Olha, depende do quer for acordado... segundo a etiqueta são os noivos, mas nada impede q sejam os pais, desde q haja consenso... no entanto, vale o bom senso, nada de exigir nada muito caro e nem muito especifico... e tb ter em mente q quem paga tem direito de opinar
Por aqui, conversamos com os pais e são eles que irão arcar com a roupa das daminhas e pajens. No casamento da minha cunhada, ela se programou para pagar a roupa de todas as crianças. Então depende muito... Não existe certo ou errado. O ideal é conversar com os pais antes e ver o que é viável pra você e pra eles também.
Noivinha, pelo que entendi quando estava com essa dúvida um tempo atrás é que a regra é que os pais das crianças paguem, a não ser que vocês tenham escolhido uma criança que os pais não tenham condições e sendo de conhecimento dos noivos eles devem arcar com as despesas.
Jéss, não existe uma regra. Isso é acordado entre o casal e os pais das crianças envolvidas. Eu particularmente acredito que é de bom tom os noivos pagarem quando podem, principalmente se há roupas específicas. Caso contrário, o que é combinado, não sai caro.
Acredito que tudo depende do acordado. Por aqui, teremos apenas o meu sobrinho e meus cachorros rsrs meu sobrinho terá um ano, então alugarei um carrinho elétrico para a entrada dele e também a roupa.
No meu caso quem custeou foram os pais, mas tudo foi combinado com bastante antecedência, antes mesmo de eu oficializar o convite, pra que eles pudessem recusar caso achassem o gasto pesado. Foi bem tranquilo.
Concordo com a opinião da Carol, também não terei cortejo com crianças, mas eu sendo mãe, não gostaria de "do nada" ter esse custo extra na renda mensal, ainda mais sendo mais de uma criança na mesma família ou se os pais forem padrinhos, pq também gasta-se bastante com vestidos, ternos, etc.
Nossa agora você alugou um triplex na minha cabeça, achei que os pais custeavam igual convidar madrinhas... Mas pensando bem, acho que vou conversar pra ajudar no valor, pois quero chamar minhas duas primas para damas e os pais delas para padrinhos, já tinha pensando q iria ficar bem caro, mas não pensei em ajudar nas damas
Bom acredito que você possa conversar com os pais, se eles toparem não vejo problema em pagarem, mas seria legal conversar previamente com eles. No meu caso vou pagar porque quero ter mais liberdade em escolher o vestido da daminha e a cor, como não quero branco hehehe
Normalmente chamamos para esse momento somente aqueles que temos bastante intimidade, então se vc esta meio apertada, creio os pais ajudariam na compra da roupa dos pajens.