Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Beatriz
Noiva Curiosa Março 2026 São Paulo Estado

Passar ou não passar a gravata?

Beatriz, dia 2 de outubro de 2025 às 18:15 Publicado em Fórum Festa 0 15
De início, eu não queria que passagem a gravata, havia pensando em deixar um QRcod na mesa e um cofrinho caso alguém quisesse ou não presentear em dinheiro, nossa casa está completa, já nos ofereceram cama nova, guarda roupa, geladeira, mas está completa e não tem a necessidade de novas! Sem contar que achava desconfortável o fato de passar a gravata impulsionando os convidados a dar dinheiro.
Mas aí kkk meu cunhado (irmão do meu noivo), junto com os amigos dele (que serão padrinhos também), insistem que a gravata deve ser passada... O que vocês acham?

15 Respostas

Última atividade por Mariana, dia 30 de outubro de 2025 às 11:21
  • Mariana
    Noiva Novata Dezembro 2025 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não iremos passar gravata, muitos convidados estão vindo de outra cidade, estão gastando com roupas, hotéis, maquiagem e muitos deram presentes. Eu particularmente acho chato, não vejo com uma brincadeira legal ficar pressionando o convidado a dar dinheiro assim na hora... Mas vai de cada casal, é uma decisão do casal no fim
    • Responder
  • Dany
    Noiva Novata Setembro 2026 São Paulo Estado
    Dany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente não gosto da gravata, sempre achei um meio de “pressionar” a pessoa. Sempre que sou convidada para um casamento eu vejo se consigo comprar um presente, se eu tiver condições eu compro o presente e vou. Acho que o presente é uma forma de agradecer ao casal pelo convite, acho que a gravata é uma brincadeira até legal porém ela parecer ser uma brincadeira que te coloca na parede pq vc fica meio sem medo de não dar dinheiro…. Eu já fui em casamentos que só tinha o dinheiro de pagar uma conta, na hora da gravata me senti pressionada e dei o dinheiro que eu tinha, isso aconteceu cmg não estou dizendo que pode acontecer no casamento de alguém!!! Eu optei por fazer uma cesta, vender chaves pelo valor que a pessoa quiser comprar e quem ganhar leva a cesta embora. Não acho que vai constranger ninguém, cada um paga o valor que se senti bem e tá tudo bem!
    • Responder
  • Cami
    Noiva Constante Abril 2027 São Paulo
    Cami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É você quem deve dar a palavra final sobre as coisas do seu casamento, se não deseja que passe a gravata e sapatinho, não passe e deixe bem claro que não irá passar. Eu particularmente não vejo problema quando a brincadeira é feita de forma respeitosa, porém, pra evitar constrangimentos você pode fazer uma espécie de sorteio ou rifa.
    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho ótimo, por que rende um excelente dinheiro pro começo da vida a dois. No meu teve o cofre do noivo e o da noiva e todo mundo curtiu, deu muito certo, rendeu fotos excelentes

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando casei já tinha apê também, mas mesmo assim eu fiz lista de presente, que convertia em dinheiro, usei para dar entrada nos planejados do apartamento.
    fiz a gravata e sou super a favor, pegue pessoas animadas para te ajudar. Eu consegui arrecadar uns 3 mil na epoca, usei na lua de mel

• Responder
  • Railene
    Noiva Curiosa Dezembro 2027 Pará
    Railene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que precisa decidir junto com o noivo e ver o que faz mais sentido pro estilo de vocês — sem estresse, e tentando rir do processo!
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não fiz e não fez falta para ninguém. Parece trote de faculdade: só porque você já passou pelo constrangimento se acha no direito de fazer depois, e acham que é "tradição". Com tantas formas de ganhar presente em lista fictícia, torna-se ainda mais deselegante e desnecessário para o convidado.
    • Responder
  • P
    Noiva Curiosa Janeiro 2027 São Paulo Estado
    PRISCILA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho muito legal kkkkk adoro o momento de descontração e que todo mundo ri muito.

No casamento de uma prima minha, teve um copinho de shot com um orgão genital masculino no fundo, quem não dava dinheiro, bebia. Nossa família achou engraçado e todo mundo se divertiu.

Minha irmã contratou a La gravata de papel, super legal, muito engraçado, eles ainda animam a festa, dança com os convidados e todo mundo comentou.

To querendo contratar as covers de as branquelas pra hora da gravata

• Responder
  • Lara
    Noiva Constante Abril 2026 São Paulo Estado
    Lara Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu gosto, acho um momento de descontração, só acho chatíssimo quando ficam chamando de pão duro, ou colocam aqueles adesivos horríveis quando não dão muito dinheiro. Já falei que não quero nada disso, e meu noivo também não. Ele vai passar, mas sem essa encheção de saco. Se você não gosta, acho que tem todo direito de falar pros seus padrinhos que você não quer.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa outubro 2025 Rio de Janeiro
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu particularmente não gosto dessa tradição e não farei no meu casamento.

Uma alternativa que acho interessante é fazer algum tipo de sorteio, rifa ou brincadeira que vai dar alguma recompensa para os convidados no final.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A sua ideia inicial é boa e deixa os convidados mais a vontade, mas a gravata é uma tradição e paga quem quer, quem quer participar da brincadeira, só a questão de adesivos que as vezes as pessoas não são muito adeptos e não acham legal tipo "mão de vaca", com frases desse tipo sem contar que a galera não tem filtro e sai colando em qualquer lugar, fui num casamento que colaram os adesivos no espelho lateral do meu carro, então melhor evitar, Deus os abençoe.

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu não gosto tb... eu particularmente, nao consigo ver graça em bricadeira q envolve dinheiro...se vc sente desconfortável, é so não passar... quando eu casei, a minha assessora perguntou se a gente ia passar, e como eu disse q nao, ela avisou q ia deixar a equipe dela avisada e caso algum engraçadinho começasse a fazer, iriam, explicar q os noivos não tinham autorizado e iam pedir para parar... eu achei otimo e inclusive falei q se a pessoa insistisse podia falar q se ela não parasse ia ser retirada da festa

• Responder
  • Isabela
    Super Noiva Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu particularmente não gosto, mas no meu casamento meu noivo passou junto com os padrinhos, fizeram de forma descontraída sem nenhum constrangimento e foi bem legal
    • Responder
  • Kelly
    Noiva Novata Junho 2026 São Paulo Estado
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O dia especial é seu, então se você ainda estiver desconfortável, a palavra final é sua e você pode negar. Não te deixem pressionar por algo que você não quer. Porém, se eles já te convenceram com a ideia e você quer saber se é educado pedir, eu diria que é tradicional das celebrações a gravata. Precisa só curtir esse momento durante a festa.
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também acho desconfortável, mas se tiver gente descontraído pra fazer isso na festa, toparia kkkk
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas