Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carla
Noiva Master outubro 2018 São Paulo

Quando é necessário convidar por educação #dicas

Carla, dia 6 de outubro de 2017 às 13:18 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 60

Hello brides!

Sempre vejo inúmeros debates aqui de noivas que estão tendo problemas com a lista de convidados. É gente que se auto convida, convidado que quer levar acompanhante, parente sem noção e mais uma infinidade de possibilidades para deixar as noivas de cabelo em pé.

lady%2Bgaga%2B6.gif

Pensando nisso, resolvi trazer esse debate com algumas ocasiões que, infelizmente, temos que colocar a educação à frente da nossa vontade.

Parente sem noção: Esse caso aqui é bem comum e não é sempre que a noiva precisa se dobrar e convidar a pessoa. Porém, em casos que isso vai gerar um incomodo com os seus pais ou até mesmo com os pais do noivo, é bom avaliar bem a situação.

No caso de um parente do noivo que não te trata bem ou que faz intriga, a situação é bem mais complicada e eu acho que o melhor a fazer é convidar. Porque isso vai gerar um stress tão grande e, possivelmente, vai gerar uma situação chata com a família do noivo, a qual você está começando a fazer parte e não quer começar gerando uma situação constrangedora né?

Namoros recentes: Esse é um caso que eu acho que a vontade da noiva deve prevalecer, salvo raríssimas exceções. Talvez essa pessoa nem faça parte do círculo de amizade ou familiar, já que não tem como prever se o relacionamento vai pra frente. A pessoa pode até ficar chateada na hora mas depois, se o relacionamento acabar, vai te agradecer por não ter fotos com a pessoa espalhadas por aí.

Pessoas que se auto convidam: Sou categórica nessa questão. Não entrego convite e se continuar enchendo é capaz de eu cortar as relações também.

Convidados que convidam: Também sou da opinião que , salvo exceções bem raras, a pessoa tem que respeitar a vontade dos noivos. Se o convite é destinado ao casal, é o casal que tem que ir. Não tem que levar filho, nora, cachorro, papagaio...

Convidados dos pais: Essa é uma situação bem delicada e acontece sempre. Os pais sempre tem a sua própria lista de convidados e nem sempre os convidados deles são os nossos. Nesse caso eu acho que o melhor mesmo é sentar e conversar, verificar como está o orçamento e qual é a vontade dos noivos.

Nos casos em que os pais arcam com os custos, parcial ou integral, se abre uma margem para que eles opinem na lista de convidados, então é bom deixar isso bem claro durante os preparativos.

Eu fiz um trato com o meu noivo e destinamos 10 convites para a minha mãe e 10 convites para a minha sogra. Esses convites se referem a 10 pessoas e não 10 famílias, porque né... Ambas entenderam a intenção e concordaram.

emma-stone1.gif?w=640&h=352

É isso meninas. Sabemos que o planejamento nos gera muito stress e dor de cabeça. Então, sempre que possível, é bom evitar a fadiga né?

Super beijo!

60 Respostas

Última atividade por Lana, dia 20 de Agosto de 2018 às 16:18
  • Lana
    Noiva Constante Setembro 2020 Pará
    Lana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é uma briga entre meuu noivo e eu, ele diz que no minimo tem 200 pessoas para convidar, mas tenho peninha de dizer no ouvidinho dele que quem se importa com ele são no máximo 10 ... mas fazer o que ...

    • Responder
  • Lais
    Super Noiva Setembro 2017 Espírito Santo
    Lais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lista de convidados é sempre um gramde problema, pra mim a pior´parte foram os convidados dos pais, tinha gente no meu casamento que eu nunca tinha visto na vida!

    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Fevereiro 2020 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando organizei uma segunda festa de casamento pros meus pais (que no fim nem rolou, kkk), alguns amigos meus tentaram se convidar, mas eu dava um sorrisinho simpático e só dizia "vai ser pequeno, só pros amigos mais proximos e família..".

    Meu casamento ainda é segredo (tanto que nem coloquei foto aqui, pra não correr risco de encontrar alguém, haha), mas quando eu abrir o plano já to pronta pra dar a mesma resposta, mesmo que não vá ser tão pequeno... Melhor cortar o mal pela raiz, hahaha.

    Namorados de convidados, acho que vou convidar o máximo que der, pois acho que é importante para a pessoa que vai.

    Amigos de familiares, poucos, especialmente para os que não forem ajudar $$$, hahaha. Afinal, quem tá ajudando, merece uns amiguinhos, né?

    E por mais que não façam mais muito isso, vou mandar aqueles "indispensáveis" no convite, que daí cada um sabe EXATAMENTE para quem e quantos é o convite.

    • Responder
  • Leopoldina
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Leopoldina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tenho problemas com parentes que tem mais contato com meus pais do que comigo. Ai fica naquela coisa de se indispor sabe..

    Mas eu já decidi que nesses casos eu vou realmente convidar quem eu quero e quem é próximo a mim.

    • Responder
  • FernandA
    Noiva Master Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    FernandA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu maior problema são os parentes (e amigos) sem noção, sabe aquele que ri na tua cara e por trás faz intriga? Se eu pudesse não convidava nenhum, mas você tem razão, não convidar pode ser pior. Ótimas dicas Carla!! Smiley love


    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Março 2019 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tem pessoas que não tem como, vc tem que chamar pq senão ficará muito chato mas tem muuuuita gente que da pra cortar sem pena! É só chegar próximo do casamento que todo mundo te procura, lembra que vc existe... eu ja estou me preparando pq sei que terei bastante problema com a família do meu noivo que é MUITO grande. Mas serei firme quanto a isso.

    • Responder
  • Carine
    Noiva VIP Abril 2019 Minas Gerais
    Carine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós cortamos sem dó nem piedade. Se tem uma coisa que não somos é obrigados!

    kkkkkk

    Tem uma tia do meu noivo que tem 8 filhos, OITO filhos, nunca vi, não temos nenhum relacionamento, nem meu noivo tem.

    Cortamos MESMO!


    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito!! Tbm penso assim.

    • Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo muito com o que você diz!!!
    • Responder
  • Cida
    Noiva Ativa outubro 2018 Minas Gerais
    Cida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que esse momento é do noivo e da noiva e tem que está presente as pessoas que fizeram parte do relacionamento. Eu sinceramente não me importo se irã virar a cara pra mim. Eu prefiro fazer o casamento dos meus sonhos e convidar quem realmente é importante pra mim do que fazer um casamento de qualquer jeito pq eu tive que convidar pessoas por consideração.
    • Responder
  • Emmy
    Noiva Master Março 2018 Rio Grande do Sul
    Emmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei da sua atitude noivinha , porém não me arrisco a dar dez convites para a minha sogra se não ela vai convidar os primeiros Da sua lista ( parentes sem noção E que não gostam de mim) mas gostei bastante da sua atitude 😊😊😊
    • Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim. Muita coisa temos que deixar entrar por um ouvido e sair no outro, se não o casamento vira comício politico vai gente de tudo quanto é buraco kkkk.

    • Responder
  • Thayanny
    Noiva Ativa outubro 2017 Santa Catarina
    Thayanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Convidei as pessoas que realmente fizeram parte das nossas vidas e que conviveram conosco.

    • Responder
  • Ilana
    Super Noiva Agosto 2018 Distrito Federal
    Ilana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fato, Monielli!
    Mas é total coisa de gente pequena, né?
    • Responder
  • Monielli
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 São Paulo
    Monielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A quantidade de coisa que temos que abrir mão para poder conquistar esse sonho é gigante.

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu achei muito bacana o jeito que você fez. Eu estou cortando muita gente também e acho que as pessoas devem entender. Se não entendem, paciência.

    • Responder
  • Monielli
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 São Paulo
    Monielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem pessoas que querem apenas FESTA. O fato de comer e beber de "graça" é bem atrativo, pois sabem que tudo o que será servido será da melhor qualidade e com muito amor. A mãe de uma convidada disse: você chamou a "fulana", mas até agora não me chamou. Eu abstraí e fingi demência, nem respondi

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu decidi que não ia me stressar com isso. A pessoa fala, eu finjo que escuto e segue o baile hahaha

    • Responder
  • Ilana
    Super Noiva Agosto 2018 Distrito Federal
    Ilana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu até comentei isso com uma outra noiva: eu não entendo essa obsessão que certas pessoas têm em ir em casamento de gente que elas não têm intimidade. Claro que cada festa é de um jeito, mas se eu não conheço bem o casal, não sei da história de vida deles enquanto casal ou ainda não sei o que aquele momento realmente significa para um dos noivos, pq eu acho que eu deveria ir?
    Claro que tem pessoas que querem a gente bem, têm carinho e tal, mas isso não significa ser íntimo o suficiente para participar desse momento super especial. Eu, sinceramente, não entendo.
    • Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha experiencia:

    Parente sem noção: Convidamos pais, irmãos e sobrinhos do noivo, ficaram primos, tios de fora, moram longe e nunca estão presentes em nada que a família faz, minha sogra ate questionou não termos convidados um pessoal lá, mais, eu nem os conheço, nunca estão presentes. Os meus tiveram meus tios, irmãos, algumas amigas(bem poucas) e primos, por que meus primos e tios e do noivo não? Pq se não só teria parente do noivo, só tinham 3 irmãos meu la rsrs, e meus parentes estão sempre presentes. Teve uma tia que questionou o convite de um filho dela, mal conheço a pessoa, não temos contato então não convidei.

    Namoros recentes: Ficaram de fora mesmo. Cunhadas do meu noivo pegaram o convite e disseram "mais lá em casa somos 5" minha resposta? "uai, até onde eu sabia eram 4", ponto final não tocaram mais o assunto.

    Pessoas que se auto convidam: Essas eu dava um sorriso e pronto. Não precisei estressar com isso, teve uma do meu trabalho, que pegou tanto no meu pé, comentou tanto, elogiava tanto que não aguentei e convidei rsrs, não me arrependi de ter convidado.

    Convidados que convidam: Minha madrinha, queria tanto ela no meu casamento, que ela perguntou se podia levar uma amiga e é claro que eu deixei, não tinha muita fé que ela iria, mais quando soube que estava a caminho fiquei tão feliz, o detalhe da amiga não incomodou.

    Convidados dos pais: Não tivemos isto, minha mãe não deu pitaco em nada, ela dizia que se não podia ajudar tb não ia ficar se metendo, que tinha que ser do jeito que nós queríamos, a sogra eu nem sei, ela falava tanta coisa do nosso casamento que aprendi me fazer de surda.

    Uma frase que eu pensei que iria ouvir muito na semana seguinte e não ouvi, graças a Deus. "Você casou e nem me convidou"

    E se eu não ouvi isto, significa que todas as pessoas que deveriam ser convidadas, foram convidadas Smiley smile

    Algumas pessoas podem ate achar minhas atitudes grosseiras, mais tive que abrir mão de muita coisa para realizar esse sonho.

    Lista de convidados só entra quem realmente a gente que.

    Ps: gostei muito deste debate, parabéns Carla!

    • Responder
  • Ilana
    Super Noiva Agosto 2018 Distrito Federal
    Ilana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho super legal levar esses aspectos em consideração. Mas eu sou mais categórica. Não vou convidar quem eu não quero e pronto.
    Nosso casamento será miniwedding e simplesmente não vou substituir pessoas super especiais por gente p/ fazer sala.
    Mas eu já moro sozinha há mais de 10 anos, estamos arcando com todo o casamento e já tenho uma filha de 6 anos. Não tenho paciência p/ certas cobranças.
    • Responder
  • Carolina Costa
    Noiva Constante Julho 2018 Rio de Janeiro
    Carolina Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super show. Concordo e estou fazendo dessa maneira!

    • Responder
  • L
    Noiva Constante Maio 2020 Rio de Janeiro
    Laleska ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza é a parte mais estressante. Mas vou estipular esse lance dos convites 10 pra casa sogra rs
    • Responder
  • Monielli
    Noiva Ativa Fevereiro 2018 São Paulo
    Monielli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meniiina nem me fala, nem o orçamento gerou tanto estresse quanto à lista de convidados, Deus me livre

    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, fica exorbitante. Eu acabei fazendo no prédio do play, ficou barato, simples e inesquecível.

    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade Carla, eu concordo em tudo o que você disse. Nem todo mundo entende que são muitos gastos e não é possível convidar todo mundo, fora que na minha visão deve ser muito íntimo e só para os mais próximos.

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem lugar que fica caro até pra fazer mini wedding né? Eu queria convidar apenas 150 pessoas mas a família do meu noivo é enorme e ficou complicado restringir a lista.
    • Responder
  • Andressa
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Carla, uma amiga minha teve isso também. A igreja dela tem cerca de 300 membros e ela não tinha condição de fazer festa pra todo mundo.
    Ela fez cerimônia, chamou todo mundo, recebeu os cumprimentos na igreja e foi pra festa onde estava a família com os amigos mais próximos e os jovens do grupo dela.

    A pessoa só para de ficar chateada quando a gente precisa colocar ela pra fazer gastos. E parar pra pensar (no meu caso) que os buffets melhorzinhos daqui estão cobrando R$100 por cabeça, foi ótimo que tenha acontecido o que aconteceu.

    • Responder
  • Jhessyca
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Goiás
    Jhessyca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostei muito da idéia de destinar os conoites a sogra e a mãe...Vou fazer com as minhas para evitar estress
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Lívia, casais que tem filhos pequenos são um caso à parte. Os noivos tem que ter noção que muitos levarão os filhos e buscar uma alternativa para distrair as crianças.

    Eu jamais convidaria um casal de amigos ou amigas que são mães pensando que os filhos não irão. Ou então pedir que eles não levem os filhos porque o meu casamento não é para crianças.

    No caso de filhos adolescentes eu perguntaria se o mesmo gostaria de ir, no meu casamento são poucos casos assim, apenas meu chefe tem filho adolescente. O resto dos adolescentes são tudo parentes.

    No caso de filhos adultos eu só convidaria se fosse próxima do filho também. É o caso da minha madrinha, eu convidei ela e uma das filhas porque sou próxima, a outra filha dela eu não convidei e ela também não me questionou.

    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A parte dos convidados que convidam é complicada, se você convida um casal que tem filhos obviamente eles vão levar os filhos se forem crianças/adolescentes. No caso da minha família onde meus pais vão eu sou convidada também rs

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Camila, eu também pretendo fazer o mesmo porque tem convidado que não sabe o seu lugar né. Eu disse que não teria dor de cabeça com a lista de convidados e, até o momento, eu não tive.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas