Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Glória
Noiva Ativa Agosto 2025 São Paulo Estado

Ser egoísta planejando uma festa de casamento?

Glória, dia 28 de outubro de 2024 às 16:52 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 27

Oi, gente! Estou um pouco chocada com algumas conversas que vi aqui na comunidade sobre planejamento de casamentos. Tem pessoas dizendo que devemos ser egoístas e não pensar nos detalhes para agradar os convidados. Que mundo esse povo vive?

É compreensível que cada um tenha suas preferências e que não precisamos convidar meio mundo, mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar que um casamento é uma celebração coletiva! Não faz sentido querer ter um grande evento e, ao mesmo tempo, ignorar os sentimentos e necessidades dos convidados.
Acho que devemos considerar como eles se sentirão durante a festa. Afinal, a experiência deles também faz parte da nossa comemoração!Se é para ser tão egoísta assim pra que está planejando uma festa?E tem gente que fez e não teve uma boa experiência com os convidados e acha que vai ser assim como todos, gente que mundo é esse, misericórdia quanta gente sem gentileza.vocês pensam sobre isso? Alguém mais já se deparou com esse tipo de visão egoísta?

27 Respostas

Última atividade por Camila, dia 30 de outubro de 2024 às 14:34
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se é pra ser egoísta no nível de não celebrar com ninguém, pra que festa e alegria, não é mesmo? aplica o valor da festa/cerimônia em outra coisa que não envolva mais gente que fora os noivos. Concordo absolutamente com você.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu penso da mesma forma. É claro que o casamento tem que ter a identidade dos noivos e ser do jeito que eles sonharam. Mas gente, fico abismada de ver tanta noiva desconsiderando cuidados com os convidados. Meu casamento vai ser longe de onde moro, e tomei todo cuidado para que tenha muita comida boa, doces, para que as músicas animem a galera, lembrançinhas, bebidas e tô procurando até brinquedo para alugar para crianças.
    As pessoas que estarão no meu casamento são queridas por mim e pelo meu noivo. É claro que quero que todos sintam confortáveis no dia. E tenho certeza que é possível fazer isso, sem abrir mão do que meu noivo e eu queremos para festa.
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso mesmo, não tem problema nenhum em tentar trazer conforto e fazer com que as pessoas se sintam acolhidas na cerimônia. Ignorar as necessidades básicas dos convidados não faz sentido, não sei da onde que tiraram essa ideia. Uma coisa é fazer algo do seu gosto e não deixar opiniões alheias mudarem algo no seu casamento que você gosta e se sente bem mas que não afeta o bem-estar de ninguém, outra coisa é você não pensar nos convidados.

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi! Você resumiu muito bem o que penso também. No final, a gente acaba colocando nossa essência em cada escolha, né? E faz parte ser empático, porque queremos que as pessoas que amamos se sintam bem. Cada um realmente dá o que tem de melhor em si! Adorei sua perspectiva, acho que seguimos na mesma linha.

• Responder
  • Karina
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo Estado
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo plenamente, e eu ja havia percebido isso por aqui tb... mas..cada um é cada um, ne, meu pensamento nesse aspecto é igual o seu e a minha dinamica para organizar o MEU casamento, foi baseada nisso, mas eu sou assim na vida, sabe? sou bastante empatica, e qualquer coisa q vou fzr vai ter um pouco disso pq faz parte de mim, por isso que existe a frase: cada um dá o q tem dentro de si. E isso é mt real.

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Perfeito! Acho que esse equilíbrio faz toda a diferença para criar uma celebração acolhedora. Que lindo o cuidado que você teve com os detalhes pensando nos seus convidados, até nos que têm preferências alimentares diferentes. No fim, é exatamente isso: não se trata só de agradar a nós mesmos, mas de criar um ambiente onde todos se sintam bem e felizes ao nosso lado. Obrigada por compartilhar essa experiência tão atenciosa!
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai simmm, vai ser tudo incrível 🥰❤🤗
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, concordo totalmente! Sempre vai ter quem fale alguma coisa, mas o importante é fazer o que nos deixa felizes e fazer o nosso melhor para que seja um dia especial para todos. No fim, cada pessoa vive uma experiência única, e o que importa é o carinho que colocamos em cada detalhe. Se alguém não valorizar, pelo menos sabemos que fizemos tudo com o coração!

• Responder
  • Cíntia
    Super Noiva outubro 2025 Rio de Janeiro
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vamos, sim! Smiley love Vamos trocando figurinhas por aqui e fazer dos nossos casamentos dias especiais para nós e para aqueles que amamos Smiley heart . E vai ser lindo!!!

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente, você tocou num ponto muito importante! Se preocupar com o bem-estar das pessoas queridas, especialmente aquelas que têm necessidades especiais, é um gesto de carinho que faz toda a diferença. Acho lindo o cuidado que você está tendo com sua avó; isso mostra o quanto ela é importante para você e que esses detalhes são uma forma de demonstrar amor. Concordo plenamente: tem coisas que realmente não devem ser feitas por obrigação, mas dar atenção ao conforto dos convidados é o mínimo para tornar o dia especial para todos que estão ao nosso lado. Obrigada por compartilhar essa experiência!

• Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uau, falta pouco para o seu grande dia! Imagino quantas vezes você teve que colocar limites ao longo desses 14 meses – realmente não é fácil! Acho que você resumiu muito bem: o equilíbrio é o que faz tudo fazer sentido. É importante pensar na felicidade dos noivos, mas sem esquecer do carinho por quem vai estar lá com a gente. E a lista de convidados é um exemplo perfeito, né? Também vejo que é uma das partes mais desafiadoras, porque todo mundo acha que pode opinar. No fim, é como você disse, precisamos fazer o que é melhor para nós e para a nossa felicidade nesse momento tão especial!
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi! Fico muito grata pelo apoio e por entender exatamente o que eu quis dizer! Concordo demais com você, casamento é sobre os noivos, mas quando decidimos dar uma festa, faz parte pensar com carinho nos convidados que estão saindo de suas casas para compartilhar esse momento com a gente. É realmente uma questão de equilíbrio, de manter nossa essência sem abrir mão de ter um evento acolhedor para todos. E, como você disse, divergências são normais e até enriquecem a conversa! Obrigada por compartilhar sua visão e por ter me apoiado no outro post também!

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi glória, fui eu q te defendi no outro post...sendo bem honesta, eu concordei 100% com vc disse.

vou reforçar o q eu disse la...casamento é sobre noivos, mas a partir do momento q vc opta por dar uma festa (sim, pq dar festa e opção, a pessoa simplesmente pode casar no cartório e ir pra casa na sequência) a pessoa tem q procurar alinhar as suas vontades aos dos convidados, já q essas pessoas sairam da casa delas para prestigiar os noivos...

ninguem está querendo abram mao de todas as suas vontades para agradar os convidados, mas dá pra ter equilibrio...

acho q no outro post faltou um pouco de interpretação no q vc disse... a partir do momento que eu entro em um debate e exponho minha opinião e normal e esperado q outras pessoas não concordem com q eu escrevi... e tá tudo bem...a divergência faz parte da vida...

• Responder
  • Priscilla
    Super Noiva Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Faltam 19 dias para o meu casamento e, ao longo dos meus 14 meses de planejamento eu tive que ser egoísta muitas vezes. E acho que é como a maioria aqui comentou: as pessoas sentem liberdade (muitas vezes não dada) de opinar na sua festa. Sim, eu faço a festa para compartilhar esse momento com as pessoas que amamos, mas eu também faço a festa para fazer eu e meu noivo felizes.

Nem tudo é oito ou oitenta, nem tudo é sobre os noivos, e nem tudo é sobre os convidados. E, muitas vezes, para fazer que as pessoas entendam, a noiva precisa sim pensar nela e acabar sendo egoísta.

Eu já comentei aqui no site várias vezes que a parte mais difícil pra gente aqui foi a lista de convidados. Todo mundo acha que pode opinar, e eu tive que bater o pé diversas vezes, e dizer que o casamento era meu e do meu noivo, e que éramos nós que tínhamos que decidir quem convidar. Se eu fosse ficar pensando em agradar os convidados, eu tinha convidado um bando de gente que eu nem gosto.

• Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O Casamento é para os noivos e tem ser do gosto dos noivos, não fazer nada por obrigação de parentes que nem família são direito, mas não existe isso de ignorar as necessidades dos convidados. Por exemplo, minha vó materna teve derrame, está em sobre-peso e mora longe, é muito difícil e sofrido para ela subir escadas, fazer uma viajem longa, eu e meu noivo já estamos pensando em como vamos fazer para trazer ela até o casamento, pois ela é muito importante pra mim, estamos vendo um meio de transporte tranquilo e agradável para ela, já estamos vendo lugares sem escada seja para cerimônia ou para recepção, pensando em banheiros adequados para ela, tudo pra que ela se sinta confortável. Então, você deve sim, se preocupar com as necessidades básicas de seus convidados, mas não ligar para aquela opiniões de mau gosto, não dar atenção para aqueles convidados metidos, esses talvez nem deveriam ser convidados. Se preocupar com o bem estar das pessoas é o minimo.

• Responder
  • Tatiane
    Noiva VIP Fevereiro 2025 Minas Gerais
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não, mas já ouvi falando para não fazer festa pois muitos sai ainda falando mal. Eu penso que cada um vai ter uma experiência e que se deve fazer o melhor e mesmo que ainda saiam falando mal é melhor fazer o nosso melhor.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Concordo, não da pra ser egoista a ponto de não pensar no bem estar das pessoas que estarão nessa comemoração com vocês

Quando fiz meu casamento, quando escolhia uma coisas, eu pensava, meus convidados vão gostar também? não adianta só eu gostar, e os convidados não. Então é um equilibrio mesmo.

Quando escolhi o buffet queria variedade para as pessoas gostarem, pensei em convidados que eu tinha vegetariano, pensei no conforto deles e como estariam felizes ali comigo

• Responder
  • Cíntia
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cara, não vale a pena. As pessoas escrevem aqui (e nas redes sociais) esperando que todos concordem com elas e quando aparece alguém fazendo um contra-ponto e mostrando bons argumentos, elas se desesperam. Aí começa o papo de que "não soube interpretar o que falei", etc, para invalidar a pessoa que contra argumentou ao invés de tentar refutar os argumentos que a pessoa apresentou. Em redes sociais é assim e também tenho observado essa mudança aqui.
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fui tentar explicar acabei sendo quase cancelada aqui 🥲😂
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente isso, noivinha!
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sei exatamente como se sente!
    Às vezes, vejo uns comentários por aqui que me deixam perplexa também, parece que o foco principal se perde. Mas é muito bom saber que outras noivas também acreditam em celebrar o casamento de forma acolhedora e equilibrada. Fico aliviada de ver que tem tanta gente com o mesmo pensamento! Vamos trocar ideias e nos apoiar para fazer desse momento algo realmente especial. ❤🥰
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo totalmente o que você disse! Realmente, o casamento é sobre os noivos, e cada detalhe deve refletir a essência e os desejos do casal. Acho lindo quando cada casal consegue criar uma experiência autêntica, e claro, os convidados devem respeitar isso. Também não acho que seja certo mudar coisas só por conta de pitacos.

O que quis dizer é que acredito que pensar com carinho nos convidados não precisa significar abrir mão dos nossos desejos, mas sim criar um ambiente onde todos se sintam parte do momento especial. É um equilíbrio, como você disse, entre manter a nossa essência e oferecer uma experiência acolhedora. Acho que cada casal encontra esse ponto de forma única, né.
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Novembro 2024 São Paulo
    Nathalie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu acho que tudo é equilíbrio. Não concordo com algumas coisas que falou, mas normal, somos pessoas diferentes. Para mim, o casamento é totalmente sobre os noivos e não sobre mim. Todos os casamentos que eu fui, fiquei feliz por eles, ainda que possa ter coisas das quais não curti tanto assim, guardei para mim, pois não era sobre mim.
    Tenho certeza de que todo casal quando vai realizar uma festa/cerimônia, pensa em tudo com muito carinho e em cada detalhe para que as pessoas se sintam bem ali. Agora o que não concordo é os noivos terem que ficar mudando coisas por conta de pitaco de convidado e etc.
    • Responder
  • Cíntia
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa, dá um alívio ver os comentários de vocês! Ultimamente, tenho lido cada coisa surreal por aqui que me dá até desânimo.
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até porque a pessoa gasta dinheiro, tempo, se descoloca para estar presente, então devem ser tratados sim com respeito, carinho e etc, óbvio que terá alguém pra colocar defeito, sempre tem! Mas não é por conta de 1 ou outro que vou menosprezar o restante dos convidados, precisamos é ter cautela no momento de escolher quem estará lá.
    • Responder
  • Glória
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente! Concordo que é essencial manter nossos desejos e nossa personalidade no casamento e não deixar que cada opinião externa nos desvie do que queremos. Mas, ao mesmo tempo, acho que pensar nos convidados é parte do que torna a celebração especial! Afinal, eles estão ali para compartilhar esse momento importante com a gente.

É como você disse, faz parte do nosso desejo que eles também se sintam bem, acolhidos e queridos. No fim, é um equilíbrio entre o que sonhamos para o nosso dia e o carinho pelos que estarão lá para comemorar com a gente, né?
    • Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo tem limites, devemos ser egoistas sim, mas em relação aos nossos desejos quando alguém vem dar pitaco. Mas quanto a não pensar nos convidados isso não existe, até porque se vou fazer um casamento, quero agradar as pessoas que eu amo, não faz sentido fazer uma festa pouco me lixando para meus convidados, se fosse assim, não faria sentido convida-los.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas