Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Natalia
Noiva Novata Maio 2020 Rio de Janeiro

Sobrenome do sogro!

Natalia, dia 24 de Junho de 2017 às 23:58 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 10
Boa noite noivinhas. Gostaria de saber se é possível adicionar um sobrenome que fosse comum aos dois. Por exemplo: meu sogro possui o sobrenome "Queiroz" (eu acho lindo), porém o que foi passado ao meu noivo foi o "da Silva". Seria possível eu e meu novo acrescentarmos o "Queiroz" do pai dele, no nosso casamento? Obrigada!!

10 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 5 de Abril de 2022 às 22:34
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A Lei de Registros publicos autoriza no ano após a pessoa completar a maioridade (dos 18 anos até 19 anos) a alteração do nome no cartório, mediante procedimento administrativo. O STJ entende que essa alteração pode ser a inclusão de sobrenome de um dos pais. Ai neste caso o seu noivo teria q fazer essa alteração antes do casamento e depois vc incluiria o nome. Agora, depois dos 19 anos é necessário entrar com uma ação (judicial) de retificação de assento civil. essa ação é um pouquinho complexa, pq a parte tem q demonstrar que não está tentando trocar de nome pra prejudicar terceiros (ex fugir de credores).

    • Responder
  • Daniele
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Daniele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu tentei tbm, pegar o nome do sogro.Mas fui informada que n pode. apenas o nome que esta na certidão no nome do noivo.

    • Responder
  • Luciana
    Noiva Esperta Abril 2018 São Paulo
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha isso irá lhe dar um pequeno trabalho vc deve entra com um pedido antes do casamento na verdade seu noivo deve fazer esse pedido para acrecentar o sobre nome do pai depois que ele conseguir isso ai sim vc pode casar no Civil e vc acrecentar o sobre nome dele.Se ele não tiver vc não irá conseguir então ele precisa fazer uma petição de retificação de sobre nome no cartório, isso leva tempo pq ele tem justificar pq quer o tal sobre nome e juiz deve fazer um julgamento. Então vc deve procurar o cartório o quanto antes pq vc pode ter que recorre pois o juiz pode negar se ela achar desnecessário .Sujiro que ele seja bem concedente na justificativa para acrecentar o sobre nome e Boa sorte...
    • Responder
  • B
    Noiva Master Setembro 2020 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca ouvi falar nisso, noivinha, mas eu acho que não. De qualquer forma seria bom você se informar no cartório.
    • Responder
  • Cintia
    Noiva Esperta Agosto 2017 Paraná
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca ouvi fala tb, geralmente se pega do noivo , se der certo deve da um trabalhão em noivinha, mais passe a saber no cartório de sua cidade!!
    • Responder
  • Natalia
    Noiva Novata Maio 2020 Rio de Janeiro
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada noivinhas!!
    • Responder
  • Elizabeth
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca soube disso. E cuidado com isso, pois pode dar problema no caso de receber herança. Pesquise direitinho!
    • Responder
  • Dayane
    Noiva VIP Setembro 2018 Goiás
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca ouvi falar se seria possível acrescentar um sobrenome que não está na documentação do seu futuro esposo .Mas verifique no cartório para esclarecer essa dúvida!
    • Responder
  • Natalia
    Noiva Novata Maio 2020 Rio de Janeiro
    Natalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Poxa.. eu já ouvi falar, não sei se é verdade, de juntar nomes e criar um sobrenome. Um casal me disse que foi feito, mas não sei se é verídico. Juntou o Nei e Rita e criou Neri como nome de casamento. Será possível? Aaaai.. queria tanto rss
    • Responder
  • Luanda
    Noiva Master outubro 2018 São Paulo
    Luanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    HMM Nat nunca ouvi falar sobre isso, precisa verificar no cartório, mas acredito que não pode, porque no casamento só pode trocar os nomes entre si

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas