Boa Noite Meninas,
Acabei de receber uma informação maravilhosa, estou muito muito feliz.
O Padre Julio acabou de me respodner um e-mail informando que poderá celebrar meu casamento com ou sem efeito cívil.
Eis uma pequena explicação que o mesmo me enviou
"
Orientações sobre casamento fora da Igreja
Sim, existe a possibilidade de o padre ir ao local realizar a Cerimônia de Casamento. Porém, exatamente como você deve estar ciente, nenhuma paróquia tem autorização para celebrar fora do templo, pois é uma norma Canônica, válida para todas as paróquias Católicas no mundo inteiro, no entanto, existem alguns padres que aceitam celebrar, mas nunca dizem isso abertamente, para evitar complicações com o bispo, por isso todo o contato é feito via e-mails, e telefone particular, quem faz a divulgação ou propaganda são os próprios noivos, que acabam falando a outros casais. Mas, oficialmente nenhuma paróquia celebra casamentos em Buffets. Aliás, o ideal é que os noivos busquem o Sacramento do Matrimonio na respectiva paróquia onde participam ativamente da Santa Missa e tenham engajamentos pastorais.
O padre dessa paróquia tem celebrado alguns casamentos em espaço Buffets. Essa paróquia é Católica Apostólica Romana e está sujeita às mesmas normas, porém o padre, bem como muitos outros padres, pois creem que indo ao encontro das famílias pode contribuir na propagação da fé e favorecer aos noivos, parentes, amigos e convidados, haja vista, que realizar a cerimonia na Igreja e depois locomover todos até o local da recepção social (festa), além de gerar gastos, cria preocupação e transtornos aos mais idosos. Por isso, alguns padres aceitam realizar a cerimonia no local escolhido pelos nubentes, pois Deus está onde dois ou três, estiverem reunidos em seu Nome a graça acontece e os nubentes diante das testemunhas celebram o enlace matrimonial.
Para deixar a data pré-reservada na agenda da paróquia, preciso do nome completo dos noivos, RG e órgão expedidor, data, horário e local do casamento (nome do Espaço Buffet, chácara, com endereço). Portanto, é necessário preencher a ficha que será enviada. Com três meses de antecedência é necessário que adquiram a segunda via do batistério, atualizada. Comprovante de endereço. Fazer um curso de noivos, esse curso pode ser feito em qualquer Igreja Católica. "
Espero que vocês que não irão casar na Igreja possam achar um padre que aceite celebrar o casamento de vocês no buffet!^^