Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Nathalia Gomes
Noiva Novata Agosto 2026 São Paulo Estado

Presentes de Casamento - Convidados achando que vão "bancar" a festa.

Nathalia Gomes, dia 3 de Agosto de 2026 às 11:29 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 2

Sempre vejo aqui na comunidade algumas dúvidas e até certos mitos quando o assunto é a lista de presentes de casamento, e acho que vale a pena falarmos sobre isso com muita transparência: o presente dos convidados não serve para "bancar" a festa.

A realidade é que realizar um casamento hoje em dia envolve um investimento altíssimo. Uma festa facilmente chega na casa dos R$ 100 mil. Nenhum presente individual tem a função (ou a capacidade) de cobrir os custos dessa estrutura. E, sendo bem sincera, esse nunca é o objetivo dos noivos.

Quando um casal convida você para o grande dia, o que eles mais desejam é a sua presença. O presente é, pura e simplesmente, um grande gesto de gratidão ao convite e uma forma de demonstrar afeto.

É a maneira do convidado de dizer aos noivos: "Eu amo vocês, valorizo esse passo lindo que estão dando e me preparei com todo o carinho para estar presente nesse momento tão especial da história de vocês".

Não se trata de uma transação financeira ou de "pagar pelo jantar", mas sim de amor, de carinho e da alegria de celebrar junto com quem a gente quer bem. É saber que cada pessoa ali fez questão de fazer parte daquele sonho. ✨

O que vocês acham?

2 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 9 de Agosto de 2026 às 10:47
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu concordo em vc até certo ponto...a sua reflexão é perfeita, se todos pensassem assim...o presente seja de aniversário, casamento, etc, é uma forma do convidado demonstrar a gratidão por ter recebido o convite...e realmente, se fosse assim, seria lindo... todavia, infelizmente a gente ve hj alguns noivos que acabam "abusando" e se esquecendo q a festa de casamento e um sonho deles e q ir num casamento sai caro para os convidados... e so a gente rolar aqui e vamos ver fóruns de noivas reclamando q a madrinha achou caro fazer o vestido no local q a noiva escolheu, noivos q fazem lista de presentes separada para os padrinhos com presentes mais caros, noivos q fazem lista de presentes e no dia passam gravata, sapato da noiva, etc... ai acaba q os convidados saem com a impressão q estao financiamento a festa dos noivos sim......

so pra finalizar, eu não sou contra nada essas coisas q eu citei aqui, nem casamento por adesão, só acho q as pessoas precisam ter cuidado para não onerar os convidados tb

• Responder
  • Celle
    Noiva Ativa Março 2027 Rio de Janeiro
    Celle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei a reflexão, Nath!

Acredito que muitos as vezes caem nessa de pedir dinheiro/presente caro aos convidados pensando em lucrar rsrs como se a festa fosse um negócio.

Se essas pessoas que foram convidadas possuem afeto pelo casal e tem condições, é natural que elas ajudem em algo ou deem presentes, mas não são obrigados a isso.

Maas, eu não sou contra o "por adesão", as vezes o casal não tem condições mesmo de bancar uma festa e se aquelas pessoas querem comemorar junto do casal, por que não pagar a sua parte?

Gostei muito do intuito do seu post.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas