Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Débora
Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul

Resolvi abandonar o anticoncepcional e iniciar com o mob

Débora, dia 30 de Dezembro de 2017 às 16:24 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 40

Ano novo, vida nova!

Casamos no dia 09/12 e desde o encontro de noivos, realizado nos dias 04 e 05/08, eu tinha decidido parar com o anticoncepcional. Uso desde os 16 anos e já passei por uns 5 diferentes e sei que me faz mais mal que bem.

Semana que vem iremos conversar com um casal que orienta sobre o Método de Ovulação BillingsTM (MOB). Já recebi as primeiras orientações pelo Whats e hoje começarei as anotações.

O MOB é um método de Planejamento Familiar Natural que permite ao casal observar os períodos (dias) férteis da mulher, com segurança, e optar livremente por ter relações sexuais ou abster-se destas nesses dias, conforme queira engravidar ou espaçar uma gravidez. Quando corretamente usado possui entre 97% e 99% de eficácia para espaçar gestações, segundo a OMS. Foi validado cientificamente através de mais de 20 anos de estudos. (Mais informações em: https://www.cenplafam.com.br)

Perdi meu pai 1 mês antes do casamento para um câncer no pâncreas. Minha avó paterna teve câncer de mama, a família da minha mãe tem problemas cardíacos, portanto, não quero maximizar os riscos de uma morte precoce.

Essa foi uma decisão minha, mas com total apoio do meu esposo. Ele também é muito interessado que eu abandone todos os tratamentos com medicamentos de farmácia. Estou compartilhando, pois não conhecia e acredito que muitas mulheres também não conheçam. Após esse dia, acabei conhecendo outras famílias que usam apenas o MOB e vivem muito felizes.

Ah, o MOB não é tabelinha.

40 Respostas

Última atividade por Beatriz, dia 13 de outubro de 2018 às 18:03
  • Beatriz
    Super Noiva Julho 2019 Minas Gerais
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tinha ouvido falar co método, vou pesquisar sobre! Obrigada por compartilhar!

    • Responder
  • Leopoldina
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Leopoldina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou te dizer que não conhecia. Ate tinha ouvido falar mas nunca me aprofundei no assunto. Vou até pesquisar mais sobre.

    Mas é difícil, porque sou tão acostumada com o anti, até mês passado não tomei porém me deu muitas espinhas (coisa que nunca tive).

    Mas são muito legais essas dicas..

    • Responder
  • Victoria
    Super Noiva Junho 2020 Rio de Janeiro
    Victoria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meninas, faz muito bem!!! Percepção da fertilidade é vidaaa!! Eu uso o Sintotermal e diafragma. Vai com tudo!
    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Abril 2018 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Atah entendi .... interessante, tem q ser bastante atento
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, Barbara!

    Comecei minhas anotações no dia 30/12. São 15 dias de abstinência para que a mulher possa se observar. Ao final de cada dia, a observação de como estamos nos sentindo (seca, molhada, úmida...) e como enxergamos a nossa calcinha são anotadas pelo marido (que faz o questionamento à esposa) no gráfico próprio do MOB. É nessa parte que envolve o casal. A instrutora conversa e explica como a fisiologia da mulher funciona e essas anotações servem para entendermos como é o nosso padrão, já que cada organismo funciona de um jeito diferente. Há algumas coisas que servem para todas as mulheres, como, por exemplo, a ovulação, mas o método permite identificar qual o período fértil da mulher.


    • Responder
  • Barbara
    Super Noiva Abril 2018 Minas Gerais
    Barbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como esse método uni o casal? Em saber o dia certo para n engravidar? Dos dois saberem isso?
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que ótimo, Vanessa! Realmente, todas falam que a intimidade entre o casal aumenta muito com o MOB.
    Me interesso em fazer parte do grupo sim. Vou te enviar meu número. Obrigada.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Novembro 2017 Paraná
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia Débora! Primeiramente, sinto muito pela perda do seu pai, peço a Deus que dê consolo ao seu coração...

    Também larguei mão do anticoncepcional e uso o MOB! Mas no meu caso, fiz isso alguns meses antes de casar, então, quando me casei foi um pouco mais fácil fazer as observações pois eu já estava um pouco acostumada hehe

    Só que não consegui um casal de instrutores :/ faço acompanhamento com uma instrutora de Curitiba/Pr e nos falamos pelo whats e pelo skype e ela me ajuda muuuuuuuuuuito! É preciso persistência, paciência, muita paciência, principalmente no início. Com os passar dos ciclos, vc vai se acostumando. O legal é ter apoio do marido, isso conta muito para a eficácia do método e claro, temos que fazer as observações certinho tbm.

    Participo de um grupo no whats, com mulheres do país todo que aderiram ao método e meu marido participa de um só de homens! Quando quiser, me passa seu contato que peço para te adicionarem... o grupo é específico, só fala sobre o MOB e eles disponibilizam um material bem bacana a respeito do método, livros em pdf, áudios de explicações...

    Nos primeiros meses sem anticoncepcional sofri um pouquinho, principalmente pq voltei a ter bastante espinhas e minha tpm piorou kkkkk também voltei a ter cólicas, mas qdo preciso eu tomo um remedinho pra dor e boa. Hoje, quase um ano sem AC me sinto ótima, leve, livre! Faço tratamento para pele (isso é um saco kk) mas já me acostumei. No início eu tinha um pouco (muita) vergonha de falar para o meu noivo das sensações e do muco que eu observava kkkkk aos poucos nossa intimidade e cumplicidade foi crescendo cada vez mais, é uma coisa nossa, só nossa rs

    No que eu puder te ajudar, estou à disposição! Boa sorte com o MOB, seja persistente e não dê muito ouvido ao que as pessoas falam (tipo que vc vai ter 1o filhos em 10 anos), são brincadeiras de pessoas que não conhecem o método e como a maioria, optam pelo mais fácil que é tomar ac e esquecem do futuro. (ah, a irmã de uma colega teve trombose, e o médico relacionou ao uso prolongado de ac... olha o perigo!)

    Abraços!!!


    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz parte. Eu jamais ficaria sem menstruar. É incomodo? É. Mas pra mim é a natureza agindo. Se a natureza fez por que ir contra? Tem como aliviar o desconforto.


    Muita sorte pra vocês e persistência pq o método exige
    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Jéss ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É realmente algo bem complicado de tratarmos, né? E ainda mais quando se tem casos na família dessa doença horrível. Smiley cry

    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jéss, nunca me senti mal com o uso de ac, mas sei dos malefícios que eles trazem a longo prazo para o organismo da mulher e foi por conta disso que decidi parar com o uso. Tenho muito medo de ter um câncer ou alguma outra doença por conta de algo que eu poderia evitar.


    • Responder
  • J
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Jéss ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha. Eu vejo muitas mulheres relatando que se sentem mal com o anticoncepcional... Comigo foi mega diferente, eu me sinto extremamente bem, nunca me senti melhor. Eu acho que isso vai de organismo para organismo. Mas que bom que tu encontrou um método que te ajudará mais!

    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é isso mesmo. Algo extremamente natural e que une o casal.
    No meu caso o ac que uso pode ter como efeito a interrupção da menstruação, mas não é regra. Como sempre tive a menstruação irregular, então nunca dei bola pra isso já que a própria Gineco dizia ser normal. Mas sempre soube que isso é extremamente nocivo pro corpo.
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Outra coisa que sigo que mesmo usando anticoncepcional eu menstruo todo o mês. Na época a ginecologista queria me enfiar um medicamento que eu pararia de menstruar. Achei isso demais! E disse a ela que queria um que me deixasse menstruar. Ela ainda me disse:"pra que? Você não quer filho agora... " Acredito muito no ciclo natural da mulher. E no meu caso sabia que o anticoncepcional me ajudava a viver. Tinha dias que eu passava tão mal que era uma semana antes de iniciar a menstruação e na semana. Ficava quase uma semana mal. Era horrível. Tinha uma qualidade de vida péssima. Ainda na época estava no início da faculdade e era horrível não ter ânimo de estudar, de acordar cedo, passar o dia inteiro na correria. Mas, hoje em dia... Quero mesmo parar de usar. Talvez depois que me casar...
    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conheço esse método. É sempre dados em palestras de encontro de noivos da igreja católica. A qual eu participo. Comecei a tomar anticoncepcional por causa das minhas cólicas menstruais. Sempre passei muito mal, desde quando comecei a menstruar. Hoje, tomo por mais um motivo, claro, não engravidar. Mas, vou começar a estudar um pouco mais sobre esse método. Acho interessante e pensar que é um método natural contraceptivo. Ele avalia o corpo e os hormônios femininos. Tenho uma amiga que os pais sempre usaram este método (são católicos) eles até comemoram o dia que a filha foi concebida. Bonito neh?
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já ouvi falar do app, mas como tivemos essa palestra e achei mais seguro ter alguém pra orientar, decidi ir pelo MOB mesmo. Sei que terei dificuldade pra engravidar e como queremos ter um filho assim que nos estabilizar nos já quero desintoxicar meu organismo agora.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida. Eu só vejo benefícios. Vai ser difícil voltar a passar pelo ciclo menstrual, pois faz 3 anos que não sei o que é usar absorvente, mas isso é totalmente contra a natureza e essa é uma das razões que me fez querer aderir ao MOB.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ingrid, procure por um orientador perto de você pelo site. Com certeza quanto menos "drogas" ingerirmos melhor pra nossa saúde. Já bastam os alimentos que vêm com hormônios ou venenos.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Layla, o MOB não é tabelinha, é um método que controla bem mais que isso e é feito pelo casal e não apenas pela mulher. Por experiência própria, os ginecologistas empurram a qualquer custo o uso de ac. Tanto que sempre que eu ia e me queixava sempre vinha uma mudança de marca, mas nunca a cogitação de suspender o uso. Acredito que seja para ter controle de natalidade.
    Mas cada caso é um caso, como uma noivinha disse, pra ela o uso de ac só trouxe benefícios, mas eu optei por parar devido às consequências futuras, pois sabemos que o uso prolongado aumenta o risco de câncer no útero e como já tenho pré-disposição genética pra isso optei por começar agora que estou oficialmente casada.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jéssica, também tenho menstruação desregulada devido aos ovários policísticos e é por isso que o método não pode ser aplicado sem orientação. Faz 3 anos que não menstruo devido ao ac que tomo. Entra no site e procura por um orientador perto de você e conversa. Como é um método para o casal sempre é um casal que orienta outro casal.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Giovanna, procura no site algum orientador perto de você pra explicar melhor. Ele é bem seguro sim.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza é necessário se avaliar caso a caso. No meu caso, eu só tinha ovários policísticos. Nunca tive problemas com cólicas fortes, apenas ciclo desregulado , espinhas e pêlos em excesso.
    • Responder
  • Karine
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Minas Gerais
    Karine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em janeiro completo um ano de casada. Eu nunca tomei anticoncepcional, já faço uso de hormônios para tireóide e não quis optar por mais um remédio.
    Peguei um aplicativo da internet que faz um diário da menstruação. Ele ajuda a saber os dias férteis e tal. Nesses 12 meses tem dado certo, espero continuar assim. Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Esperta Janeiro 2019 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que legal, eu e meu noivo vivemos a castidade, e quando casarmos também queremos usar o método Billings. Smiley smile
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é muito! Porque você vai passar a conhecer o seu corpo. Ele vai falar o que está acontecendo então você terá até como saber se está ou não pra menstruar! É muito bom!
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pretendo fazer o MOB e conheço vários casais que fazem! Vai por mim, funciona demais. Inclusive tenho amigas que pararam pílula e foi a melhor decisão da vida delas. E não é tabelinha mesmo! É um conhecimento do corpo feminino. Eu solteira já meio que faço (mantemos a castidade) controlando meu ciclo e acredite eu tem dia que acerto a ovulação.


    E o mais legal é que é um método do casal, ou seja tira todo o peso das costas da mulher pois os casais que conheço , ambos fazem as anotações! Inclusive tem um que ele lembra ela do muco essas coisas. É muito unitivo! E livre de efeito colateral!
    • Responder
  • I
    Noiva Master Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tomo anticoncepcional mas pelo meu noivo eu já tinha parado a muito tempo. Me faz mal, me sinto mal quando aplico a injeção e tenho outros sintomas.
    Assim que casarmos, ele pediu pra que eu pare de tomar e vou parar. Não quero ter problemas futuros.
    • Responder
  • Layla
    Super Noiva outubro 2019 Ceará
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é noivinha, perdi meu pai e minha avó pro câncer e isso foi péssimo. Tomo anticoncepcional por questão hormonal, mas já penso em usar outro método quando casar, seja camisinha ou qualquer outra forma. O problema é que meu ciclo é desregulado e com a pílula tá se regulando, então ainda não sei como vai ser quando eu parar, se vai continuar regulado ou vai desregular novamente, logo o método de tabelinha não dá nada certo pra mim; diu eles não colocam antes da mulher ter filho e o que resta é camisinha, então vamos ver como vai ser. Tô tomando há um ano e ainda não senti nada, pelo menos não visível, mas morro de medo de adquirir alguma coisa, tanto é que em janeiro vou na gineco novamente para saber sobre os riscos.

    • Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Janeiro 2018 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Legal Débora! Eu também optei por não tomar. Eu faço a tabelinha por um aplicativo, observo o meu corrimento e uso camisinha nos dias férteis. Vou dar uma pesquisada sobre o MOB, obrigada!
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, Jéssica, eu tbm tenho ovários policísticos e fiz esse questionamento. Para você ter ideia, nesses primeiros 15 dias tenho que anotar todas as sensações que tenho (inclusive como fica na calcinha) e as relações ficam suspensas. É um método que se adapta ao organismo da mulher e faz com que conheçamos como nosso organismo trabalha.
    • Responder
  • J
    Noiva Principiante Fevereiro 2018 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, sabe se funciona para que tem a menstruação desregulada? Tenho ovários policísticos então nunca menstruo no prazo certo, às vezes fico até 2 meses sem menstruar e os remédios sempre me fizeram muuuuuito mal.
    Parei de tomar anticoncepcional pois quarta dessa semana tive suspeita de trombose e quase morri, foi o pior dia da minha vida. Desde então, larguei todos os remédios e há 3 dias sem eles, me sinto muito melhor!!!!
    Sabe se esse método funciona nesses casos?
    • Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Abril 2018 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já fiz vários investimentos, usei ácido, tomei o tetraciclima, este deu uma boa melhorada.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas