Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Drielly
Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro

Sobre ganhar presentes de casamento.

Drielly, dia 28 de Junho de 2018 às 15:47

Publicado em Fórum Festa 94

Eu vejo muitos debates aqui sobre pedir presentes, fazer lista de cotas, lista em lojas, etc. Nós optamos por fazer lista de presente fictícios e cotas no site icasei (FIZ ESSE DEBATE AQUI ONTEM CONTANDO MINHA EXPERIENCIA ---> Minha experiência com o icasei (site de casamentos) . Hoje eu queria...

Eu vejo muitos debates aqui sobre pedir presentes, fazer lista de cotas, lista em lojas, etc.

Nós optamos por fazer lista de presente fictícios e cotas no site icasei (FIZ ESSE DEBATE AQUI ONTEM CONTANDO MINHA EXPERIENCIA ---> Minha experiência com o icasei (site de casamentos) .

Hoje eu queria falar com vocês sobre presentes de modo geral.

cfb_1315574.jpg

Não vou chegar aqui e ser hipócrita de falar que não é legal ganhar presente de casamento, claro que é! É uma alegria enoooorme receber presentes em casa ou receber e-mail do site de casamento informando que compraram um presente da sua lista.

Eu já li/ouvi DE TUDO:

"Nossa, mas sacanagem gastar tanto com casamento e não ganhar presentes."

"O que devemos pedir de presente para os padrinhos?"

"Nossos padrinhos não nos deram nada! Estou muito chateada!"

Primeiro: presente não se pede!

Segundo: lista de presente é pra ajudar e não pra pedir.

Pode parecer contraditório, de certa forma, mas não é. Fazer lista não significa que vc está deixando seus convidados desconfortáveis. Fazer lista é uma ajuda para QUEM QUISER te presentear saber o que vc precisa pra sua casa. Da mesma forma que, se vc já tem a casa montada e não precisa de nada vai ajudar para que as pessoas saibam.

Se coloque no lugar dos seus convidados. Vc recebe um convite de casamento mas não sabe que a pessoa tem determinada coisa em casa (você leva todas as pessoas da sua lista de convidados pra dentro da sua casa?). Ela não fez lista. Vc vai até o casal e pergunta o que eles querem ganhar? Olha a situação pro convidado. Olha a situação pra vc...já ter um painel na sala e ganhar um de presente pq não fez lista e a pessoa não sabia que vc já tinha!

LISTA FACILITA VIDAS!

Seja ela presentes físicos (lojas ou sites das lojas), fictícios (como eu fiz) ou cotas.

O site é melhor ainda! No site do casal você explica para o convidado:

"Querido convidado, abaixo segue nossa lista com sugestões de presentes. Fique à vontade para comprar por aqui ou algo de sua preferência, caso sinta-se tocado em seu coração em nos presentear. Ficaremos gratos de qualquer forma, principalmente com sua presença!"

OU

"Querido convidado, nós já temos nossa casa montada. Então optamos por uma lista de presentes em forma de cota para viajarmos. Fique à vontade para optar por alguma cota ou comprar algo de sua preferência, caso sinta-se tocado em seu coração em nos presentear. Ficaremos gratos de qualquer forma, principalmente com sua presença!"

Minhas dicas

1- Faça lista, faça site.

Na loja que quiserem. Na plataforma (de sites) que quiserem. Não quer fazer site? Beleza, coloque no convite a tag da loja, sem problemas. Eu não gosto, mas se você não vê problema em anexar no convite faça. MAS FACILITE a vida dos convidados de vocês.

1_T8rlsnjFfiArXBaah6Ioew.gif

2-Por mais difícil que seja, não criem expectativas.

Pensem assim:"Se ganharmos alguma coisa ótimo. Se não ganharmos ótimo também." O que vier é lucro!!!!!

Quanto mais expectativas criamos maior pode ser a frustração.

tenor.gif?itemid=5626518

3-Sejam gratos! Sem carinha de que comeu e não gostou tá?

Recebeu algo que não gostava? Troque. Não dá para trocar? Guarde. Vai por mim...uma hora vai precisar!

1435072984_presentes-de-casamento-gloria

4- Presentes podem chegar em qualquer lugar.

Em casa, na conta bancária, no envelope de papel, na festa. Sim, na festa.

Não há problema algum em ver um convidado chegando com um embrulho no seu salão mega ultra chique e bem decorado. Ele comprou com o maior carinho do mundo pra vc. SEJA GRATO!

harry.gif

5-Vocês podem ganhar coisas que nem imaginam!!!

Além dos presentes do site nós ganhamos algumas coisas física em casa (na semana do casamento) e na festa BEM interessantes.

tumblr_inline_mifhunEkaz1qz4rgp.gif

Senta aí... vou contar.

- Ganhamos um balde (desses de gelo) enorme cheio de taças dentro (de cerveja, de espumante, copo de caipirinha);

- Muita cama mesa e banho: edredom, cobre leito, colchas, jogos de toalhas com nossos nomes, jogo de crochê de banheiro, toalha de mesa, manta, cortina de cozinha, jogos de cama.

- Uma boneca do Japão;

- Uma caixa de mdf para farmacinha caseira;

- (MEU SEGUNDO FAVORITO♥♥♥) Uma caixa organizadora de plástico (essas de guardar brinquedos de crianças, sabem? Que fecham nas laterais) com: cortador de pizza de inox, faca e espátula de bolos, balança de cozinha, saca rolhas, quebra nozes, soquete de carne, amassador de alhos, espremedor de batatas, jogo de talheres com 6, joguinho de talheres de frios, fouet, tesoura de desosar frango, peneira, pegador de salada,pegador de sorvete, concha, escumadeira. Tudo em inox, gente! Coisa mais útil da vidaaaa;

- (MEU PRIMEIRO FAVORITO♥♥♥) Ganhamos o livro de aventuras (Up Altas Aventuras). Já assistiram ao filme? É a coisa MAIS LINDA! Um casal de padrinhos nos deu.

Na primeira página tem uma foto nossa e uma dedicatória deles desejando que em cada página coloquemos aventuras e momentos nossos. Olha isso, que coisa mais carinhosa!!!

Em algumas páginas em branco minha e madrinha colou um post it com dicas. Por exemplo:"cole aqui uma ida à praia favorita de vocês!", e muito mais. Está sendo muito divertido e inspirador acrescentar foto a cada página.

450xN.jpg

Então, gente... é isso.

Ninguém tem a obrigação de dar presente. Não fiquem chateados e decepcionados caso não ganhem. E o que vier... seja eternamente gratos. ♥

Ah, e se algum convidado perguntar o que querem ganhar, não fiquem sem jeito... respondam: "SUA PRESENÇA!" Se insistirem... vocês podem informar o que estão precisando, sem problemas. Não precisa ter vergonha. Se não fez lista as pessoas vão perguntar mesmo.

Beijos!

94 Respostas

• Gisele
    Noiva Esperta outubro 2019 São Paulo
    Gisele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha que post maravilhoso penso como vc ninguém é obrigado a dar presentes e os que derem temos que ficar agradecidos pelo que vem ❤️❤️❤️
    • Responder
  • P
    Noiva VIP Dezembro 2021 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou estilo "o que querem, responderei na lata a sua presença".
    Eu resolvi casar então eu que me vire!
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Apesar de não lembrar qual debate foi esse, tenho certeza que respondi,kkk. Sempre respondo a esses debates mesmo a pessoa não gostando. Acho um absurdo a pessoa querer casar e achar que os padrinhos tem obrigação de pagar a festa quase toda ou comprar coisas caras. Sempre vejo debates do tipo o que peço aos padrinhos? Posso pedir móveis aos meus padrinhos? Posso pedir a lua de mel? Até a própria família mesmo não é obrigada a se mobilizar financeiramente se o casal decide casar. Vi uma noiva uma vez muito aborrecida, porque os pais do noivo não estavam pagando nada da festa, porque tavam gastando dinheiro numa casa de praia (acho que era isso). Aí eu pergunto o dinheiro é de quem?

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Curiosa outubro 2019 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dri, sou nova por aqui e você não imagina o quanto seus debates (até os de anos anteriores) tem me ajudado e na maioria deles concluo: é isso, essa mulher descreveu exatamente o que penso! Obrigada, ser de luz!! ♥

E em relação aos presentes, um assunto tão simples e tão polêmico ao mesmo tempo. Morro de vergonha quando me perguntam "o que vcs querem ganhar?", mas ao mesmo tempo me coloco no lugar de convidada e acho que é um questionamento tão natural. Tenho uma colega de trabalho já idosa que há uns 2 anos me deu panos de prato dizendo "não sei nem se um dia vc irá casar, mas fica essa lembrança para o seu enxoval, vai que até o seu casamento eu já tenha aposentado" e eu chorei igual criança pq é nesse gesto que vc percebe o que é um presente né?!
    • Responder
  • Renata De Oliveira
    Noiva VIP Setembro 2018 São Paulo
    Renata De Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vdd dri..concordo q hj em dia temos q prezar mais a presença do q os presentes . Loooogico q não vou negar q adoooro ganhar presentes. .rsrs Mas ultimamente nas dificuldades q mtos enfrentam , temos q nos conscientizar disso. Portanto tudo q vier, será lucroSmiley smile
    • Responder
  • Aline
    Top das Noivas Maio 2021 Rio de Janeiro
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate! Também não acho que os convidados são obrigados a nos presentear, ainda mais com presentes caros. Não estou criando expectativa nenhuma o que vier vai ser muito bem vindo. O problema é que se criou essa cultura que se eu estou dando uma festa, os convidados tem obrigação de dar presentes ou que a família e os padrinhos também tem obrigação de comprar coisas caras ou pagar algo caro da festa, padrinhos que tem que pagar a lua de mel, etc. Já li coisas que achei um absurdo. Tenho pessoas queridas que pretendo convidar e sei que não terão condições de me dar coisas caras, mas sei que tudo o que elas dão em festas mesmo que simples são de coração.

• Responder
  • Luiza
    Noiva Master Julho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

"LISTA FACILITA VIDAS!", eu vou tatuar essa fase hahahaha

Brincadeiras a parte, eu detesto quando os casamento em que sou convidada são tem lista. É muito chato ter que ficar quebrando a cabeça pra pensar no que dar!

Além disso, é preciso ficar correndo atrás dos noivos pra perguntar o que já tem e o que querem. E os noivos, sem graça, nunca falam realmente, o que só complica a vida de quem quer presentear!

Lista é vida e facilita tanto pros convidados quanto pros noivos!

• Responder
  • Larissa
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Então menina, que presentão uma pessoa vir de tão longe só para participar do dia mais especial da sua vida! É para se sentir super especial mesmo rsrs

• Responder
  • Gabriela
    Super Noiva Maio 2019 Rio Grande do Sul
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não respondi o debate tbm pra evitar tretas hahahahah mas é o cúmulo né!! Pois é, me falaram para colocar presentes acima de 100 reais, mas acho que vou colocar de todos os valores, pq sempre tem alguém que pode estar passando por alguma situação entende. Por isso escolhi fazer a lista num site que pudesse parcelar o presente tbm (a pedido da minha dinda, que quer dar um presente melhor e não tem muitas condições), mesmo eu dizendo que não precisava presente ela diz que ficaria triste se não nos desse nada.

é complicado isso, mas às vezes nos surpreendemos e isso é bom. Vamos arcar com todo casamento, e no fim ganhamos da minha mãe o aluguel do salão e do meu sogro a lua de mel, melhor impossível ♥️
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gabi, eu tive pessoas DA FAMILIA que nos julgaram sobre termos colocado presentes de 50,00 na lista. Pq casamento tem que ganhar PRESENTE BOM! E estavamos sendo bobos de colocar presente barato. OLha isso!!!!

Olha, é cada coisa hahaha. (Eu lembro de um debate semelhante ao que vc descreveu e acredito que eu nem tenha respondido ou teria sido um cadin sincera demais rsrsrs).

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Rebeca, não se compara mesmoooo!

Lá, no dia, vc nem lembra quem deu ou não deu presente.

O importante é a presença, sem dúvidas!!!

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Seu comentário está super completo, Flávia!!! Seu pensamento super coerente.

Ou a tag ou o link do site. Se vc colocar a tag + o link as pessoas vão direto nas lojas e esquecem o site.

Isso mesmo... temos que facilitar a vida deles e a nossa! Imagina ficar respondendo todo mundo que precisamos/queremos? rsrsrs Não dá.

• Responder
  • Rebeca
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate!
    Acho que quando montamos a lista de convidados colocamos exatamente as pessoas que queremos que estejam nesse momento conosco!
    É muito importante deixar isso claro para os convidados...eles são queridos e a presença é essencial!
    Presente todo mundo gosta rs...mas, não se comparam com a alegria de ter todos que você teve o carinho de chamar lá!
    • Responder
  • Gabriela
    Super Noiva Maio 2019 Rio Grande do Sul
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Simmmm totalmente verdade isso.
    vi uma vez um tópico de uma menina aqui dizendo que estava braba pq os padrinhos não se coçavam pra pagar as coisas do casamento, que faltava ainda pagar a decoração, o buffet, o dj e os padrinhos não falavam nada sobre pagarem isso e ela queria que indicassem uma maneira dela falar isso pra eles.. eu fiquei tipo: que? 🤨🤨🤨 tipo, escolhi meus padrinhos por amor, não por presente, tanto que nem pensei em nada sobre presente deles entende. Infelizmente tem gente assim, que vai fica braba por não ganharem presente acima de mil reais de cada pessoa hhhaha ainda mais que padrinhos tem outros gastos grande né, aluguel de roupa, salão, correria e tudo mais
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Esperta Novembro 2018 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei!!
    Eu estava com essa dúvida, colocar só o site no convite ou colocar o site com a tag de presentes tanbem... mas acho que vou optar mesmo por colocar apenas o site e caso alguém pergunte, avisar onde está!

Alias, estava comentando com meu noivo isso hoje... se a pessoa quiser dar um presente, ela vai dar, independente da tag no convite, independente até da lista... a lista acredito que seja mesmo um facilitador para não ter que ficar recorrendo aos noivos ou correr o risco de não agradar no presente!
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que pena, Raquel. Mas eu vou olhar o copo meio cheio, como dizem rsrs.

Eu sempre dou presentes. Costumo dizer que dou uma lembrancinha rsrs. Não tenho o hábito, realmente, de chegar à festa de mãos vazias. Me sinto confortável levando algo para a pessoa/casal. Mas, nunca deixei de prestigiar alguém (se me convidou é pq gosta de mim!) por isso. Quando não tenho grana pra levar no dia eu faço questão de dar depois. Já chego na festa falando:"O seu presentinho vem depois tá? Mas vim te prestigiar!". Ninguém te convida pq quer seu presente. A pessoa te convida pq tem consideração à vc, sabe? ♥

Espero que reconsidere esse pensamento não somente aos seus convidados como a vc faltar festas as quais foi convidada por não ter como levar presente.

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Dezembro 2018 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tenho parente que vão ter que se desloca do Maranhão para São Paulo, e para participa de dois casamento meu e o da minha prima com diferença de uma semana.
    Deles sabemos que não vamos ganha presente pq eles já nos deram no decorrer dos anos.
    • Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também me casei em outro Estado e já sabia que teriam gastos com deslocamento. Graças a Deus eles foram mesmo não levando presente ♥.

Meu casamento não teria sido o mesmo sem a presença dessas pessoas queridas.

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Compreendo, falo isso pq já deixei de ir em festa por não ter dinheiro pra compra o presente.
    E preferir não ir.
    • Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu já prefiro que meus convidados compareçam do que deixem de ir por não ter dinheiro para o presente, ainda mais no meu caso que a maioria moram longe, prefiro que "gastem dinheiro" indo até a festa do que me presenteando

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso, fale sim! ♥

A gente faz o site com tanto carinho ne? Smiley smile

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Verdade Drii, vc tem razão!

Alguns convidados logo que terminaram de ler o convite já perguntaram onde tava a lista de presente. Estão condicionados mesmo com a lista kkkkkk na próxima vou falar para entrarem no nosso site

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Meu amor, roube MESMO a ideia pq eles ADORAAAAM ser bajulados hahaha. ♥

Pow eu fiz a de presente fictício e valeu muito a pena poder comprar, depois, as coisas. Peguei várias promoções nas lojas e economizei muito!

O que vier é lucro! E por um mundo onde presença de convidado seja infinitamente mais importante do que presente ♥.

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Desculpa, mas não concordo com vc.

Essa frase sua então: "mas vc chega em uma festa sem levar nada como agradecimento por ter sido convidado é melhor não ir."

Fiz QUESTÃO da presença do meu convidado (com ou sem presente).

A lista é importante para todos, morando perto ou longe.

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lari mas sabe que eu não coloquei a tag justamente por saber que se colocasse eles não teriam a curiosidade de visitar o site? Como eu já trabalhei na área eu cansei de ver isso com minhas noivas.

Quando tem tag de lista de presente anexo ao convite as pessoas ignoram o link do site dos noivos.

Quando não tem eles fuçam o site. Alguns convidados olharam o convite na hora e já perguntaram:"E a lista de presente?" - detalhe: as pessoas já estão condicionadas de que casamento TEM lista de presente rsrs - e nós respondíamos:"Todas as informações no nosso site"

A visitação foi incrível! Eu criei umas páginas bem legais, até enquete divertida criei.

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho importante o presente, dificilmente você vai em uma festa e não da nada, no.meu ponto de vista o importante da lista é para convidados que moram longe e não conhece a necessidade.
    A presença é importante sem duvida, mas vc chega em uma festa sem levar nada como agradecimento por ter sido convidado é melhor não ir.
    • Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou lendo os debates e vai batendo aquela vibe "cara, é isso que eu penso" rsrs.

Arrasou! Eu farei um site para presentes fictícios e acho que vai ser bem legal. Tem gente que já pergunta o que queremos ganhar rsrs e olha que ainda nem anunciamos o casamento para todos. Então acho que é exatamente o que você falou "o que vier é lucro".

E vou roubar sua ideia(pq é boa kk) de homenagear os padrinhos de um jeito bem legal no site.

O bom é ter vocês, casadinhas, que nos inspiram e nos ajudam.

• Responder
  • Larissa
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdades que precisam ser ditas! Tem gente que só espera presentes

Eu acho o tema presente delicado, eu fico um pouco desconfortável em falar do assunto. Padrinhos já vieram perguntar o que eu queria, se preferia dinheiro, nunca sei responder, fico sem jeito rs

Mas como eu moro junto há mais de 1 ano, nós temos muita coisa (tanto q nem faremos chá de cozinha/bar/cofrinho/etc), então sinceramente não to ligando para presentes mas sei que é uma delícia ganhar kkkkk to neste pensamento "o que vier é lucro" kkkkk.

Um detalhe, arrumei nosso site aqui pelo casamentos.com.br mesmo com informações de lista de presente, hotéis (muitosss convidados de fora), confirmação de presença, etc e coloquei no convite e também coloquei tag de lojas e por incrível que pareça ninguém comentou nada do site, todo mundo ficou olhando a tag da sugestão de presente mesmo, acho que meus convidados não são tão modernos kkk

• Responder
  • Drielly
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Viu só como é bom não criar expectativas? Imagina se tivesse criado. GRAÇAS A DEUS está dando tudo certo! Que delícia ler isso. Ahh eu sei bem como é. Eu fiz o site/lista pq sinceramente não saberia ficar falando o que queríamos ganhar.

E, de fato, não nos perguntaram pq estava tudo na lista. Só teve um casal de padrinhos que perguntou se podia nos dar um vale compras ao inves de comprar da lista. Falei que daria no mesmo, mas que poderia ficar a critério deles e assim foi.

♥♥♥ Beijo meu amooor ♥♥♥ Que venha setembrooo!

• Responder
  • Paloma
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei ótimoooooooooooooooo debate !

Esse negócio de presentes nos dá uma agonia danada,

Fizemos lista e coloquei tag nos convites porque eu realmente não tive paciência infelizmente pra pesquisar e fazer um site bonitinho, mas os padrinhos vieram nos perguntar o que faltava de móveis pra nossa casa, nós falávamos tudo, e eles escolhiam , teve um casal que eu pedi pra escolher pois fiquei sem graça em pedir algo tão caro que eles haviam dito nos dar ( o sofá) mas eles nos responderam dizendo pra escolhermos o modelo que queríamos, inclusive fiquei bem sem jeito com isso pq eu me sinto péssima com isso de ganhar presentes, é bom? é, mas tem hora que eu me sinto mal kk acabamos ganhando todos os móveis da casa, tem apenas um casal de padrinhos que não se manifestou em nada, e não estou neeem pensando nisso, se ela perguntar o que precisamos de móveis, diremos apenas que já ganhamos tudo.

Mas um ponto importantíssimo que você disse foi sobre não criar expectativas, é melhor ainda, com os padrinhos foi assim, eu e meu noivo combinamos de comprar os móveis e não esperar nada, e acabou que ganhamos tudo!, com a lista dos convidados a mesma coisa, não estamos com expectativa pra nada, "oq vir é lucro" haha

bjssss DriSmiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas