Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Drielly
Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro

Perguntas para fazer ao seu fotÓgrafo de casamento

Drielly, dia 20 de Setembro de 2016 às 11:00 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 54

Vai por mim... esse texto vai te ajudar caso você ainda não tenha fechado fotos.

a-importancia-do-ensaio_frankie-e-marili

.

Eu fiz orçamento (pedi por e-mail e aqui no site) com quase 20 fotógrafos de casamento. Desse montante eu passei na peneira o que poderia pagar e me encontrei com apenas 3.

.

Nessas reuniões eu fiz TODAS ESSAS PERGUNTAS. Curiosidades que pesquisei e eu tinha e queria ver e ouvi-los respondendo (eles até riram das perguntas...foi divertido, tipo entrevista). Listei para vocês.

.

1) Qual é o seu estilo de fotografar? Luz natural, fotojornalismo, tradicional, ilustrativo e etc. O estilo ideal de fotografia de casamento é o fotojornalismo que é foto mais espontânea, menos posada.

.

2) Você já fotografou no local onde será meu casamento? É interessante saber se o fotógrafo conhece o espaço, a luz local e etc. Se ele não conhecer indique o site do local ou o endereço para que ele fique por dentro das informações.

.

3) Quantas horas de trabalho no dia do casamento estão inclusas no meu pacote / faz mais de um casamento no mesmo dia? A quantidade de horas varia de acordo com o pacote, porém é importante saber dentro do pacote escolhido até que horas o fotógrafo vai acompanhar o evento.

.

4) Quanto custa a hora adicional que não está inclusa no pacote? Os noivos precisam ter noção do custo adicional da hora do profissional, caso necessitem que o mesmo fique por mais algum tempo na festa.

.

5) Quantos fotógrafos faz parte da equipe no meu dia? No quesito fotografia é extremamente essencial que o fotógrafo tenha uma equipe trabalhando com ele (segundo fotógrafo e assistente de luz). Nesta equipe deve conter principalmente um segundo fotógrafo. Todos os momentos do casamento devem ser registrados e para garantir isso nada melhor do que dois profissionais.

.

6) Quantas fotografias serão entregues? Os noivos precisam ter conhecimento da média de fotografias que o profissional irá entregar. Geralmente a média é de 400 a 600 fotos (somando making of, cerimônia, jantar e festa). Claro que essa quantidade varia de acordo com o tamanho do evento e quantidade de convidados.

.

7) Quantas fotos serão tratadas e como serão entregues? Alguns profissionais não entregam todas as fotos do casamento tratadas, por isso é interessante você fazer esse questionamento. O ideal para um casamento é que todas as fotos sejam tratadas, mas depende muito do estilo de trabalho do fotógrafo. Questione a forma como serão entregues, se serão em um DVD, Pen Drive, reveladas, em um fotolivro e etc. Você precisa ser informado da forma que irá receber esse material e o que está incluso no seu pacote.

.

8) Qual é o prazo de entrega do material? Informe-se sobre quanto tempo o profissional leva para entregar as fotos. Geralmente para um casamento eles demoram cerca de 30 a 60 dias.

.

9) Como é o álbum de casamento? Se o seu pacote inclui o foto livro (álbum) peça para ver um portfólio e avalie a qualidade e o acabamento do material.

.

10) Você utiliza as imagens para fins comerciais? Os noivos não querem ser pegos de surpresa ao verem suas fotos publicadas em sites, mídias sociais e materiais publicitários do fotógrafo. Por isso, o ideal é questionar se ele usará as fotos para outros fins. É comum os profissionais usarem as fotos como divulgação dos seus trabalhos e não há nada de errado nisso, desde que tenham a aprovação dos noivos.

.

11) Quais são suas políticas de cancelamento? Vamos combinar que ninguém quer cancelar um casamento, mas essa hipótese existe e precisa ser levada em consideração. Portanto, tenha conhecimento das políticas do fotógrafo em caso de cancelamento do contrato e consequentemente do casamento.

.

12) Como são as formas de pagamento? Verifique com o fotógrafo como poderá ser feito o pagamento do serviço, veja as possibilidades de desconto e as condições.

.

13) * Verifique com o fotógrafo se é ele quem faz as fotos ou se ele manda outros colegas. Lembre-se que na maioria das vezes (não é regra), o portfólio dele é composto por fotos que ELE tira então foram essas fotos que chamaram sua atenção.

.

14) O preço inclui deslocações? Hotel x igreja x festa

.

15) Se você adoecer ou morrer, quem fará meu casamento? (sim, vc tem que ver isso) Simples. Você estará se precavendo pois acidentes acontecem e para morrer basta estar vivo. É preciso ter um plano B pois casamento é um só.

.

16) Se sua câmera estragasse no dia do meu casamento o que você faria? Alguns fotógrafos não possuem uma segunda câmera de backup. Se a câmera estraga, quebra ou trava você ficará sem as fotos do seu casamento.

.

17) O que está incluído no pacote / Ele é flexível? Posso incluir ou excluir algo se eu mudar de ideia? No meu, por exemplo, tem: making of noiva (e incluímos o making of noivo), ensaio externo, cerimônia e festa.

.

18) Ensaio externo dura quantas horas / tem limite de distância em km? No meu não temos limite de horas, podemos escolher qualquer lugar, inclusive viajar. Os fotografos vão com a gente no carro. A única condição é que deve ser de segunda a quinta-feira.

.

54 Respostas

Última atividade por MONICA, dia 19 de Junho de 2020 às 14:09
  • MONICA
    Noiva Ativa Março 2022 São Paulo
    MONICA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ameeeiii as dicas Smiley heart

• Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Deu, sim, obrigadaSmiley shame

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Espero que tenha dado tudo certo ♥

• Responder
  • Joicy
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rondônia
    Joicy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem pensando noivinha não fiz todas essas perguntas. Só algumas
    • Responder
  • Jeh Helena
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Jeh Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei as dicas! Vamos procurar fotógrafo para já fechar contrato entre esse mês e o outro! Obrigada pelas valiosas dicas!

• Responder
  • S
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Sandrinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito interessante,vou fazer valer essas perguntas.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Curiosa Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Execelente conselho! Essas dicas com certeza vão ser essenciais, adorei ...

• Responder
  • Karol
    Noiva Ativa Março 2017 São Paulo
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não perguntei nada disso para o meu.. Oh my god!! Smiley ups

• Responder
  • Kátia
    Noiva Ativa Dezembro 2016 Rio de Janeiro
    Kátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas fabulosas!
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahahaha depois me contaaaa

• Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2017 Rio de Janeiro
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Algumas eu pergunteiiiii, mas outras nem passou pela minha cabeça Smiley ups

Marcando reunião, urgenteeeee rsrsrsrs

bjkassss Dryyyyyy

• Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu queria ainda ter no celular pra te mostrar minha listinha de perguntas ahahahah

Sim! Tem que ver tudo! O meu levou a caixinha exatamente como entrega pros noivos, as provas das fotos, todas tratadas, os videos editados e completos. Pedi prazo de tudo, valores, tudo tudo em contrato. Sou a louca dos contratos mesmo hahahah É muito dinheiro investido pra correr risco!

Image result for anotar gif

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nathália, depois do noivo e das comidas e bebidas eu considero o item mais importante hahahaha

É o que vai nos fazer lembrar de TUDO depois

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meu Parzinho amado ♥♥♥ hahahahahaha

Peguei o bloquinho, a caneta e danei a perguntar hahaha menina e a caaara deles? Muito engraçado!!!

Não me contento com foto de rede social não, engana demais. Igual pegar um vestido em uma modelo na internet (foto de portfolio de loja) e achar que vai ficar bom em mim. ¬¬

Obrigada, meu amor. Espero que ajude mesmo!

• Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, somos parzinho MESMO! Eu cotei com uma imensa quantidade de fornecedores e só consegui peneirar 2 rs

Fiz TODAS essas perguntas! São tão importantes.

Eu fui muito criteriosa nas perguntas de estilo, de falar como espero as minhas fotos, pedi pra ver um trabalho completo, como as fotos são entregues para os noivos e os tipos de filmagem. A gente pode se enganar muito vendo meia duzia de fotos no instagram ou no site.

Incrível o debate, Dry. Vai ajudar muita gente Smiley laugh

• Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas!!!

Nós temos que ter muito cautela com os profissionais de foto e filmagem,pois serão as únicas recordações físicas que teremos do casamento e o que tem de pilantra no mercado é complicado!!! Deve-se pesquisar bastante e se precaver o máximo possível.

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu que não vou ficar cheia de duvidas hahahaha que bom que perguntamos

• Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Janeiro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que eu perguntei isso e mais um pouco para o meu fotógrafo coitado hehehehe

• Responder
  • Dalila
    Top das Noivas outubro 2016 Paraná
    Dalila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate Dri!!! Tenho certeza q ajudará muuuita gente, inclusive eu! Rs...

• Responder
  • M
    Top das Noivas outubro 2016 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uiii, Driiii, tu me lembrou com esse debate que eu tenho que mandar mensagem para o meu fotógrafo. Brigadão!!!

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh fico feliz que tenha ajudado. Depois me conta hahaha beijos

• Responder
  • Pamella
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Pamella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah adorei o debate! Vou até aproveitar algumas dessas perguntas para fazer a maquiadora também rsrs

• Responder
  • Joyce
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aa sim, smp dentro das nossas condiçoes. P mim, n vai ser tão facil por ser caro mas penso q é so pesquisar e achamos, n é msm? Assim como buffet; varia mt de valor. Obg!
    • Responder
  • G
    Noiva Master Janeiro 2017 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas Dri, peguei uma listinha pronta no pinterest que tinha esses pontos também e foi ótimo! No nosso caso a equipe já é bem conhecida, mas mesmo assim foi muito bom conhecer eles mais um pouquinho como profissionais.

Eu grifaria, negritava, colocava em itálico e metia o rosa fucsia naquela questão da falta do fotógrafo na festa. É importantissimo ter uma cláusula que te proteja caso aconteça algum tipo de acidente (desastre natural, falecimento, adoecimento), tenho uma colega que sofreu com isso a fotografa ficou doente no dia do casamento e mandou outra pessoa que não fotografava direito...errando uma vez com isso, não tem mais volta!

• Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Setembro 2017 São Paulo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também sou super preocupada e acho que preocupação é bom sabe? Perguntar não ofende rsrsrs.

Fiz questão de colocar muitas das coisas dessas perguntas no contrato e ela nos entendeu perfeitamente ♥

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahahaha leva sim!!! Smiley smile

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, Joyce. Vai ser espetacular pois cabe no nosso bolso e dentro das minhas exigências como profissional sabe? Não foi escolhido a dedo não. Foi o que se encaixou melhor dentro das minhas condições. Mas obrigada. Smiley smile Lhe desejo boa sorte quando for ver o seu.

Já vi muitas meninas aqui que ainda não viram e perguntavam o que deviam saber de cada profissional. Eis minha dica, minha intenção é ajudar Smiley smile

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada!!!

• Responder
  • L
    Noiva Constante Junho 2022 Sergipe
    Lylyan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom!!!
    • Responder
  • Joyce
    Noiva VIP Dezembro 2018 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Rsrs seu fotógrafo vai ser espetacular. Escolhido a dedo msm, pela quantidade de perguntas rs. Eu adorei!! Ainda n vi esta parte de fotografia então n faço ideia doq perguntar. Mt obg pela super dica!!
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Novembro 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente eu pesquiso muito bem as recomendações dos noivos, todos os fornecedores eu procuro saber bem.....o fornecedor que fechamos é muito bem recomendado pelo site e a caracteristica mais forte deles é o tempo de entrega, vários noivos falando que se surpreenderam com o tempo da entrega.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas