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Kamila
Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado

Profissionalismo: fornecedores vs clientes

Kamila, dia 30 de Maio de 2022 às 09:27 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 16
Olá noivinhas,

🚨ALERTA TEXTÃO#DESABAFO🚨

O assunto de hoje pode ser para algumas noivinhas nenhum problema, mas, para outras pode ser que seja: o tratamento que recebemos no que diz respeito a relação profissional entre o cliente e o fornecedor. Hoje recebi uma resposta em mensagem (através de um aplicativo que usamos o número do telefone) de um fornecedor que me incomodou um pouco. Vou te contar aqui:
Mandei uma MENSAGEM em um horário não comercial (de madrugada mesmo) porque nunca tive problema com isso, e ao meu ver, se o profissional utiliza o número como pessoal e profissional deve ter em mente que acaso ele receber alguma MENSAGEM do cliente fora do horário comercial ou de trabalho, ele pode muito bem ler e responder quando puder, ou faça uma conta de empresa no aplicativo ou use outro número como profissional, ou trabalhe apenas com mensagem via email, ou outras maneiras de contato (na minha opinião tudo isso é bem lógico e óbvio).
Sei que somos humanos em primeiro lugar antes de ser um profissional, mas, criar um mal estar dessa forma poderia ser evitado, ao meu ver, na forma em que o profissional estabelece para o seu cliente entrar em contato (considerando todas as variantes).
Observação: Não entro muito em contato com os profissisonais que contratamos (apesar de ter meus picos de ansiedade); nunca tive problema com o horário de MENSAGEM com os profissionais; o serviço com esse fornecedor em questão já pagamos 100% o valor que consta em contrato; e apenas queria compartilhar uma ideia para o grande dia (estamos a quase dois meses para o dia C).
Enfim, o profissinal em questão repondeu para eu me atentar com o horário e disse que a noite foi difícil devido problemas pessoais (...) e teve que acordar por causa da minha MENSAGEM (eu realmente sinto muito por ter acontecido problemas pessoais na vida desse profissional, mas eu também tenho os meus problemas e jamais responderia dessa forma ao cliente por ter recebido uma MENSAGEM fora de horário, porque sei que uma vez o número dado para o cliente, poderá este enviar MENSAGEM(s) quando quiser, o que é muito diferente de fazer uma ligação ou chamada de vídeo para alguém.
Respondi a esse fornecedor uma MENSAGEM com classe me desculpando e que da próxima vez mando email daí fica mais fácil de ler e consequentemente me responder quando puder e finalizai estimando melhoras no que diz respeito ao problema pessoal, o qual tive que ficar sabendo do que se trata (sem muita necessidade).
Não divulgarei o nome do fornecedor aqui para não expor, porque não quero gerar polêmica apenas um desabafo mesmo, depois disso espero que o serviço contratado por esse profissional seja bem feito e que tudo ocorra bem no meu casamento, porque o sentimento que foi gerado em mim hoje foi de mais preocupação em relação a esse profissional e o serviço que contratamos dessa empresa.
Minhas orientações para todos os profissionais que trabalhem com casamentos (e pessoas):
●A base de qualquer relação é o respeito mútuo, se não existir o respeito não existe relação;
●Seja humano, sensível na escuta, ideias, particularidades (Fornecedor vs Cliente);
●O casal (noivos/clientes) deseja que o grande dia seja especial, único, maravilhoso, lindo, alegre, simplesmente perfeito;
●Imprevistos sobrevém a todos, porém, seja honesto com o trabalho, criativo e tenha sempre plano A, B, C, D (etc.), para que consiga resolver quaisquer problema e realizar tudo da melhor maneira possível;
● Estabeleça a melhor forma de contato profissional com o seu cliente (qual o meio de contato, horários que pode responder, dias da semana que trabalha, forma de atendimento e trabalho, etc);
●Tenha em mente que o casal está investindo financeiramente e emocionalmente em todo o processo de planejamento do casamento até o grande dia e que isso tudo será recordado para sempre;
●Realmente ame o que faça e faça o que ame, pois, trabalhar com momentos especiais e pessoas, se não tiver amor no trabalho, cuidado e carinho nos detalhes, não faz sentido.
Contudo, desejo poder voltar aqui depois do meu casamento e contar a nossa crônica de casamento muito feliz nessa comunidade linda que me ajudou muito.
E vocês noivinhas? O que acham sobre o ocorrido? Também passaram por alguma situação nesse sentido ou pior com algum fornecedor? Conte e comente aqui.



16 Respostas

Última atividade por Kamila, dia 1 de Junho de 2022 às 15:08
  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Na relação aqui em questão (fornecedor vs cliente), nós tivemos apenas outro momento, inclusive antes de completar os 90 dias (tempo de carência para cancelamento desse contrato sem multa e devolução de todo valor pago) já cheguei a receber mensagem do mesmo fornecedor quase meia noite (pra mim isso não é nenhum problema, tendo em vista que deixo no modo silencioso o meu celular e respondo e envio mensagens quando posso), o que também levanta a hipótese sobre a suposta mudança de tratamento do profissional com o cliente quando existe uma data que estipula multa caso há uma quebra de contrato por parte do cliente. E cá entre nós (noivas), quando vai se aproximando da data do dia C, aumenta ainda mais a nossa vontade de expor os nossos desejos aos fornecedores para que o grande dia seja mais próximo ao gosto do casal, não é mesmo? Acredito que o silêncio do fornecedor e manejo mal feito com o cliente nos dias que se aproximam do grande dia, só contribui para o aumento da ansiedade e da preocupação desnecessária, passando a impressão negativa e de má fé, como por exemplo: antes de receber o pagamento o profissional apresenta uma super disponibilidade de atendimento e imediatismo de resposta (sem muita necessidade) e depois que já foi pago, principalmente tudo (como no meu caso), se o cliente entrar em contato e o profissional não estiver em um bom dia, porém, com o serviço pago (100% pago - super relevante), vai responder do jeito que quiser e quando bem entender? Isso não é certo, mas sim uma falta de profissionalismo e muito pouco caso (#desabafo). Espero que as minhas impressões quanto ao meu caso estejam equivocadas. Com certeza, vou aguardar sim, com todo o respeito com o profisional, porém, como cliente e conforme descrito em contrato, tenho o direito de ajustar detalhes referente ao serviço que será prestado (e que tudo ocorra bem#amém🙏) ❤️

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  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
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    Minha msg anterior saiu cheia de erro do corretor do celular....de todo modo, com ctza ele podia programar o celular c aquelas msgs automáticas...como eu disse a não ser q vc mande c muita frequência...achei bem antipático dele...mas se vc pagou já pelo serviço, mhie coisa e evitar mandar msg e relevar...
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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Olá Bárbara,


    Também acho outro detalhe importante, conforme descrito em sua opinião, graças a tecnologia conseguimos silenciar o celular (ferramenta que também utilizo com frequência). E com essa função, no mundo globalizado que vivemos, podemos como profissional alcançar clientes de diferentes fuso horários e que não necessariamente possuem uma jornada de trabalho diurna (eu já trabalhei no 2° e 3° turno e tive que trocar a noite pelo dia e vice versa durante alguns anos da minha minha vida). Com isso, outra questão que nos faz pensar sobre as mensagens automáticas que podemos receber 24 horas por dia ou de operadoras ou de aplicativos caso não optamos pela função de silenciar o celular, quando queremos por exemplo: dormir, descansar ou qualquer outra atividade que o barulho de uma mensagem possa incomodar. E nesse caso, nas mensagens autómaticas das grandes BigTechs, não tem muito a quem reclamar.Agradeço a sua opinião ❤️
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  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
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    Vou dar minha humilde opinião, RS...lógico q não e correto mandar msg fora do horário comercial, mas infelizmente, c a vida corrida, as vezes, acontece e eu TB já fiz isso...no entanto, acho q nao separar o n profissional do pessoal considero um pouco de amadorismo da parte dele...além disso achei um pouco de exagero ele dizer q o barulho da msg acordou ele...por fim, achei q, a menos q vc mande msg p ele c frequência nesse horário, faltou traquejo em lidar c o cliente..


    Pra mim a grande vantagem do whatsapp, e que eu posso mandar msg p pessoa e não preciso atrapalha lá, pois ela responde quando pode...e p evitar q msg incomode, a gente pode silenciar o celular depôs de um horário né?
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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Olá Gabriela,


    Vendo do lado do fornecedor, e apenas para ajudar ainda mais como reflexão, acredito que a minha mensagem fora de expediente de trabalho não foi a primeira de um cliente e com certeza não será a última. Existem pessoas como eu que podem entender quando explicam algo que não foi dito antes mesmo que cause um certo desconforto (como no caso ocorrido aqui em questão) e vida que segue (espero apenas ficar feliz com o serviço contratato), porém, outros podem quebrar um contrato por muito menos. Tem um ditado que diz: "um cliente satisfeito pode atrair mais um novo cliente e um cliente insatisfeito pode fazer perder 10 clientes". Por isso, pontuo aqui que trabalhar com a ferramenta de comunicação que o profissional se sentir mais confiante e evitar algum conflito é a melhor saída profissional. Sendo assim, a alternativa de separar a conta pessoal da profissional acaba se tornando mais viável para uma boa relação entre fornecedor vs cliente.Referente a minha questão, já havíamos trocado outras mesagens anteriores fora de horário e nada disso ficou claro de início. Minha conclusão sobre o horário de mensagem: para algumas pessoas a mensagem pode ser apenas uma mensagem que será lida e respondida quando possível (forma que sempre pensei e lido com as minhas mensagens) e para outras pessoas precisa necessariamente ser em horário funcional, porque existe a necessidade de resposta imediata.
    Obrigada por sua opinião, me ajudou a chegar nessa conclusão ❤️
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  • Gabriela
    Noiva Ativa Agosto 2023 Rio de Janeiro
    Gabriela ·
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    Concordo que enviar horário de madrugada para quer quer que seja, pode ser um tanto quanto complicado! Mesmo que seja número comercial, é desejável que tenhamos um limite de horário para enviar mensagens, ainda mais não sendo nada urgente. Se o fornecedor solicitou de maneira educada que não sejam mais enviadas mensagens nesse horário, que de acordo com sua descrição parece que foi feito assim, eu seguiria de boa,sem inseguranças quanto ao serviço que será prestado e não repetiria essa ação com nenhum outro fornecedor, pra evitar a fadiga. Anote o que deseja falar e no dia seguinte você fala com a pessoa.


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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Oi Jéssika,


    Bem isso mesmo! Obrigada por resumir tudo em poucas palavras ❤️
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  • Jéssika
    Noiva Esperta Dezembro 2022 Distrito Federal
    Jéssika ·
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    Olha, no caso do meu trabalho eu acharia ruim me enviarem mensagem após o horário de expediente, ainda mais de madrugada, por isso tenho números separados, acho que, no caso para evitar desgastes era melhor que o fornecedor tivesse um número só profissional. Olhando como noiva, eu entendo como funciona, as vezes é na hora que a gnt deita que vem os 1.000 pensamentos.
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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Pois é Carol,


    Assim como você, e na minha percepção também, separar uma conta pessoal da profissional ainda sim é a melhor forma da empresa estabelecer o contato harmonioso com o cliente, visando evitar qualquer situação desagradável ou mal entendida. Porém, essa questão de escolha vai de cada um. O envio de troca de ideias por mensagens, na relação fornecedor vs cliente, principalmente para quem trabalha com casamentos, é bem comum para contribuir na comunicação sobre a organização e esclarecimentos.
    O fornecedor da minha questão apenas agradeceu a minha mensagem de resposta. Depois disso, estimo que tudo ocorra bem no meu casamento ❤️
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  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
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    Imagina, Kamila!!

    Eu, pessoalmente, acho que o Whats fez as pessoas ficarem muito imediatistas e até cobrando respostas (não digo nem de forma profissional, pessoal mesmo)

    Realmente, nesses últimos anos o app tem sido muito usado de maneira comercial. Eu mesma uso o Whats para comunicações rápidas e deixo o e-mail para comunicações que demandam informações, aprovaç˜ões, registro mesmo. Dá para combinar os dois perfeitamente, No fim, tudo é questão de bom senso de ambos os lados.

    Inclusive, nessa questão de comunicação rápida tem até pesquisas indicando que as pessoas esperam ser respondidas em 10 minutos kkkkkkk infelizmente para um pequeno empreendedor essa expectativa de resposta é impossível de manter já que a maioria trabalha sozinho e lida com várias demandas. Mas é isso, faz parte de saber lidar. O casamento por si só já gera muita ansiedade, então, os fornecedores tem que ter um tato extra kkkkk

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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Oi Carol,


    Sim, confesso que o horário que enviei não foi dos melhores, porém, acredito que quando se usa uma conta pessoal junto com a conta profissional isso pode acontecer. Como muitas empresas aderiram trabalhar com a rapidez das mensagens por aplicativo, para aqueles que não lidam muito bem com isso, nada como trabalhar com a tradicional mensagem via email 📧Achei a sua mensagem super didática! Muito Obrigada ❤️

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  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
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    Oi, Kamila!
    Concordo com a Mayara, é realmente um situação que pode ter os dois lados. Te digo isso do ponto de vista de noiva cliente e de prestadora de serviço.

    Como profissional, eu utilizo número comercial em outro aparelho. Sempre deixo claro no contrato que meu atendimento é em horário comercial e específico isso em reunião, o que ajuda a alinhar as coisas. Porém, eu também entendo que os clientes acabam sendo consumidos pela rotina e o horário não comercial pode ser a única hora disponível para responder.

    No entanto, muitos prestadores de serviços já estão que nem gato escaldado que tem medo de água fria: traumatizados pela falta de limites dos clientes (principalmente na era do imediatismo do WhatsApp).


    Ou seja, tem vezes que a gente já sofreu tanto com exigências e clientes que demandam fora do horário e que ultrapassam limites que, ao primeiro sinal de problema, já decidimos colocar limites. Claro, não sei como foi o tom da resposta do fornecedor, mas talvez ele só tenha sido sincero mesmo. Talvez ele só tenha estabelecido um limite para preservar a boa relação de vocês.

    Agora, como cliente, eu evito mandar mensagens fora do horário comercial justamente para que o profissional não se sinta na obrigação de responder (ou não atrapalhe). Infelizmente nem todos os profissionais têm o contato separado ou nem sempre o telefone comercial fica no silencioso (ok, isso não é obrigação nem culpa do cliente, mas eu sempre tento me colocar no lugar do outro). O que eu faço é escrever as mensagens no meu horário disponível e envio na primeira hora do horário comercial. Quando não é possível, dai eu mando a mensagem, mas me desculpando pelo horário e deixando claro que a pessoa não precisa me responder naquele momento.

    Além disso, como pessoa que tem ansiedade, eu sei bem como é receber mensagem fora do horário comercial e não querer responder e ao mesmo tempo se sentir pressionada a isso. 😅

    Mas, enfim, dito tudo isso, acho que a sua reflexão é válida, sim. Acredito que, em alguns casos, falte profissionalismo (eu tive fornecedores que demoraram duas semanas para me responder sobre marcar uma reunião urgente) e é sempre importante a gente debater sobre isso.

    A relação entre profissional e cliente tem que ser respeitosa, saudável e de confiança. E e só trocando ideias que a gente consegue trabalhar melhor tudo isso. 🥰


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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Oi Jéssica,


    Eu já respondi aqui o comentário da Mayara 😘
    Eu também pensei o mesmo que você, ou seja, apenas ler e responder a mensagem quando puder, mas, vivendo e aprendendo ❤️
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  • Kamila
    Super Noiva Julho 2022 São Paulo Estado
    Kamila ·
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    Oi Mayara,

    Sim, eu também acho que os fornecedores que não sinalizam isso e no caso, como já tivemos outros momentos de troca de mensagem fora de horário comercial, pareceu que não havia problema. Mas, concordo com você, a experiência que tive é uma forma de reflexão tanto minha quanto para qualquer outra pessoa no que diz respeito a relação fornecedor vs cliente. Até mesmo a minha resposta de desculpas fica evidente que o cliente também precisa ser educado. E vamos tentando ajustar dos dois lados da melhor forma. Agradeço pelas palavras de conforto ❤️

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  • Jéssica
    Noiva VIP Novembro 2022 Minas Gerais
    Jéssica ·
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    Concordo com a Mayara!

    Acho que talvez vc poderia ter esperado para mandar a msg no dia seguinte, dentro do horário comercial, da mesma forma que o fornecedor poderia ter visto a msg, ignorado e respondido no outro dia (eu no lugar dele faria isso).


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  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
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    Oi Kamila. Pra mim é uma faca de dois gumes. Você poderia ter esperado o horário comercial para enviar a mensagem. E o fornecedor podia não ter reclamado do horário e ter respondido apenas no outro dia. Do mesmo jeito q vc se sentiu mal pelo jeito q ele falou, ele pode ter se sentido mal com a mensagem e se sentido na obrigação de responder. Essas coisas acontecem! As vezes nem foi por mal, assim como vc tbm não teve intenção de acorda-lo.

    Eu não acordo com mensagens de madrugada, durmo igual pedra, mas meu noivo só com o vibrar do celular já acorda. Eu tbm não costumo enviar mensagens pra fornecedores fora do horário comercial, mas já recebi algumas e respondi tbm fora do horário já q vi que pra ele não era problema. É algo bem pessoal!

    Acredito que esse mal estar entre vocês não deva afetar sua confiança no trabalho, pq se vc o contratou, sinal que tem um bom trabalho. Mas seu relato pode ajudar outras noivas que tenham passado por isso.

    Vai dar tudo certo e seu grande dia será incrível!

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