Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Samira
Noiva Principiante Abril 2022 Rio de Janeiro

Quem casa, quer casa! morar no quintal dos pais, sim ou não?

Samira, dia 12 de Julho de 2016 às 14:02

Publicado em Fórum Antes do casamento 58

Olá meninas, tudo bem? Estou enfrentando um grande dilema, e uma série de dúvidas sobre escolher aonde devo morar. É um grande sonho para mim casar aos 25/26 anos, mas pra isso acontecer talvez eu precise abrir mão de algumas coisas. Meu noivo de maneira nenhuma quer morar em apartamento, por...

Olá meninas, tudo bem?

Estou enfrentando um grande dilema, e uma série de dúvidas sobre escolher aonde devo morar.

É um grande sonho para mim casar aos 25/26 anos, mas pra isso acontecer talvez eu precise abrir mão de algumas coisas. Meu noivo de maneira nenhuma quer morar em apartamento, por diversas vezes chegamos a olhar diversas formas de financiamento, mas no fim ele acabava falando: "ah, apartamento não". A vontade dele, é morar numa casa própria, e nesse ponto para mim não tem muita importância, seja em um apartamento ou numa casa, o que importa é estar dentro até os 26 anos. (Gente é claro que se não der, eu casarei com outra idade, mas tentem pensar na situação como se fosse importantíssimo casar com 25/26, que de certa forma é o meu sonho).

Bom por aqui onde moro, geralmente o orçamento é mais ou menos assim:

Apartamento 2qts, 1 suíte, 201m² = R$ 520.000,00

Casa 3qts, 1 suíte, 1 vaga, 104m² = R$ 380.000,00

Casa 2qts, 2 vagas, 80m² = R$ 390.000,00

Terreno padrão, 500m² = R$ 300.000,00

Podemos financiar qualquer uma das opções, mas não teríamos um casamento ou teríamos um casamento uns 5 anos depois de completarmos 26 anos.

Foi ai que pensamos na possíbilidade de construir na casa dos pais dele, lá já tem uma casa ao lado da outra, uma é aluguel sendo renda para a minha sogra, e a outra é a casa dos pais dele, no caso faríamos em cima da casa do aluguel, eu DETESTEI a idéia, logo de cara, me dou super bem com os pais dele, mas senti que não me sentiria a vontade...

E ai começamos a pensar na possíbilidade final, que seria construir na casa dos meus pais (onde atualmente moro), o quintal dos meus pais é enorme, na parte da frente fica garagem com 2vgs, e um espaço considerávelmente grande com piscina e churrasqueira, dai vem a casa dos meus pais (2qts, suíte, sala, copa, cozinha, 2 varandas e terraço) e por fim os fundos onde tem um gramado estendido, com uma cozinha e 2 banheiros para confraternização para as visitas não precisarem entrar na casa da minha mãe. Nós iríamos construir em cima desse espaço, que é grande. Começei a pesquisar prós e contras de morar com os pais e achei uma negativa, muita gente falando que é uma péssima idéia construir um puxadinho, sendo que no nosso caso não seria um puxadinho, seria uma casa mesmo, com bastante espaço, e ainda poderíamos fazer o nosso próprio terraço.

Eu e meu noivo gostamos muito da idéia, e estamos com dinheiro para começar a mexer em Janeiro/2017. Mas estou com medo, seria sim uma casa ótima, num lugar ótimo, e se encaixaria perfeitamente com a idade que quero me casar. E o arçamento sairia bem menos do que os valores mencionados lá em cima.

Os meus pais, são muito na deles, não ligam para absolutamente nada, mas tenho medo que meu cosciente queira me convencer disso agora e as coisas acabem mudando no futuro e eu me arrependa. O que acham?

Estou ansiosa e perdida! HAHA

58 Respostas

• Tássia
    Noiva Ativa Julho 2017 Minas Gerais
    Tássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha opinião é a seguinte, se preciso for esperar um pouquinho pra ter a casa própria, esperem, porque nada mais gostoso do que a sensação de estar entrando na própria casinha, seja financiada, construída, é tudo de bom, muitas vezes na empolgação do momento, na ansiedade e vontade de ficar juntinhos logo acabamos por fazer escolhas erradas. Mas olha, essa questão é MUITO pessoal, há quem não veja casa como uma prioridade, ou que não veja mal algum em morar com os pais ou no fundo deles, mas para mim, a questão da relação os sogros não é o maior problema, envolve outras coisas.

No meu caso estamos construindo e tá sendo super gostoso, cada detalhe, cada pedacinho ali é do nosso jeitinho, e o melhor, é tudo nosso, entramos pra dentro do portão e pronto, estamos na nossa casa, e uma coisa que nós dois sempre falamos e valorizamos demais é que cada etapa concluída da construção é uma benção, e a sensação de que não precisaremos fazer novamente isso tão já é melhor ainda rsrs..

Acho um pouco perda de dinheiro construir no fundo dos pais só pra casar rápido, sendo que se pode esperar mais um tiquinho pra ter o próprio canto e investir a grana que seria da construção na casa/apto próprio, porque acho que no fundo ninguém quer ficar pra sempre no fundo dos pais né...

Mas claro, tudo é questão de opinião, de realidade, a minha pode não ser a sua, acho que é legal pensar muito bem..

• Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2016 São Paulo
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha noivinha acredito que é uma decisão que quem tem que tomar é você é seu noivo, pois existem diversos tipos de opiniões como você ja viu rsrs e cabe a vocês saber o que é bom para vcs ou não.
    Eu ia me casar e morar no mesmo quintal que meus pais, tenho certeza que não iria ter problema, minha irmã tem 5 anos de casada e mora la e também nunca houve problema. Também acredito que cada familia é diferente. Uma coisa que eu posso achar boa, pode ser ruim para outra pessoa. Eu acharia ruim se fosse dentro da mesma casa, porque isso sim tiraria a liberdade, essas coisas... mas, vc tem que ver se vai favorecer vocês ou não.

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tenho uma opinião bastante parecida com a sua. A maioria das pessoas que de certa forma dizem que não dará certo, ou mostram pontos negativos geralmente é porque JÁ passaram pela situação, JÁ moraram com os pais ou sogros, entende?! E meu medo é esse, atualmente a idéia parece maravilhosa, tudo parece se encaixar, poucas coisas parecem dar errado, mas e daqui a 2 anos? 4 anos? É realmente assustador construir uma casa linda, ter um casamento lindo e daqui a alguns anos as insatisfações começarem a aparecer entende? No seu caso, a adaptação teve que ser sua, pois você que teve que ir morar no quintal da sua sogra, mas estou imensamente feliz que vocês resolveram suas diferenças e terão um casamento lindo. Parabéns, e obrigada. Smiley heartSmiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Gabi, adorei sua opinião. Smiley heartSmiley heart

• Responder
  • V
    Noiva Master Abril 2017 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha vamos lá... Eu irei me casar e morar na cs da sogra.. Assim cs separadas, quintais separados mas a mesma entrada.. Enfim... Se eu gosto da idéia??? Lógico que não... Ainda mais pq minha sogra tem uma lingua kkkkk.
    Mas é preciso saber relevar e estabelecer limites... Hj ela super me respeita e respita meu relacionamento. Então acho q dará certo.
    Acho q a chave é essa estabelecer limites.. Conheço pessoas que moram dentro da cs dos sogros, ou no mesmo quintal como será neu caso e dá super certo... Meu irmão é um exemplo, e o prímo do noivo outro.
    A idéia é assustadora eu sei mas com o tempo as coisas vão se encaixando.. A ficha tem q cair para ambos os lados.
    Hj digo.. Terei o casamento dos sonhos.. Gastei uma fortuna pra isso... Ai as pessoas viram e falam... Gastou tanto para ir morar com os sogros... Eu nem ligo... Tenho um relacionamento bom com eles hj.. Eles me respeitam e me mimam bastante rsrs e nossas famílias estão se tornando uma só. Estou adorando isso.
    • Responder
  • P
    Noiva Novata Novembro 2016 Distrito Federal
    Petra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Gabi Couto
    Noiva Esperta Julho 2016 São Paulo
    Gabi Couto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, eu ia morar no quintal da minha sogra mas com a graça de Deus conseguimos a nossa casinha.. Nunca pensamos em ter uma casa própria... Fomos pelo mais fácil e mais cômodo, mas Deus mudou e mostrou que é a vontade Dele que prevalece hehe

eu também amo meus sogros, de paixão, porém é uma situação desconfortável pra quem vai ficar. Por exemplo vc na casa dele, e ele na sua. Imagine você indo morar com sua sogra... a situação que seria você ter que "dar" satisfação pro resto da vida. E vice e versa.... Pois o cordão umbilical que tem que ser cortado não vai ser.. Algum dos dois vai permanecer sempre em baixo das asas dos pais.. E pensa... é justo você tirar ele da casa dos pais e você continuar com os seus?! E apesar que os pais sejam uns amoresssss, a nossa privacidade é importantíssima.. você vai ver quando conseguir comprar sua casinha... a felicidade que é ter seu cantinho rs

Mas se é a única opção acho viável... pra pelo menos começar a vidinha de vocês Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Nathália Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, é melhor se sentir bem pela vida toda do que só no ato da "festa". Deus abençoes vocês, e parabéns pela conquista. Smiley heartSmiley heartSmiley heart

• Responder
  • Thalia
    Noiva VIP outubro 2016 São Paulo
    Thalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom Any! Eu particularmente não gostaria de morar attas, na frente, com parede de divisória, sem talto faz, na casa dos meus pais e muito menos no de sogros. Entendo o seu lado lógico, mas eu e meu noivo abrimos mão da festa agr E iremos nos casar no civil por conta da casa, pois como você disse quem casa quer casa e passei a vida "toda" na casa dos meus pais pra casar e morar lá na casa deles eu não me sentiria confortável. Acho que se vc tem condições de subir uma casa você tem condições de comprar um terreninho e subir nem que seja no começo dois cômodos sabe! Eu e meu noivo ganhamos a casa da minha sogra mas ela moro longe e deu a casa dela com papel pra gente, mas nada de casa de sogros nem de pai, e estamos reformando só com reforma sem mobília estamos gastando uns 25/30 mil então acho que com isso você compra um terreno parcelado e aos poucos vai construindo sabe! Não quero julgar nada viu, só estou colocando meu ponto de vista. Então se vc não se sentir bem faça isso, pois é melhor ter paz, doque vc ter uma festa e viver por anos em um lugar que vc não está se sentindo bem né. Mas aqui está minha reflexão. Mas Que Deus abençoe qualquer atitude sua. Bjs e boa sorte
    • Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu,sinceramente,não faria. Acho que um casal precisa do seu espaço,de sua privacidade. Construir no terreno dos pais não dá isso. Além do que pode acontecer o que a outra noiva disse,vocês se acomodarem e não saírem nunca. Ok,isso pode dar certo? Até pode. Mas também pode dar muito errado.

Enfim,nem e nem meu noivo aceitaríamos uma situação dessa. Se fosse o caso,eu preferiria adiar o casamento. Até entendo que você tenha um sonho,mas a idade que você casará não vai impedir ou diminuir tal sonho.

Mas não tem como eu te dizer o que fazer. Cabe a você e seu noivo sentarem e conversarem,verem os prós e contras,de repente pesquisarem casas em outros locais e decidirem o que pesa mais para vocês.

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

MUITO OBRIGADA! Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade!! Talvez eu possa ter os dois, mas não no prazo que gostaria de ter. Obrigada pela dica Tati. Smiley heartSmiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim entendo perfeitamente, meus pais já deram um "ok" até pra fazer uma saída independente, eu que não quero pra não estragar o quintal, existem algumas dúvidas ainda sobre receber visitas, e criar os filhos, mas acho sim que pode dar certo, mas neste caso estou pensando só em mim, ainda não parei pra pensar na liberdade do meu noivo. Enfim... Obrigada pelo incentivo Smiley heartSmiley heart

• Responder
  • Tatiane
    Noiva Novata Novembro 2017 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi noivinha,é muito bom termos sonhos e querer concretizá-los.

As pessoas que conheço que casaram e foram morar no quintal dos pais, infelizmente não tiveram boas experiências, e por mais que os sogros e sogras sejam pessoas legais, as interferências, ou até mesmo proteções, influenciarão no seu casamento,impedindo um amadurecimento como casal, como nova família.

E o velho ditado que diz " Quem casa quer casa" é uma grande verdade, casal precisa de privacidade, é uma nova vida, quanto menos interferência melhor.

Vale a pena vocês fazerem mais pesquisas e tentar comprar uma casa que já esteja pronta ou já finalizando a obra para entrega, ou até mesmo apartamento, pelo menos a tempo de vocês casarem e terem o lugar de vocês, não precisam ficar definitivamente no apartamento.

Eu acredito que você deve sentar e conversar com o seu noivo, colocar todos os seus anseios, ponto de vista e em comum acordo decidirem a melhor opção para construirem uma nova família, isso já faz parte do crescimento de vocês como casal, como marido e esposa.

Boa sorte, Deus abençoe.

• Responder
  • P
    Noiva Esperta Novembro 2019 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Imagina :')
    • Responder
  • Ananda
    Noiva Ativa outubro 2017 São Paulo
    Ananda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, moro com meu marido desde 2011
    Nesses quase 5 anos, primeiro moramos com a mãe dele, em uma casinha no fundo
    Depois moramos na mesma casa com a minha irmã, mas não aguentamos e fugimos
    E ai fomos morar com minha mãe, tambem na mesma casa e também fugimos
    Voltamos para minha sogra e daqui não sairemos tão cedo
    De toda essa experiência, aprendi que pode dar certo sim!
    Muitos dizem o contrário..
    Logico que morar na mesma casa é quase impossível.
    Mas como disse que sera separado, assim como eu, tenho certeza que dará certo!
    Boa sorte noivinha!
    • Responder
  • T
    Noiva Ativa outubro 2016 Espírito Santo
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha.....Nós nao vamos ter feeestaa teremos uma recepção na igreja msmo, escolhermos dar entrada em nossa casa, mas no início vamos morar na casa de minha sogra.....se eu gosto da idéia? Não, mas foi a única alternativa e temos que abrir mão de algumas coisas as vezes para conquistar outras maiores....sei que será ate nossa casa sair...isso que me consola...e tbem nao estou trabalhando meu noivo que arcaria com aluguel, compras, dispesas diversas....fica sabendo que nao sera pra sempre....acho q cada um deve abrir mão de algo.
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Magina!! Smiley smile

E outra, tente conversar novamente com seu noivo. O ideal seria que vcs assumissem um imóvel com mo valor mais em conta possível. Reveja com ele a possibilidade do apartamento (que eu considero a melhor opção para recém-casados). Colocar na ponta do lápis os custos é a melhor coisa. Beijos e boa sorte!!!

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Priscilla, sua resposta foi de grande valia. Smiley heart

• Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O que me intriga é que nossos amigos já frequentam bastante a minha casa, então essa questão da "visita" não seria um peso pra mim, mas seria um peso o fato de eu ter que ficar policiando eles por estarem na casa dos meus pais, entende? De certa forma, não teremos 100% de liberdade. Sim, temos 20 anos mas pagamos cada um a sua faculdade, e ele o carro. Olharei em outros bairros, não tinha pensado nisso. Obrigada mesmo Smiley heartSmiley heart

• Responder
  • P
    Noiva Esperta Novembro 2019 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii anielly. Eu acho que você tinha que investir na sua própria casa mesmo!! Porque depois o tempo vai passar e você irá se acomodar isso sempre acontece ne rs. É sempre bom ter uma saida Independentemente, invista em algo que será seu e do seu jeito boa sorte =°>
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É verdade, eu também me questionei muito isso, e não sei se fico arrumando desculpas provisórias como "pra isso eles não vão ligar", "pra isso eu dou um jeito", querendo acreditar que vai ser ótimo e futuramente me arrepender. Até porque é complicado construir, pra depois sair. Obrigada pela dica! Smiley heart

• Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou morar em cima da casa dos meus pais, mas não que isso tenha iso minha vontade. É que acabou que foi a única opção para o momento mesmo. Mas pretendo sair o quanto antes de lá! Eu ficoangustiada de pensar que não vou ter vontade de chamar as pessoas para irem me visitar porque o espaço é pequeno.. Mas eu no teu lugar continuaria procurando casas pra comprar ou terremos. Procure em outros bairros tbm pra ver se não encontra nada com um valor menor, porque esse estão bem altos. se eu vi certo vocês vão se casar e 2021 certo? Então da tempo de continuar procurando casas. Procura mais um pouco antes de decidirem invstir esse dinheiro aí no quintal dos seus pais. Beijo

• Responder
  • N
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Néli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha se vc construir na casa dos seus pais, a possibilidade de sair em breve é quase nula. Então pense: como será pra vc receber suas visitas?? Como será dividir esse quintal, essa era de lazer?? Como será a divisão de espaço e a garantia de privacidade?? Como vai ser pra vc se tornar livre e iniciar uma vida a 2 mas ainda quase na sua antiga casa?? Como serão os churrascos de domingo?? Como será qnd tiver filhos???
    Tem mt coisa pra pensar. Eu construí no quintal da minha mãe. Morei por longos 4 anos. No começo eram espaços separados. Depois virou uma coisa só e eu sonhava com o dia de sair. Interfere na relação, na identidade do casal. Eu já fiz e não faria de novo.
    • Responder
  • Samira
    Samira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

SOCORRO!!!!!!!!!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas