Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C
Noiva VIP Fevereiro 2017 Rio Grande do Sul

Quem paga roupa das daminhas e pajens?

Cintia, dia 7 de Janeiro de 2017 às 15:47

Publicado em Fórum Antes do casamento 46

Gente. Vi que muita, mas muita gente tem dúvida sobre isso. Também vi pessoas respondedo com convicção que quem deve arcar com as despesas são os pais. Então venho dizer que vocês estão erradas e que a dúvida chega a ser boba. As regras de etiqueta dizem que quem deve pagar o vestido da daminha e a...

Gente. Vi que muita, mas muita gente tem dúvida sobre isso. Também vi pessoas respondedo com convicção que quem deve arcar com as despesas são os pais. Então venho dizer que vocês estão erradas e que a dúvida chega a ser boba.

As regras de etiqueta dizem que quem deve pagar o vestido da daminha e a roupa dos pajens são os noivos e não os pais das crianças. E isso, se vocês pararem para analisar chega a ser óbvio.

Por quê? Vejam bem. O casamento é de vocês, certo? Vocês que querem as daminhas/pajens, certo? Então, o justo é vocês pagarem por isso, não é?

Isso gente, é uma regra de etiqueta e não minha opinião.

Minha opinião é que cada caso é um caso, que muitos pais se oferecem para pagar e que as vezes o orçamento não permite arcar com os custo. Isso não é errado, desde que vocês conversem com os pais das crianças. Simplesmente escolher os trajes e entregar a conta é feio e deselegante.

46 Respostas

• J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Cintia,sou de acordo con voce a 100% verdade mesmo,Como o debate da Ana Caroline ela vai pagar e è certo,Porque almenos sera Como when a noiva,Eu perguntei pra Mia prima e ela sabe o quanto sou chata kkk mas ela è mas kkkk e falei escolho Eu modelo cor jeito ate a linha Por modo de dizer e ela disse e fez questao de mandar fazer Como Eu quero se Por a caso nao achar algo che me agrada,assim tudo bem
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Hahahah.

Quando eu fui daminha também fui padrocinada pelos noivos, inclusive o salão. Lembro de me sentir super importante porque participei do dia da noiva. Ganhei até refrigerante enquanto me arrumavam Smiley tongue

Quanto aos meus debates. Já me chamaram de chata, feminista, aquela que gosta de polêmica e até chegaram a me falar que só escrevo debates assim porque tenho uma situação financeira boa (o que não é verdade, deixando claro a todas que não vou ter daminhas e pajens e nem madrinhas padronizadas porque meu orçamento não deixa). Eu costumo nem dar bola, só o que me incomoda são as pessoas que acham que ter bom senso depende de ter dinheiro, isso é tão equivocado que fico até triste.

• Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2092 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha quando citei dos talheres apenas utilize o uma atitude que faz parte do contexto de comportamento que está fora de nossa realidade. E digo mais as regras de etiqueta precisam ser contextualizadas e se o for feito eu te garanto fará parte do vida da minoria dos brasileiros essa regra de que vc precisa arcar mesmo as roupas em um casamento, mas respeitando a regra de se adequar a realidade como eu ja havia dito, claro que vc não vai forçar ninguém a pagar a não há dinheiro, e pra esse a casos vc pode até esta utilizando aquelas roupas que a noiva quando aluga seu vestido na maioria das vezes tem direito que eh o vestido de uma Daminha e um pagem que vc utiliza com quem não tem condições no momento. E ser sincero que não irá poder pagar falando com cuidado claro, acho que nisso eh saber se comportar sim... Pq não? Agora o que eu discordo eh justificar vc pagar as roupas so pq vc quer a crianças. Justificável pra mim será o fato dos pais não terem condições de pagar.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina adoro seus debates hahahah parece a luz das razão pra muitas aqui!!!
    Eu já fui dama 4 vezes (meus pais foram pais novos então só tinha eu hahahah não que eu reclame kkkk) No primeiro foi dá prima do meu pai. Minha vozinha que ta no céu fez questão de pagar como um presente para a sobrinha que aceitou de bom grado.
    Na segunda e na terceira a noiva pagou tudo menos o cabelo. Só que minha mãe pode escolher tanto o penteado quanto o local que podia pagar.
    Na quarta a noiva veio com essa de que eles tinham que pagar só depois de terem me convidado. Lembro que ela chamou tbm duas amigas minhas que são irmãs . Era o ano dá formatura de 3 período de uma delas, então o pai falou pras filhas: olha não vai dar pq ou vcs são damas ou a Belle fica sem formatura. Os dois não dá.
    A noiva sequer ofereceu pra pagar e fui apenas eu e mais uma amiga é um amigo. Detalhe: tínhamos entre 8 e 6 anos. Imagina vc frustar assim uma criança de 6 anos! Então é preciso bom senso!
    Eu se tiver daminhas vou pagar com certeza, apesar de aceitar ajuda caso os pais se ofereçam. Nunca esqueci a carinha das minhas amigas no casamento quando me viram entrar. OK a irmã teve a formatura mas foi sim frustrante. Então quando pensar : ah são os pais e pronto pense : e se fosse você no lugar deles? Sempre devemos nos colocar no lugar das pessoas, ainda mais quando o assunto é dinheiro.
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então. no seu caso, dana Ana, se a criança já tiver um vestido branquinho ela vai poder usar, certo? Ou os pais podem escolher um alguel barato, né?

Você conversou com os pais e acordou isso. Está super certo certo.

Como falei, sei que cada caso é um caso.

• Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então, Priscila. Vai do entendimento de cada um. Etiqueta não é quantos talheres têm em uma mesa e o que se come com cada um. Ela remete a se comportar com elegancia e respeito com os outros e na presença de outros. EU não acho que seja besteira, acho questão de educação conhecer e saber como se portar nas diverentes situações, principalmente quando você não tem como seguir ela por qualquer motivo que seja.

Eu já fiz um debate (https://comunidade.casamentos.com.br/forum/a-polemica-de-padronizar-madrinhas--t240453) falando sobre os vestidos das madrinhas. A senhorita sabia que a tradição de padronizar as madrinhas também diz que a noiva deve arcar com os custos? Justamente porque é a noiva que está querendo aquele determinado modelo/cor/decido. Mas, quado tu deixa a madrinha livre, ela pode usar algo que já tem, pedir emprestado ou comprar alguma outra coisa que vá usar no futuro. São situações diferentes, não?

O mesmo vale para damas e pajens.

Mas me diz: e se a mãe da criança não tiver condições de arcar com os custos? Tu vai dizer que tu quer a criança no teu casamento, mas que o buffet é caro e a tua cozinha planejada saiu uma fortuna então ela precisa se virar? Isso não é um argumento válido, noivinha.

Como falei, cada caso é um caso. Tudo vai de se entender com os pais das crianças sobre os custos e definir quem paga o que.

Só fiz o debate a título de informação.

• Responder
  • A
    Noiva Constante Novembro 2026 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha humilde e tendenciosa opinião, quando se convida a criança a responsabilidade é dos noivos de arcar com o custo da roupinha, porém algumas vezes os pais são próximos dos noivos e se oferecem para custear. Não tem problema aceitar ajuda, mas digo que pode aceitar e não deduzir que a responsabilidade é deles. Se não tem como arcar com essa despesa, converse com franqueza e caso os pais não possam, ou queiram, pagar as roupas das crianças você paga ou fica sem a daminha. Eu vou chamar meu casal de sobrinhos. Quando fizer isso eu volto pra contar pra vcs.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Esperta Maio 2017 Minas Gerais
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ja fui da daminha de 2 casamentos 1 meus pais pagaram e os noivos ainda querias q ela desse uma geladeira de presente, minha mae e claro recusou e disse q pagava a roupa mais não ia dar uma geladeira jamais, e o outro q foi totalmente o contrário pagaram minha roupa e nao exigiram mais nada.E eu vou seguir o exemplo do outro casal, paguei a roupa da minha daminha q será so 1 ate agora, se resolver colocar mais algum eu vou arcar com os custos. Tenho a msm opinião o casamento e meu quem quer ela sou eu então a responsabilidade e minha, a mae dela ate ofereceu mais nao aceitei pq faço questão de pagar tudo, ate o salão ela vai cmg quero ela do meu jeito então prefiro pagar pra ela ficar mais linda do que ela ja é
    • Responder
  • M
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é n tinha pensado nisso antes Smiley winking
    • Responder
  • P
    Super Noiva Agosto 2092 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha o negócio eh o seguinte, o custo do casamneto é caro. Os noivos já tem que dar conta de tudo que já é muito difícil pq é o início de numa nov vida então além da cerimônia tem uma casa em que vão morar o enxoval os móveis as contas mil que chegarão e os pais tem que dar conta somente da roupa das crianças e eles não se importam em fazê-lo na maioria das vezes. Não é pq vc quer a criança no seu casamneto que é sua obrigação pagar a roupa. Vc nao quer os padrinhos? E o pior... Não chegam escolher até a cor do vestido? Ou seja a madrinha tem que se virar pra ajeitar, mas quem quer a madrinha eh vc... então deveria a roupa de tds... A etiqueta pede uma quantidade absurda de talheres na mesa so para uma refeição dentre tantas outras f rescuras e eu te pergunto: vc precisa de quantos pratos e garfo para comer? Que se dane a etiqueta kkkkkkkkk
    • Responder
  • C
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Depende, Mariana.

Quando a madrinha tem livre arbítrio para escolher o vestido, ela vai pegar algum que goste e que vai poder usar em outras ocasiões além do casamento. Agora, quando a noiva padroniza o vestido o certo seria sim ela pagar (já fiz um debate sobre isso), pois é algo feito específico para o casamento. A mesmo coisa acontece com os trajes das crianças.

• Responder
  • Aninha
    Noiva Ativa Dezembro 2017 São Paulo
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso a maioria pediu pra ser dama e pajen e eu não faço questão de escolher a roupinha deles deixei livre para os pais arcarem de acordo com as condições rsrs. Eu já não tenho um centavo pra bancar mais nada. E realmente fica feio vc convidar exigir certo modelo, cor enfim e depois dar a conta pra pagarem rsrs
    • Responder
  • M
    Super Noiva Abril 2018 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente como vc falou cada caso é um caso, qd fui daminha meus pais q pagaram, mas faz muitoooo tempo era tipo uma "tradição" os pais pagarem, qd minha irmã casou meus pai pagaram p as daminhas, pois ela escolheu o vestido, então nada mais justo né? Mas é um assunto polêmico pq intaum o certo era pagar o das madrinhas tb né, ainda mais c a noiva escolhe a cor, agora me vi pensando nisso hehhe
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas