Vai por mim... esse texto vai te ajudar caso você ainda não tenha fechado fotos.

.
Eu fiz orçamento (pedi por e-mail e aqui no site) com quase 20 fotógrafos de casamento. Desse montante eu passei na peneira o que poderia pagar e me encontrei com apenas 3.
.
Nessas reuniões eu fiz TODAS ESSAS PERGUNTAS. Curiosidades que pesquisei e eu tinha e queria ver e ouvi-los respondendo (eles até riram das perguntas...foi divertido, tipo entrevista). Listei para vocês.
.
1) Qual é o seu estilo de fotografar? Luz natural, fotojornalismo, tradicional, ilustrativo e etc. O estilo ideal de fotografia de casamento é o fotojornalismo que é foto mais espontânea, menos posada.
.
2) Você já fotografou no local onde será meu casamento? É interessante saber se o fotógrafo conhece o espaço, a luz local e etc. Se ele não conhecer indique o site do local ou o endereço para que ele fique por dentro das informações.
.
3) Quantas horas de trabalho no dia do casamento estão inclusas no meu pacote / faz mais de um casamento no mesmo dia? A quantidade de horas varia de acordo com o pacote, porém é importante saber dentro do pacote escolhido até que horas o fotógrafo vai acompanhar o evento.
.
4) Quanto custa a hora adicional que não está inclusa no pacote? Os noivos precisam ter noção do custo adicional da hora do profissional, caso necessitem que o mesmo fique por mais algum tempo na festa.
.
5) Quantos fotógrafos faz parte da equipe no meu dia? No quesito fotografia é extremamente essencial que o fotógrafo tenha uma equipe trabalhando com ele (segundo fotógrafo e assistente de luz). Nesta equipe deve conter principalmente um segundo fotógrafo. Todos os momentos do casamento devem ser registrados e para garantir isso nada melhor do que dois profissionais.
.
6) Quantas fotografias serão entregues? Os noivos precisam ter conhecimento da média de fotografias que o profissional irá entregar. Geralmente a média é de 400 a 600 fotos (somando making of, cerimônia, jantar e festa). Claro que essa quantidade varia de acordo com o tamanho do evento e quantidade de convidados.
.
7) Quantas fotos serão tratadas e como serão entregues? Alguns profissionais não entregam todas as fotos do casamento tratadas, por isso é interessante você fazer esse questionamento. O ideal para um casamento é que todas as fotos sejam tratadas, mas depende muito do estilo de trabalho do fotógrafo. Questione a forma como serão entregues, se serão em um DVD, Pen Drive, reveladas, em um fotolivro e etc. Você precisa ser informado da forma que irá receber esse material e o que está incluso no seu pacote.
.
8) Qual é o prazo de entrega do material? Informe-se sobre quanto tempo o profissional leva para entregar as fotos. Geralmente para um casamento eles demoram cerca de 30 a 60 dias.
.
9) Como é o álbum de casamento? Se o seu pacote inclui o foto livro (álbum) peça para ver um portfólio e avalie a qualidade e o acabamento do material.
.
10) Você utiliza as imagens para fins comerciais? Os noivos não querem ser pegos de surpresa ao verem suas fotos publicadas em sites, mídias sociais e materiais publicitários do fotógrafo. Por isso, o ideal é questionar se ele usará as fotos para outros fins. É comum os profissionais usarem as fotos como divulgação dos seus trabalhos e não há nada de errado nisso, desde que tenham a aprovação dos noivos.
.
11) Quais são suas políticas de cancelamento? Vamos combinar que ninguém quer cancelar um casamento, mas essa hipótese existe e precisa ser levada em consideração. Portanto, tenha conhecimento das políticas do fotógrafo em caso de cancelamento do contrato e consequentemente do casamento.
.
12) Como são as formas de pagamento? Verifique com o fotógrafo como poderá ser feito o pagamento do serviço, veja as possibilidades de desconto e as condições.
.
13) * Verifique com o fotógrafo se é ele quem faz as fotos ou se ele manda outros colegas. Lembre-se que na maioria das vezes (não é regra), o portfólio dele é composto por fotos que ELE tira então foram essas fotos que chamaram sua atenção.
.
14) O preço inclui deslocações? Hotel x igreja x festa
.
15) Se você adoecer ou morrer, quem fará meu casamento? (sim, vc tem que ver isso) Simples. Você estará se precavendo pois acidentes acontecem e para morrer basta estar vivo. É preciso ter um plano B pois casamento é um só.
.
16) Se sua câmera estragasse no dia do meu casamento o que você faria? Alguns fotógrafos não possuem uma segunda câmera de backup. Se a câmera estraga, quebra ou trava você ficará sem as fotos do seu casamento.
.
17) O que está incluído no pacote / Ele é flexível? Posso incluir ou excluir algo se eu mudar de ideia? No meu, por exemplo, tem: making of noiva (e incluímos o making of noivo), ensaio externo, cerimônia e festa.
.
18) Ensaio externo dura quantas horas / tem limite de distância em km? No meu não temos limite de horas, podemos escolher qualquer lugar, inclusive viajar. Os fotografos vão com a gente no carro. A única condição é que deve ser de segunda a quinta-feira.
.