Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Louise
Noiva Constante Março 2022 Minas Gerais

Síndrome por deixar o ninho

Louise, dia 8 de Dezembro de 2021 às 19:13

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 62

Boa noite noivinhas/novinhos! Senta que lá vem textinho.... Pra quem nunca ouviu falar existe essa síndrome do ninho vazio e segundo o Dr. Google pode levar os pais à depressão e vários outros problemas pelo motivo dos filhos saírem de casa. Mas e quando é o contrário? Pois é, estou começando a...
Boa noite noivinhas/novinhos!
Senta que lá vem textinho....

Pra quem nunca ouviu falar existe essa síndrome do ninho vazio e segundo o Dr. Google pode levar os pais à depressão e vários outros problemas pelo motivo dos filhos saírem de casa. Mas e quando é o contrário? Pois é, estou começando a sofrer por estar deixando o meu ninho.Faltando menos de 3 meses pro meu casamento caiu a ficha de que estou saindo e já começo a chorar só de pensar (e enquanto escrevo essa enquete! 😭😆), inclusive estou meio desanimada com os preparativos do meu casamento. Moro com os meus pais e com meu irmão mais novo e durante a pandemia ficamos super unidos já que estou desempregada, minha mãe é dona de casa, meu pai aposentado e meu irmão só teve aulas online, ou seja, são praticamente 24 horas juntos. Tenho um sentimento de que estou abandonando eles e que vou ser abandonada também. Esses dias meu pai e meu irmão falaram que não vou ser da família mais, sei que foi brincadeira mas eu fiquei malzona..... (desculpa a infantilidade)Pra quem já passou por isso dêem dicas de como superar essa fase pf!!!!E como vcs estão com a saída de casa?

62 Respostas

• Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ai noivinha, sei o que você está passando.

Eu fui morar com meu noivo em março/21, não conseguimos programar a festa para esse ano por conta da pandemia. Nosso apartamento estava pronto e não tínhamos o porque não irmos, então até programei as férias para essa mudança em março (no meu trabalho temos que escolher as férias do próximo ano em outubro, então programei a mudança com antecedência).

Com todas as remarcações, por conta da pandemia, o casamento do meu irmão ficou programado para 12 dias antes da minha mudança. Logo a minha mãe ficou com a síndrome do ninho vazio em dobro, pois ambos iriam sair ao mesmo tempo. E eu, por ser mulher (podem dizer o que for, mas pra mulher sempre pesa mais), comecei a sofrer pela culpa de "abandonar" a minha mãe.

Minha mãe, na semana que mudei, foi pra casa da praia para não me ver saindo, e eu fiquei com dor no coração por minha mãe não estar lá para me apoiar.

Em resumo: fiquei muito chorosa nos primeiros dias da mudança, a ponto do meu noivo ter que me levar pra praia para eu ver minha mãe. Mas vai passando e ambos os lados vão se acostumando. E foi bom eu ter saído na data programada, pois se eu ficasse eu acho que não conseguiria sair mais, pois querendo ou não, eu ia ficar sempre com a sensação que estaria abandonando minha mãe.

Uma coisa é verdade: sua família será seu marido/companheiro. Sua prioridade tem que ser ele. Não estou dizendo que você deve esquecer seus pais e seu irmão, viu?

Boa sorte ai!

• Responder
  • A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Depende muito do pai/mãe pra sofrer.

Eu morava com meus avós antes de ir morar sozinha, eles (e o restante da família) queriam era me ver longe deles o mais rápido possível kkkk

A família do meu marido é mais presente (conversam todos os dias), já a minha demora mais tempo pra se ver/conversar e tal.

Mas te digo que depois que você acostumar no seu canto, vai ser difícil querer voltar.

• Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Super entendo!! Tbm me pego sofrendo as vezes kkkkkk Mas acho que a empolgação com a reforma da casa nova e com o casamento ainda meio longe, ainda estou tranquila.

Mas confesso que a parte que mais me dói é em relação aos meus pets. Temos 1 cachorro e 4 gatos e todo dia fico pensando em como vou viver sem eles!! Afinal as pessoas entendem oq ta acontecendo, os animais não! Morro de medo deles acharem q eu abandonei eles, de sentirem minha falta (tem um q é MUITO apegado comigo) - parece loucura né?

Tenho 3 irmãos mais novos e sei q vou sentir muita falta deles, mas eles ja fazem tantos planos de passar dias na minha casa q acho q vai ser tranquilo kkkkk

Acho que todas nós passamos por isso, mas vai passar! Vc não vai abandonar seus pais e nem ser abandonada, pode ter certeza disso. Mesmo quando saímos de casa, o cuidado permanece.

• Responder
  • Maruce
    Noiva Novata Dezembro 2021 Paraná
    Maruce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu entendo você, mas pense que seus pais e seu irmão sempre estarão ali para oq você precisar.
    acredita que eu to sofrendo pq não consegui levar minha gata pra minha casa nova Smiley sad
    mas sei que uma hora vai dar certo. então pensa positivo. você esta casando com alguém que você ama, e logo tera sua própria família. vai ficar tudo bem 💕
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Novata Janeiro 2022 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu te entendo perfeitamente, também estou nessa mesma situação e que situação DIFICIL MEU DEUS!!

A sensação de que estou abandonando meus pais é terrível, sensação de que será que é o certo? Como eles vão ficar? Como eu vou ficar? Está faltando apenas 1 mês e estou vivenciando exatamente isso.

• Responder
  • maria
    Noiva Constante Abril 2026 Mato Grosso
    maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu sempre tive esse planejamento, na minha cabeça eu namoraria primeiro moraria junto (pra ter certeza né kkkkkk precisa de um test drive) e dps nos casaríamos, esta tudo dentro do que sempre planejei só ta faltando o pedido, mas a parte de sair do ninho foi durante a pandemia ele morava perto de casa e eu passava muito tempo la com ele durante o lockdown da minha cidade meus pais pediram q eu não saísse da casa dele e assim eu fui ficando por la ate que depois de uns 5 meses caiu a ficha de que eu tinha deixado a casa dos meus pais, chorei um pouco, eles sempre foram muito compreensivos com isso, mas foi um pouco difícil, mas tudo passa as coisas ficam mais claras

• Responder
  • Daniella
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Daniella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii!! Super te entendo, eu sofri muito no começo, minha mãe também, mas com o tempo vai ficando mais leve, levei uns 2 meses pra ficar bem kkkkk nesse momento ter um parceiro que compreenda seu momento é essencial, graças a Deus o meu nunca questionou meu sofrimento e sempre respeitou.
    • Responder
  • Louise
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou mudar pra perto de casa e já estou triste, imagino vc que vai pra 83km de distância! Também penso nisso de perder momentos com eles e incomoda bastante. Mas se Deus quiser vai dar tudo certo e vamos ficar bem 🙏
    • Responder
  • Louise
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Poisé, vou ter que acostumar tbm. Penso nessa ideia de ser algo libertador e acabo ficando mais tranquila. Obrigada!
    • Responder
  • Louise
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Queria muito ser independente como vcs e não estar com esse sentimento. Dizem que os pais sofrem bastante com isso, mas os meus estão tranquilos demais.
    • Responder
  • Louise
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com certeza é um ciclo da vida que todos passam, mas o coração fica apertado, imagino o seu com essa mudança. Espero que fique tudo bem 🙏
    • Responder
  • A
    Super Noiva Dezembro 2016 Goiás
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui foi totalmente de boa!

Eu fui morar sozinha em 2013, já estava meio afastada da família e tal, então nem sofri.

Meu marido também não sofreu não, ele meio que já passava a maioria da semana comigo quando a gente namorava.

Nesse sentido quem sofreu mais foi a família dele do que ele de fato.

Hoje já estamos adaptados: fazemos nossas coisas juntos, visitamos nossos familiares e enfim, o pai do meu marido ainda tem síndrome de ninho vazio com ele, mas ele dá uma ignorada e minha sogra também ajuda nesse sentido (não que ela quer o filho longe, mas ela entende que o filho é maior de idade, responsável e tem a vida dele).

• Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha resposta foi sem querer. Acho que com isso você vai se acostumando com a ideia aos pouquinhos. A minha mudança foi bem de repente, mas foi muito libertador sair de casa e ter uma casa nossa. Boa sorte noivinha
    • Responder
  • Kethy
    Noiva Esperta Abril 2022 São Paulo
    Kethy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Falta 4 meses e alguns dias para o meu casamento e todos os dias eu penso exatamente na mesma coisa. Sou a filha mais velha e lá em casa é minha mãe, eu e mais duas irmãs, somos bem unidas, fazemos tudo juntas e sinto que sair de casa é como perde momentos com elas... Vou morar 83 km de distancia e não temos carro de ônibus demora 3 horas e meia. Minha mãe também já está sentindo isso e tenho medo de que perto da data ela acabe ficando triste e eu ficarei mais ainda por saber que ela está triste. Enfim te entendo kkk

• Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então noivinha, o que você está sentindo é super normal. Eu aconselho a procurar uma terapeuta pra falar sobre isso. Uma dica é ir saindo de casa aos pouquinhos. Não sei se vocês já arrumaram o novo apê ou nova casa, mas você pode combinar com seu noivo de dormirem lá um dia no fim de sema
    • Responder
  • L
    Noiva Constante Dezembro 2022 Minas Gerais
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi gatinha, faltam exatamente 1 ano para meu casamento, ainda não estou sentindo essa sensação, mas, acredito e sempre disse que vou sentir muito!
    Mesmo com todas às divergências entre todos nós daqui de casa sempre fomos muito grudados, principalmente em uma época na minha vida que tive ansiedade e síndrome do pânico, fiquei mais dependente deles ainda. Torcendo e já tentando preparar meu psicológico pra quando chegar minha vez
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Maio 2022 Paraná
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por enquanto estou tranquila, faltam cerca de 6 meses pro meu casamento e por hora, ainda estou bem animada, mas sei que vai bater a bad porque sou muito apegada na minha irmã mais nova... Mas lendo seu relato, pense positivo noivinha, você conseguiu aproveitar o ultimo ano com sua família de uma forma que nem todos conseguiram, vocês ficaram juntos e aproximaram os laços, isso só vai te fortalecer e fortalecer sua família.

• Responder
  • Mayara
    Noiva Ativa Março 2025 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Louise, entendo seu sentimento..
    Eu sai do ninho já tem 4 anos, mas até hoje não superei. Como vc falou pelo fato de ser grudados com a família, em casa éramos muito unidos, quando sai foi um baque, por que meu irmão mais velho tinha acabado de casar também, minha avó tinha falecido, foi muita coisa juntos, minha mãe teve começo de deprê devido aos últimos acontecimentos. E quando sai eu estava feliz, mas quando cheguei na minha casa e vi que eu estava sozinha, sem minha mãe e minha irmã que eram minha companheiras pra tudo eu desabei. Ia guardando minha coisas e chorando muito..
    Mais aos poucos foi melhorando, vou na casa deles no final de semana pra amenizar a saudade 💖.Mais te digo que não é fácil.. mas no final é gostoso ter a nossa vida de casados, nossa casinha do nosso jeito ❤️❤️. Um beijo e boa sorte 🍀
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Louise, eu estou passando exatamente pela mesma coisa, e ainda faltam 11 meses para o casamento, já estou sofrendo por antecedência, pois sei que vai ser muito difícil ficar longe da minha família, até meu noivo que fica muito na minha casa, está com medo de sentir também.
    Mas todo mundo me diz, que realmente dói no inicio, mas depois passa, vamos aguardar rs.

• Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tô de boa por enquando, é claro que muitas coisas vou sentir falta, mas faz parte este processo.

Vai ficar tudo bem, noivinha

• Responder
  • Marina
    Noiva Constante outubro 2022 São Paulo Estado
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha, eu saí da casa dos meus pais a 4 anos. É uma dor muito grande mas ao mesmo tempo uma sensação tão boa, de que a partir daquele momento você vai construir a sua história.
    Até hoje sinto um aperto no coração, por não estar lá o tempo todo, ajudando, conversando, etc. Mas eu entendo que faz parte do ciclo e eles também.
    Se você morar perto dos seus pais, os visite sempre que tiver oportunidade. Caso more longe, pode fazer chamadas de vídeo.. assim como eu faço. Não desanime do seu casamento, vai ser um momento lindo, seus pais vão se sentir como se tivessem cumprido um dever e você vai ser a mulher mais feliz do mundo 🙏❤️
    • Responder
  • Aline Vasconcelos
    Noiva Constante Dezembro 2022 Minas Gerais
    Aline Vasconcelos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por enquanto de boa, porém, quando chegar perto vou sofrer!
    Sou super apegada a família, principalmente às minhas duas irmãs, uma delas tem 10 anos, nossa princesa ❤

• Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ps. Seus pais não vão te abandonar! Meu pai vivia me dizendo que o dia que eu saísse de casa eu não poderia voltar mais… depois que saí toda vez que me vê ele fala pra eu voltar 😂
    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Janeiro 2022 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O começo é estranho mesmo noivinha, mas com o tempo você vai se adaptando! Eu saí de casa há 3 anos, vou na casa dos meus pais a cada 15 dias, senti muita falta no começo, mas você vai começar a constituir a sua família e aos poucos as coisas vão se encaixando
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii Louise!
    Eu saí da casa dos meus há mais de um ano e meio.
    No começo o coração aperta, dá muita saudade, principalmente pelas novas responsabilidades que enfrentamos, mas depois é tão bom tomar conta da nossa vida, nossa casa e nossa família! Vai dar tudo certo! Tranquilize seu coração! ❤️
    • Responder
  • Julia
    Noiva Master Janeiro 2023 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, tudo bem?
    Eu consigo te entender muito bem, por aqui somos bem unidos, cada dia que penso que tenho que deixar a casa o amor dos meus pais eu sofro um pouco ainda mais que vou morar em outra cidade, mas eu sempre penso que e o ciclo da vida e o que mais queria era morar na mesma cidade e não ter que me mudar, mas fazer o que né.
    • Responder
  • Louise
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom saber disso!
    Muito obrigada pelo conforto e pelas dicas, vou fazer de tudo pra seguir e não ter esse sentimento de abandono kkkk
    😘
    • Responder
  • Louise
    Louise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também estou organizando meu casamento com antecedência mas não tinha caído essa ficha até agora.
    É algo natural sair de casa mas o apego é grande 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Constante Julho 2024 Acre
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Louise.

Não é infantilidade não, viu! É totalmente natural esse sentimento.

Quando saí de casa tbm passei por isso. Me senti desamparada, como se eu não estivesse pronta para andar com as minhas próprias pernas (e na época eu realmente não estava).

O novo assusta mesmo.

Talvez ajude olhar da seguinte forma. Não precisa ser uma despedida pra uma outra vida, mas uma extensão do seu lar, só que em um ambiente diferente. A casa dos seus pais será um farol, enquanto vc está em outro local com seu esposo, e esse farol estará ali aceso, acenando pra quando vc quiser vislumbrá-lo de longe.

Façam plano para o após, planejem jantarem ou almoços, encontros em que podem se tornar o momento de vcs, para que, quando vcs tiverem seus filhos (se assim desejarem), aquele dia seja o dia dos avós, da família.

A fala deles sobre vc não ser mais da família, pode ter certeza que estão com a mesma sensação de despedida que vc. A brincadeira é a forma com que estão lidando com a situação.

Não precisa passar esse tempo com eles como se fossem os últimos, mas como um até logo de quem está indo pra uma viagem.

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Louise, eu te entendo, tbm ta me batendo um sentimento assim. Eu tenho 3 irmas, duas ja sao casadas e tem filhos e a mais nova crescemos como gemeas por a diferenca de idade ser pequena, somos muito grudadas, compramos ate roupas juntas e acho que vou sentir muita falta da minha colega de quarto, minhas irmas sempre vao em casa levar minhas sobrinhas e esses dias ate comentei com a minha mae pra ela nao me deixar de fora das reuniões de família pq nao tenho crianças kkkkk tenho esse medo de nao ter mais aquele contato 24h por dia, mas acho que isso é um processo, estou feliz de ter começado a organizar meu casamento 2 anos antes pq assim consigo processar esses sentimentos melhor.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas