Gente ontem foi minha primeira consulta com a ginecologista. Ela passou um anticoncepcional pra mim, o iumi. Quando sai do consultório ja fui direto na farmácia. Gente, a maior bula que eu ja vi na minha vida!!! 😂 eu fiquei em pânico com os efeitos colaterais, risco de trombose, falha no funcionamento da pílula e etc.
Vasculhando aqui na comu encontrei esse debate/depoimento https://comunidade.casamentos.com.br/forum/anticoncepcional-x-saude-duvidas-depoimento-real--t198688 vale à pena ler se voce pretende usar pílula. É esclarecedor pensar nos prós e contras. Eu realmente achava que era algo simples, tomou e pronto não vai dar nada errado com minha saúde.
Com esses medos vieram outras questões.. se eu decidir não usar pílula o que vai ser? Nós não queremos ter filhos. Meu noivo começou a pesquisar sobre vasectomia e surpresa: existe uma lei que restringe o público masculino que pode fazer essa cirurgia!
De acordo com a lei 9.263, publicado no Diário Oficial da União em agosto de 1997, sobre a regulamentação do planejamento familiar, indico a vasectomia para homens acima de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez da cônjuge poderá gerar risco de vida.
Juro que não sabia disso!