoridades da igreja para que tomem uma atitude a respeito. A outra que si vire "quem chega primeiro bebe água limpa".
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Curiosa Junho 2023 Minas Gerais
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que coisa, mas é melhor vcs conversarem seria legal que ate dividiao o orçamento, acho melhor vc conversar com ela e o esposo em um lugar a sós divertido e assim o assunto flui melhor, e teram um consenso que tal?
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Constante Março 2021 Pernambuco
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha que situação chata. Se fosse eu desdo inicio ja teria pedido pra ela resolver com o responsável da igreja. É o seu momento, então vc tem todo o direito de querer do jeito q vc ha vinga combinando .
    Voce esta certíssima, tenter resolver. Quando antes melhor. So assim vc se livra de dor de cabeça e curte seu momento tranquila♥️
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante Novembro 2020 Minas Gerais
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao abra mão da sua decoradora, e seu direito, e se ela nao concorda pede para resolver com a secretária paroquial, e se tem uma coisa q a Igreja Católica segue a risca sao regras.
    • Responder
  • Cassia
    Super Noiva Setembro 2021 São Paulo
    Cassia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha,

    Assim eu não sei como funciona a igreja católica, mas com base no que relatou, VOCÊ ESTÁ COBERTA DE RAZÃO!!

    Se no contrato está claramente especificado que você sendo a primeira noiva que escolheu a data tem a prioridade de escolha da empresa de decoração, ela está agindo de maneira errônea, e se gerar processo, ela perde por estar burlando as regras do contrato.

    Eu sugiro que você procure imediatamente a secretaria da igreja e apresente o contrato especificando as cláusulas e dizendo o que está acontecendo para que eles intervenham e tome as devidas providencias.
    Afinal, você está pagando por isso não é ? Então você tem a preferência e tudo ao seu favor.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Principiante Novembro 2024 Rio Grande do Sul
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Guria, tu não ta exagerando não! Pelo jeito tu foi super querida e quis ouvir o lado dela, ela que quis fazer do jeito dela sendo que você ta no direito já que foi a primeira a assinar o contrato. Se eu fosse você eu levaria isso para a igreja, já que eles mesmo disseram que o direito é seu! Vai com calma, sem querer brigar, tu ta no teu direito. Eu faria a mesma coisa, não deixaria alguém escolher meu casamento todo por mim.

    • Responder
  • N
    Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Simples, aciona a igreja, explica o que está acontecendo e, se ela não respeitar o contrato ela que caia fora. Explique pra secretaria paroquial e envolva eles.
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Ativa Dezembro 2022 Paraná
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se no contrato diz que você tem preferência por ter sido a primeira a fechar a Igreja, ela não pode querer impor nada (mesmo se fosse o contrário, tem que existir respeito). Caso ela continue insistindo que não quer e pronto, seja mais dura e mostre pra ela que ela não tem muito direito de escolha, ou vezes entram em um consenso ou infelizmente quem sairá perdendo será ela, pois o casamento dela será do seu jeito. E já avisaria a Igreja sobre o que está acontecendo. Eu também tentaria contato com algum advogado para te orientar, pois realmente não pode ser prejudicada por uma pessoa mal educada e ignorante.

    • Responder
  • S
    Noiva Novata Junho 2022 Goiás
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mayara!

    É triste a gente ver uma pessoa adulta com esse tipo de comportamento né?

    Mas você está certinha. Não abra mão de nada. Na paróquia onde participo funciona assim: a noiva que marcou primeiro tem total preferência. Caso alguma noiva venha marcar o casamento dela no mesmo dia da primeira, ela já é avisada que tem que concordar com a decoração da noiva que marcou primeiro.

    Quando meu primo foi casar, ele e a esposa dele marcaram com muita antecedência. Depois veio outra noiva que queria a mesma data. E a esposa do meu primo escolheu um tapete azul para a cerimônia e quando essa outra noiva soube disso ela não gostou e foi reclamar. O padre foi bem claro com ela: ela marcou primeiro e você foi avisada que a decoração teria que ser a mesma. Então a outra noiva desistiu da data.

    Entre em contato com a igreja mesmo e diga o que está acontecendo. Eu acho que se ela está criando caso, que escolha então outra data exclusiva para ela não é mesmo?

    Com a graça de Deus tudo vai se resolver da melhor forma! Smiley smile

    • Responder
  • Mariana
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você não esta exagerando em nada noivinha, eu no seu lugar, levaria a situação para os responsáveis da igreja, com quem vocês assinam o contrato, e falaria o que ela esta querendo fazer, combinado não sai caro! Seria simples de resolver, se a outra fosse uma noiva flexível, mas já que ela não é, leve tudo ao pé da letra e pronto. Se não estiver bom ela procura outra igreja. Porque pelo que você descreveu ela aqui, ela é o típico tipo de pessoa que vai te dar trabalho no dia, já pensou chegar lá e já estar tudo com a decoração dela? Se respalde de possíveis problemas e dores de cabeça Mayara, vc fez sua parte! Ela que se resolva com o padre agora...

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Esperta Junho 2021 Distrito Federal
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oie. Sim, está claro no contrato que eu tenho prerrogativa de escolha da empresa de decoração. Sobre o tipo de decoração, o contrato estipula que seja acordado entre as partes. E é o que estou fazendo, defini minha decoradora e disse que estou aberta a conversa sobre mudanças no estilo da decoração. O grande problema é que ela não quer saber das minha opiniões, quer a decoração 100% do estilo dela... Smiley sad

    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Putz, Mayara, que saco, hein. Imagino sua situação só querendo organizar seu casamento tranquilamente e esta noiva chata e mimada. Ela que case em outro lugar se não concorda com as imposições do local.

    Agora, para resolver, eu ia é passar a bomba para a igreja. Você é cliente, assinou um contrato com eles (essa questão de que você é quem decide a decoração está bem clara no seu contrato?) e tem o direito de receber o serviço que você contratou. Eles é quem tem que se entender com a outra noiva.

    E, se eu não sentisse confiança na igreja de que eles vão honrar o contrato comigo, eu pediria meu dinheiro de volta e procuraria outro lugar. Eles podem ser uma igreja, mas a partir do momento que recebem dinheiro e fecham contrato são também um negócio.

    Boa sorteeeee! E não deixe ela tirar a sua paz

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas