Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Samira
Noiva Principiante Abril 2022 Rio de Janeiro

Quem casa, quer casa! morar no quintal dos pais, sim ou não?

Samira, dia 12 de Julho de 2016 às 14:02 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 58

Olá meninas, tudo bem?

Estou enfrentando um grande dilema, e uma série de dúvidas sobre escolher aonde devo morar.

É um grande sonho para mim casar aos 25/26 anos, mas pra isso acontecer talvez eu precise abrir mão de algumas coisas. Meu noivo de maneira nenhuma quer morar em apartamento, por diversas vezes chegamos a olhar diversas formas de financiamento, mas no fim ele acabava falando: "ah, apartamento não". A vontade dele, é morar numa casa própria, e nesse ponto para mim não tem muita importância, seja em um apartamento ou numa casa, o que importa é estar dentro até os 26 anos. (Gente é claro que se não der, eu casarei com outra idade, mas tentem pensar na situação como se fosse importantíssimo casar com 25/26, que de certa forma é o meu sonho).

Bom por aqui onde moro, geralmente o orçamento é mais ou menos assim:

Apartamento 2qts, 1 suíte, 201m² = R$ 520.000,00

Casa 3qts, 1 suíte, 1 vaga, 104m² = R$ 380.000,00

Casa 2qts, 2 vagas, 80m² = R$ 390.000,00

Terreno padrão, 500m² = R$ 300.000,00

Podemos financiar qualquer uma das opções, mas não teríamos um casamento ou teríamos um casamento uns 5 anos depois de completarmos 26 anos.

Foi ai que pensamos na possíbilidade de construir na casa dos pais dele, lá já tem uma casa ao lado da outra, uma é aluguel sendo renda para a minha sogra, e a outra é a casa dos pais dele, no caso faríamos em cima da casa do aluguel, eu DETESTEI a idéia, logo de cara, me dou super bem com os pais dele, mas senti que não me sentiria a vontade...

E ai começamos a pensar na possíbilidade final, que seria construir na casa dos meus pais (onde atualmente moro), o quintal dos meus pais é enorme, na parte da frente fica garagem com 2vgs, e um espaço considerávelmente grande com piscina e churrasqueira, dai vem a casa dos meus pais (2qts, suíte, sala, copa, cozinha, 2 varandas e terraço) e por fim os fundos onde tem um gramado estendido, com uma cozinha e 2 banheiros para confraternização para as visitas não precisarem entrar na casa da minha mãe. Nós iríamos construir em cima desse espaço, que é grande. Começei a pesquisar prós e contras de morar com os pais e achei uma negativa, muita gente falando que é uma péssima idéia construir um puxadinho, sendo que no nosso caso não seria um puxadinho, seria uma casa mesmo, com bastante espaço, e ainda poderíamos fazer o nosso próprio terraço.

Eu e meu noivo gostamos muito da idéia, e estamos com dinheiro para começar a mexer em Janeiro/2017. Mas estou com medo, seria sim uma casa ótima, num lugar ótimo, e se encaixaria perfeitamente com a idade que quero me casar. E o arçamento sairia bem menos do que os valores mencionados lá em cima.

Os meus pais, são muito na deles, não ligam para absolutamente nada, mas tenho medo que meu cosciente queira me convencer disso agora e as coisas acabem mudando no futuro e eu me arrependa. O que acham?

Estou ansiosa e perdida! HAHA

58 Respostas

Última atividade por Jessica, dia 19 de Dezembro de 2021 às 23:25
  • Jessica
    Noiva Ativa Junho 2023 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi boa noite sei que já passou anos mais como foi construir aí nos pais ?
    • Responder
  • Lorrane
    Noiva Novata outubro 2020 Minas Gerais
    Lorrane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie, apesar de ja passar anos como foi sua experiencia? O que decidiu?
    • Responder
  • Lara
    Noiva Novata Agosto 2019 Minas Gerais
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E quando seu pai oferece para construir uma casa em seu quintal, mas sem custo algum para você. O que fazer?
    • Responder
  • W
    Rio de Janeiro
    Wilton ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Boa tarde!

Me chamo, Wilton e vou contar um pouco da minha historia.

Sou casado e construí nos fundos do quintal da minha sogra, no inicio foi uma maravinha, fiz uma ótima casa de 3 andares toda acabada, mas se me perguntar se me arrependo?, pode ter certeza que sim, eu deixei a minha sogra trabalhar na minha casa tomando conta do meu filho e dos afazeres da casa enquanto eu e minha mulher trabalharmos, foi o fim ,ela passou a saber de tudo que passa nas nossas vidas, sabia de tudo, ate no meu armário ela se metia,agora comprei um terreno e finalmente eu estou construindo, foi a pior coisa que fiz na minha vida,então deixo um conselho custe o que custar mais não more perto de parente ,vc vai ficar sufocado.

• Responder
  • Lucy
    Noiva Ativa Dezembro 2017 Paraná
    Lucy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É noivinha, eu também estava nessa situação, mas decidimos construir aqui mesmo no fundo da casa de meus pais, o lote também é grande então vai ficar um espaço bom pra gente, meus pais são tranquilos então creio que não haverá nenhum problema, nós achamos uma ajuda e tanto, pois vai ser uma coisa a menos pra se preocupar, vamos casar e mais pra frente se tudo ocorrer bem a gente sai daqui e seguimos nossa vida! Pra nós foi uma ajuda muito bem vinda.Faça O que você achar que é melhor noivinha!
    • Responder
  • Natalia
    Noiva Esperta outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que serei uma das únicas a te apresentar como opção o aluguel, rs... Mas vamos lá :lendo livros sobre economia doméstica e pessoal mudei essa idéia que eu tinha, que eh uma cultura antiga, do sonho da casa própria. Ao meu ver hoje, financiamento eh apenas um aluguel que se paga ao banco, num contrato praticamente da vida toda, e ao final dele vc pode dizer que a casa eh sua, mas aí ela já tem 30 anos de idade, quando não tem até mais.... E com o valor dos juros dava pra ter comprado outra. O esquema seria pagar aluguel e ainda conseguir guardar $ com mt planejamento para dar uma entrada maior ou até pagar à vista num futuro, qdo quiserem realmente se estabilizar, com filhos e td mais. Eu já me mudei 4x em 3 anos com meu noivo, em 3 cidades diferentes e adoro essa liberdade. Qdo não gosto de vizinho ou do prédio ou do local, puf, mudei! A idéia de me prender a vida toda praticamente no msm lugar me sufoca, mas isso eh apenas eu. Tem quem goste de se fixar. Procura ler um livro chamado "Casais inteligentes enriquecem juntos", ele dá uma base num capítulo dessa idéia aluguel vs. Compra. Boa sorte!
    • Responder
  • Nadja
    Super Noiva Agosto 2016 São Paulo
    Nadja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, eu não gastaria o dinheiro reservado para construir uma casa num terreno meu ou para financiar uma casa pronta para construir no terreno dos meus pais ou dos pais do noivinho. Em último caso, ficaria com o aluguel de uma casinha simples, até terminar os gastos do casamento e poder investir na casa própria. Mesmo com os pais sendo de boa e o espaço sendo bom, eu preferiria reservar pra um canto só meu e do meu noivo sabe? Mais por causa da ideia de ter o meu próprio espaço, uma certa distância dos parentes em prol do sossego, da intimidade, da liberdade. Mas isso é como eu me sinto. Pelo que você escreveu, a ideia lhe parece muito boa e você não tem preocupação bem incômodo de morar no terreno dos seus pais. Se não te incomodar e vc acha que vale a pena financeiramente, acho que tem que seguir nessa linha. Minha única dica é pensar a longo prazo se é isso que você quer mesmo, morar sempre lá, se há plano B para o futuro e como coloca-lo em prática. Enfim, boa sorte no caminho que o casal vai traçar, independente de como for, que seja com muita cumplicidade, amor e sucesso. Bjuss
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada May, boa sorte pra você também. Smiley smile

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Paulinha,

Eu moro na Baixada Fluminense/ Duque de Caxias, as pessoas me pedem pra procurar um lugar mais barato, mas é exatamente aqui onde eu moro que os valores deveriam ser mais baratos, e na realidade não são. É horrível ter que pagar caro em algo que é pequeno, que não pode nem convidar meus pais e os pais dele ao mesmo tempo por que fica apertado quando todo mundo tá dentro.

Também não noivamos ainda, estamos resolvendo tudo sobre onde vamos morar primeiro, e descartando totalmente o aluguel. Uma casa dessas que você está financial, por aqui sai por volta de uns 500 mil. Fica realmente complicado.

Boa sorte pra você também, e muito obrigada!

• Responder
  • P
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Bahia
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que vale muito o investimento, noivinha.

Eu e meu namorado estamos pegando uma casa financiada pela Caixa no valor de R$ 123 mil. Pegamos na planta e ela já está em fase de acabamento. É uma cara com terreno de 200m², gagarem para dois carros, uma suíte, um quarto de visitas, banheiro, sala e cozinha americana. O quintal é enorme, dá pra gente fazer uma área gourmet com piscina sem problemas de espaço. Tô falando isso porque fiquei assustada com o valor das casas, rs, onde você mora?

Mas penso como você, quem casa quer casa, e é por isso que a gente nem noivou ainda, estamos esperando a casa sair pra nem pensar na possibilidade de aluguel. O valor de um aluguel é o valor da parcela do financiamento.

Boa sorte, vai dar tudo certo!

• Responder
  • May
    Noiva Ativa Junho 2018 Rio de Janeiro
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aluguel realmente é última opção. Pq é um dinheiro sem retorno. Vale sim vcs investirem no terreno da casa dos seus pais. Acho que pra nós mulheres é muito mais tranquilo do que ir morar perto dos sogros. Também me dou super bem com minha sogra, mas também não ficaria 100% a vontade. E sem contar que teriam espaço maior disponivel e não somente se limitar ao espaço da casa abaixo. Mas de toda forma, vai dar tudo certo, noivinha! Boa sorte!!
    • Responder
  • L
    Super Noivo Dezembro 2017 São Paulo
    Luane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi nada não, estamos aqui pra isso noivinha Smiley kiss
    • Responder
  • Caroline
    Super Noiva Abril 2017 Paraná
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha opção será financiar um ap de menor valor e fazer a festa com gastos reduzidos... Meio termo para ambos Smiley smile
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Kelly. Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Super entendo, tenho que pensar bastante pra não desperciçar gastando com uma coisa que possa me trazer problemas futuros. Obrigada May. Smiley smile Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade, as vezes pode começar tudo errado por conta no medo e da negatividade que estou depositando. Eu pensarei melhor, mas sou muito grata por sua opinião, bjinhos. Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Bruna, boa sorte pra vocês também. Smiley heart

• Responder
  • Kelly
    Noiva VIP outubro 2016 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que essa escolha é de vcs ,o que forem melhor pra vcs !!! Sinceramente acho q ter nossa casa com uma certa distancia ,porém se for a melhor escolha faça isso sim Smiley smile
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Principiante Setembro 2016 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom, no meu caso vou morar no fundo da casa dos meus pais! Mas eu sinto que vou ter total liberdade, já conversei com os meus pais e com o meu noivo, vamos morar perto porém cada um com a sua vida. Eu e o meu noivo decidimos que vamos morar no fundo e vamos começar a economizar para comprar a nossa casa!

Acho que vocês deveriam fazer o mesmo!

Boa sorte noivinha! Beijos Smiley heart Smiley kiss

• Responder
  • L
    Super Noivo Dezembro 2017 São Paulo
    Luane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, hoje em dia pra aluguel está tão caro né por poucos cômodos e/ou pequenos demais. Então, no meu caso estou desempregada no momento Smiley ups só meu noivo trabalha, no entanto vimos uns aps, só que tanto meu pai como a mãe dele cederam uma casa pra nós em seus quintais. Aqui onde moro (com meus pais) moraria na parte do meio e frente da casa, e lá na sogra seria na casa de baixo .. Tem lavanderia separada e corredor. Não posso reclamar, sofra tem uma língua .. Mais me dou bem com todos lá e eles se dão bem com minhas família .. Somos todos da mesma relegião e isso ajuda muito no convívio. Decidimos morar lá por ser maior. A entrada é única mais pra casa dela é uma escada e pra minha não, mas vou colocar um portão. Mas, acho que você não pode fazer a casa, casar e ficar com tanta negatividade pro futuro. CreiA que dará tudo certo .. e que o convívio sejá maravilhoso .. creio que o respeito e os limites serão tudo! Eu sou muito chata com minhas coisas .. Nossa vou por cada regra .. Mais enquanto eu tiver morando lá a casa é minha né .. Vale não faltar com respeito, mas não deixar entrometer-se nas suas coisas ou no seu casamento. Enquanto isso iremos juntar $$$ para dar entrada em algo pra nós. Queremos uma casa pelo espaço .. Mais se Deus preparar um AP aceitaremos da mesma forma. Que Deus abençoe a vocês casal e pense mais positivo .. Se aparecer problemaa futuros. Pede a Deus sabedoria que ele te ajudara a resolver. Bjs
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que isso é uma escolha muito pessoal, pra mim não me sinto a vontade morando com meus pais ou sogros, tenho a sensação de que aquilo nunca vai ser meu e sempre vai ter aquela coisa de estarem todos se metendo na sua vida, mesmo que sem querer. Você já pensou em comprar um lugar menor que é seu pra começar ? 80m quadrados é enorme, eu adquiri um ape com meu namorado de 50m quadrados que é perfeito pra nossa necessidade agora, mas não pretendo ficar lá pra sempre não, no maximo uns 5 anos e depois comprar a nossa tao sonhada casa. Pagamos 135 mil por financiamento, e VC acha casa pelo mesmo preço. Minha opinião é essa, melhor q construir e se quiserem sair nem poder vender...
    • Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2016 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley kiss

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Ingrid, grande bj Smiley heart

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gostei muito da sua resposta, apesar de ter casa própria e separada da casa dos meus pais eu tb acho isso, estabelecendo limites ninguém perde rs
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito obrigada mesmo! Smiley heart

• Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2016 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É eu sei como é, se eu não conseguisse a casinha que vou morar, ficaria na onde meus pais moram sem problemas, muita gente criticou e falou e falou, mas deixei pra la, porque alias quem conhece a minha familia sou eu, meus pais são super na deles e tenho certeza que nao ficariam se metendo na minha vida, pois ja tenho uma irmã casada que mora perto como disse. Então é de cada um né. Espero que consigam decidir e tomar a melhor decisão. Boa sorte a vocês Smiley winking

• Responder
  • Ingrid
    Noiva Ativa Abril 2022 Mato Grosso
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha.. Não acho que exista problema de morar no mesmo terreno que seus pais, pois como vc mesma disse, " eles são na deles". Se eles não interferirem na sua relação de casada, e se eles não vêem problema em seder este espaço para vcs construírem.. Não vejo problema algum. O que estraga relacionamentos é muita intimidade, onde acaba deixando as pessoas dizer é fazer tudo o que querem. Vcs conseguindo manter esse limite.. Tudo dará certo! Bju..
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Thais Smiley heartSmiley heartSmiley heartSmiley heart

• Responder
  • Laryssa
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Laryssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu irei construir minha casa no quintal dos meus sogros, porém vamos dividir o terreno, e fazer uma entrada independente pra eles, pois vamos morar na frente e a casa deles e no fundo do terreno! De início também não gostei da ideia, mais como minha sogra não tem a intenção de morar lá por mais que 5 anos, e eu me dou muito bem com ela, acabei aceitando
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tássia, posso imaginar como é a sensação de realização. Parabéns pela conquista com seu noivo e obrigada por sua opinião. Smiley heartSmiley heartSmiley heart

• Responder
  • Thais
    Top das Noivas Dezembro 2015 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que vc tem que analisar a convivência de vcs se for boa, não vejo problema! Eu já cheguei a criticar muito isso mas depois que casei vi que as coisas não são nada fáceis (antes eu tinha tudo na mão) e se vcs tem oportunidade de fazer uma casa Idenpendente da casa dos seus pais, grande e com a privacidade de vcs, faça!!
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo, estou tentando focar na minha família, no jeito dela, e em como nunca houveram problemas entre eles e meu noivo ou eles com qualquer outra pessoa. Mas parece que apesar dos pais serem uns "amoresss" a maioria das pessoas sempre tem algo em negativa pra dizer. Sei que também não posso me basear nisso, como você mesmo disse "uma coisa que eu posso achar boa, pode ser ruim para outra pessoa". Obrigaaaaaado mesmo pela dica! Smiley heartSmiley heartSmiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas