Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ketyllin
Noiva Curiosa Setembro 2025 São Paulo Estado

Presentear ou não os noivos?

Ketyllin, dia 30 de Abril de 2025 às 15:30 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20

Gente, espero que vocês estejam bem!

Esse dias surgiu um assunto entre minhas madrinhas sobre a família não me presentear e que era para eu fazer uma lista ou o corte da gravata. Vamos lá, eu não quero criar "lista" e nem fazer o "corte da gravata" pois me sinto envergonhada por pedir dinheiro/ presente para os convidados. Eu sei que 90% da minha lista de convidados não vão me presentar, é triste mas estou "Ok" com isso por se tratar de um sonho meu, e não quero ninguém bancando isso.

Cá entre nós, quando sou convidada para festa eu sempre levo um presente ou mimo por consideração mas já percebi que a maior parte da minha família só vai para as festas comer e ir embora reclamando. O que vocês acham? Devo criar a "lista" ou fazer o "corte de gravata"?

20 Respostas

Última atividade por Michelle, dia 14 de Maio de 2025 às 08:17
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oiee! Aqui estamos pensando em fazer um bingo ou um sorteio de duas garrafas de bebidas, eai cada cartela/número o convidado compra com o valor que ele quiser.
    Mas ainda não decidimos se será isso mesmo
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso meu primo fez assim é legal porque você pega o dinheiro e compra o que quiser.

• Responder
  • NATHALIA
    Noiva Ativa Abril 2025 São Paulo
    NATHALIA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho mais que normal tanto a lista de presente quanto a gravata, o que eu acho que voce deveria fazer é não convidar quem vai só pra comer e ainda sair reclamando.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, eu vi isso em alguns sites que criam uma lista e o presente é convertido em dinheiro, achei legal essa opção.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exato, tenho medo das madrinhas coagirem os convidados a dar dinheiro e não quero isso mas vou pensar em outras opções.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, também já temos tudo mas as madrinhas querem muito fazer isso, estou tendo outras ideias para fazer no lugar da gravata e lista.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também acho de bom tom, mas estou pensando em outras opções.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, muito obrigada pelas a dicas, adorei todas Smiley heart

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa tarde, eu pensei nessa opção também.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi, eu concordo com você mas infelizmente meus parentes não tem noção.

• Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Agosto 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu no seu lugar faria as duas opções: lista e passar gravata. Achei um absurdo isso da maioria dos seus convidados não levarem presentes. Gente é o mínimo, eu não tenho essa coragem, de ser convidada para um dia especial dos noivos e não levar presente.
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Curiosa Dezembro 2025 Mato Grosso do Sul
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O noivo quer muito a opção do whisky ( passar vendemos as chaves ) e ele disse que pensará em uma outra opcao,também nessa mesma dinâmica de chave. Está em alta e é algo que não constrange ninguém .
    Temos tudo em casa,não vamos ter “lua de mel”, então o que vier é lucro.
    Mas no seu caso,procure ideia de outra abrir adeiras,não faça o que vocês não sentiram tranquilos
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Junho 2025 São Paulo Estado
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mulheeer aproveita esse momento haha
    O Não você já tem, então se fizer ao menos a lista qualquer presente será uma benção na vida de vocês.
    Já para a gravata você pode criar outras dinâmicas sem ter a pressão de dar dinheiro. Talvez vender números e sortear um vale spa? ou um kit de bebidas? Agora está na moda outras opções como colocar um buque em uma caixa e distribuir chaves paras as mulheres conseguirem abrir e aqui você pode vender a chave (sem valor fixo). Ou a raspadinha pode ser uma opção, quando rasparem aparece a mensagem "o quanto seu coração desejar".

Presentear ou não os noivos? 1

• Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu faria. Eu fiz os 2, lista de presente e gravata.
    Quem quiser presentear, presenteia, e quem quer participar da gravata participa, ninguém é obrigado a dar o presente ou dinheiro da gravata, mas acho de bom tom.

• Responder
  • Vitória
    Noiva Constante Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já que é algo que você e seu noivo não querem, então não passa a gravata.

• Responder
  • Michelle
    Super Noiva outubro 2026 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiee!
    Aqui nós já temos tudo, então não teremos um lista propriamente dita, mas iremos fazer algo, pqe sempre tem um ou outro que deseja presentear.
    Se não acontecer, ok! Mas é impossível vc fazer um festa, bancar tudo e não esperar receber um presente, mesmo que simples! Ainda mais em um casamento.
    Acho que vc pode deixar, sim, uma lista ou um qr code para quem quiser te presentear, mas deixei claro que é uma sugestão e não obrigação.
    Quanto a história da gravata eu acho horrível, eu nunca gostei de ir em casamentos e passar por isso, acho constrangedor, deselegante e totalmente desnecessário. Tem várias formas melhores de fazer isso sem perder a noção.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos lá...primeiramente eu concordo com vc...festa e sonho dos noivos...presente e educado, mas não e obrigação...eu não vejo problema em fazer lista se ficar claro q e apenas sugestão...assim, quem quiser presentear vcs já vão saber q vcs precisam/ querem...quanto a gravata...eu não acho legal...normalmente, a meu ver, as pessoas já estão meio altas e começam a ser inconvenientes e eu acho q as pessoas se sentem coagidas a ajudar ... O que eu acho q não acontece c lista, pq no dia da festa, ninguém sabe se vc pode dar presente ou não
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fazia os dois, mas se quiser escolher, escolhe a lista, e pronto aproveita que é tradição, não pelo dinheiro, há sites que você recebe em dinheiro, se não quiser o dinheiro doa pra alguma instituição de caridade, pronto, mas faz se o presente não rolar não rolou, fim de papo, se rolar, receba com carinho e doe para as pessoas kkkkkk, é seu faz o que quiser kkkk Deus os abençoe.

• Responder
  • Ketyllin
    Ketyllin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Vitória, meu convites são físicos apenas coloquei o link para confirmar presença já que foi orientação da cerimonialista. Minhas madrinhas querem muito organizar o corte da gravata mas eu e meu noivo não queremos que ninguém se sinta "coagido" a dar um valor.

• Responder
  • Vitória
    Noiva Constante Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi noivinha,
    Vamos lá...você vai fazer um convite virtual? Se sim, você poderia colocar o link para lista de presentes. Talvez você acha que não vai ganhar nada, o que pode ocorrer pq você citou casamento é um "sonho meu". Mas, acho válido colocar e você ficar tranquila que pode ganhar algo ou não.

Sobre passar a gravata isso depende muito do que você quer...já fui em casamentos que passou a gravata e o pessoal que passou foi muito divertido e leve, acabou sendo um momento de diversão também.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas