Saltar para o conteúdo principal
Miriã Amaral Custódio
Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo

Sonhos dos noivos × Sonhos das famílias dos noivos

Miriã Amaral Custódio, dia 31 de Maio de 2020 às 17:10 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 61
Guardado
Responder

Olá noivinhas, como vocês estão?

Hoje eu decidi desabafar um pouquinho sobre como anda as decisões mais importantes do casamento.
Confesso que essa ideia me surgiu por conta de um debate parecido que encontrei aqui na comunidade, sobre se costumo ignorar e seguir em frente com os comentários das pessoas próximas ou se debato e imponho minhas vontades...
Eu cabei colocando que discuto e imponho, mas não é bem assim que funciona...
Pra tentar resumir, minhas irmãs tiveram um casamento simples, meus pais (que já são falecidos) não puderam ajudar financeiramente e minhas irmãs e cunhados trabalharam pra pagar o casamento, mas casaram as pressas porque minha mãe era muito religiosa. (Tem diferença entre ser cristã e ser religiosa). Mas o foco não é esse...
Minhas irmãs e meus cunhados ainda novos, acabaram economizando muito com a cerimônia e festa, fazendo tudo aqui em casa mesmo há muitos anos atrás e não se programaram direito, minha irmã mais velha aceitou parte do terreno do meu pai para construir e minha outra irmã não quis e foi morar de aluguel (hoje às duas tem casas lindas, fruto de muito trabalho delas e de muitas coisas que tiveram que abrir mão no começo do casamento, minha irmã do aluguel hoje já tem a casa própria). Estou falando isso justamente hoje, que minha irmã mais velha completa 17 anos de casada e ela só reforça as suas ideias de como deve ser meu casamento e programação de festa e cerimônia...
Sonhos dos noivos × Sonhos das famílias dos noivos 1

Voltando para mim...Eu e meu noivo estamos ajuntando o dinheiro desde o momento que decidimos que nosso relacionamento era sério, estamos ralando com o dinheiro da cerimônia, da festa e da entrada e documentação da casa, mas elas só vêem o valor alto que temos e dizem para pegarmos todo o dinheiro, comprarmos a casa e o restante viajarmos só nós dois e fazer a festa em um restaurante em que cada um paga o que comer...
É muito perceptível e compreensível que elas super valorizam o valor porque não o tiveram. A preocupação delas é mais com o bem material do que com o meu sonho, pois elas mesmas se arrependem de como foi a cerimônia e festa do próprio casamento, MAS desejam o mesmo pra mim (não igual, mas igualmente simples, segundo elas a festa é mais para os convidados do que para os noivos), elas justificam que fizeram ótimas escolhas já que hoje elas tem casa própria, carro e filhos e pra elas "o resultado final compensa os sacrifícios que elas fizeram". (Não estou dizendo aqui que elas fizeram escolhas ruins, mas não são as escolhas que eu quero para mim, e nesse caso PARA MIM seria escolhas muito ruins...)
Eu e meu noivo pensamos fora da caixinha sabe, estamos procurando investir mensalmente no tesouro direto, comprando títulos que mais se encaixam nos nossos objetivos, estamos juntando o dinheiro e temos a vantagem de que não temos "preocupações" com contas fixas a serem pagas e principalmente, nós não temos tanta pressa, temos mesmo a preocupação de conseguir o dinheiro necessário, para só depois casar... E isso causa uma baita discussão em muitos casos aqui em casa.
Na maioria das vezes eu finjo não escutar e o assunto morre, o que me deixa magoada, mas logo perdoou, afinal elas passaram por isso e hoje estão bem e acreditam que eu também ficarei...
Mas na minoria das vezes eu acabo discutindo e falando tudo o que penso sobre os meus planos, meus objetivos, minhas finanças não ser comprometida com outras coisas além do casamento e meu relacionamento sólido e pautado em Deus (a confiança que tenho de que eu fazendo a minha parte, Deus fará a dEle... Agindo onde eu e meu noivo não conseguimos 🙌🏼♥️).
Em contrapartida, a família do meu noivo super apoia a compra da casa antes do casamento, super apoia a cerimônia e festa e principalmente eu tenho o meu lindo que está sempre do meu lado, me apoiando, me ajudando e renovando minhas forças quando começo a me desesperar com essa realidade de incertezas e de falta de confiança da parte dos meus familiares.
Por hora eu ando só colocando nas mãos de Deus todas as minhas decepções e sempre ando desabafando com Ele toda a falta de apoio e frustrações que isso me causa, conto também com o meu lindo nessas horas para me animar e segurar a barra. 😍❤️
Sonhos dos noivos × Sonhos das famílias dos noivos 2

E vocês meninas? Como estão lidando com os comentários negativos? No meio do planejamento de vocês, já apareceu alguém com aquele balde de água fria mesmo não te ajudando em nada? Como vocês estão reagindo? Eu me sinto culpada até por ficar chateada com elas, afinal cada um enxerga o melhor de acordo com as suas experiências de vida, que no caso é a das minhas irmãs...
Me conte aqui, as vezes a melhor coisa é só falar sabe, principalmente com pessoas que entendem a situação...
Um beijo da Mi e do Gui 👫❤️

61 Respostas

Última atividade por Bruna, dia 8 de Junho de 2020 às 19:52
  • Bruna
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

De nada rs Smiley heart

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiê Bruna, sim. Muito obrigada pelo conselho, está certíssima! ♥️
    • Responder
  • Bruna
    Noiva VIP Dezembro 2020 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar

Noivinha, siga seu sonho.

Sei que é família mas você deve escutar as opiniões porém quem decide o que fazer é você e seu noivo. Afinal o dinheiro e o sonho é de vocês.

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiê Amanda, sim meche muito quando são os de dentro, mas estou aprendendo a colocar meus sonhos acima dos comentários, não dar satisfação do que faço com o meu dinheiro e não compartilhar tudo e confesso que está sendo libertador rs.
    Te desejo toda sorte de Bençãos nessa sua nova fase e que seus planos e projetos se concretizem. E vai convicta que logo logo, com muito planejamento e fé, não só seu casamento, mas a sua casa estará em mãos!! ♥️👰💪🏻
    • Responder
  • Amanda
    Noiva VIP Outubro 2020 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar

Noivinha, super entendo sua situação!! Logo no começo dos preparativos do meu casamento, também tive muita pressão por parte de amigos e familiares dizendo que fazer festa é a maior bobeira da vida, que eu deveria não investir nisso e pegar tudo o que estava economizando e dar de entrada numa casa ou nua viagem romântica com o meu futuro maridinho... Confesso que ouvir isso de colegas não me abalava, mas ouvir isso de pessoas da minha própria família fez eu me pegar várias vezes colocando meu sonho em cheque, pensando se realmente seria o melhor o fazer... Mas sempre que eu pensava em aceitar os palpites de fora e deixar quieto a festa vinha na minha mente o sonho, que tenho desde menina, de entrar vestida de noiva, indo em direção do amor da minha vida com aquela marcha ao fundo... E isso me mostrava que realmente, o que eu desejava, era minha celebração, independente do que me diziam!
    Seguimos adiante com a festa. não temos (pelo menos não por enquanto) uma casa para chamar de nossa, mas o meu sonho da festa de casamento (que meu noivo abraçou e está fazendo questão de realizar) está há poucos meses de acontecer, com a ajuda de Deus!!
    Siga firme com seus sonhos, com suas decisões e sejam muito felizes!

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiê Shirley, sim, muito obrigada! Estou começando a aprender a segurar a língua e não sair compartilhando todos os detalhes com elas rs, e realmente, estamos colocando nas mãos Deus o que não podemos fazer, o restante estamos partindo pra cima!!! 🙌🏼👰💪🏻
    • Responder
  • Shirley
    Noiva Curiosa Outubro 2021 Amazonas
    Shirley ·
    • Denunciar
    Olá noivinha. Então eu acredito que vc é sei noivo que tem que decidir o melhor para os dois, aliás vocês dois casarão para vocês e não para ninguém, é só vocês conhecem a realizadas do orçamento. Afinal será assim diante. Procure evitar essa exposição de desejos e medos para seu casamento. Confie em Deus e ore, ele lhe abençoará 🙏🏻❤️
    • Responder
  • Quézia
    Noiva VIP Outubro 2020 Minas Gerais
    Quézia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Por nada, linda
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim, Quézia, muito obrigada pelo conselho ♥️
    • Responder
  • Quézia
    Noiva VIP Outubro 2020 Minas Gerais
    Quézia ·
    • Denunciar
    Noivinha, casamento envolve simplesmente os sonhos de vocês dois. Lógico que algumas coisas conseguimos abrir mão para deixar nossa família feliz. Tente conversar e deixe claro que esse é o seu sonho, o delas elas já tiveram, e a realização desse sonho te deixará extremamente feliz e você queria o apoio delas. Não se preocupe, vai dar tudo certo
    • Responder
  • Rebeka
    Noiva Master Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Exatamente assim hsuahsuahsha
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    tenor.gif
    Rindo pra não chorar 😂🤦
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    O meu é o contrário.... Minha família é gigante, e a do noivo, só 20 pessoas kkkkk acontece que tirei muita gente que só convidaria por consideração!! Sobre o sonho: kkkkkkkkkkkk isso nos tira do sério, caaaara, a parte mais chata é fazer lista de convidados 😖 Talvez até briga dê mesmo kkkkkk e é verdade!! Não tem como convidar todo mundo, principalmente os que só querem ir pra reparar e comer!! Tô fora kkkkk
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada 😍👰♥️
    • Responder
  • N
    Super Noiva Outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    A gente tenta... Mas é cada crise de choro kkkk Com certeza! Casamento cheio de pompa é lindo, um sonho pra muitos, mas não é certeza de casamento bem firmado. Vai muito além!

Olha, conselho se fosse bom a gente vendia kkk mas eu ainda faço terapia, estudo sobre comportamento humano. Tenho aprendido que o problema do ser humano é que estamos mais preocupados com a forma que as pessoas recebem as coisas do que com a forma que nos sentimos. A forma como as pessoas recebem as coisas é problema delas, não nosso. Se ficou incomodado tem (ou deveria ter) a obrigação de perguntar: " Você quis dizer isso? É porque foi assim que entendi" e resolver a questão ao invés de pisar em ovos pra não magoar ninguém. Claro que é preciso escolher as palavras, mas se doer porque a pessoa é contrariada só nos sugar!!!!! E nossa energia é preciosa demais sabe?
    E por mais que seja família e sabemos que nos amam e querem o melhor pra nós, alguns nunca vão nos entender. Então gastar energia é perda de tempo. Você não ama menos suas irmãs porque pensam diferente, nem elas te amam menos por não te entender. E tudo bem.
    Curta seus preparativos, não fale mais pra elas sobre o casamento, dívida com quem apoia e aproveite muitoooo o apoio.

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim é realmente muito jogo de cintura para lidar com esses comentários dentro da própria família... Quanto ao sonho kkkkk já perdi as contas de quantas vezes sonhei referente alguma preocupação minha, o lindo que me aguente contando 😂🤦
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelas palavras Nathalie, e fico impressionada com sua posição e não se deixar abalar (tanto) pelos comentários. Desejo que seu casamento seja repleto de emoção, coisa que dinheiro no mundo compra e que sua vida de casada seja espelho de que uma cerimônia bem planejada não é certeza de um casamento bem firmado! 🙏👰♥️
    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Acredita que esses dias eu até sonhei que brigava com uma das minhas primas que eu não irei convidar? Eu gritava "eu não quero te convidar, simples, não posso convidar todo mundo" kkkkk isso tá me tirando o sono, mas é como você disse, se for convidar por consideração nem convida, sabe? nós teremos 170 convidados pois a familia do meu noivo é muito grande e muito unida, então não tivemos que tirar ninguém deles pois eles realmente querem nos ver feliz, diferente da parte da familia do meu pai, que tudo que pode pra falar mal do casamento fala, sabe? então dessa parte, nem 25% foi convidado... fazer o que, vida que segue, né?

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada por cada palavra Emelly, pode ter certeza que me ajudou muito. 😍
    Desejo toda felicidade do mundo nessa nova fase da sua vida e que seus planos se concretizem! 👰🙌🏼
    • Responder
  • N
    Super Noiva Outubro 2022 Minas Gerais
    Nathalie ·
    • Denunciar
    Miriã que debate necessário! Estava querendo fazer algo nesse sentido mas falando sobre mim pois fiz um "Sobre expectativas" que criamos e elas acabam nos deixando frustradas quando as pessoas não correspondem a elas.

Mas nesse debate você foi mais a fundo! Você expressou que vocês estão seguros da decisão e que querem as próprias experiências. Resumiu bem como devemos proceder nesse momento, apesar das frustrações com a falação dos parentes. E demonstrar que é isso que importa: a sintonia e planejamento do casal.
    Eu tenho absoluta certeza que suas irmãs não falam por mal, apenas porque como a experiência delas foi positiva, elas consideram que é o certo a se fazer. Só que o certo é relativo: o que é certo pra elas pode não fazer sentido pra você. E tudo bem. O importante é se impor e voce tem feito isso bem.
    Por aqui a polêmica é sobre eu não querer festa. Também por causa de dinheiro pois eu considero um falou muito alto para eu gastar em 6 horas. Mas também e principalmente por que isso nunca foi meu sonho nem o dele. Queremos estar casados, não fazer festa. E o que mais ouço, em especial da família dele, é que "Vou me arrepender" que "Só casa uma vez". Chateia? Chateia. Mas eu sabia que faria parte, então não falo nada mais de casamento. Vou casar na Igreja pelo sacramento, com convidados pra agradar ele (porque por mim seríamos só nos, nossos pais e irmãos mais ninguém) e depois da celebração vou dar bem casados na porta da igreja (sem mesa sem nada, uma pessoa com uma cesta entrega). Após os cumprimentos vamos a uma pizzaria comer algo. Pagaremos o rodizio para padrinhos, pais e damas adultas e eles vão arcar com as bebidas. Se algum convidado quiser ir também, ótimo. Avisarei antes até pra reservar mesa no local (não vou fazer nada demais, talvez eu leve um bolo mas só pra minha sogra ficar feliz pq por mim nem isso). E está decidido.
    Tenho certeza que vocês serão muito felizes pois maturidade já mostraram que tem ❤
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar

Oi noivinha! Por aqui, já vemos que vocês são instruídos e esforçados, coisas que na época das suas irmãs não era comum, as pessoas irem se preocupar com educação financeira e planejar a vida como um todo. Geralmente era só casar, ter filhos e um emprego pra se manter, por isso ter coisas materiais como casa, carro, a maior televisão do mercado, são coisas que valorizam, tiro isso pq meu pai era assim. Quase não viajávamos, mas a cada 4 anos ele trocava de carro e moto, o sonho dele era ter uma casa de praia, enfim, antigamente era tudo diferente e eles não aceitam que sejamos diferentes e pensamos diferentes.

Não se abale, sempre siga seus princípios, suas metas e seus sonhos, dê ouvidos apenas aqueles que te apoiam. Família é família, mas também não devemos aceitar atitudes negativas. Como outra noiva comentou, casamento, assim como quanto se tem, quanto se ganha, quanto se gasta, é pessoal, se eles não vão te ajudar a pagar nada, não tem o porquê dividir essa informação.

Aqui em casa minha mãe sempre foi muito de me apoiar em todas as minhas decisões, mas sobre o casamento ela anda meio "nem ai", deixando eu me virar, mas na contrapartida, vem os pais do meu noivo, que assim como seus sogros estão nos apoiando demais!

No final, é seu sonho e você quem deve decidir se será realizado e como. Com toda organização que você demonstrou já ter, esse será apenas o primeiro de muitos que realizará. Felicidades Smiley heart

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim!!! Desejo tudo de melhor para o seu grande dia 😍🙌🏼
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiê Anna, muito obrigada pelo conselho, sendo muito sincera eu estou lutando contra mim mesma pra me desprender das opiniões delas e sim, é o que farei daqui em diante, afinal de contas até mesmo elas discutem entre elas sobre minhas decisões...
    Agradeço imensamente e por não só me entender como entender o lado delas, as vezes eu entendo tanto o lado delas que acabo me sentindo culpada por não querer elas se metendo rs♥️
    • Responder
  • Samilly
    Noiva Ativa Julho 2022 Minas Gerais
    Samilly ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Concordo com você vou fazer o mesmo, falar só o necessário !!
    Boa sorte pra nós e que tudo ocorra como sonhamos 🥰
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oiê Samilly consigo imaginar perfeitamente como está sendo, o mais difícil é se posicionar com quem mais amamos e que não queremos chatear, mas é o que todos aqui me aconselha, acho que já passou da hora de realmente decidirmos entre nós e nossos noivos mesmo e compartilhar só o necessário dos planejamentos com a família e amigos, pois querendo ou não cada um tem uma visão que deseja impor e não podemos abrir mão do nosso sonho, mesmo que ainda esteja sendo moldado.
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Destacada Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    Miriãn,
    Sou do propósito de quanto menos se fala dos nossos planos melhor, não falo nada dos meus planos, da minha vida e muito menos da minha vida financeira pra ninguém, nem irmã.
    Quanto menos informações melhor. Se vocês estão alinhados e contentes com as escolhas de vocês, é o que importa. Não abra espaço pra opiniões , quando tudo estiver certo apena COMUNIQUE. E fique em paz com suas escolhas.
    Entendo de alguma forma a preocupação das suas irmãs , tá longe de ser inveja por não ter o mesmo, eu vejo mais como preocupação e zelo.
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Kkkk o objetivo dos meses é justamente esse, é muita gente que entra e saí das nossas vidas e que na maioria das vezes só irão pela festa e obrigação social (como os do trabalho, não vou convidar metade...)
    • Responder
  • Samilly
    Noiva Ativa Julho 2022 Minas Gerais
    Samilly ·
    • Denunciar
    Comigo está sendo bem difícil também, queremos morar de aluguel por um tempo e estamos olhando pra comprar um lote e ir construindo aos poucos . Quando ficar do jeito que queremos saímos do aluguel e vamos pra lá . Mas tanto a família dele e a minha não aceita . Na casa dos meus pais tem
    Como construir por cima na casa do pai dele também . Só que queremos nossa privacidade.
    Queremos comprar e ter o nosso .. tá bemDifícil e a respeito do casamento e festa também .Sempre sonhamos com festa mas minha mãe e da moda antiga ela acha que temQue convidar todo mundo e todos que conhece ela não entende que paga por pessoa que é caro . Que temQue selecionar . E fica com raiva quando falo. Aí ela fala sobre fazer uma festa simples com coisas que agente mesmo possa fazer. Mas se eu tivesse tempo eu faria mas eu e meu noivo trabalhamos muito e temos tão pouco tempo que não sobra tempo pra nada. Então não daria pra fazer nada . Estou bem chateada por que eles não apoiam nada. Estou sem saber oque fazer . Ainda não decidimos data nem nada estou bemInsegura com tudo isso . Não ter aprovação e críticas dele .
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Hahaha isso aí!! Ontem, já eliminei 5 🤭😅 São nomes que eu olho, e não sinto tanta empolgação kkk Mas claro, com o tempo, vai aparecendo mais 🥺 kkkkkkk por exemplo, fiz 3 amizades na faculdade!
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Consigo imaginar, só com as conversas e conselhos anteriores lá eliminei algumas pessoas 🙈😂
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Menina, toda hora mudamos a lista!! Hahaha não aguento maaaais! 🤭
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Perfeito Rebeka, eu e meu noivo estamos conversando em fazer 3 listas ao longo dos meses, pra ver quem se mantém e quem saí, assim quando chegar o dia de enviar os convites nós teremos a certeza de que só estará quem realmente importa 😍♥️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Verificação incorreta. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas