Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Quem paga roupa das daminhas e pajens?

Cintia, dia 7 de Janeiro de 2017 às 15:47 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 46

Gente. Vi que muita, mas muita gente tem dúvida sobre isso. Também vi pessoas respondedo com convicção que quem deve arcar com as despesas são os pais. Então venho dizer que vocês estão erradas e que a dúvida chega a ser boba.

As regras de etiqueta dizem que quem deve pagar o vestido da daminha e a roupa dos pajens são os noivos e não os pais das crianças. E isso, se vocês pararem para analisar chega a ser óbvio.

Por quê? Vejam bem. O casamento é de vocês, certo? Vocês que querem as daminhas/pajens, certo? Então, o justo é vocês pagarem por isso, não é?

Isso gente, é uma regra de etiqueta e não minha opinião.

Minha opinião é que cada caso é um caso, que muitos pais se oferecem para pagar e que as vezes o orçamento não permite arcar com os custo. Isso não é errado, desde que vocês conversem com os pais das crianças. Simplesmente escolher os trajes e entregar a conta é feio e deselegante.

46 Respostas

Última atividade por Meguy, dia 12 de Março de 2019 às 12:53
  • Meguy
    Noiva Principiante Novembro 2019 Minas Gerais
    Meguy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não concordo, porque se fosse assim tbm pagariam as roupas dos padrinhos!?
    • Responder
  • T
    Noiva Principiante Novembro 2017 Amazonas
    Thielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que depende muito do casal. Eu e o meu noivo optamos em pagar as roupas das daminhas. Vamos comprar os vestidos delas pq é praticamente o valor do aluguel.
    • Responder
  • Jullyana
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Paraíba
    Jullyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    comcordo

    • Responder
  • Jéssyka
    Super Noiva Março 2017 Goiás
    Jéssyka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu concordo em partes, no meu caso as mães das damas que queriam que elas fossem, eu nem cheguei a convidar, não sei em outros lugares, mas aqui se tem a tradição que as mães das damas e pajens paga para ajudar também a noiva, tenho tantos outros gastos e se a mãe se alto convidou ela com certeza tem o desconfiometro funciando que ela deverá arcar com os custos. Eu somente escolhi um modelinho simples e deixei elas a vontade para fechar onde quiserem, há contar que a maioria são do circulo familiar, tias, primas e etc. O que não acho justo é a noiva escolher o mais caro e ver que a pessoa não tem condições e obrigar a mesma a pagar. O certo é conversar e ver se a mãe pode arcar, caso ela não aceite, converse para dividir o custo ou se a daminha não pode ser outra, pague para ficar evitando problemas. Noiva tem que evitar problemas e picuinhas!!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Esperta Maio 2017 Minas Gerais
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vc ta de parabéns concordo em todos os sentidos, tem muito drama desnecessário, e tem hora q me irrita profundamente ver noivas q acham q o mundo gira em torno delas e do casamento delas
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Esperta Maio 2017 Minas Gerais
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tbm acho q quem deve pagar são os noivos, pq como vc disse o casamento e nosso, quem tem q arcar com as despesas somos nós, vou pagar roupa e o salão da minha daminha pq quero ela perfeita e quero tudo do jeito q sonhei, pra nao ter surpresa de no dia ela chegar com o cabelo diferente do q quero e com uma maquiagem q nao fica boa pra criança.Ja fui dama de 2 no 1° os noivos nao pagaram a roupa e ainda queriam exigir dos meus pais uma geladeira de presente (nao sabia pq era pequena, mais hj acho um absurdo e se fosse minha mae nao deixaria eu ser dama e nao por pagar a roupa mais pela folga de ainda acharem q so pq eles me chamaram pra ser dama meu pai e minha mae tinham q se sentir honrados e dar um presente boa - dizeres do noivo ) e no 2° foi totalmente diferente pagaram tudo e nao fizeram nenhuma exigência e ainda providenciaram transporte pra minha família. E eu com certeza pretendo seguir o exemplo bom e vo fazer tudo o q puder pra sair perfeito e ninguém ter q arcar com uma coisa q é obrigação dos noivos .
    • Responder
  • Reginah
    Noiva Constante Novembro 2017 Tocantins
    Reginah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente flor, quem deve pagar é os noivos!
    • Responder
  • Anna
    Noiva Master Novembro 2018 Amazonas
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quase tudo sao os noivos, mais tomara que nos noivas tenhamos sorte de os pais pagarem hihihihiSmiley catface ,como um presente para os noivos!

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Constante Abril 2017 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente...eu concordo...por isso nao terei daminha nem pajem...eu mesma levarei minhas alianças no buquê porque só queria se eu fosse pagar como nao quero mais um gasto, prefiro nao ter nenhum dos dois...nem mesmo daminha
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Opa. Agora sim estamos chegando a algum lugar. Eu realmente acho que cabe aos noivos conversarem com os pais e decidirem sobre os custos. Não é errado os pais pagarem. Não foi isso que eu disse. Pelo que você escreveu agora, a sua opinião é a mesma que a minha, so acho que você não me entendeu direito. No mais, acho que finalmente concordamos em algo Smiley smile Beijos, gatinha.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é colega!

    Justamente por por não ter dinheiro e saber que essas coisas são caras as pessoas tem que ter bom senso. Colacar-se por um minuto no lugar das das pessoas e fazer consessões . Acaba que um momento que é pra ser de união vira conflito.

    Por que não abrir mão de algo? Assim as próprias pessoas vão estar mais abertas! Não só na roupa das crianças mas em tudo! Vamos pensar um pouco mais nos demais gente, claro sem esquecer de nós mesmos.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos cada um continuar com sua própria opinião e caso, se você pode pagar e seguir com a etiqueta ótimo pra você, mas quem não pode é por falta de dinheiro mesmo não de bom senso!Graças a Deus os pais das minhas daminhas e pajens quando eu comentei que não poderia pagar, já falaram que sabiam que seriam eles que pagariam a roupa dos filhos que achavam mega normal e nem cogitavam que nós pagassemos! Que o casamento de todas noivinhas da comunidade tenham casamentos abençoados sejam eles seguindo etiquetas ou não! Beijos querida Smiley kiss
    • Responder
  • Natalia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo mesmo! Smiley kiss
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Isso ai, Giselle. Cada caso é um caso!!! Smiley laugh

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Isso. É muito normal os pais se oferecerem quando seus filhos são convidados. Se acontecesse comigo eu super aceitaria porque é um gasto a menos e acho que a maioria das noivas pensaria da mesma forma. Acredito que não seja feio aceitar, o que eu acho feio é impor.

    A regra de etiqueta não é absoluta. Não quer dizer que porque está escrito lá deve ser assim. Cada caso é um caso que deve ser tratado com bom senso Smiley tongue

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Ativa Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom minha opinião é que vai depender muitoo de cada casal/casamento. Exemplo, vocês sabem que a familia da sua daminha não tem condição de arcar com o valor, você noivo e noiva precisam ser realistas. Conversar e chegar num acordo com os pais, quem sabe dividir o valor?!Acho que tudo deve ser feito com conversa, bom senso. Estamos vivendo um momento muito delicado economicamente no pais e muitas famílias estao em dificuldade. Caso a familia da daminha tenha condições, ótimo!
    • Responder
  • Natalia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que os pais das damas e pajens pagarem é normal, não é educado haha, mas é normal. Acho ainda mais gentil, dispensar qualquer presente né?! Como se os trajes já fossem os presentes... mas como você disse, cada caso é um caso... presente nem é algo obrigatório, na verdade!
    • Responder
  • Thiara
    Noiva Constante Maio 2017 Espírito Santo
    Thiara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai não concordo! Acho que cada um paga a roupa que vai vestir rs
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Cheguei a editar o debate para não dar margem de interpretação errada do texto.

    Também não me importo com o que me falam, até porque, na minha opinião, o problema de quem não concorda costuma ser só falta de bom senso mesmo. Quando me apresentam algum bom argumento eu sempre refaço minhas palavras e elogio o que a outra pessoa falou, do contrário, sigo pensando da minha forma.

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sabia que era problema de interpretação.

    Se você ler a parte que está antes do que você citou eu escrevi: "Também vi pessoas respondendo com convicção que quem deve arcar com as despesas são os pais", dai sigo dizendo o texto que você copiou. Portuques básico: o sujeito dessa oração são as pessoas que têm convicção. São elas que estão erradas, não por ter essa opinião, mas por dizer (com convicção) que quem tem que pagar são os pais. Tendeu?

    Isso de pagar é uma regra de etiqueta e não a minha opinião, logo, é informação sim. Em momento algum me contradisse. Se mesmo com essa explicação você não consegue ver a diferença te aconselho a pesquisar no google.

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Dorcasejean ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu super concordo....
    Eu terei 2 casais, 1 vou arcar com a roupas e o outro os pais irão arcar pois ofereceram as crianças e acharam melhor pagar.
    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amiga kkkkk è terrivel as pessoas Sao acostumadas a houvir mentira e sim para qualquer coisa se faLa algo faka verdade elas se ofende,mas nao liga nao,Eu adoro suas palavras voce sabe falar con educacao con classe,Eu ja nao tenho essa pacienza nao kkkk sou grossa mesmo kkkkk ja fiz varios debate e nao ti digo foi guerra feia con palavrao viu kkkk mas nao me importo,beijos a voce è continue assim
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    "Então venho dizer que vocês estão erradas e que a dúvida chega a ser boba." Dizer que alguém está errado por pensar de maneira diferente faz caber bem o "elogio". E isso não é informação porque ninguém pode colocar algo sobre casamento como verdade absoluta, você se contradiz no que você fala sobre, opinião, fato, argumentos! O que é opinião pra você não deve ser fato pra ninguém!E vida que segue Smiley shame
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Andréia, vou te mandar a mesma resposta que mandei para a Rafaela, porque estou vendo que tem gente que não entendeu o que eu quis falar.

    "Se vejo um debate que diz: "Quem deve pagar, os pais ou os noivos?" Bom, a resposta é que quem deveria pagar seriam os noivos. Isso é informação e não opinião. Entende a diferença?

    Minha opinião é de que cada caso é um caso que deve se analisado entre os noivos e os pais e acordado com eles. Em meus argumentos eu vou defender isso, porque é o que acredito.

    Se alguém pensa que me acho a dona da verdade vou incluir mais essa na lista de "elogios" que já recebi por falar o que penso.

    E a vida segue sem prejuizos a ninguém."

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Jana, eu entendi o que tu me falou sobre falar o que se pensa por aqui. Pessoal leva muito a mal quando alguém não concorda com sua opinião.

    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Rafaela.

    Se vejo um debate que diz: "Quem deve pagar, os pais ou os noivos?" Bom, a resposta é que quem deveria pagar seriam os noivos. Isso é informação e não opinião. Entende a diferença?

    Minha opinião é de que cada caso é um caso que deve se analisado entre os noivos e os pais e acordado com eles. Em meus argumentos eu vou defender isso, porque é o que acredito.

    Se alguém pensa que me acho a dona da verdade vou incluir mais essa na lista de "elogios" que já recebi por falar o que penso.

    E a vida segue sem prejuizos a ninguém.

    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Heloise Mia Linda adoreiiiiiiiiiii è pura verdade cada palavra che voce falou,e realmente Eu nao acredito che uma pessoa Conhece 400 pessoas kkkk isso è Para decorar a casa mesmo kkkk e nem me fale de cor das madrinhas ne kkkkk esses dias umazinha coitada me chamou de retardada kkkkkk tenho somente do,e nem me fale de Chas e lista de presente ne kkkkk adorei adorei palmas a voce beijos
    • Responder
  • Andréa
    Noiva Esperta Março 2017 Distrito Federal
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo com você Rafaela, só tava pensando que eu era a única.
    • Responder
  • Rafaela
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui dama 2 vezes e nas duas quem pagou foi minha mãe... Não acho errado os pais pagarem quando os noivos não tem dinheiro para arcar com esse custo, eu mesma não tenho dinheiro pra gastar com roupa de duas daminhas e um pajem, até porque uma das daminhas eu nem ia chamar ela que se convidou na frente dos pais dela pro meu noivo, e como é sobrinha dele eu acabei aceitando... Nos casamentos que eu fui sempre foi assim! Respeito a sua opinião mas nem sempre nossa opinião deve ser espirrada e aceita por todo mundo como verdade única como em alguns debates que ando vendo por ai!
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Karen, eu nem sou a dona do debate, mas preciso dizer que adorei seu comentário.
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O Tocantins inteiro não seria suficiente, quem dirá só palmas. Falou tudo e mais um pouco, Karen. Parabéns.
    • Responder
  • K
    Noiva Ativa Julho 2024 Rio de Janeiro
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cinthia, e todas as outras noivas que estão aqui pelo debate.Então, até hoje já li todos os seus debates, mesmo os mais "polêmicos" e concordo inteiramente com cada um deles, apesar de quase nunca comentar.
    Já faz algum tenho que participo da comunidade, e o que tenho visto muito (quando digo muito, não são todos) em vários debates, são que as noivas tratam como se o próprio casamento fosse um evento ao qual as pessoas que irão participar deviam ver isso como um privilégio, como se devessem pagar uma forma de ingresso para ir à festa.
    Já vi noivas em alguns comentários reclamando que a sogra ou outro pessoa qualquer, quer escolher seus padrinhos, e que isso é absurdo, pois os padrinhos devem ser escolhidos pelos presentes que vão/podem dar. Como assim?????
    Já vi noivas dando crise porque fizeram grupo no WhatsApp para falar do casamento/roupa, e, ou ninguém conversa no grupo, ou não entram em um acordo sobre a cor/modelo escolhidos. Noivas, entendam: sua mãe, vó, tia, primas, amigas do trabalho, madrinhas, ou o Buda, não tem obrigação de estar tão empolgadas quanto vc para o SEU casamento, pois é o SEU casamento, não ache que todos seus convidados ficam aqui no blog vendo inspirações e colocam no contador quantos dias faltam para a sua festa porque não é assim . E sobre as cores, pelo amor né gente, se eu madrinha se acha horrível de amarelo vc acha que tem direito de dar um ataque de pelanca porque ela se sente horrível usando amarelo e não quer pagar para se sentir horrível por 5/6 horas de uma festa que não é dela?
    Não me conformo com noivas dando quase um AVC porque a forminha de doces que pediu está na cor rosa chá ao invés de quartz, porque faltam duas semanas e ainda não encontrou uma placa para cadeira/tag de agradecimento/anel de guardanapo/insira qualquer outra coisa que ninguém liga ou vai para o lixo depois. Casamento não é sobre isso, não é sobre vc não encontrar peonias e serem substituídas por lírios, não é sobre o clima que vai fazer no dia, não é sobre qual o melhor salão para se passar o dia noiva, não é sobre a cor do tapete da igreja que só pode ser vermelho mas vc queria azul, e a lista continua infinita de coisas fúteis, que não farão diferença aos convidados ou o quanto vc vai se divertir na festa de qualquer forma se não ficar apegada a esses detalhes. Casamento é sobre celebrar um amor imenso com pessoas que vc não consegue imaginar não estando lá para ver. Todo o resto é adereço, é desnecessário, e tira o foco do essencial.
    Mais uma coisa sobre a lista de presente e de convidados; pra MIM não faz sentido colocar toda a mobília é eletrodomésticos na lista de presente, porque a primeira coisa que penso é que os convidados é que estão montando a casa para os noivos e me pergunto se eles tem dinheiro para gastar com a festa, porque não gastar com a casa primeiro? E não inventem moda OK?! Coisas como uma adega de vinho ou uma lavadora de louças de 2/3 mil reais é insano, é improvável que qualquer convidado seu tenha isso, vc acha que ele vai querer te dar? Acho difícil. Sobre o drama da lista de convidados: não entendo pra que tanto chororô. Já vi gente falando que a lista já está em 500 ou 600 pessoas. Não acredito que vc conheça 600 pessoas, ou melhor, que seja próximo de verdade de 600 pessoas. Duvido até que vc veja esse povo todo durante o ano. Gente, são os pais, os irmãos, os tios e primos e avós e amigos PRÓXIMOS, que vcs convivem, se gostam, conversam, frequentam sua casa ou vc a dele. Não pessoas que vc passa na rua e fala bom dia com um.sorrisinho amarelo por educacao. Aí quer vir aqui dar escândalo porque PRECISA fazer uma festa e chamar esse tanto de gente é só tem 5 mil reais. Não TEM que nada, não PRECISA nada. Basta vc e seu noivo e as pessoas mais queridas do seu universo. Uma comidinha boa, bebida gelada, serve até suco, em qualquer lugar, no campo, na chuva, na fazenda, hahah e só.
    Já me estendi demais, hahah. É isso. Leiam com a mente aberta, são minhas opiniões, assim como vc tem as suas. Sejam educadinhos nos comentários também OK, estamos apenas conversando aqui.Beijos (:
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas