Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carla
Noiva Master outubro 2018 São Paulo

Quando é necessário convidar por educação #dicas

Carla, dia 6 de outubro de 2017 às 13:18

Publicado em Fórum Antes do casamento 60

Hello brides! Sempre vejo inúmeros debates aqui de noivas que estão tendo problemas com a lista de convidados. É gente que se auto convida, convidado que quer levar acompanhante, parente sem noção e mais uma infinidade de possibilidades para deixar as noivas de cabelo em pé. Pensando nisso, resolvi...

Hello brides!

Sempre vejo inúmeros debates aqui de noivas que estão tendo problemas com a lista de convidados. É gente que se auto convida, convidado que quer levar acompanhante, parente sem noção e mais uma infinidade de possibilidades para deixar as noivas de cabelo em pé.

lady%2Bgaga%2B6.gif

Pensando nisso, resolvi trazer esse debate com algumas ocasiões que, infelizmente, temos que colocar a educação à frente da nossa vontade.

Parente sem noção: Esse caso aqui é bem comum e não é sempre que a noiva precisa se dobrar e convidar a pessoa. Porém, em casos que isso vai gerar um incomodo com os seus pais ou até mesmo com os pais do noivo, é bom avaliar bem a situação.

No caso de um parente do noivo que não te trata bem ou que faz intriga, a situação é bem mais complicada e eu acho que o melhor a fazer é convidar. Porque isso vai gerar um stress tão grande e, possivelmente, vai gerar uma situação chata com a família do noivo, a qual você está começando a fazer parte e não quer começar gerando uma situação constrangedora né?

Namoros recentes: Esse é um caso que eu acho que a vontade da noiva deve prevalecer, salvo raríssimas exceções. Talvez essa pessoa nem faça parte do círculo de amizade ou familiar, já que não tem como prever se o relacionamento vai pra frente. A pessoa pode até ficar chateada na hora mas depois, se o relacionamento acabar, vai te agradecer por não ter fotos com a pessoa espalhadas por aí.

Pessoas que se auto convidam: Sou categórica nessa questão. Não entrego convite e se continuar enchendo é capaz de eu cortar as relações também.

Convidados que convidam: Também sou da opinião que , salvo exceções bem raras, a pessoa tem que respeitar a vontade dos noivos. Se o convite é destinado ao casal, é o casal que tem que ir. Não tem que levar filho, nora, cachorro, papagaio...

Convidados dos pais: Essa é uma situação bem delicada e acontece sempre. Os pais sempre tem a sua própria lista de convidados e nem sempre os convidados deles são os nossos. Nesse caso eu acho que o melhor mesmo é sentar e conversar, verificar como está o orçamento e qual é a vontade dos noivos.

Nos casos em que os pais arcam com os custos, parcial ou integral, se abre uma margem para que eles opinem na lista de convidados, então é bom deixar isso bem claro durante os preparativos.

Eu fiz um trato com o meu noivo e destinamos 10 convites para a minha mãe e 10 convites para a minha sogra. Esses convites se referem a 10 pessoas e não 10 famílias, porque né... Ambas entenderam a intenção e concordaram.

emma-stone1.gif?w=640&h=352

É isso meninas. Sabemos que o planejamento nos gera muito stress e dor de cabeça. Então, sempre que possível, é bom evitar a fadiga né?

Super beijo!

60 Respostas

• Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah toda vez que alguém fala alguma coisa, eu escuto com aquela cara de quem está prestando muita atenção mas a verdade é que estou pensando em lanches hahahaahaha

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta Julho 2018 Pará
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei seu debate, as colocações foram super sensatas. Eu e meu noivo sabemos que tem muita gente sem noção, então além dos individuais, vamos deixar lista na porta. Só entra quem tem nome na lista. Como uma noiva daqui da comunidade me falou uma vez: convidado não convida. Cada convidado a mais vai custar muito caro pra gente e não quero pagar por quem não dou a mínima ou nem conheço.
    • Responder
  • Tami
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Tami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também tenho essa fama e nem ligo, não gosto de gente folgada e intrometida que tudo quer opinar. Cansam minha beauty hahahah

• Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa outubro 2017 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde Carla, tudo bem? Na entrega dos meus convites, passei por uma situação bem chata. Minha tia queria que eu convidasse duas noras dela. Detalhe: não as conheço e uma disse no passado que, se me visse na rua, ia dar " na minha cara" pois me achou muito metidaSmiley laugh Smiley xd Smiley surprise . Senhor kkkkkkkkkkkkkk. Mas mantive meu ponto de vista e não convidei. Não pela ameaça, mas porque eu deixaria de chamar duas pessoas que eu gosto para convidar quem eu nem conheço. É bem complicado, mas no fim deu tudo certo.

• Responder
  • Maysa
    Noiva Ativa outubro 2018 Minas Gerais
    Maysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otimas dicas noivinha parabens bom no meu caso e do meu noivo nosso convites estao contados e irei colocar numero de telefone confiramando se a pessoa vai ou n porque irei colocar nome na lista entao mesmo se a pessoa tiver convite e tentar entrar se o nome n tiver na lista ela n entra simples assim

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Andressa, eu acho que ninguém faz o casamento para as crianças né rs, tenho pra mim que a decisão de levar ou não o filho pequeno deve ser dos pais.

Entendo que nem todo mundo tem condições de fazer um espaço kids mas acho que temos que pensar que as crianças estarão presentes, vão correr, chorar, gritar e isso não pode ser jogado nas costas da mãe. Nem toda mãe tem com quem deixar o filho pequeno e muitas se sentem excluídas ao serem proibidas de levar o filho.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótima dica. Vou fazer isso... beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho que seu noivo está certo, se você acha que está sendo grosseiro, tente dizer aos convidados que o convite individual está dentro do convite e que ele se refere ao número de convidados. Frise que é necessário apresentar esse convite individual na entrada e que os nomes estarão na lista.

Tente fazer a confirmação de presença também.

• Responder
  • Shirley
    Noiva Ativa Maio 2023 Alagoas
    Shirley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em relação às pessoas que se auto convidam, o melhor é ser realista mesmo e dizer que não, paciência. É um desgaste de tempo, dinheiro e energia pra que uma pessoa que você não quer estar lá presente. Em relação aos pais, tive uma conversa com eles e realmente alguns amigos deles considero mais família do que certos tios (eu tenho mais de 25 tios, imagine).

Em relação aos namoros recentes dos primos, eu deixei o convite, por que o namoro só vai trocar de personagem mesmo. Agora, se o primo tava solteiro na época na confecção dos convites, talvez eu pense em liberar um convite a mais pra ele, mas talvez.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tamires, eu fiz a fama de ser um pouco grossa ao responder as pessoas e isso, finalmente, está me trazendo bons frutos hahahaha

• Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Abril 2018 Espírito Santo
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate e estou nesses dilemas tb...

Tenho uma prima q nem vejo muito, contato nenhum,porem mora no mesmo quintal que outros tios e primos q tenho muito contato e carinho , ta difícil decidir!

sobre as crianças p ser mto sincera minha festa sera p adultos... bebidas /banda ao vivo, gostaria de n ter mtas crianças mas acho muito sem noção colocar como regra...rs farei a egípcia e vou esperar no q da kkk n tenho condições e nem espaco fisico p fazer espaco kids

os convidados eu e meu noivo q escolhemos todos nossa festa sera intima, meus pais e sogros estao cientes de quem serao convidados e se quiserem a mais vao arcar c o valor excedente.hahaha

é isso noivnhas! bjs

• Responder
  • Julyane
    Noiva Esperta outubro 2017 Espírito Santo
    Julyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tive quase todos os tipos de problemas:

Tenho gente da familia que eu não quis convidar e nem convidei, e me desculpem a palavra, mas estou cagando pra se vai fazer show ou não... se algum tio vai tomar as dores ou não.

Tive prima pedindo convite pra namorado, mas ela foi tão fofa me pedindo que eu não pude dizer não...

Tive amiga da época da faculdade (acabei a faculdade há 5 anos) que nem tenho tanto contato se convidando.

E Convidados dos pais foram nosso maiores problemas, mas destinamos uma cota pra eles e deu tudo certo.

• Responder
  • Fernanda
    Noiva Ativa Dezembro 2018 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimas dicas, noivinha! Mas estou com uma dúvida, minha família é um pouco sem noção, tenho umas tias que sempre gostam de levar convidados extras (mesmo com o convite individual). Morro de medo disso acontecer. Meu noivo disse que para os convidados dele, ele falará na hora que o convite é para determinadas pessoas e que não pode levar convidados a mais pois infelizmente nosso buffet está fechado para um número de pessoas. Eu acho um pouco indelicado, mas não vejo outra forma melhor de se fazer isso...

Como vocês agiriam?

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nath, foi como eu falei ali na resposta. Eu, como noiva, tenho que pensar na melhor maneira de acolher os meus convidados e isso inclui os filhos pequenos deles.

Eu me coloco no lugar de uma mãe que não tem com quem deixar o filho mas não quer faltar ao casamento. E são os noivos que precisam lidar com essa questão.

Eu conversei com o local contratado e reservaremos uma área para as crianças, onde eu colocarei pula-pula e piscina de bolinhas com monitores. Farei um cantinho para as mães que amamentam também, nesse local terá poltronas, trocadores e colchonetes para que a criança possa deitar se quiser dormir.

• Responder
  • Tami
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Tami ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Carlinha, eu amo seus post hahahah Dicas mais do que valiosas. Graças a Deus não tenho tido esses problemas, porque a minha cara quando as pessoas vem falar comigo já não é muito convidativa e não abro espaço pra gente folgada. Quanto aos pais, sim é um dilema mas minha mãe só quis convidar algumas amigas que são queridas por mim também então coloquei na lista, no mais quem esta bancando tudo sou eu e o meu noivo então ninguém se sente no direito de palpitar.

• Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Super concordo Thaís! Pra mim quem tem que decidir se filhos pequenos vão ou não são os pais. Desculpa, mas frases como "ah que que custa deixar em casa" "não nasceram grudados" "vão até gostar de uma folga" vem de quem não tem empatia!

Se os noivos sabem que os convidados tem crianças cabe a eles providenciar entretenimento pras crianças caso tenham medo da correria dos pimpolhos. Quem decide se quer uma folga, se quer contratar babá ou se os filhos nasceram grudados são os pais. Se a pessoa que convida não pode respeitar isso, tomara que nunca tenha filhos!

No mais concordo com tudo que a Cá falou!
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gabi, eu me dei melhor que meu noivo nessa. Minha família está zero me enchendo, acho que o fato de eu morar longe deles está colaborando. Porém o meu noivo está com os ouvidos doendo de tanto ouvir pedido de convite hahahaha

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Thais, eu também sou contra as pessoas que excluem os filhos pequenos dos convidados. Eu, inclusive, já me programei para fazer um espaço com monitoramento para eles, assim os pais podem aproveitar a festa.

• Responder
  • Neide
    Super Noiva Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Me identifiquei Gabi. Eu e meu noivo já estamos com os ouvidos preparados para as reclamações. Tem tia minha que não vou chamar pq não tenho amizade e só me procura pra pedir dinheiro (que nunca emprestei pois sei que ela não paga à ngm). Enfim, tem gente sem noção pra todos os gostos e vou deixar uma lista para a cerimonialista barrar na entrada (nem pensar entrar alguém que eu não convidei).
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Andressa, minha sogra está chateada porque quer convidar a igreja inteira, porém eu fechei um pacote de 200 convidados em um local que o limite é de 220 pessoas sentadas e eu não quero chegar nesse limite porque acho que ficará aglomerado.

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bia, é complicado mesmo. Eu jurei pra mim que não ia me stressar com isso mas nunca sabemos né?

A maioria das pessoas que minha mãe queria convidar já estava na minha lista mas sei que ela acrescentou tias e primos. No caso da minha sogra é mais complicado porque ela frequenta a igreja e quer chamar todo mundo. Eu disse que não ia dar mais convites pra ninguém e assim não farei. Até porque a capacidade do local que eu fechei é de 220 pessoas sentadas então não quero chegar nesse limite.

Minha lista atual está em 180 pessoas + as crianças, ou seja, estou bem perto do limite.

• Responder
  • Gabriela
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa essa sem duvida é a parte mais dificil Carla... Ta complicado rsrs

• Responder
  • Gabii
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Gabii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei o debate!

Minha familia é cheia de parente sem noção kkkk não vou convidar não, vou ter que aguentar minha vó enchendo o saco por isso... mas faz parte.

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2018 Paraná
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha Carla tá ai uma coisa que nos deixa de cabelos brancos rsrs essa santa lista. Adorei suas colocações, e acrescentaria ainda que devemos levar em conta aqueles convidados com filhos pequenos inclui-los na lista pois é uma opinião pessoal minha aonde meus filhos não são bem vindos eu também não sou.

• Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai Ca, é um assunto bem difícil de lidar...

No início nós definimos exatamente assim, 10 convites (individuais no caso) para o lado da minha família e do lado da dele... Estava tudo certo.. Chegou os convites e o que aconteceu? Teve briga! Tanto meu pai como minha sogra começaram a dizer que era desfeita com eles e tudo mais.. minha nossa, que dor de cabeça que me deu!

O que eu fiz? Nada! Chorei horrores (porque sou dessas kkk), mas não dei os convites.

Nossa lista deveria ter bem menos do que está tendo no momento, e confesso que tenho medo de no dia ir gente que eu nem faço ideia de quem é..

• Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Boa parte das pessoas que minha mãe queria convidar já estavam na minha lista. Sei que ela acrescentou tias e primos distantes e que segundo ela é porque assim evita assuntos e a parte dela foi feita.

Minha sogra dá um pouco mais de trabalho porque ela frequenta a igreja e quer convidar todo mundo.

Eu não esquento minha cabeça com lista de convidados não, de verdade.

• Responder
  • A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O dia que a minha sogra viu o preço que o buffet queria cobrar numa decoração chinfrim, ela resolveu que ia investir o dinheiro no nosso apartamento e fazer um almoço só para a família. Ficou lindo, maravilhoso e o pessoal super entendeu que não dava pra chamar todo mundo.

Só minha mãe que ficou chateada porque queria que convidasse uma prima dela que é meio piriguete e eu não aceitei. Smiley laugh Mas falei que o casamento era meu, que eu não gostava dessa prima, ela ficou chateada mas depois aceitou de boa.

• Responder
  • Liris
    Noiva Master Junho 2017 São Paulo
    Liris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Assunto complicado.
    No nosso caso, deixamos também 10 convites pros respectivos progenitores. Meus pais declinaram alegando que a festa era nossa, meus sogros usaram todos e nenhum desses convidados foi!
    Aliás, parentes que não tínhamos grandes intimidades também não foram.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas