Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Adriano
Noivo Novato Julho 2015 Bahia

Relação antes de casado.

Adriano, dia 14 de Abril de 2015 às 10:13 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 68

Relação antes de ser casado influência negativamente a vida do casal?

68 Respostas

Última atividade por Donisete, dia 11 de Julho de 2022 às 11:25
  • Donisete
    Noivo Novato Dezembro 2023 São Paulo
    Donisete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Perfeito, de todas as mensagens!

    • Responder
  • B
    Noiva Ativa Julho 2017 Rio de Janeiro
    Bella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Loanda Smiley smile li tudo que escreveu e concordei com 99%, menos com a seguinte afirmação: "...evangélico gosta de dizer que só eles são cristãos..." Sou evangélica e acredito que cristão é todo aquele que ama a CRISTO. Bjs

    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Constante outubro 2017 Minas Gerais
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Falou tudo Adriano. Já havia lido esse estudo na internet. Muito bem explicado.

    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Novembro 2016 Minas Gerais
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente! Mas, é claro, cada um tem o livre arbítrio pra fazer suas escolhas como melhor convier! Respeito: Sempre!
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante outubro 2015 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nao poderia dizer nada melhor!!!
    • Responder
  • Angela
    Noiva Master Agosto 2015 São Paulo
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vc disse tudo, estou plenamente de acordo!
    • Responder
  • A
    Noivo Novato Julho 2015 Bahia
    Adriano ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não existe uma palavra hebraica ou grega usada na Bíblia que precisamente se refira ao sexo antes do casamento. A Bíblia inegavelmente condena o adultério e imoralidade sexual, mas é o sexo antes do casamento considerado sexualmente imoral? De acordo com 1 Coríntios 7:2, "sim" é a resposta clara: "mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido." Neste versículo, Paulo declara que o casamento é a "cura" para a imoralidade sexual. Primeiro Coríntios 7:2 está essencialmente dizendo que, porque as pessoas não conseguem se controlar e por isso muitas estão tendo sexo imoral fora do casamento, elas devem se casar. Só então poderão satisfazer as suas paixões de uma forma moral.

    Já que 1 Coríntios 7:2 claramente inclui o sexo antes do casamento na definição de imoralidade sexual, todos os versículos bíblicos que condenam a imoralidade sexual como sendo pecaminosa também condenam o sexo antes do casamento como pecado. O sexo antes do casamento faz parte da definição bíblica de imoralidade sexual. Existem inúmeras Escrituras que declaram o sexo antes do casamento como sendo um pecado (Atos 15:20, 1 Coríntios 5:1; 6:13, 18; 10:8, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 5:3 ; Colossenses 3:5, 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 7). A Bíblia promove a abstinência completa antes do casamento. O sexo entre o marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).

    Muito frequentemente nos concentramos no aspecto de "recreação" do sexo sem reconhecer que há um outro aspecto - o da procriação. O sexo no casamento é prazeroso, e Deus o projetou dessa maneira. Deus quer que homens e mulheres desfrutem da atividade sexual dentro dos limites do casamento. O Cântico dos Cânticos e várias outras passagens bíblicas (como Provérbios 5:19) descrevem claramente o prazer do sexo. No entanto, o casal deve entender que a intenção de Deus para o sexo inclui produzir filhos. Assim, para um casal praticar sexo antes do casamento é duplamente errado -- estão desfrutando de prazeres que ainda não lhes pertencem e estão tendo uma chance de criar uma vida humana fora da estrutura familiar que Deus planejou para todas as crianças.

    Embora a praticidade não determine o certo do errado, se a mensagem da Bíblia sobre o sexo antes do casamento fosse obedecida, haveria bem menos doenças sexualmente transmissíveis, abortos, mães solteiras e gestações indesejadas, assim como existiriam bem menos crianças crescendo sem ambos os pais em suas vidas. A abstinência é a única política de Deus quando se trata do sexo antes do casamento. A abstinência salva vidas, protege bebês, dá às relações sexuais o valor adequado e, mais importante, honra a Deus.


    • Responder
  • A
    Noivo Novato Julho 2015 Bahia
    Adriano ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Me caso em julho.

    • Responder
  • Angela
    Noiva Master Agosto 2015 São Paulo
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não costumo comentar esse tipo de debate que aliás tenho visto muito por aqui, o que tem me deixado boquiaberta, pois isso é um assunto muito, muito pessoal e escolha de cada um, por isso não é nem para ser colocado em debate, pois se acha errado por que se acha errado por que por em debate? Para acusar outras opiniões?
    Sabemos que isso se torna polêmico por ser um assunto de cunho religioso e acho que aqui não é lugar para discutir religião... Cada um faça o que acredita ser o certo e pronto... Sou cristã, mas acho que certas coisas é fanatismo religioso, por exemplo, por esses assuntos em debate.
    Tem gente que enfrenta muitas dificuldades no relacionamento não por fazer sexo antes do casamento e sim por encrostar culpas dentro de si... Não é isso que Deus quer...
    Mas enfim, isso é PESSOAL, e cada um que faça o que o que acha correto!
    • Responder
  • A
    Noivo Novato Julho 2015 Bahia
    Adriano ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não existe uma palavra hebraica ou grega usada na Bíblia que precisamente se refira ao sexo antes do casamento. A Bíblia inegavelmente condena o adultério e imoralidade sexual, mas é o sexo antes do casamento considerado sexualmente imoral? De acordo com 1 Coríntios 7:2, "sim" é a resposta clara: "mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido." Neste versículo, Paulo declara que o casamento é a "cura" para a imoralidade sexual. Primeiro Coríntios 7:2 está essencialmente dizendo que, porque as pessoas não conseguem se controlar e por isso muitas estão tendo sexo imoral fora do casamento, elas devem se casar. Só então poderão satisfazer as suas paixões de uma forma moral.

    Já que 1 Coríntios 7:2 claramente inclui o sexo antes do casamento na definição de imoralidade sexual, todos os versículos bíblicos que condenam a imoralidade sexual como sendo pecaminosa também condenam o sexo antes do casamento como pecado. O sexo antes do casamento faz parte da definição bíblica de imoralidade sexual. Existem inúmeras Escrituras que declaram o sexo antes do casamento como sendo um pecado (Atos 15:20, 1 Coríntios 5:1; 6:13, 18; 10:8, 2 Coríntios 12:21, Gálatas 5:19, Efésios 5:3 ; Colossenses 3:5, 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 7). A Bíblia promove a abstinência completa antes do casamento. O sexo entre o marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).

    Muito frequentemente nos concentramos no aspecto de "recreação" do sexo sem reconhecer que há um outro aspecto - o da procriação. O sexo no casamento é prazeroso, e Deus o projetou dessa maneira. Deus quer que homens e mulheres desfrutem da atividade sexual dentro dos limites do casamento. O Cântico dos Cânticos e várias outras passagens bíblicas (como Provérbios 5:19) descrevem claramente o prazer do sexo. No entanto, o casal deve entender que a intenção de Deus para o sexo inclui produzir filhos. Assim, para um casal praticar sexo antes do casamento é duplamente errado -- estão desfrutando de prazeres que ainda não lhes pertencem e estão tendo uma chance de criar uma vida humana fora da estrutura familiar que Deus planejou para todas as crianças.

    Embora a praticidade não determine o certo do errado, se a mensagem da Bíblia sobre o sexo antes do casamento fosse obedecida, haveria bem menos doenças sexualmente transmissíveis, abortos, mães solteiras e gestações indesejadas, assim como existiriam bem menos crianças crescendo sem ambos os pais em suas vidas. A abstinência é a única política de Deus quando se trata do sexo antes do casamento. A abstinência salva vidas, protege bebês, dá às relações sexuais o valor adequado e, mais importante, honra a Deus.

    Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/sexo-antes-casamento.html#ixzz3XVkzRYG2

    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Constante outubro 2017 Minas Gerais
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu concordo com tudo que você disse. Mas aqui se você pensa diferente, as pessoas acham q você está julgando ou amaldiçoando elas,não sabem interpretar que é apenas a opinião de cada um. E o que interessa é que no final Deus vai acertar com cada um individualmente, independente do que um ou outro pensa.
    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Constante outubro 2017 Minas Gerais
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui cada um tem a sua opinião. Não estou pedindo pra você concordar comigo. Respeite a minha opinião porque eu não desrespeitei a sua, só falei o que eu acredito. Se você pensa diferente de mim tudo bem.
    • Responder
  • Joyce
    Noiva Constante Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E na minha opinião, a sua opinião é retrógrada, preconceituosa e fundamentalista. Não acho que seja errado fazer sexo antes do casamento, acho errado quando vejo que fiéis foram estupradas, as vezes até menores e pessoas com deficiência mental, esse tipo de sexo é errado. E fica com Deus você também, pois está precisando.
    • Responder
  • Danielle Ascenção
    Noiva Constante Março 2016 Rio de Janeiro
    Danielle Ascenção ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sobre tudo que li nos comentários abaixo, tenho uma frase perfeita: "DEUS NÃO NOS FEZ JUÍZES!" Cristo não precisa de advogados ,que apresentem os "erros" dos outros. Ele tudo ver, e Ele julgará, de acordo com a concepção dEle. Afinal, para o Senhor pecado não tem pesos ou medidas diferentes, então para quem julga o próximo pelo fato de fazer ou não sexo antes do casamento, lembre-se: O pecado julgar, tem o mesmo peso "do fazer sexo antes do casamento".

    Mas, enfim, sou Cristã e acredito que essa é uma escolha pessoal. A Bíblia não cita nada específicamente sobre isso, e muito menos amaldiçoa. Deus é amor! Ele não condena o que é feito com amor e por amor. Porém, sabemos que sim, Ele condena a promíscuo, o que de fato é errado até mesmo aos olhos da sociedade em que vivemos. Também acredito que essa é uma questão até de cunho social. Pois, em tempos passados, sexo era tabu. Já hoje, falamos muito mais abertamente sobre ele. Ser virgem, era pré requisito para o casamento. Hoje os tempos e as concepções socias mudaram, e a forma de relacionar-se também. Penso também que se o outro, escolhe guarda-se para o casamento, ele está correto. Afinal, este é o desejo do coração dele, e não cabe a ninguém julga-lo. Se o outro, crer que será almadiçoado por ter relações sexuais antes do casamento, ok! Está é a crença dele. O que não vale é dizer que eu serei almaldiçoada por que não penso como ele. Concluindo, acredito que cada um deve seguir, e práticar de acordo com suas concepções, não cometendo nenhum ato por pressão ou indução alheia. "Guardar-se" é correto até o momento em que se acredita que é correto para você, já que pensa assim. "Entregar-se" é correto até o momento que se acredita nisto para você, já que pensa assim. Como disse antes, está é uma escolha de cunho pessoal, logo, não se deve interferir na opnição alheia. Muito menos ofendendo-a.

    • Responder
  • Marcelle
    Noiva Constante outubro 2017 Minas Gerais
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aqui as pessoas que não concordam com as opiniões dos evangélicos, se iram e criticam julgando-os da mesma forma que dizem que os evangélicos fazem com que não tem a mesma opinião de que sexo é só depois do casamento. Além de interpretar errado a opinião dos outros julgam como se só eles estivessem certos e por evangélicos pensarem de uma forma diferente, são sim criticados e julgados, sendo que aqui é só pra cada um expressar sua opinião e o que acredita e não pra dizer quem tá certo e quem está errado. Falam de liberdade de expressão, mas oprimem quem pensa diferente. Realmente isso sim é lamentável. Cada um tem sua vida, sua fé, seu pensamento, sua opinião. Se não concorda tudo bem, dê a sua sem criticar, julgar ou interpretar errado o que pessoas que pensam diferente de você falam. Eu creio que ninguém vem aqui para fazer intriga, então que a paz que vem do Senhor esteja no coração de cada um.
    • Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A questão é justamente essa aí. As pessoas acreditam em suas verdades e acabam esquecendo de que existem outras pessoas, outras percepções e outras verdades. Né?
    Senti aqui uma necessidade descabida de expor só pra condenar. O intuito não foi só que as pessoas se manifestassem, o intuito foi ao se manifestarem com uma posição diferente do que julgam certo fosse feito um questionamento e condenação tendo por base as convicções pessoais do que se julgam certo.
    Mais triste é ver que evangélicos se intitulão cristãos e não aceitam outras práticas do cristianismo como o católico,que historicamente é bem mais antigo...
    As atrocidades não pararam por aí, as pessoas se entendem donos da verdade, quando a verdade é uma via de mão dupla, dependendo do ponto de vista e das experiências pessoais de cada um...
    É um choque!
    Sou cristã, não importa se católica ou evangelica, sou cristã e respeito à todos e suas escolhas. É assim que deve ser!
    • Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois é noivinha Mariana, a impressão que me deu é que foi proposital... Super triste isso!
    • Responder
  • B
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é Marla, eu respeito as opiniões de cada um, só que tem umas que não fazem o menos sentindo. Realmente, este assunto cria um conflito grande... Smiley atonished

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tb fiquei chocada com o que o pessoal escreveu. Concordo com tudo o que disse aqui. As pessoas citam passagens, interpretam do seu jeito e usam isso para julgar o próximo. Não concordo com nenhum tipo de fanatismo e muito menos com imposição religiosa. Sem contar que estão excluindo todas as outras religiões cristãs. Estou muito chocada! Como é que pessoas tão jovens chegam a esse ponto? Tem esse tipo de atitude e pensamento. Sinceramente esse tipo de debate me preocupou muito com a que ponto as pessoas chegam.

    • Responder
  • Renata
    Bahia
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Adriano, tudo bem? Sou a favor de que as pessoas se amem e se respeitem sempre Smiley heart Por isso, acho que essa é uma decisão bem pessoal e só o casal pode decidir o que fazer em relação a esse sentimento. O bacana é saber que temos o livre arbítrio em decidir o que faz a gente feliz - sem passar por cima de crenças e pessoas claro - o que no final das contas é, outra vez, amor e respeito com um mesmo e com os demais! Smiley heart

    Está pertinho do seu casamento! Está ansioso? Está tudo pronto?

    Qualquer coisa que precisar, pode chamar Smiley winking

    • Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Loanda!
    É muito bom saber o que fazer em uma situação dessas...
    Eu realmente estou muito entristecida... As pessoas realmente não pensam nos outros, no que podem passar, o que a vida dessa pessoa a reservou... E isso me atingiu diretamente, pois há coisas que não são por escolha e pra mim ter essa intimidade maior me possibilitou superar o que não escolhi ... Ser virgem ou não, pra mim não representa muito! E não é e nem pode ser uma forma de diferenciação entre seres humanos! Certamente foi intencional... Como se lições de falsa moral e sermões teológicos pudessem transformar ou até lavar o cérebro dos outros!
    Concordo com tudo que falou! Falou tudo que eu acredito!
    Obrigada pelo retorno!
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também fico chocada com atitudes assim, e aparentemente é intencional.

    Parece que este foi o objetivo do debate. A palavra de Deus deveria ser usada para o bem né?

    Cristão é todo aquele que crê em Cristo correto? Independende da religião que optou seguir.

    Na igreja católica e na evangélica, o sexo antes do casamento não é recomendado.

    Mas na minha concepção, sexo com amor não é pecado. É entrega, independente de ser antes ou depois do casamento.

    Eu apoio quem quer esperar, desde que espere de coração e não por alguma eventual "lavagem cerebral" que sofreu por se deixar atigir por julgamentos de um mero mortal tão pecador quando nós. E que não se sintam melhores por isso (porque não são).

    Também desconheço esse evangelho que julga, condena e que se auto-exalta.

    Na minha religião me ensinaram a amar o próximo, como a mim mesma. E que eu não devo tratar os outros de uma forma que eu não gostaria de ser tratada ou como alguem querido meu fosse tratado. Literalmente amar como Jesus amou.

    Maria, sempre há como evitar esse tipo de conteúdo aqui na comunidade (e está cada vez mais frequente), além do estado ser laico (onde temos liberdade religiosa e alguém não pode impor o que devemos fazer) é falta de respeito com os próprios irmãos.

    Podemos resolver esse problema denunciando comentários ofensivos em um botão que fica apagadinho aqui a lado direito.

    Assim a adm vê e exclui o comentário, se achar necessário até o debate.

    Sempre que houver qualquer conteúdo ofensivo, contacte a Renata, a Cintia ou qualquer noiva destacada.

    Obrigada pela colocação. Vou avisar a Rê. Bjooos

    • Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bianca, aqui tá me parecendo período de inquisição! Estão condenando em nome de Deus!
    Tô chocada com as opiniões, menina!
    As pessoas se lembram de várias passagens pra poder endossar o julgamento que estão fazendo dos outros... O que me choca mais é esse evangelho que julga, condena e afasta! Eu sou cristã e não conheço esse evangelho...
    É exatamente o que você falou! Um posicionamento pessoal!
    Leva-se ao pé da letra textos sem analisar contextos, realidades e o pior, SEM RESPEITAR A FÉ DOS OUTROS!!!!!
    Um horror! Nem vale a pena discutir...
    Concordo plenamente com você...
    • Responder
  • Maria
    Top das Noivas Junho 2016 Rio de Janeiro
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Londa, tô chocada com esse debate!
    É pouca informação pra tanto sermão sem motivo... Aqui percebi o quanto esse assunto provoca conflitos, inclusive entre pessoas da mesma crença...
    Não vale nem discutir, já pode perceber que o objetivo é condenar, não esclarecer e debater o assunto...
    Já li noivinhas usando a palavra indiscriminadamente só pra julgar...
    Aqui na comunidade tem como isso ser impedido?
    Pq acho muita falta de respeito com quem não professa a mesma fé cristã. Estão fazendo um julgamento, parece um tribunal onde todos os cristãos são promotores!
    Sou cristã e não conheço esse evangelho que julga, condena, responde de forma destemperada e arrogante, que afasta...
    Como você é destacada, sabe se há algo que se possa fazer quanto a esse tipo de coisa? Estão usando a palavra pra ofender!
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mari, mesmo que você diga que é Cristã, se for da Igreja católica não serve, evangélico gosta de dizer que só eles são cristãos.

    Já vi uma noiva aqui falando que a família dela é cristã e a do noivo não (no entanto eles eram católicos, católicos não são cristãos?).

    Enfim, foi só uma pontuação, concordo com tudo o que disse. Não preciso dizer mais nada.

    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Foi justamente por me informar que passei a achar uma besteira!

    Casamento é pura burocracia, o que faziam no antigo testamento quando não existia ainda celebração de casamento?

    O homem tomava a mulher como sua esposa quando a possuia, sem burocracias.

    Acho que cada um deve fazer o que acredita, sem julgar as escolhas dos outros.

    • Responder
  • Milena
    Noivo Ativo Fevereiro 2020 Rio de Janeiro
    Milena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flor, Boa noite. Comigo também foi assim so q se fosse hj eu preferia n ter tido. P q o novo e mto melhor e mto mas gostoso. Mas assim hj nossa relação e super Boa esta cada vez melhor. Só estou relatando o q eu penso
    • Responder
  • Adrielle
    Super Noiva Julho 2015 São Paulo
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não existe maldição, sexo com 2 pessoas que se amam nao e SEXO e sim amor
    meu noivo mesmo fala nao fazemos sexo e sim AMOR pois eu te amo com todas as minhas forças.
    Não existe maldição quando 2 pessoas se amam
    beijocas tira isso da cabeça afinal vcs vao se casar... quer uma prova de amor maior?
    • Responder
  • Thaynne
    Noiva Constante Setembro 2015 Minas Gerais
    Thaynne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou amaldiçoada então!!
    Sim flor e só para quem é cristão! Quem é ateu, budista ou que tenha outra crença o que vale é o amor, respeito um para com o outro !!
    • Responder
  • Myrella
    Super Noiva Julho 2015 Mato Grosso
    Myrella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Penso o mesmíssimo que a colega, com excessão de que meu primeiro namorado é o meu noivo atualmente! ^.^

    • Responder
  • B
    Super Noiva Dezembro 2015 São Paulo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tem nada a ver, fazer sexo antes do casamento, ficará amaldiçoado ??? Se fosse assim eu estou bem amaldiçoada... Porque minha primeira relação foi com meu primeiro namorado.

    Desde o começo do meu namoro com meu noivo, eu já tinha deixado claro que ele não seria o meu primeiro homem, assim como ele que já teve relações anteriores.
    Todos nós sabemos que sim é pecado perante a igreja, mas quem sabe dos nosso atos, somos nós e Deus, e Deus não amaldiçoa ninguém... E se o sexo, o amor for verdadeiro, não há problema algum. #minhaopinião

    • Responder
  • Tati
    Super Noiva Abril 2015 Rio Grande do Sul
    Tati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vejo mal algum mas respeito a opinião de quem acha o contrário. No meu caso nunca mudou em nada vamos casar este mês e nunca mudou nada para nós
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas