Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Daiany
Super Noiva Novembro 2016 Paraná

Quantas Daminhas e Pajens deve se ter?

Daiany, dia 19 de Novembro de 2013 às 10:37 Publicado em Fórum Organizar um casamento 5 66

Olá Meninas e Meninos....

A pergunta é quantas Daminhas e Pajens deve se ter?

Quantas você quiser.... o Casamento é seu meu bem, e o que importe se você tem

uma ou dez daminhas.....

Mas muito cuidado na hora de escolher.

Trago aqui algumas dicas pra tudo sai conforme os sonhos....

A entrada dos pajens e daminhas é o momento mais engraçadinho de uma cerimônia de casamento. A maioria dos casais ainda prefere um par de crianças para carregar as alianças e abrir o caminho da noiva. Mas há outras opções – e valiosas dicas – que podem contribuir para a escolha certa ou mesmo para variar a tradicional entrada com crianças. Ouvimos profissionais que responderam às dúvidas mais comuns sobre a escolha, os trajes e a idade de damas e pajens

1. Qual a idade ideal para daminhas e pajens? Crianças muito pequenas podem “travar” na hora de entrar na igreja, seja por timidez ou nervosismo. Para evitar este tipo de problema escolham crianças entre 5 e 12 anos de idade. O ideal é elas serem íntimas dos noivos, para não se assustar diante de tanta gente diferente. É importante mostrar para elesque aquele momento é muito importante e alertá-las que um monte de gente vai ficar olhando para elas, além dos fotógrafos e cinegrafistas.

2. Se tenho muitas crianças na família e entre amigos, como escolher? O corte deve ser feito pela intimidade dos noivos com a criança. Para que nenhum dos pais fique chateado é só considerar as crianças com quem os noivos realmente têm afinidade.

3. Quantos pajens e daminhas posso ter? Não há regra para o número ideal de pajens e daminhas, mas antes de decidir os noivos devem levar em consideração o espaço da igreja ou local da cerimônia, para manter o equilíbrio visual e estrutural do evento. O ideal é contar com um pajem e uma daminha ou um pajem e duas daminhas. Também vale, ainda, ter somente o menino ou a menina. Caso você escolha várias crianças, é importante ter funções para todas elas. (tema do próximo debate)

4. Preciso ensaiar as crianças para a cerimônia? O ideal é fazer um rápido ensaio com elas no dia do casamento mesmo. É só solicitar aos pais que cheguem 45 minutos antes da celebração para a cerimonialista fazer um teste. Com a igreja cheia, as coisas podem sair um pouco do roteiro, mas o ensaio já minimiza as possibilidades de problemas. Para garantir a entrada das crianças sem choro, uma dica é posicionar a mãe delas lá na frente, próxima aos noivos, chamando discretamente os filhos. Assim os pequenos se sentem mais seguros e geralmente fazem o caminho de encontro à mãe.

5. Posso escolher adultos em vez de crianças? Este tipo de iniciativa é bastante comum nos Estados Unidos e em outros países fora do Brasil. Foi o caso do Príncipe William e de Kate Middleton, que escolheram os respectivos irmãos para as funções. Neste caso, os papéis do pajem e da dama ganham um sentido maior: eles podem acompanhar o noivo e a noiva nos preparativos e no grande dia, além de levar as alianças. Acho a ideia muito simpática. É uma maneira de homenagear os escolhidos. Alguns casais também optam pelos avós nas funções de pajem e dama e porta-alianças. Fica a dica.

6. Como escolher a roupa ideal para eles? É importante equilibrar tons e não chamar a atenção de forma negativa. Para não errar, use tons pastéis e discretos, especialmente se o casamento for durante o dia. Se for à noite, pode-se colocar um pouco mais de brilho, bordados e renda. As roupas devem oferecer conforto total, pois as crianças vão querer brincar e correr pela festa. Os trajes devem combinar com a roupa da noiva e com as cores da decoração e do buquê. Usar alguns detalhes nestas tonalidades dão um charme a mais. Já os pajens podem usar um modelo igual ao do noivo.

7. Devo pagar as roupas dos pajens e damas? É de bom tom que, ao convidar pajens e daminhas, os noivos se ofereçam para custear os trajes das crianças. Mas se os pais dos convidados têm boas condições financeiras, isso não é obrigatório. O que a regra realmente pede é que os noivos arquem com as despesas do buquê, cabelo e almofadinha ou outra coisa que o pajem carregue.

8. Qual a ordem ideal da entrada? O casal de crianças deve entrar ao som de uma música previamente escolhida pela noiva e pode ocorrer de duas maneiras: antes da entrada da noiva, ou então, juntamente com a noiva, indo às crianças à frente e a noiva acompanhada pelo pai alguns passos atrás.

Embora muitas noivas prefiram a segunda opção de cortejo, existe nesse caso um pequeno problema devido às fotos, pois ao entrar na frente da noiva as crianças irão tapar seu vestido na hora das fotos. E com assim as crianças desviarão a atenção da noiva. Outra dica para o cortejo é que em caso de mais de um casal as crianças devem ser ordenadas por ordem de tamanho.

9. Quem leva as alianças?Quem leva as alianças é o pajem, a daminha leva um pequeno buque, mas caso você escolha uma única criança, e não o casal, para levar as alianças, pode ser pajem ou daminha.

10. Preciso ter um pajem para cada daminha?

Não. Se você preferir pode ter só pajens ou só daminhas. Como também pode ter 5 daminhas para um pajem. Fica a seu critério. Não há regras para isso. Caso escolha um casal de crianças, tente escolher da mesa idade, assim vão ter a mesa altura, para não ficar um casal desproporcional, e assim ficar mais belo aos olhos.

Espero ter ajudado...

Beijos.Duas daminhas apenasduas daminhas e uma pajem

Muitas daminhas e um pajemDamas adultasMuitas daminhassomente pajensVoVó levando as aliançasIrmã como dama de honraApenas uma daminha

X

66 Respostas

Última atividade por Miriam, dia 15 de Dezembro de 2023 às 14:54
  • Miriam
    Noiva Ativa Setembro 2024 São Paulo Estado
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui eu escolhi 4 crianças, dois segurança da aliança para entrar na frente da daminha das alianças e uma para entrar com a plaquinha de " Jesus convidado de honra".

    • Responder
  • Lorranny
    Noiva VIP Julho 2024 Minas Gerais
    Lorranny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, terei dois pajens, duas floristas e um casal dmque levará as alianças
    • Responder
  • F
    Noiva VIP Julho 2022 São Paulo
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na escolha 😬😅
    • Responder
  • C
    Super Noiva Janeiro 2024 Ceará
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda estou vendo até agora tenho 4 meninas é 2 Meninos 😉
    • Responder
  • Vaneide
    Noiva Esperta Março 2022 São Paulo
    Vaneide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostei da orientações. Acho que vou dar um espaço de tempo. Primeiro entra as daminhas e o pagem. E depois a noiva, provavelmente com a marcha nupcial.

    • Responder
  • Tati Saraiva
    Noiva Constante Dezembro 2019 Rio Grande do Sul
    Tati Saraiva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Escolhi só dois pajens!
    • Responder
  • D
    Noiva Novata outubro 2022 Minas Gerais
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, aqui na minha cidade não pode nada disso, são apenas 3 crianças para toda a cerimonia, não pode enfeitar muito a igreja somente 4 arranjos ( as igrejas daqui são grandes nem aparecem os arranjos), não pode muitos padrinhos, não pode as crianças entrar com placas nem bonequinhas , não pode musica sem ser religiosas ( meu sonho era entrar com a musica internacional Thousand Years ) e não pode . entre outras coisas mais que não pode. ate desanima.


    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Setembro 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oii!!

    O casalzinho entrou com alguma coisa nas mãos?

    • Responder
  • J
    Super Noivo Setembro 2020 São Paulo
    Jonas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu chamei 3 Crianças, para somente carregar placas, se elas travarem os adultos levam, já.pensei em um plano B rsrs
    Crianças são fofas mas são complicadas e no.dia nao sabeMos como estarão , no nosso a grande maioria ser a de adultos como floristas e Deimoselles
    • Responder
  • May
    Noiva Novata Setembro 2019 Alagoas
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menos de 3 anos que dão trabalho para entrar de 2 anos e 7 meses em diante entra sem problemas
    • Responder
  • May
    Noiva Novata Setembro 2019 Alagoas
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entram sim só ensaiar
    • Responder
  • Natália
    Noiva Ativa Maio 2021 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não me decidi quantos pajens será, pois como 2 filhos de amigos tem só 3 anos, acho q eles não vão querer entrar😢
    • Responder
  • Jô Glória
    Noiva Novata Maio 2020 Pará
    Jô Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostaria de levar meu filho e uma sobrinha como pagem e dama. Ele terá 25 e ela 17 será que pode?
    • Responder
  • Camila
    Noivo Ativo outubro 2021 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero chamar 5 daminhas, minha família tem muitas crianças, três daminhas tem 2 anos, e as outras duas tem 9 anos. Vocês acham muito? Não tenho pajem Smiley cry

    • Responder
  • J
    Noiva Principiante Janeiro 2019 Pernambuco
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi meninas! Foi tudo lindo! Todos entraram com a trilha sonora da Bela e a Fera tocada no violino. A entrada ficou: o casalzinho (daminha e pajem), 3 demoiselles ( no caso, minhas 3 irmãs) e 2 floristas. Durante a cerimônia a última daminha entrou com Nossa Senhora de Fátima e as alianças. Fique tranquila! No fim, tudo dá certo! Vou deixar meu insta, caso queira ver fotos e algumas imagens @joycealves_. Bjos!

    • Responder
  • Débora
    Noiva Novata Novembro 2021 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Seu casamento já foi? Se sim, me fala se ficou dessa forma, porque estou na mesma que você, e tenho 6 casais de padrinhos

    • Responder
  • Ester
    Noiva Principiante outubro 2019 Rio de Janeiro
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu tbm irei arriscar, minha filha tem 4 anos e estou querendo que ela entre junto com o irmão de 14 anos, ele sendo o segurança das alianças, confesso que estou com medo de não dar certo, mas está nas mãos de Deus.

    • Responder
  • Jacqueliny
    Noiva Novata Abril 2020 Goiás
    Jacqueliny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    BOA NOITE ! AJUDOU BASTANTE. IREI COLOCAR 1 DAMINHA E 2 PAJENS ACHO QUE VAI FICAR LEGAL, JÁ QUE VOU TER 5 MADRINHAS DE UM LADO E 5 PADRINHOS DE OUTRO KKK

    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Agora esclareceu minhas dúvidas!!! Estamos com 6 casais de padrinhos, 2 daminhas e 1 pajem. Pouquíssimos! Kkkk

    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Junho 2021 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esclareceu minhas dúvidas, muito obrigada!Smiley smile
    • Responder
  • J
    Noiva Novata Dezembro 2019 Minas Gerais
    Jessyca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou casar final do ano que vem e meu filho caçula terá 1 ano e 3 meses , eu quero que entre ele e meus outros dois filhos um menino que terá oito e a menina que terá 4 para entregarem as alianças 😍só de pensar no momento já fico emocionada

    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Constante Março 2019 Paraná
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Joyce do ceu, estou no mesmo dilema, o meu sera assim

    Pais

    Padrinhos

    Noivo

    Floristas (sim terei 2 - entrarão juntas)

    Demoiselles

    Eu

    Alinças ( 1 menininha com 2 pajem fazendo de conta que é segurança)

    • Responder
  • Rosana
    Noiva Novata Julho 2019 São Paulo
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Joyce, como será o seu cortejo? já pensou? quero 3 daminhas, 2 pajem e mais 2 demoiselles... estou pensando nessa logista... na igreja em que vou casar somente pode haver 2 cortejos...

    obrigada Smiley smile

    • Responder
  • J
    Noiva Principiante Janeiro 2019 Pernambuco
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dúvida cruel quanto ao assunto! Tenho medo de pecar por excesso! 4 daminhas e 1 pajem Smiley atonished mais 3 demoiselles Smiley ups Smiley ring
    • Responder
  • Kamylla
    Noiva Constante Setembro 2017 Rondônia
    Kamylla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley heart Amei as imagens, no meu quero meu filho e meu irmão, daminhas já tem selecionadas

    • Responder
  • Vitoria
    Noiva Ativa Novembro 2023 Distrito Federal
    Vitoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Verdade impossível deixa de fora .Smiley shame

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós sabemos que existem chances delas não entrarem né? Mas é impossível deixá-las de fora haha
    • Responder
  • Vitoria
    Noiva Ativa Novembro 2023 Distrito Federal
    Vitoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu eu vou arriscar a minha tb tem 3 ..
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu irei arriscar e vou colocar minha sobrinha de 3 anos para entrar.

    Tenho quase certeza que ela vai travar na hora, mas eu amo ela e não teria como escolher uma criança diferente, já avisei meu pai que caso ela pare de andar ele pode pegar ela no colo e levar nós duas de uma vez até o altar, eu não ligo, ela pode tudo. haha

    • Responder
  • Ingred
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 Minas Gerais
    Ingred ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei das dicas. Eu tenho um casal pra entrar e gostaria que eles entrassem juntos, de mãos dadas.

    Me ajudem, ele leva a aliança e ela leva um buquêzinho?
    • Responder
  • Miichelle
    Noiva Ativa Julho 2019 São Paulo
    Miichelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ajudou muuuuuito 💗
    • Responder
  • Elisa
    Noiva Constante outubro 2019 Minas Gerais
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa me ajudou muito ! Obrigada!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas