Olá noivinhas, como vocês estão?
Hoje eu decidi desabafar um pouquinho sobre como anda as decisões mais importantes do casamento.
Confesso que essa ideia me surgiu por conta de um debate parecido que encontrei aqui na comunidade, sobre se costumo ignorar e seguir em frente com os comentários das pessoas próximas ou se debato e imponho minhas vontades...
Eu cabei colocando que discuto e imponho, mas não é bem assim que funciona...
Pra tentar resumir, minhas irmãs tiveram um casamento simples, meus pais (que já são falecidos) não puderam ajudar financeiramente e minhas irmãs e cunhados trabalharam pra pagar o casamento, mas casaram as pressas porque minha mãe era muito religiosa. (Tem diferença entre ser cristã e ser religiosa). Mas o foco não é esse...
Minhas irmãs e meus cunhados ainda novos, acabaram economizando muito com a cerimônia e festa, fazendo tudo aqui em casa mesmo há muitos anos atrás e não se programaram direito, minha irmã mais velha aceitou parte do terreno do meu pai para construir e minha outra irmã não quis e foi morar de aluguel (hoje às duas tem casas lindas, fruto de muito trabalho delas e de muitas coisas que tiveram que abrir mão no começo do casamento, minha irmã do aluguel hoje já tem a casa própria). Estou falando isso justamente hoje, que minha irmã mais velha completa 17 anos de casada e ela só reforça as suas ideias de como deve ser meu casamento e programação de festa e cerimônia...

Voltando para mim...Eu e meu noivo estamos ajuntando o dinheiro desde o momento que decidimos que nosso relacionamento era sério, estamos ralando com o dinheiro da cerimônia, da festa e da entrada e documentação da casa, mas elas só vêem o valor alto que temos e dizem para pegarmos todo o dinheiro, comprarmos a casa e o restante viajarmos só nós dois e fazer a festa em um restaurante em que cada um paga o que comer...
É muito perceptível e compreensível que elas super valorizam o valor porque não o tiveram. A preocupação delas é mais com o bem material do que com o meu sonho, pois elas mesmas se arrependem de como foi a cerimônia e festa do próprio casamento, MAS desejam o mesmo pra mim (não igual, mas igualmente simples, segundo elas a festa é mais para os convidados do que para os noivos), elas justificam que fizeram ótimas escolhas já que hoje elas tem casa própria, carro e filhos e pra elas "o resultado final compensa os sacrifícios que elas fizeram". (Não estou dizendo aqui que elas fizeram escolhas ruins, mas não são as escolhas que eu quero para mim, e nesse caso PARA MIM seria escolhas muito ruins...)
Eu e meu noivo pensamos fora da caixinha sabe, estamos procurando investir mensalmente no tesouro direto, comprando títulos que mais se encaixam nos nossos objetivos, estamos juntando o dinheiro e temos a vantagem de que não temos "preocupações" com contas fixas a serem pagas e principalmente, nós não temos tanta pressa, temos mesmo a preocupação de conseguir o dinheiro necessário, para só depois casar... E isso causa uma baita discussão em muitos casos aqui em casa.
Na maioria das vezes eu finjo não escutar e o assunto morre, o que me deixa magoada, mas logo perdoou, afinal elas passaram por isso e hoje estão bem e acreditam que eu também ficarei...
Mas na minoria das vezes eu acabo discutindo e falando tudo o que penso sobre os meus planos, meus objetivos, minhas finanças não ser comprometida com outras coisas além do casamento e meu relacionamento sólido e pautado em Deus (a confiança que tenho de que eu fazendo a minha parte, Deus fará a dEle... Agindo onde eu e meu noivo não conseguimos 🙌🏼♥️).
Em contrapartida, a família do meu noivo super apoia a compra da casa antes do casamento, super apoia a cerimônia e festa e principalmente eu tenho o meu lindo que está sempre do meu lado, me apoiando, me ajudando e renovando minhas forças quando começo a me desesperar com essa realidade de incertezas e de falta de confiança da parte dos meus familiares.
Por hora eu ando só colocando nas mãos de Deus todas as minhas decepções e sempre ando desabafando com Ele toda a falta de apoio e frustrações que isso me causa, conto também com o meu lindo nessas horas para me animar e segurar a barra. 😍❤️

E vocês meninas? Como estão lidando com os comentários negativos? No meio do planejamento de vocês, já apareceu alguém com aquele balde de água fria mesmo não te ajudando em nada? Como vocês estão reagindo? Eu me sinto culpada até por ficar chateada com elas, afinal cada um enxerga o melhor de acordo com as suas experiências de vida, que no caso é a das minhas irmãs...
Me conte aqui, as vezes a melhor coisa é só falar sabe, principalmente com pessoas que entendem a situação...
Um beijo da Mi e do Gui 👫❤️