Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thais
Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo

Polêmica: pedir dinheiro

Thais, dia 11 de Março de 2024 às 10:22 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 29
Guardado
Surgiu esse assunto ao planejar meu casamento e eu gostaria muito da sua opinião.
Eu particularmente não gosto de brincadeiras de cortar a gravata do noivo. Acho que os convidados se sentem constrangidos. Mas deixar a chave pix no menu, na mesa dos convidados será que fica chato? Afinal eles só participariam se quisessem.

Sou a favor de colocar 💰

75%

74 votos

Acho deselegante ❌

24%

24 votos

29 Respostas

Última atividade por Carine, dia 21 de Março de 2024 às 01:43
  • Carine
    Noiva Curiosa Novembro 2025 Santa Catarina
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho uma ideia bem bacana colocar no menu, assim não deixa ninguém desconfortável.
    • Responder
  • Michele
    Noiva Curiosa Dezembro 2024 Ceará
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parceiros se ajudam no crescimento da organization
    • Responder
  • Laize
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo Estado
    Laize ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu tera a operação lua de mel mas não sou a favor de forçar a pessoa a dar ou menosprezar por quantia pouca. Desse modo irei fazer uma cartelinha com chicleta como mimo aos que ajudarem. Meus convidados já estão acostumados com essa "tradição". Então não vejo problema. Quem que ajudar, ajuda. Se não quiser, ok!

    • Responder
  • Andreza
    Noivo Constante Março 2024 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, também acho a brincadeira da gravata meio constrangedora e por isso cortei do meu casamento. Como estou muito próxima do grande dia, percebi muitos amigos dizendo que preferem dar o presente por pix (e poucos pedindo de fato a chave rs), por isso vamos deixar um qr code no fim do cardápio com a chave pix de "Gravata dos noivos". Daí, dá quem quiser, o quanto quiser sem constrangimentos rs.

    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiz uma plaquinha com QR code que ficou na bandeja da operação lua de mel... Nas mesas acho meio sem propósito pq o povo acaba não lendo... Não se apegue muito a esse lance de ser elegante ou não, é tradição como tudo no casamento!Eu a principio nem queria passar gravata, mas o povo gosta da brincadeira (pelo menos no meu círculo) e teve gente que ate deixou de dar presente pra colocar o dinheiro na gravata, como fui comunicada antes da festa. Meu cunhado insistiu em passar, os amigos do meu noivo passaram juntos fazendo a maior algazarra e foi muito legal. Foi o dinheiro que deu pra luxar na lua de mel rsrs
    Enfim: no seu lugar eu passaria a gravata mesmo!
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Ativa outubro 2024 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que depende da região e também da família dos casais. Por aqui vamos fazer o sapato e gravata, e, como brinde vou dá chaveirinhos para guardarem de recordação mas vamos fazer mais pela brincadeira e não pelo dinheiro em si. Quem puder dar alguma quantia, ótimo mas quem não puder, ótimo também até pq participaram da brincadeira.

    • Responder
  • Karina
    Super Noiva outubro 2024 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gravata é sempre polêmico kkkkkk
    Já começo dizendo que meu noivo não quer e eu quero, nós casamentos que fui já sabia que teria, então fui preparada, mas confesso que quando chegar a nossa vez vou ficar com vergonha, mas vou fazer, de verdade não podemos mentir é um valor que ajuda e ninguém é obrigado a dar.
    A ideia é fazer operação lua de mel eu e meu noivo vamos passar juntos com alguns padrinhos, mulheres e homens podem participar. Vou dar uma senha para cada um que participar abrir a caixa que terá alguma bebida, então é uma forma de retribuir o carinho. Vou colocar o Pix no "menu" porque acho mais fácil na hora de passar se alguém perguntar se pode fazer Pix já ter as informações na mesa. É isso e seja o que Deus quiser kkkkkk
    • Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com a Bruna e acho deselegante. Não é divertido e não adianta dizer que "depende da região e da família", porque é algo que passa a ser feito tal qual como trote de faculdade: se eu já tive que passar por isso, então me dou ao direito de fazer quando "chegar minha vez", mas não é sinônimo de diversão. Mas, se já está disposta a indicar um pix, pode fazer isto na lista de presentes. Deixe uma mensagem delicada dizendo que prefere receber os presentes em dinheiro e coloque o pix (nem precisará daqueles sites de presentes fictícios que cobram taxas). Eu fiz isso quando casei: deixei uma mensagem e os dados da conta (não existia pix), no site e contribuía quem queria. E não fiz nada no dia da festa. Meu saldo: ganhei muito mais do que esperava e ainda teve gente que mandou alguma contribuição no dia seguinte ao casamento porque esperava gravata e não teve.
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super concordo noivinha!
    Acho que tudo é dosado, sem forçar e todo mundo se diverte.
    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depende do perfil dos seus convidados e tradição nas famílias.
    Por aqui, os dois lados é super comum, por isso iremos fazer sim o momento da gravata.
    Meu noivo e eu crescemos vendo isso rolando em casamentos, então teremos no nosso e tenho certeza de que muitos irão fazer e participar, pois é algo bem comum por aqui.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, eu super concordo com vc... eu não consigo achar divertido a gravata... eu me lembro q uns quinze dias antes do meu casamento uma amiga minha me mandou mensagem perguntando se eu ia passar gravata, pois ela estava com problemas financeiros, ja tinha comprado presente, e se a gente passasse gravata, ela não iria na festa, so na cerimonia... já pensou? uma pessoa deixar de ir pq esta sem dinheiro? quando eu era solteira tb, fui num casamento com os meus pais, e meu pai deu todo dinheiro q tinha na carteira na hora da gravata e depois passou o sapato da noiva (eu sou de sp, mas no meu meio social, não era comum, ) e a gente foi embora na hora pq eu e minha mãe não tinhamos levado dinheiro e meu pai ja tinha dado q tinha na carteira...

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também não gosto de QR Code assim.

    Nos que eu ia também é tradição fazer, e já fui em vários casamento com meu marido antes de a gente casar que tinha. E na família dele tem bastante pessoas de idade e eles adoram.
    Nós demos brinde, e colávamos adesivos, então as crianças ficaram doida querendo brinde de adesivo. Também pessoas que contribuírem bem porquinho só pra entrar na brincadeira e teve gente que deu bastante.

    No final consegui uns 4 mil com a gravata, pois tivemos pessoas que no dia seguinte ainda fizerem pix, pois no meu casamento não tinha sinal direito de internet

    • Responder
  • Priscila
    Noiva VIP Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha tudo depende de como é seu casamento, seus convidados, se é comum gravata na sua região.
    No meu as pessoas esperavam pela gravata, e fizemos de um jeito divertido, quem contribuísse ganhava um brinde, os homens abridor de garrafa (não fiz personalizado para poderemos usarem mesmo) e as mulheres pares de brinco.

    Muita gente quis participar, até as crianças só pra ganhar brinde e adesivos engraçados na roupa.

    Polêmica: pedir dinheiro 1

    Polêmica: pedir dinheiro 2

    Polêmica: pedir dinheiro 3

    Polêmica: pedir dinheiro 4


    • Responder
  • Suelen
    Noiva Ativa Fevereiro 2025 Paraná
    Suelen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho deselegante e não faremos. Vamos enviar a lista de presentes e fortalecer a mensagem de que não passaremos gravata/sapato/etc, assim, acreditamos que as pessoas "invistam" mais nos presentes já sabendo que não vão precisar dar dinheiro no dia.

    • Responder
  • Giovanna
    Noiva VIP Setembro 2023 São Paulo
    Giovanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho o QR do Pix mais deselegante que a brincadeira, que é cultural. Porque tecnicamente os convidados já dão o presente, então não tem a necessidade de fazer mais um PIX.

    Vou te relatar o que aconteceu no meu casamento e como foi:

    Moro em SP e é super cultural ter o momento da gravata, eu particularmente nunca fui em um casamento que não tivesse o momento (dos menos luxuosos aos super luxosos).

    Eu era contra a gravata porque achava que poderia constranger e também porque na minha opinião perdia muito tempo de festa, mas meu marido fazia questão porque era a única hora que ele era o centro das atenções, que ele aparecia (porque sabemos que quem chama mais atenção no casamento é a noiva, né).

    Então decidimos ter esse momento da gravata, mas sem constrangimentos e de uma forma que fosse rápido.

    Avisamos aos padrinhos que não era para insistir, chegava perto não deu, tchau.

    Monitoramos quantas mesas tinham e quem estava nas mesas (a importância do mapa de mesas) e calculamos quanto tempo levaria mais ou menos.

    Ficou uma pessoa do time de assessoria junto com o noivo e os padrinhos. E para ficar divertido, quem contribuísse ganharia uma dose e dependendo do valor contribuído poderia beber sozinho, com um padrinho ou com o noivo.

    Teve gente que fez pix de R$5,00 só para ganhar o copinho de dose que era uma graça e foi muito legal. Meu noivo se divertiu muito, os convidados também e ninguém ficou constrangido.

    E o valor surpreendeu, tiramos mais de R$10 mil na gravata e deu pra aproveitarmos muito mais na lua de mel.

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É aquilo, eu curto? Não. Mas entendo que tem gente que não da presente pra contribuir em gravata. Como eu sou contra gravata (o povo perde a noção e não sabe brincar) é uma forma de abordar dizendo, nas entrelinhas: Oi, se vc veio esperando a gravata, não vai ter, mas aqui pra vc fazer.

    Tudo é a forma de abordar. Eu faria no meu? Não. Mas entendo que em alguns locais é cultural

    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa Anne! Essa é a minha ideia também
    • Responder
  • Anne
    Super Noiva Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou contra pedir dinheiro na festa e meu noivo a favor, pra entrar num consenso vamos colocar uma plaquinha com “pix da lua de mel” na entrada ou na mesa, assim quem se sentir à vontade faz, não será obrigatório.
    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade! Eu também não quero que meus convidados se sintam na obrigação de contribuir. Até porque provavelmente ja ajudaram de alguma forma antes do casamento.
    E acho que eles precisam sentir que eles estão ali porque são especiais, não porque é uma forma deu arrancar dinheiro deles
    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não curto passar gravata. Mas respeito quem faz. Só não faria no meu casamento.


    Obrigada pela sua opinião
    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nath
    A ideia é essa mesmo.
    A forma como apresentamos é crucial.
    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No casamento que eu fui, a assessora que passou e falou do QR code no Menu para fazer o pix. Mas foi super tranquilo. Ninguém se sentiu obrigado a contribuir. Ela falou só lembrando/mostrando caso ninguém tenha percebido.


    E a ideia é essa. Se passar despercebido, tudo bem também.
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu faria plaquinhas QR code para as pessoas lerem com uma mensagem tipo:
    Que bom que você veio!!! Curta muito, fui tudo pensado com muito amor. Não vamos passar gravata, mas caso tenha um troquinho ou queira contribuir com nossa lua de mel, abaixo ta o QR code do nosso pix. Mas é totalmente opcional!!! Nosso maior presente é você aqui!

    Eu sou como você, não gosto jamais de sugerir presente, mas sabemos que muitos querem dar. Então é uma forma elegante de se abrir a isso.

    • Responder
  • Thais
    Noiva Constante Agosto 2025 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No casamento que eu fui, a


    • Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Julho 2024 São Paulo Estado
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo também temos vergonha kkkk, sabemos que é tradicional passar, mas estamos pensando como vamos fazer no dia.
    Talvez colocar a plaquinha de Pix nas mesas e na hora de passar para tirar foto, a gente já lembra do Pix kkkk não sei
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que ninguém olha muito menu nem recado da mesa, então a chance de prestarem atenção no pix é quase nula. Por aqui quando fazem assim não arrecadam quase nada, porque não prestam atenção.

    Na minha região passar com a gravata/sapato/cofre é bem melhor, porque as pessoas ficam atentas

    • Responder
  • Thais Costa
    Noiva VIP Agosto 2023 São Paulo
    Thais Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que varia muito sobre a região, noivos e convidados. Aqui foi super tranquilo, todo mundo entrou na brincadeira e ninguém saiu constrangido. Nós optamos pelas caixinhas e passamos com bebidas, quem ajudasse ganhava um shot e um adesivo. Mas não usamos nada ofensivo como "mão de vaca", "veio só pela comida", esses até vieram na cartela mas tiramos todos. Também falamos aos nossos amigos para passar e quem falasse não, não era para insistir, mas não tivemos nenhuma negativa e levantamos um valor legal de dinheiro. Ah e no vídeo foi a parte mais divertida, demos muitas risadas depois vendo e relembrando. Sobre o pix na mesa, eu acredito que quase ninguém olha. Nós colocamos QR code na mesa com nosso filtro junto com o menu e teve convidado que me falou: Não sabia que tinha filtro, outro falou: comi muito nas entradas e nem sabia que tinha jantar rs as vezes acontece de passar batido.

    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Honestamente, minha opinião é que sim, é deselegante... ~eu não consigo achar engracado....eu entendo que festa sai caro, mas não é obrigação, faz quem quer...se os noivos optaram por fazer a meu ver, ninguem tem obrigação de contribuir, até pq os convidados sempre tem gastos...

    agora, se vcs fazem questão, realmente pix no menu é menos constrangedor que passar gravata...

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que depende da região também. Por aqui, é super super normal passar a gravata e eu acho bem de boa esse momento, desde que não force a barra. Se o convidado disse "não", bora pro próximo
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas