Comunidade linda da minha vida!
Estou na "reta final" dos preparativos para o dia C, faltam 37 dias e agora começa uma loucura diferente da vivida até o momento, hahaha. São muitos detalhinhos pra resolver, coisas novas que surgiram do nada ou que tinha esquecido, revisão dos contratos e fornecedores, pagamentos, reunião com fornecedores, etc.
Bom, é uma correria terrível, mas é boa também. E nessa hora temos que começar a acertar algumas coisas sobre a cerimônia e festa, e é justamente sobre isso que vou falar nesse debate.
Ontem, nós tivemos a primeira reunião com a nossa cerimonialista, para começarmos a definir o cronograma da nossa festa. O cronograma da igreja, nós não definimos com ela pois, na igreja eles têm uma equipe de cerimonial própria que organiza o casamento, e nós ainda não fizemos reunião com essa equipe.
Enfim, eu vim aqui deixar dicas para vocês sobre como funciona essa reunião (no caso, como funcionou a nossa), o que perguntar, etc.
Cronograma de casamento
O cronograma é importante para definir tudo o que vai acontecer na festa de casamento, desde a chegada dos noivos, até o momento em que a música acaba. Ele é importante para que tudo ocorra da maneira que você sempre sonhou.
Vou contar a vocês o que conversamos na reunião, pois talvez possa ajudar na hora de acertarem o cronograma de vocês, e falar um pouco do que já definimos.
1º item - Chegada dos noivos no salão
*Antes de definirmos como seria a nossa entrada, combinamos com a cerimonialista que vamos chegar, vamos para a sala dos noivos descansar, tomar uma água, comer um salgadinho e depois vamos entrar no salão. Apenas para podermos dar uma acalmada nas emoções, rs.
- Importante definir a chegada dos noivos, qual música deverá ser tocada (essa informação passada a cerimonialista deve ser igual a passada ao DJ/banda, para não terem problemas).
- O "trajeto" que faremos no salão até a pista de dança, onde os padrinhos e nossos pais estariam reunidos para a nossa chegada.
2º item - Brinde
- Como será ordem do brinde. (Nossa cerimonialista nos passou uma "ordem" para brindarmos, para que fique bonito na filmagem.)
- Fotos da hora do brinde.
3º item - Agradecimento geral
- Em qual momento os noivos farão o agradecimento? *Definimos que será feito logo após o brinde, mas isso pode ficar a critério dos noivos.
4º item - Dança dos noivos
- Vai dançar valsa? Outra música? Só os noivos dançarão ou terá participação de pais/padrinhos?
* Nós vamos dançar uma música animada, que estamos ensaiando em casa. Tinha pensado em dançar mais pro meio da festa, mas o noivo quis dançar logo na chegada para ficar "livre" depois, haha.
5º item - Fotos na mesa do bolo
- Escolher quais fotos querem ter na mesa do bolo. Exemplos: Corte do bolo, com os padrinhos, pais, irmãos, avós e/ou alguma pessoa importante.
* Definimos que, na hora dessas fotos, vamos entregar a lembrança dos pais, padrinhos, irmãos e avós.
6º item - O jantar
- Quem vai abrir o jantar? Os noivos? Os pais? Etc.
7º item - Vídeo dos noivos (se tiver)
- Em qual momento passar o vídeo?
* No nosso caso, decidimos passar o vídeo após jantarmos, como nesse momento a maioria ainda estará sentado comendo, ficará melhor para todos assistirem. (Nosso vídeo será votos gravados que faremos um para o outro).
8º item - Gravata/sapatinho da noiva (se tiver)
- Que horas passar? Quem chamar para ajudar os noivos nesse momento?
(Caso comprem coisinhas para fazer "bagunça" nesse momento, é importante definir onde esses itens ficarão, etc).
9º item - Início da balada
- Que música tocar na abertura da balada. (Aqui vem a mesma dica da música da entrada dos noivos, DJ/banda e cerimonialista devem estar alinhados).
- Terão artigos para balada, como: Plaquinha, tiaras, óculos, pulseiras, etc?
10º item - Hora do buquê
- Como será o buquê, de jogar, fitas, na caixa, etc.
- Vai tocar alguma música nesse momento? Qual?
Outros itens importantes para "discutir":
- Mapeamento de mesas (caso tenha)
- Onde ficarão as lembrancinhas? As pessoas que vão pegar ou serão distribuidas?
- Os presentes recebidos no dia do casamento devem ser guardados no carro de quem? Dos noivos, pais, irmãos, etc.
- O dinheiro da gravata/sapatinho vai ficar na responsabilidade de alguém ou a cerimonialista fica encarregada de guardar?
- A cerimonialista ficará responsável por levar os itens ao salão, como: topo de bolo, faca, taças, etc?
- Haverá alguma homenagem especial?
- A noiva trocará vestido/sapato? Onde guardar os itens?
etc...
Lindezas, esses foram alguns itens que discutimos nessa primeira reunião do cronograma. Acredito que isso pode variar de cerimonialista para cerimonialista, já que cada uma tem uma forma de trabalhar e se organizar. Mas quis aproveitar o momento para trazer dicas a vocês sobre os itens que devem ser pensados para o cronograma.
Se alguma de vocês tiver alguma dica bacana, é legal também deixar aqui para que outras noivinhas possam ver
Espero ter ajudado. Precisando estou aqui pra ajudar ok?
Aqui na comunidade também tem outros debates super bacanas sobre cerimonialista/assessoria, se quizerem dar uma olhadinha: A importância de contratar cerimonialista, Assessoria ou cerimonial?, A cerimonialista...
Beijinhos!