Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noivo Novato Fevereiro 2027 São Paulo

Sobre gravata e pedido de casamento.

Diego, dia 11 de outubro de 2025 às 19:38 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 19
Guardado
Acabei de pedir minha namorada em noivado e levantamos a ideia de não passar a gravata e nem pedir presentes. O que vcs pensam sobre isso? Se sentiriam desconfortáveis com pedidos ou aquela cena toda de dar dinheiro?

Festa

51%

30 votos

Gravata

49%

29 votos

19 Respostas

Última atividade por Isabela, dia 9 de Dezembro de 2025 às 20:33
  • Isabela
    Noiva Novata Novembro 2021 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já casei, antes do dia do casamento meu esposo (na época noivo ainda) e eu decidimos não ter a hora da gravata. Mas, chegando na reta final, foi tudo tão corrido e caro $$ que mudamos de ideia no dia da festa rs

Fizemos no improviso, sem dar nenhum mimo e com itens que tinha no próprio local (eternamente grata pela assessoria do local que nos deram um help), pedimos para os padrinhos fazer a arrecadação, mas pedimos pra não serem muito malas e nem constranger ninguém.

Resumo da ópera, arrecadamos relativamente pouco, mas já ajudou muito a gente pagar alguns custos.

Minha opinião hoje: é super normal e já é esperado ter a hora da gravata no casamento, o dinheiro vai ajudar bastante vocês rs, vocês podem fazer algumas brincadeiras bacanas sem constranger os convidados (tem até aquela plaquinha com pix que deixa na mesa, que é uma forma mais sútil).

• Responder
  • Kelle
    Noiva Ativa outubro 2028 São Paulo
    Kelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não tenho vontade de fazer hora da gravata, mas, meu noivo, acha que seria legal principalmente pelo círculo de amigos que ele possui. Então estamos cogitando fazer, mas sem ser da forma "tradicional" da gravata, segundo ele kkkkkk. Ele está pensando em ideias.

Em relação ao presente, acho bom vocês terem uma lista de presentes até mesmo para auxiliar os convidados a terem uma "noção" do que vocês desejam/precisam. A gravata sinto que seja mais opcional mesmo, é "diferente", mas longe de ser obrigatório, ok?

• Responder
  • Deborah
    Noiva VIP Abril 2017 São Paulo
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gravata e sapatinho acho bem desrespeitoso e já disse que acho que é igual trote de faculdade: só porque você passou, acha que tem o direito de fazer por "tradição" ou "brincadeira". Agora, lista de presentes é algo super normal até por um princípio básico de educação: você nunca chega de mãos vazias perante os anfitriões, seja numa festa, seja numa visita casual em casa. A lista é esperada, sapatinho e gravata, dispensáveis.
    • Responder
  • Nicole
    Noiva Curiosa Novembro 2025 São Paulo Estado
    Nicole ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou a favor de não passar gravata, não colocar código qr nem nada do tipo e não pedir presente de forma alguma, nem no meu chá lingerie se eu fizer vou pedir presente. As pessoas que sabem que vamos casar e se disponibilizaram a nos presentear estamos aceitando de coração, mas pedir, não vamos pedir.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para mim é super normal lista de presente e gravata, pois é algo tradicional

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sobre a lista de presentes, acho mais normal ainda, ir num casamento sem presente é péssimo. Eu fiz uma lista pra todo mundo, coloquei no convite e pronto, sem problemas

• Responder
  • Camila
    Noiva Esperta outubro 2024 São Paulo Estado
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vejo problema nenhum em passar. no meu casamento passei cofre do noivo e da noiva, cortamos a gravata e todo mundo ajudou, quem não queria não contribuiu, rendeu fotos ótimas, divertiu todo mundo e o dinheiro virou nossa máquina de lavar e o microondas

• Responder
  • Isabela
    Super Noiva Agosto 2024 São Paulo Estado
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que tudo depende, não vejo problemas em fazer uma lista de presentes e nem de passar a gravata. Tudo parte de como essas coisas são feitas e conduzidas, se feita sem ofender e constranger ninguém, é super válido. O que acho deselegante é brincadeiras com quem deu um valor baixo ou lista separada para padrinhos, isso sim é chato.
    • Responder
  • Yas
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo Estado
    Yas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não faria. acho chato e desconfortável

• Responder
  • Priscila
    Noiva Curiosa Janeiro 2027 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Me julguem, mas amo a hora da gravata, acho uma hora maravilhosa pq da pra interagir com todo mundo. Minha irmã contratou o "La gravata de papel" e foi massa demais

Sobre gravata e pedido de casamento. 1

• Responder
  • Marcela
    Super Noiva Novembro 2024 São Paulo Estado
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu fiz festa, fizemos a gravata de forma leve e brincando nada forçado. Não fizemos lista de casamento porque já temos casa montada e mesmo assim, teve quem preferiu dar presente. Isso é muito relativo e vai de casal para casal querer ou não!
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Constante Novembro 2025 São Paulo Estado
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui é super comum na minha família e amigos, mas é claro quem não quer brincar tá tudo bem é pra ser leve e divertido.

• Responder
  • Silvana
    Noiva Ativa Abril 2026 Paraná
    Silvana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que é uma brincadeira legal, que além de animar a festa é um momento de interagir com todos os convidados. Não é legal ficar forçando a pessoa a contribuir, o que se torna um momento constrangedor, mas sim passar nas mesas, brincar, e quem quiser contribuir, contribui.

• Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu concordo com vc... na minha cabeça festa de casamento e um momento de celebraçao e não arrecadar dinheiro... todo mundo sabe q festa é caro, mas e aquele negocio dá quem quer...

eu não acho q gravata só partcipa quem quer... normalmente na hora q passa, tá todo mundo bebado, e começam ser inconvenientes e acaba q tem gente, q mesmo sem poder, acaba contribuindo para nao passar vergonha...dito isso, eu bruna, acho uma brincadeira sem noção, não vejo um pingo de graça...em relaçao a pedir presentes realmente pedir é deselegante...então eu tb não acho legal convite com um monte de papelzinho de loja ou ficar mandando link da lista por whatssapp... agora, fazer uma lista com sugestão de presentes e caso algum convidado pergunte o q que vcs querem ganhar, vc indicar a lista, a meu ver, não tem problema nenhum pq facilita a vida do convidado q não precisa quebrar a cabeça procurando um presente

• Responder
  • Pâmella
    Noiva Master Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super normal ter lista de presentes e passar a gravata. É uma tradição e todo mundo já sabe que vai acontecer esse momento, da quem quer e quem pode, assim como a lista de presentes. O que não gosto é de constranger a pessoa a dar, mas há formas legais de passar a gravata sem a pessoa se sentir na obrigação.
    • Responder
  • Rebeca
    Noiva Constante outubro 2025 São Paulo
    Rebeca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também não sou muito fã da gravata, mas se você tiver parentes ou amigos que topam fazer isso, seria legal!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como Júlia falou virou uma tradição e dá quem quer, ninguém é obrigado, quanto a presente não vejo nada errado, uma vez que vocês estão começando e toda a ajuda é bem vinda, mas se optarem por não ter, não os julgo, porém é uma oportunidade de obter uma ajuda nessa nova fase, entretanto se prepare porque montar uma casa não é barato e vocês precisarão unir forças, paciência e muito compreensão, Deus os abençoe.

• Responder
  • Júlia
    Noiva Ativa Maio 2026 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sou fã da ideia de não passar gravata e nem sapatinho, acho elegante e educado. Mas também sei que hoje, no Brasil, é suuuper comum e quase uma tradição, então não julgo quando passa a gravata, mas acho que deve ser um ou outro, só gravata ou só sapatinho. Agora os presentes, não vejo problemas em ter uma lista de sugestões no site, da quem quer e pode, sem constrangimentos Smiley smile
    • Responder
  • D
    Noivo Novato Fevereiro 2027 São Paulo
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pessoal, coloquei tópicos errados! Por favor me ajudem
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas