Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Super Noiva Agosto 2023 Minas Gerais

Sobrenome só se for o dos dois

Natiele, dia 11 de Janeiro de 2021 às 19:59 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 35
Olá pessoa, vi agora a pouco um debate sobre sobrenomes e minha resposta me fez pensar se não seria um bom tema de debate.

Bom, eu respondi que: Só mudo se ele mudar também. Não vou passar raiva e trabalho de mudar mil documentos, inclusive meu diploma, sozinha.
Eu sempre fui e sempre serei da opinião que um nome não me faz mais ou menos casada. Afinal, de que adianta mudar nome e não ter o companheirismo do casal.

Penso que se a ideia é o casal iniciar uma família, nada mais justo que criar o seu próprio sobrenome em comum, que já fica inclusive o dos filhos. Sou aversa a ideia de só a mulher aderir, não por ser machista, mas por , a meu ver, passar a ideia que "o homem está tomando a mulher", quando na verdade , inclusive perante a minha crença (catolica) , o casal está estabelecendo um novo lar formado pelos dois.
Já falei isso aqui é sou BEM direta. Tá na mão dele: faz questão? Coloca o meu também. Do contrário vamos ficar como estamos. Até pq menos trabalho ter que ir até no MEC mudar o nome no diploma né!

35 Respostas

Última atividade por Renata, dia 1 de Setembro de 2022 às 22:05
  • Renata
    Noiva Constante Novembro 2022 Rio Grande do Sul
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho um máximo por o sobrenome do marido e os nossos filhos terem o mesmo sobrenome. Dá uma sensação mais de "família" e de unidade. Por aqui eu serei Renata Angela Bonatto Galvão.

• Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2023 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Desculpe me meter, mas já me metendo kkkk então, no caso diz respeito aos seus documentos então ele tem que entender sim. Eu entendo ele disso de continuar sobrenome, mas com os filhos dele, você não tem nada com isso. Sabe, em momentos da vida a gente tem que ser firme. Ora se ele não consegue respeitar uma coisa simples como essa, e depois? Coisas como nome dos filhos, por ex? A gente não pode ter medo do conflito. Conflito não é ruim. Não pense nisso até ser a hora de decidir. Conversem numa boa, mas seja firme: não vou perder minha identidade por isso.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa outubro 2022 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gente, meu noivo faz questão de colocar o dele (fala que é o unico neto homem e que vai levar o nome adiante mas, na minha opinião, ele vai levar adiante com os filhos, não comigo rsrs).

Eu sei que ainda vai dar briga/desconforto entre nós por conta disso, já que ele faz questão.. Como lidar?

Eu tenho medo de sugerir "ou nós dois mudamos ou nada feito" e não entrarmos em consenso (tenho apego de tirar os meus também kkkk).

Enfim, e não quero e não concordo em mudar meu nome:

1. Por questão burocrática

2. Quanto pelo sentimento de "posse" e a origem dessa tradição

3. Não acho justo eu tirar um sobrenome dos meus pais pra colocar um dele: eu já tenho 3, dois da mãe e um do pai e geralmente não cabe em lugar nenhum. Então só incluir o dele e ficar com 4 sobrenomes, deus me livre.

Já sofro por antecedência sobre esse assunto Smiley sad

• Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nem cogitei essa hipótese de trocar meu nome. Ter todo trabalho pra atualizar documento, ter que viajar e pagar (caro) por um diploma atualizado. Não muito obrigada.
    Tirando que na época que eu estava casando, minha irmã estava separando, e como não mudou o nome tudo foi muito mais fácil.
    • Responder
  • R
    São Paulo
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando eu casei eu acrescentei o nome do meu marido. Pra mim era importante pela tradição e pq seu sempre quis ter mesmo sobrenome dos meus filhos. Depois, eu troquei meu nome dos documentos aos poucos, primeiro foi o CPF e depois o RG, CNH e passaporte eu estou esperando vencer para trocar o nome...Se vcs não querem trocar nome por não querer mesmo, ok... mas se o medo for a dificuldade de trocar os documentos, fiquem tranquilas, pq no meu caso, deu zero trabalho. Na verdade, foi super simples... e não é verdade que depois que a gente casa e troca de nome aquela pessoa com nome de solteira deixa de existir. Basta vc apresentar o documento com nome de solteira com certidão de casamento, que não tem problema. Inclusive eu fui nomeada em concurso e levei meu diploma com nome de solteira e tive zero problema... e tb não e verdade que a pessoa pode ser processada por falsidade ideologica... Falsidade ideológica é crime que não admite modalide culposa, então e exigido dolo como elemento subjetivo do tipo....

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em casos de você precisar homologar concurso (discordância entre o nome no diploma e os documentos pessoais), ou em casos pra assumir certos cargos. No caso é preciso ratificar, ou seja, mandar inserir uma notinha que a pessoa não usa mais esse nome. Quando mudamos de nome, a pessoa que assina o nome de solteira deixa de existir.

E pelo menos pra mim, olhar meu diploma e pensar que não sou aquela pessoa mais não me desce
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu sei disso da nota. só que pelo menos pra mim, não é a mesma coisa. O nome que está no título não seria mais eu (juridicamente inclusive. Quando você muda de nome, teoricamente você não é mais aquela pessoa). Por ex: um amigo de longa data quase teve o CPF cancelado. O motivo? Os pais se casaram após ele nascer. A mãe em todos os documentos passou a colocar o nome de casada, porém no registro dele constava o nome de solteira dela. Conclusão, alegaram que a mãe dele não era a mãe dele. Ele escutou: essa pessoa não é sua mãe (civilmente falando). Identidade civil é muito serio. Não quero olhar o título do meu artigo e não ser mais eu.

Quanto ao diploma, em especial pra profissões que você precisa de homologar em concurso, o diploma tem que estar com o nome dos seus documentos. Ou seja, até o diploma tem que mandar ratificar com uma notinha. Porém o nome lá aparecendo não é mais o da pessoa. Civilmente falando ela é outra pessoa. Então vai da significância. Eu amo olhar meu diploma e ver meu nome lá.
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Master Novembro 2021 Minas Gerais
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Natiele, o diploma eu não sei como funciona, bou peocurar me informar, mas artigos científicos é só inserir uma nota de rodapé na peoxima2 publicação informando que até o ano x a autora passou a usar o sobrenome de casada.
    Minha orientadora do doutorado fez isso e não teve problemas.
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sou casada, mudei meu sobrenome, mas não tive que mudar do diploma Smiley amazing Precisa mudar pra que?

• Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim, entendi. Não sabia dessa questão dos investimentos.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não foi tudo. Mudança de Estado civil não engloba por exemplo: diploma, artigo científico, ter que tirar imediatamente documentos como CNH (e pagar por isso), tirar nova carteira de identidade de classe (tipo OAB, CRM) que também tem custo e não é possível pagar despachante etc. Mexer com nome é bem complicado. Minha prima quase teve o CPF travado e foi acusada de falsidade ideológica pq não mudou um documento e deu o nome de casada pra uma transação.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor assim então né
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah faz piada mas não quer o trabalho de mudar tudo tbm né kkkkk
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade só em alguns cadastros. Só que mudança de nome gera mais trabalho porque engloba literalmente tudo, inclusive se você tem investimentos no seu nome. Só o estado civil pode ser alterado depois e não gera problemas com o fisco, por exemplo.
    • Responder
  • Patrícia
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lara, de qualquer forma vc precisa mudae todos os documentos, pois agora seu estado civil será casada.
    Eu vou acrescentar.
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Esperta Junho 2021 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca cogitei alterar meu nome ! Meu noivo as vezes joga umas piadas me chamando de Sra. Matias (sobrenome dele), mas finjo demência kkkkkk e ainda dei sorte que nosso último sobrenome é igual, aquele que todo mundo tem 😂😂😂😂😂
    • Responder
  • Deborah
    Super Noiva Maio 2021 Rio de Janeiro
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ele nem liga pra essas coisas não. Ele concorda que o sobrenome dele é feio. Kkkk Nem faz questão de eu ter.
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom, no meu caso eu ditei os termos do acordo dando 2 opções: ou os dois ou ninguém. Pq afinal eu que ficaria com a burocracia hahahahah Tá na mão dele, o que ele decidir vou fazer. Se ele fizer muita questão de eu ter o nome dele, vamos os dois encarar as repartições kkkk
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então vamos ficar como estamos hahahaha
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E tá ótimo. Na rede social a galera fica sabendo. Sem burocracia. Só de pensar da arrepio da quantidade de documento que tem que mudar
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah engraçado que se é o contrário eles se ofendem da mulher não querer né ( A maioria). Mas vai que vc consegue kkkk
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não quero acrescentar pela questão burocrática também e meu noivo não faz questão.
    Acho que tudo deve ser bem conversado entre o casal e assim entrar, juntos, em acordo.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Curiosa Novembro 2021 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu concordo, acho que só a mulher mudar o nome dá uma sensação de posse. Mas eu gostaria muito que ele colocasse o meu só porque eu acho o meu mais bonito que o dele, mas ele já falou que também não quer kk
    • Responder
  • Lara
    Noiva Master Junho 2021 Distrito Federal
    Lara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O combinado não sai caro, né? Eu até queria acredescentar, pq gosto do sobrenome do meu noivo, mas acho q vai dar tanto trabalho que não vou mexer com isso. Falei pro noivo que mudarei nas redes soicias. Bem mais fácil kkkkk
    • Responder
  • Deborah
    Super Noiva Maio 2021 Rio de Janeiro
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui estou perturbando meu noivo pra colocar o meu sobrenome 🤣 já que o dele não vou colocar porque destoaria super do meu. Mas ele não quer. 🤭 Sinceramente, eu não ligo pra isso não. Se o sobrenome dele fosse bonito, eu colocaria sem dúvidas.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Total!!
    Não precisamos mais disso.
    Aliás, nunca foi necessário. Mas imposto 😅
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É um saco né?
    Chega de tanta tradição, deixa a gene fazer as coisas como preferirmos kkkkk

• Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo totalmente, Emelly.
    Acredita que isso foi motivo de discussão de viagem em família neste final de semana? Foi difícil.
    Mas eu não quero colocar o sobrenome do meu noivo pois eu não acho bonito. 😅
    • Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, eu até já falei pra ele que vamos ver isso com o cartório. Não vou ficar com nome gigante não. Sempre odiei ter 3 sobrenomes (filho mais velho, também conhecido como "tubo de ensaio" kkkk), 4 sem chance.
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Procura saber direitinho em todos os cartórios próximos.
    Cada um tem uma regra diferente pra essas coisas.
    Tipo minha cunhada queria tirar 1 e acrescentar do meu cunhado e não pôde.. era ou adicionar mais 1 ou ficar com nome de solteira, aí ela preferiu deixar o nome de solteira do que ir procurar outro cartório kkkk
    Mas sugiro você da uma pesquisa nisso tb antes de dar entrada em tudo.

• Responder
  • N
    Natiele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem isso também kkkk eu só cogito isso de os 2 pq o sobrenome dele é bonito. Do contrário não. Kkkkk

E também tenho que ver se posso tirar sobrenome. Eu tenho 3 (2 da minha mãe e 1 do meu pai. ) Pra mudar tenho que poder tirar 1 da minha mãe e o do meu pai (Que aliás nem uso mais então não faz falta), se não vai ficar gigante então não quero.
    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Dezembro 2021 Paraná
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uhum... Por aqui não tem beiço se for da vontade dos dois ok senao nao kkkkkkkkk
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe