Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Noivo Principiante Novembro 2026 Rio de Janeiro

Pedir casa aos pais?

Marcelle, dia 21 de Janeiro de 2026 às 16:58 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 10

Meus pais possuem outros imóveis, inclusive um apto mobilhado que esta fechado. Quando anunciei o meu noivado, meus pais citaram (não muito claro e nem com tanta empolgação) que nos dariam uma casa que eles estão construindo, para morarmos juntos. Eu fico muito agradecida por isso.

Sempre tive o sentimento de que não posso esperar pelos meus pais e que tenho que correr atrás do meu, mas ter ajuda é muito bom, principalmente quando vem com amor.

Eu e meu noivo estamos com previsão de nos casarmos no final de 26 ou no começo de 27, o que seria tempo o suficiente da obra sair, já que o bruto esta levantado, inclusive eu e meu noivo estamos dispostos a ajudar financeiramente na obra.

Só que a casa não tem previsão, a obra ta parada há um tempo e nem sei quando vão começar a mexer. Eu sinto medo de eles usarem essa casa como uma forma de controlar quando eu me caso, pq inicialmente julgaram o noivado de forma negativa, não falaram e nem estão demonstrando que eu posso contar com a ajuda deles.

Eu e meu noivo precisamos de algo concreto para nos planejarmos, a incerteza de onde vamos morar tá atrapalhando pensarmos na cerimonia.

Estamos cogitando seriamente em aluguel, mas a ironia é que meus pais estão criticando essa escolha e usam a casa em obra como o motivo de não precisarmos pagar. Só que como falei, precisamos de certeza.

Eu sei que meus pais não tem obrigação nenhuma de nos ajudar, mas é doloroso saber que eles tem condições e não o fazem. Principalmente pq não citam o que já esta pronto! O que dá a impressão de que não querem ajudar.

Meus pais falam de vender os móveis que estão no apto, sendo que eu e meu noivo (apesar de termos alguns móveis) ainda não temos outros e eles não perguntam se precisamos ou se queremos dar algum valor nesses móveis.

Noivinhas, alguma de vocês já passou por uma situação assim? Preciso de conselhos.

10 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 29 de Janeiro de 2026 às 11:30
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seja franco com seus pais, pergunte diretamente se eles poderiam emprestar o apto para vocês, diga que pode ser como está, que vocês não precisam de um tempo até vocês irem para seu próprio canto, ou até faça uma proposta com contrato e tudo, comprar o apto dos seus pais, ao invés de pagar um aluguel faça a proposta de pagar mensalmente para eles como forma de compra, assim que vocês estiverem em condições entram no programa minha casa minha vida aí e quitam a divida com seu pai, é claro que você pagar para o seu pai parcelado sem juros ou com juros aí depende da negociação é muito melhor, pois você consegue conversar com os pais e num momento de aperto pedir pra segurar a barra, coisa que com o banco você até consegue postergar em casos de desemprego, mas por falta de dinheiro não, enfim vale a pena pensar o máximo que vocês conseguem pagar e fazer a proposta para os pais, e pagam o máximo, pode até apertar, mas é algo que é pra vocês, Deus os abençoe.

• Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não contária com a ajuda deles e não pediria a casa, mas na minha opinião eu acho ridiculo os pais que tem imoveis sobrando não passar pros filhos, só quem vem de baixo sabe a dificuldade que é comprar uma casa hoje em dia claramente seus pais não te apoiam, de qualquer forma vá atrás do seu mesmo que seja dificil e futuramente faça diferente pelo seus filhos

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Amiga, eu falei com sinceridade, pq eu ja passei por isso...a familia do meu marido tem uma situação financeira muito boa, e em algum momento ofereceu ajuda...mas junto disso veio um monte de cobrança e condições... no final, eu entendi q tudo q custa nossa paz é caro de mais e não vale a pena..

• Responder
  • M
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Bru
    Sua opinião foi muito sincera. Concordo sobre o "preço oculto" que vem junto com essa ajuda deles!
    É difícil aceitar isso, mas é mais uma aprovação que me trás forças pra vida. Eu e meu noivo vamos construir o nosso lar do jeitinho que conseguirmos.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, vou falar minha opinião, se eles tem condições, se tem outros imóveis, mas ofereceram um que esta inacabado para vocês, e pq n fundo eles não querem ajudar... e assim, tá tudo bem pq eles não são obrigados a ajudar...a unica opção que voces tem é correr atrás de vcs e arrumar um jeito de se proverem independente deles...acho q será até mais saudável para vcs, pq ajuda vinda nestas condições, quando não é algo espontaneo, tende vir com chantagem emocional, manipulaçao e cobrança...

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já que eles usam isso como desculpa pra te prender, mostre a eles que você está mais do que certa da sua decisão e que com ou sem ajuda deles, irá conseguir. Talvez isso até faça com que eles aceitem mais o relacionamento, por ver que você cresceu e é capaz de conseguir realizar seus sonhos.
    • Responder
  • M
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Pam.
    Obrigada pelas palavras. Como você citou precisamos arcar com tudo que estamos escolhendo viver. Adoraria que eles tivessem essa gentileza de ajudar, iria aliviar muito e o dinheiro do aluguel iria para outro objetivo.
    Mas não dá pra pensar no "e se". Seguir em frente é o caminho.
    • Responder
  • M
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Ju.
    Nós temos renda própria sim!
    A questão que trouxe no post é sobre gentileza, que poderia ajudar muito. Eu e meu noivo temos algumas coisas pra nkssa casa e dinheiro separado pro casamento, a questão é a casa. Teríamos que pagar aluguel.Tenho consciência da dificuldade e dos perrengues que podemos passar. Como trouxe no post, meus pais falaram que querem nos livrar do aluguel com a promessa dessa casa em obra. Mas me parece uma armadilha pra controlar quando eu me caso.Não ter que pagar aluguel é atrativo pra mim, mas por hora parece que custa a minha liberdade por não ser concreto.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com tudo que a Júlia disse. Se você quer casar, você tem que começar a se portar como uma adulta que resolve seus próprios problemas. Porque não dá pra ficar contando contando com o dinheiro dos outros, se seu noivo quer tirar você de casa, que seja para ter o mínimo de perrengue. Nossos pais não tem obrigação de nos sustentar ou arcar com algo depois que saímos de casa, se ajudar, é uma gentileza, mas não uma obrigação. Quando a gente decide casar, ter nossa casa, precisamos ter em mente que precisamos ter condições de arcar com tudo isso.
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Maio 2026 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vocês tem renda própria? Tem condições de se manterem sem a ajuda dos pais? Talvez essa suposta dependência financeira deles (inclusive para o imóvel) seja um dos motivos da negativa inicial em relação ao noivado… Se eu tiver uma filha que depende financeiramente de mim, também teria medo que ela se casasse não vivesse bem como vive dentro de casa. Não dependa deles para que o casamento aconteça, vá atrás do seu próprio imóvel, toda ajuda é bem-vinda, certamente eles te amam e vão querer te ajudar nisso, mas precisa mostrar que os dois (você e o noivo) têm condições de se manter e não vão depender deles depois de casados.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas