Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Tatiane
Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo

Sobrenome depois do casamento

Tatiane, dia 6 de outubro de 2017 às 18:27 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 39
Noivinhas gostaria de compartilhar com vcs minha experiência....Já fui casada, tenho dois filhos. Quando me casei a primeira vez tirei meu sobrenome e coloquei os dois do meu marido, mas deixei claro q se um dia me separasse eu nao devolveria. Então me separei e mantive o nome de casada, que é o nome dos meus filhos.Jurei que nunca mais ia casar, mas achei o meu príncipe encantado, e depois de 1 ano e 1 mês de namoro eu disse sim pra ele.Ficamos noivos e logo depois que aceitei falei: mas eu não vou trocar de nome. Ele disse que ia sim, que era importante pra ele, etc, etc, etc.Enfim, tive que retomar a conversa, pq era algo que tinha que ser resolvido. Ele bateu o pé e disse que se eu não aceito o nome dele é pq não aceito ele.Bom, depois de 2 dias de estresse finalmente ele entendeu que meu nome era importante pra mim é que eu não seria dele por causa disso. E eu sugeri de fazermos uma tatuagem em comum os dois, que seria algo nosso.Vocês já pensaram nisso? No sobrenome?

39 Respostas

Última atividade por Jennifer, dia 10 de outubro de 2017 às 23:27
  • Jennifer
    Super Noiva Novembro 2018 Minas Gerais
    Jennifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou colocar um sobrenome do meu noivo sim , mas nunca tiraria o sobrenome dos meus pais.
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Honestamente, eu jamais colocaria sobrenome do meu noivo e principalmente, jamais tiraria nome dos meus pais por isso... Tatuagem já tenho com ele. Uma frase: Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Novembro 2018 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu colocarei apenas um dele

    • Responder
  • Isys
    Noiva Ativa Maio 2018 Rio de Janeiro
    Isys ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu adicionarei um sobrenome dele. Acho um tanto chato a troca de documentações mas acho especial adicionar o nome sim. Hoje é dia é muito comum cada um manter o seu, eu vou manter o sobrenome dos meus pais e só adicionar mais um.

    • Responder
  • Lucineide
    Noiva Constante Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Lucineide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou mudar o meu, muito trabalho para retirar novos documentos. Meu noivo não gostou muito, mas entendeu o meu lado

    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Março 2018 São Paulo
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho chato tirar o nome dos pais, é algo que me identifica como filha. Então manterei o nome do solteira e só colocarei o dele.

    • Responder
  • Bruna
    Super Noiva Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No seu caso eu não trocaria tbm rs. Eu coloquei o sobrenome dele e ele colocou o meu, ambos ficamos com o nome Carvalho Guimaraes e tiramos um nome de cada.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah, entendi! Assim é bem mais tranquilo né *-*

    • Responder
  • Ingridy
    Noiva Constante Dezembro 2019 Rio de Janeiro
    Ingridy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já discutimos sobre isso porque disse que ia manter um nome meu e acrescentar os dele, já que eu penso que meus filhos tem que ter também o nome dos avós maternos, então acabou que ele aceitou no fim das contas! Hahaha Que bom que vocês se resolveram também, porque isso é mero detalhe, o importante é o amor!!
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vou tatuar o nome dele não. É algo simbólico para os dois, tipo essa foto q eu coloquei.

    Sobrenome depois do casamento 1
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vou tatuar o nome dele não... é algo simbólico para os dois... como essa que eu anexe.. . rsrs bjs

    Sobrenome depois do casamento 2
    • Responder
  • Tatiane
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Tatiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bacana que ele entendeu...
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Tatiane.

    Meu noivo é muito tímido e antes de ele me pedir em casamento ele me mandava inderetas sobre isso me chamando de Fernanda Xavier, que é o sobrenome dele srsrsrsrsr Pra mim tudo bem, sem grilo. Quero casar à moda antiga, com tudo que tenho direito. Então, vou ficar com meus sobrenomes e acrescentar o dele no final.

    Beijos.

    • Responder
  • Thaís
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não pretendo tirar nem acrescentar sobrenomes, gosto bastante do meu e quero evitar burocracias rsr Mas não tive problemas com isso não, meu noivo aceitou bem o fato de eu não querer adotar o sobrenome dele

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Constante Março 2018 Minas Gerais
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Coloquei o sobrenome dele (porque já casei no civil) e me arrependi... é um troca troca de documentos horroroso, além de ter aumentado minha assinatura... queria ter ficado com meu nome de antes

    • Responder
  • Luiza
    Noiva Ativa outubro 2018 Minas Gerais
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, na minha opinião acho importante ter o sobrenome do noivo. Entendo os dois lados, querendo ou não é chata a situação, afinal é sobrenome do ex 😓
    Referente a tatuagem, eu não faria. É mais fácil trocar os documentos, do que apagar uma tatuagem 😦
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Novembro 2017 Puerto Plata
    Tabata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim. MEu noivo queria mto que eu colocasse, mas no final ele acabou entendendo a dor de cabeca que iria ser para trocar todos os documentos Smiley smile

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Ativa outubro 2018 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ooi! Para mim a troca de nomes não é importante, então conversei com o meu noivo e ele também não se importa com isso, então vamos manter os nossos sobrenomes!

    Acho que isso varia de pessoa pra pessoa né, tem gente que considera isso importante! O que pesa um pouco no seu caso é que são os sobrenomes do ex marido Smiley sad

    Achei legal a ideia das tattoos, eu faria desde que se fosse um desenho que simbolizasse a união, mas que não fosse nada relacionado aos nomes e etc Smiley smile

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2019 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou tirar meu último sobrenome (tenho 3) e acrescentar o do meu noivo!

    Eu até entendo o seu noivo, porque acho que isso de sobrenome é importante pra eles, e no seu caso não é nem a questão de não colocar o sobrenome dele, mas de não tirar o do seu ex, né?!

    Quanto a tatuagem, eu sinceramente não faria! Olha que eu amo tatuagens, tenho cinco. Mas é mais fácil resolver a questão dos sobrenomes, do que apagar a tattoo! hahaha


    • Responder
  • Dani
    Noiva Ativa Maio 2017 São Paulo
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não há necessidade de alterar o diploma, até porque você apresentará sua certidão de casamento que constará o nome de solteira.

    O importante é alterar na Receita(que pode ser feito na internet sem custo, já emitindo o CPF) e emitir os documentos novamente (RG, CNH, Passaporte), que não há dificuldade nenhuma. O PIS é só alterar a base de dados, que pode ser CEF e a CTPS pode ser feito no poupatempo. No banco é só pedir atualização e pedir a emissão do novo cartão de crédito, pois em caso de viagem internacional irá precisar.


    • Responder
  • Lívia
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu penso em acrescentar o sobrenome do meu noivo. Entendo o lado do seu noivo, é difícil ele casar com você sabendo que você mantém o sobrenome do ex marido Smiley sad

    • Responder
  • Lorrayne
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio de Janeiro
    Lorrayne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não tirarei os nomes dos meus pais, só vou acrescentar um dos nomes do meu noivo

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Julho 2017 Buenos Aires
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei na Argentina e aqui não se muda sobrenome. Cada um fica com o que tem. Procurei saber se era possível mudar e colocar o sobrenome do meu marido e em todos os cartórios a resposta foi a mesma: não. Eu teria que ir no Brasil, e com a certidão que me deram no consulado dar entrada pra fazer a transcrição em cartório e depois ir fazer o RG novamente. Muita burocracia e perda de tempo. Então decidi deixar pra lá. Se um dia eu estiver com tempo e disposição , eu faço. Mas no momento não penso em mudar não. E quanto a tatuagem eu jamais tatuaria o nome de alguem em mim rsrs. Só se fosse de filhos, mas de marido não. Rsrs
    • Responder
  • Fabíolla
    Top das Noivas Dezembro 2017 Minas Gerais
    Fabíolla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não mudarei meu sobrenome, permanecerei com o dos meus pais. Já pensei na tatoo mas ele não faria.

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aí que porri rs! Eu pensei em deixar meu nome de solteira no diploma da faculdade e só depois mudar
    • Responder
  • Shirley
    Noiva Ativa Maio 2023 Alagoas
    Shirley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se você precisar apresentar seu diploma da faculdade terá que emitir outro pois provavelmente estará com nome de solteira. A mesma coisa o PIS. Você tem que mudar tudo. Achei muita burocracia...
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O diploma? Da faculdade??
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Esperta Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como wedding o diploma.. Me explica isso rs
    • Responder
  • Shirley
    Noiva Ativa Maio 2023 Alagoas
    Shirley ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu realmente não pretendo adicionar o sobrenome, pelo fato de ter que reemitir todos os meus documentos (até diploma!!!) Então preferimos deixar os nomes para caso termos filhos
    • Responder
  • Joelma
    Super Noiva outubro 2017 Bahia
    Joelma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou aderir porque não tenho filhos! Mas no seu caso noivinha não seria tão fácil assim se aceitasse pois, vc tem filhos, minha mãe mesmo resolveu oficializar a união com meu pai após mais de 40 anos de convivência e eles não quiseram que ela aderisse ao sobrenome dele porque nós, o s filhos já estávamos adultos e teríamos que trocar toda a nossa documentação, pense aí o processo que seria todo mundo trabalhando com conta em banco e ver a vida parar por causa disso, pq dá um monte de problema, por exemplo se vc trocar de nome terá q trocar a a identidade de seus filhos pq senão nem levá-los ao médico será possível, pq vc não terá como provar que é mãe deles.
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Certissima você! Principalmente pq na certidão dos seus filhos o nome está como é hoje e NÃO MUDA! Tenho um amigo que teve um problemão com isso, a ponto de quase perder uma viagem internacional! Porque? Pq o nome que a mãe declarou (de casada) não era o que constava na certidão dele! O CPF TRAVOU e ele não conseguia fazer NADA! A situação só resolveu pq a avó dele achou uma identidade dela com o nome de solteira (os pais dele casaram depois que ele nasceu e naquela epoca não tinha a opção não colocar o nome do marido).


    Ele teve que ir ao correio, ao banco, a não sei mais onde pra regularizar. Ah e PRA SEMPRE quando pedirem o nome da mãe dele ele tem que declarar o nome dela de solteira!


    Então acho certíssima você! Até pq é o nome dos seus filhos, não do ex. E que bom que ele entendeu.


    Quanto a mim não trocarei. Tenho diploma, CPF, pago FIES, e TCC no meu nome. Fora que não é um nome que vai me fazer esposa e sim o dia a dia!


    Mais uma vez parabéns por defender os seus filhos! Queria que todos os pais divorciados fossem assim (infelizmente meu pai não é, mas ai já é outra historia)

    • Responder
  • Marinara Abreu
    Noiva Esperta outubro 2017 Rio Grande do Sul
    Marinara Abreu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, eu peguei o sobrenome da mãe dele, é o qual eu gosto mais.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas