Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Gabriela
Noiva Ativa Maio 2025 São Paulo Estado

Questões Juridicas

Gabriela, dia 16 de Fevereiro de 2024 às 09:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 12

Fala meninas e meninos!

Olhando outros posts aqui da comunidade, vi aparecerem alguns comentários sobre questões jurídicas - tanto em caso de divórcio quanto na hipótese da morte de um dos cônjuges - e fiquei curiosa: como está essa questão entre os casais do fórum?

Como foi a decisão do regime de bens? Que pontos burocráticos vocês consideram importantes discutir? Dicas, causos, sugestões?

Sei que tem gente que não curte pensar sobre essas coisas na etapa de planejar o casamento, por parecer algo meio frio num momento que é pra ser de sonho. Mas! Além de ser importante, eu particularmente acho até romântico poder decidir em conjunto esses detalhes - acho que mostra cuidado e carinho com o parceiro.

Enfim. Opiniões?

12 Respostas

Última atividade por Gabriele, dia 17 de Fevereiro de 2024 às 14:43
  • Gabriele
    Noiva Master Abril 2024 Paraná
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui foi muito natural, antes de conversar sobre isso, os dois queriam regime parcial, pra nós é o que mais funciona
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não chega a mil nãooo, nem a metade para os dois (o semem e baratissimo na verdade) se fosse mais 12k por ano a gente jamais conseguiria, ainda mais sem perspectiva de quando usar né
    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ouvi dizer q além do valor p colher o material tem uma "mensalidade" por volta de mil reais. Essa informação procede?
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Foi tudo muito natural, eu meu marido somos formados em direito, inclusive nos conhecemos na faculdade...

    • Responder
  • Anne
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Alagoas
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, eu ainda não cheguei nessa parte mas encontrei um conteúdo aqui que pode te ajudar Questões Juridicas 1

    • Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois eu terminaria se meu noivo não quisesse falar disso. É o básico! Casamento é fundar uma família e evidentemente bens estão no pacote. Eu sou adepta da comunhão parcial. A partir do momento que casar não será meu ou dele, será da família.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O processo todo de FIV sairia uns 40-50 mil, mas nao queriamos fazer a FIV agora ne, é apenas pra uma emergencia no futuro, então só fizemos coleta e criogenia mesmo. Nossa ideia é ter esse material para caso (deus me livre) um de nós dois morrermos aos 30 e poucos sem filhos, o outro pode ter e criar um filho nosso. No caso se meu parceiro morre eu faço a FIV e se eu morro ele procura uma barriga solidaria pra fazer a FIV, mas nao pretendemos usar em nenhum outro caso esse material mesmo
    • Responder
  • Kira
    Noiva Esperta Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa sério? Uma vez falaram pra gente que tava em torno de 50 mil, quase caímos pra trás hahaha 20 mil é uma boa grana, mas pra quem tem sonho e quer ter mais pra frente, é um ótimo investimento. Vi uma moça no insta que teve o primeiro de forma natural aos 44 e a criança bem saudável, mas a gente sabe que é raro isso acontecer né, quem geralmente consegue isso é quem congela e se programa.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um pouquinho 😅 tivemos que vender nosso carro e comprar um mais baratinho pra pagar, mas não passou de 20 mil, pois ainda estamos bem jovens e férteis e muitos dos exames pré coleta fizemos pelo plano também
    • Responder
  • Kira
    Noiva Esperta Novembro 2025 Rio Grande do Sul
    Kira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal essa parte do congelamento, saiu muito caro? Eu tenho pensado nisso pq já estamos na beira dos 30 e tanto pra mim, quanto pra ele, ainda não decidimos se queremos ou não ter filhos.
    • Responder
  • Tayana
    Noiva Curiosa Setembro 2024 São Paulo
    Tayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho esta conversa extremamente necessária para se ter com o cônjuge.
    A base de um relacionamento, além do respeito, é a conversa.

    Aqui chegamos no consenso de separação total de bens, pois somos extremamente independentes financeiramente e cada um tem seus investimentos e bens independente do outro.
    O apartamento que estamos comprando juntos será no nome dos dois e outras conquistas que viermos fazer em conjunto também.
    O que algumas pessoas podem não saber é que o regime parcial de bens é o padrão quando não há uma escolha por parte do casal e este regime tem implicâncias durante o casamento também (não só na separação).
    Ex: caso o cônjuge adquirira dívidas durante o matrimônio, os bens de ambos poderão ser penhorados.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui foi super tranquilo somos muito diretos e praticos e nunca tratamos morte ou divorcio como tabu, acho que nem tem o porque (só nao concordo em ficar falando de traição, fazer acordo pré-nupcial por isso, etc etc).


    Nós escolhemos o regime de bens participação final nos aquestos (funciona como separação total de bens em caso de divorcio e como a tradicional comunhão parcial de bens em caso de falecimento), também tomamos algumas outras decisões como congelamento de óvulos e esperma para caso de falecimento prematuro de um dos dois antes de termos filhos, e documentos de autorização pra uso desse material biológico, fizemos testamento especialmente para garantir que o conjuge seria o responsavel por lidar com tudo em caso de falecimento do outro (como casamos escondido da familia se algo acontecesse entre o casamento e o anuncio pra eles, eles nem sabiam que estavamos casados e poderiam querer se intrometer em algo), providenciamos tambem os documentos da terceira cidadania de cada um por meio do casamento, criamos um cnpj de holding para administrar bens comuns mas mantivemos nossas empresas particulares (e no caso dele as porcentagens que ele tem nas empresas da familia também não conversam com o meu patrimonio), mantivemos nossos bens particulares de antes do namoro nos nossos nomes normalmente, mas o que veio depois do namoro colocamos na holding pois concordamos que independente de quem pagou mais ou menos, conquistamos juntos com o apoio moral do outro, acho que foi isso.
    Foi mais ou menos 1 ano de preparação antes de casar e uns meses após o casamento civil organizando tudo 🙃
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas