Saltar para o conteúdo principal
Miriã Amaral Custódio
Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo

Sonhos dos noivos × Sonhos das famílias dos noivos

Miriã Amaral Custódio, dia 31 de Maio de 2020 às 17:10

Publicado em Fórum Organizar um casamento 61

Olá noivinhas, como vocês estão? Hoje eu decidi desabafar um pouquinho sobre como anda as decisões mais importantes do casamento. Confesso que essa ideia me surgiu por conta de um debate parecido que encontrei aqui na comunidade, sobre se costumo ignorar e seguir em frente com os comentários das...

Olá noivinhas, como vocês estão?

Hoje eu decidi desabafar um pouquinho sobre como anda as decisões mais importantes do casamento.
Confesso que essa ideia me surgiu por conta de um debate parecido que encontrei aqui na comunidade, sobre se costumo ignorar e seguir em frente com os comentários das pessoas próximas ou se debato e imponho minhas vontades...
Eu cabei colocando que discuto e imponho, mas não é bem assim que funciona...
Pra tentar resumir, minhas irmãs tiveram um casamento simples, meus pais (que já são falecidos) não puderam ajudar financeiramente e minhas irmãs e cunhados trabalharam pra pagar o casamento, mas casaram as pressas porque minha mãe era muito religiosa. (Tem diferença entre ser cristã e ser religiosa). Mas o foco não é esse...
Minhas irmãs e meus cunhados ainda novos, acabaram economizando muito com a cerimônia e festa, fazendo tudo aqui em casa mesmo há muitos anos atrás e não se programaram direito, minha irmã mais velha aceitou parte do terreno do meu pai para construir e minha outra irmã não quis e foi morar de aluguel (hoje às duas tem casas lindas, fruto de muito trabalho delas e de muitas coisas que tiveram que abrir mão no começo do casamento, minha irmã do aluguel hoje já tem a casa própria). Estou falando isso justamente hoje, que minha irmã mais velha completa 17 anos de casada e ela só reforça as suas ideias de como deve ser meu casamento e programação de festa e cerimônia...
cfb_1773227.jpg

Voltando para mim...Eu e meu noivo estamos ajuntando o dinheiro desde o momento que decidimos que nosso relacionamento era sério, estamos ralando com o dinheiro da cerimônia, da festa e da entrada e documentação da casa, mas elas só vêem o valor alto que temos e dizem para pegarmos todo o dinheiro, comprarmos a casa e o restante viajarmos só nós dois e fazer a festa em um restaurante em que cada um paga o que comer...
É muito perceptível e compreensível que elas super valorizam o valor porque não o tiveram. A preocupação delas é mais com o bem material do que com o meu sonho, pois elas mesmas se arrependem de como foi a cerimônia e festa do próprio casamento, MAS desejam o mesmo pra mim (não igual, mas igualmente simples, segundo elas a festa é mais para os convidados do que para os noivos), elas justificam que fizeram ótimas escolhas já que hoje elas tem casa própria, carro e filhos e pra elas "o resultado final compensa os sacrifícios que elas fizeram". (Não estou dizendo aqui que elas fizeram escolhas ruins, mas não são as escolhas que eu quero para mim, e nesse caso PARA MIM seria escolhas muito ruins...)
Eu e meu noivo pensamos fora da caixinha sabe, estamos procurando investir mensalmente no tesouro direto, comprando títulos que mais se encaixam nos nossos objetivos, estamos juntando o dinheiro e temos a vantagem de que não temos "preocupações" com contas fixas a serem pagas e principalmente, nós não temos tanta pressa, temos mesmo a preocupação de conseguir o dinheiro necessário, para só depois casar... E isso causa uma baita discussão em muitos casos aqui em casa.
Na maioria das vezes eu finjo não escutar e o assunto morre, o que me deixa magoada, mas logo perdoou, afinal elas passaram por isso e hoje estão bem e acreditam que eu também ficarei...
Mas na minoria das vezes eu acabo discutindo e falando tudo o que penso sobre os meus planos, meus objetivos, minhas finanças não ser comprometida com outras coisas além do casamento e meu relacionamento sólido e pautado em Deus (a confiança que tenho de que eu fazendo a minha parte, Deus fará a dEle... Agindo onde eu e meu noivo não conseguimos 🙌🏼♥️).
Em contrapartida, a família do meu noivo super apoia a compra da casa antes do casamento, super apoia a cerimônia e festa e principalmente eu tenho o meu lindo que está sempre do meu lado, me apoiando, me ajudando e renovando minhas forças quando começo a me desesperar com essa realidade de incertezas e de falta de confiança da parte dos meus familiares.
Por hora eu ando só colocando nas mãos de Deus todas as minhas decepções e sempre ando desabafando com Ele toda a falta de apoio e frustrações que isso me causa, conto também com o meu lindo nessas horas para me animar e segurar a barra. 😍❤️
cfb_1773229.jpg

E vocês meninas? Como estão lidando com os comentários negativos? No meio do planejamento de vocês, já apareceu alguém com aquele balde de água fria mesmo não te ajudando em nada? Como vocês estão reagindo? Eu me sinto culpada até por ficar chateada com elas, afinal cada um enxerga o melhor de acordo com as suas experiências de vida, que no caso é a das minhas irmãs...
Me conte aqui, as vezes a melhor coisa é só falar sabe, principalmente com pessoas que entendem a situação...
Um beijo da Mi e do Gui 👫❤️

61 Respostas

• Rebeka
    Noiva Master Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sei exatamente o que vc está falando!! Vai ter muito falatório mesmo, mas não estou nem aí! De vdd kkkkk foi de 300 convidados para 150, e para falar a vdd, não lembro nem de todos os nomes que exclui hahahah é libertador ♥️ É algo que precisa de taanto planejamento, sem falar no dindin 😖 A maioria dos convidados que eu tirei, chamaria por consideração, sendo que mal fala. "Consideração pela vó" "consideração pela amiga de infância da mãe" sendo que o momento é seu, sabe? Achei que seria difícil lidar com meu pai, minha mãe sempre me apoiou!
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    No caso, meus pais são falecidos, minhas irmãs é quem tem voz ativa na minha vida, e sempre fui cercada por muitos amigos dos meus pais, amigos dos meus irmãos e irmãs e sinceramente são pessoas que olham pra mim hoje e nem "acreditam" como sou vitoriosa (ou como tive SORTE em me tornar uma boa pessoa e com um futuro plamejado, por incrível que pareça)...
    Esse tipo de gente eu consigo olhar nos olhos e dispensar, tenho até prática kkkk agora com minhas irmãs... É mais difícil negociar com elas digamos assim. Meu noivo que me ajuda por esse lado, consegue dizer algumas verdades com firmeza e ser ouvido por elas
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelos conselhos, seguirei eles, principalmente a parte de me impor (com cuidado), mas seguirei rs 🙈♥️
    • Responder
  • Laís
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu acho que esse momento deve ter pessoas que realmente se importam sabe? não que os amigos não se importem, mas nós não conhecemos. Por aqui tbm tirei MUITOS parentes que só aparecem quando precisam de algo e depois esquecem da gente, isso eu sei que vai causar falatório quando eu começar a entregar os convites, mas tudo bem.

Que bom que você conseguiu conversar com seus pais ♥

• Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    HSUAHAUAHAUAHAJ Depois penteia o cabelo, e tudo volta ao normal!! Hahahah brincadeirinha.. Noivinha, precisa se impor!! Todas nós sabemos como planejar o casamento já nos deixa estressadas e ansiosas, não precisamos de comentários negativos ainda por cima! Precisamos de apoio! "Se não ajudar, melhor que não atrapalhe" kkk e segue o baile!
    • Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

é isso, convidar apenas quem realmente torce ♥

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Meu medo é acabar dando nisso... 😂🙈
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Por isso, novinha! Reforço o conselho de sentar e falar tudo isso pra elas!! De como te deixa chateada, de que os comentários não estão te fazendo bem, e que a festa você vai fazer e pronto! O que precisa agora é do apoio delas!! Seja firme! Abra o jogo!
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Thalita, muito obrigada pelo conselho, estou descobrindo ainda o que não falar e o que compartilhar com elas, afinal elas sempre tiveram um peso enorme nas minhas escolhas, mas quanto ao casamento realmente não tem como... Agradeço e vou colocar em prática ♥️🥰
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Fevereiro 2021 São Paulo
    Thalita ·
    • Denunciar
    Noivinha casamento e fazer escolhas e posicionamentos, vc respeita as suas irmãs mas esses comentários são desnecessárias, vc precisa ser firme e sincera, agradeça a elas pelos conselhos mas você é o seu noivo tem outra visão é estão se programando para isso, outra coisa evite falar coisas referente a valores com elas , isso é uma coisa que cabe apenas ao casal, vc pode pedir ajuda para decidir N coisas mas nunca fale o preço. Preço e valor são coisa diferentes, vc pode pagar 1000 em uma coisa que para você é muito importante( a importância é o valor que aquilo tem para você) é outra pessoa não vai achar tão importante assim, então evite esses detalhes . Do mais todas as pessoas tem uma visão do "Casamento Ideal" mas a única opinião importante é a sua é a do seu noivo.
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Rebeka, muito obrigada pelo conselho, confesso que é muito inspirador ler tudo isso e "fazer cara de paisagem" como muitos me insentivaram.
    Mas confesso que não é fácil pra mim, mesmo na maioria das vezes não rebatendo eu acabo chateada, no fundo o que eu mais queria era o apoio delas, já que não vou ter meus pais no grande dia... No fundo eu evito discussões pra não chorar ou acabar explodindo com elas e só piorar mais a situação e acabar afastando elas.
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Exatamente isso!! Foi um dos motivos para decidir fazer um cortejo americano!! Quando se tem pares de padrinhos, vc acaba convidando meninas que as vzs vc nem conhece!! Vou ter 6 madrinhas, escolhidas por mim!! E meu noivo vai ter 6 padrinhos, escolhidos por ele!! Sem casais! ❤️ Quanto aos convidados, tirei uma boa parte da família (pq é giganteeee) chamei apenas os mais próximos e alguns amigos 🥰
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Exatamente, Lais!! O que fiz essa semana foi sentar e conversar com meu pai... Sempre tive o sonho de fazer uma festa lindaaaa, porém com poucos convidados.. Tenho recordações dos meus 15 anos, e não gostei de entrar na festa e ver rostos que não eram muito conhecido, e sim , dos meus pais. Minha lista estava em 300 convidados, e já estava desistindo de fazer festa por isso. Resumindo, conversei com jeitinho com meus pais e não foi tão difícil como imaginei. Hoje, minha lista está em 150 convidados, todos escolhidos por mim e meu noivo. E foi do agrado dos meus pais!! Nem todo mundo da família vai (os parentes) alguns amigos da faculdade, apenas aqueles que fazem parte da nossa vida, e que realmente sentiremos falta no dia!! Estou muito feliz com o rumo que está seguindo ❤️
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Lais achei perfeito o seu comentário, super me indetifiquei em relação a lista de convidados rs, realmente teve discussão até por isso, amigos em "comum da família" mas que nem conhecem meu noivo e não são MEUS amigos. Foi decidido por nós que não chamaremos ninguém por conveniência... Só estará lá quem realmente nós conhece e torce pela nossa felicidade verdadeiramente ♥️
    • Responder
  • Rebeka
    Rebeka ·
    • Denunciar
    Oii, noivinha!! Eu acho que posso te entender... Mas há uma diferença em pessoas que tem experiências para te passar , e aquelas que tentam impor a realidade delas na sua realidade. É perceptível que você tem o sonho de fazer uma festa e cerimônia do seu jeitinho, e elas deveriam entender!! Cada um tem um modo de pensar, de planejar, cada um tem uma prioridade!!! Se elas não se arrepender de ter feito desse jeito, poxa, que ótimo!! Mas vc não precisa ter a mesma maneira de pensar! Olha, fazer cara de paisagem agora é o melhor!! Não deixa se abater por esses comentários, elas não fazem por mal!! Mas se continuar te afligindo, o melhor é dizer exatamente o que pensa, e pedir para não voltar a falar nesse assunto, já que no fim, gera discussão!! Eu mesma pensava que o nosso dinheiro seria mais bem aproveitado em uma viagem, e não teria festa...o meu roteiro da viagem já tá até feito hahaha Mas sempre sonhei com a festa de casamento do meu jeito, e decidimos não abrir mão disso! Adiamos a viagem para 1 ou 2 anos depois do casorio. Já ouvi alguns comentários negativos, mas não deixo me abater!! E quando percebo que estão passando do limite ou em nada vai me agregar, eu dou uma resposta curta, e normalmente não voltam a fazer os comentários kkk Mas no mais, fica em paz!! Vc tá cumprindo o desejo do seu coração. Tenho certeza que será uma festa lindaaaa e no momento certo, vcs vão conseguir o carro próprio, a casa propria, e não para por aí!! Abraços ❤️
    • Responder
  • Laís
    Laís ·
    • Denunciar

Oi noivinha, aqui é a mesma coisa... uma coisa que eu parei de falar foi o valor de cada fornecedor, temos em mente usar X de finanças para o casamento e é isso que vamos usar, confesso que em algumas coisas o valor excedeu, mas conseguiremos pagar. Também estamos tentando pagar os fornecedores a vista, então não teremos conta fixa para o mês seguinte. Aqui, minha mãe apoia em tudo e meu pai diz que não precisa ser um festão, mas ai, eu sempre sonhei com esse casamento, estamos trabalhando duro pra isso acontecer, economizando cada centavinho, sabe?

A familia do meu noivo que é extremamente complicada, todos os dias escuto se vou conseguir pagar tudo e se temos noção do valor total de um casamento. Dãr, é claro que eu sei! Eles querem que convidemos N pessoas que não fazem parte do convívio, o que me deixa incomodada pois tirei da lista, pessoas da minha família que vi apenas uma vez, e não acho justo ter que convidar amigos dos meus sogros que nem conhecemos. Se fosse amigos que a gente também conhece, não teriamos problemas.

Uma coisa que eu também parei de contar foi em relação ao andamento das preparações do casamento para, pasme, minhas amigas e futuras madrinhas, pois elas estavam opinando MUITO, em relação a tudo, desde do estilo até a cor do meu vestido, sempre com um comentário de "ai, se fosse no meu casamento eu faria x", isso me deixou muito confusa. Será que eu tô escolhendo certo? Sabe?

Siga o que seu coração mandar, o casamento precisa ser do jeito de vocês, não de outras pessoas ♥

• Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Exatamente

estamos aqui pra isso!

Smiley heart

• Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim Caroline, muito obrigada ♥️ é bem isso mesmo, quanto mais vamos falando a respeito, mais vamos achando a solução para os problemas...
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Eduarda, admiro muito sua sinceridade, procuro falar pisando em ovos para não magoar ninguém em casa, mas na hora da raiva me seguro pra não falar tudo isso rs...
    Sim, você tem razão, preciso me policiar mais quanto e o que compartilho com eles.
    Muito obrigada pelo conselho ♥️ Desejo tudo de melhor para o seu grande dia!!!
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Master Dezembro 2021 Bahia
    Caroline ·
    • Denunciar

Oi Miriã

eh complicado sim

mas observe que nesse mesmo debate vc ja respondeu suas próprias perguntas

foquem em vcs e evitem ate comentar valores, contratações e afins

façam a cara de paisagem e sigam em silencio com os planos de voces

eh compreensível a situação delas

mas esse momento eh seu e so cada um para poder mensurar o peso e importância de seus sonhos

entao imagino que seja muito muito difícil, mas se esforce-se para ignorar e n deixar se abater

vao fazendo as coisinhas de voces em silencio

o que ngm sabe, ngm critica

Smiley winking

• Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    Oi noivinhos! Primeiro que eu acho que valor de casamento só quem deve saber eh os noivos, não ficar contando pra suas irmãs ou qlqr pessoa sobre o quanto tem e o quanto vai gastar. Isso eh particular do casal! Eu sou muito curta e grossa e falaria que se elas são felizes e satisfeitas com a vida delas, que ótimo! Cada um na sua... isso pra mim parece mais inveja pq vc vai fazer festa do que querer que vc compre uma casa. Me desculpa, mas cada um faz o que quer com o próprio dinheiro né! Eu acho que vc tem que seguir seu sonho sim, pois eh um momento único! Vcs parecem ser super organizados financeiramente e certamente após o casamento poderão voltar a guardar dinheiro para conquistar tudo o que vcs dois querem! Desculpa se falei na lata, hahaha eh que acho absurdo as pessoas se intrometerem assim nós sonhos dos outros! Bjs e Boa sorte
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Nane, muito obrigada pelo conselho ♥️
    Estamos fazendo nosso melhor para ignorar sem ser grossa e sem levar pro coração.
    • Responder
  • Nane
    Noiva Master Dezembro 2020 Distrito Federal
    Nane ·
    • Denunciar
    Oi noivinha! Não é nada fácil escutar comentários desagradáveis, né? Especialmente quando vem de alguém tão próximo, como no seu caso suas irmãs. Sei também que não é tão simples ignorar quanto parece, embora esse seja meu conselho. Internalizar que o dia é de vcs e que ainda que fosse desperdício de dinheiro, é um sonho do casal, então ninguém tem nada a ver com isso. Por isso, te aconselho a fazer cara de paisagem, não discuta, embora seja difícil né? Finja que escuta a opinião e faça do seu jeito e do seu noivo. No final, quem guardará as melhores recordações do seu dia serão vcs. Então confie na escolha do casal e toca os preparativos. Sempre terá alguém falando de tudo, então precisamos aprender, para nosso bem, a filtrar o que nos acresce ou não. Venha conversar com a gente, aqui nós te entendemos. Hahahha vai ficar tudo bem! Super beijo! 😻
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sim, com certeza!! 😍🙏
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Preciso mesmo, de MUITA paciência 😅
    E é isso aí, Miriã. Seguimos fortes e conquistaremos tudo aquilo que desejamos, afinal Deus é um Pai de Detalhes 🤗♥️
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    SIIMMM, nossa muito obrigada, me senti super entendida agora.
    Concordo perfeitamente com o que disse, as pessoas ao nosso redor tomam suas experiências como verdades absolutas de como fazer e querem julgar a nossa decisão sem nem pensar no que queremos de fato.
    Obrigada por compartilhar um pouco comigo e te desejo toda paciência rs, perseverança e muito jogo de cintura em seus relacionamentos... Será um dia perfeito pra vocês porque será do modo de vocês! ♥️Toda felicidade e amor do mundo nessa nova fase Letícia 👰🤵
    • Responder
  • Miriã Amaral Custódio
    Miriã Amaral Custódio ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Aline, muito obrigada.
    Sim realmente é muito difícil lidar, principalmente pra mim que quero agradar elas mas não quero abrir mão dos meus sonhos... Complicado
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    Miriã,

Que bom que de alguma forma pude te inspirar e fazer refletir de uma forma tão bonita. Eu entendo o lado das suas irmãs por quererem que vocês poupem para o futuro e o seu lado de realizar um grande sonho. E acho totalmente válido você persistir naquilo que desejam e realmente ignorar os comentários, afinal a perspectiva de "melhor" depende da vivência de cada um. Acontece que por aqui, o sonho do casamento é do meu noivo e eu acabo não aguentando os comentários por não querer ter que passar por isso, mas na maioria da vezes foram discussões rápidas (Mãe, sogra e tia) e que depois nos entendemos, nada tão sério. Mas sempre deixo claro o que quero e como faremos, para não dar margem para ficarem falando e persistindo em comentários desnecessários. Mas aí que está, esta é a minha realidade, de personalidade, de convivência familiar e não quer dizer que você deva fazer o mesmo. Acredito que a maneira que está conduzindo as coisas, é a melhor possível. Respeitar a opinião delas, mas seguir fazendo o seu.

Por aqui, logo no início uma das tias do meu noivo veio dizer "Nossa, pra que festa.. vão gastar dinheiro atoa" e eu só soltei um "Concordo com você, mas fazer o que né, é o sonho do seu sobrinho" ela achou que eu quem estivesse impondo algo a ele, sendo que ele quem pediu para que fizéssemos. E eu cortei, pra ela não vir falar mais abobrinhas. Acontece que essa tia dele tinha acabado de casar no civil e optaram por não fazer festa pois não daria para chamar as pessoas que eles queriam e por serem mais velhos, não se sentiria bem sendo "noiva" e tomou isso como verdade e julgou a nossa decisão. E esse tipo de coisa, eu não consigo engolir.
    Acredito que quem manda nas decisões somos nós, os noivos. Principalmente pelo fato de estarmos arcando COM TUDO. Nunca pedimos ajuda para ninguém, pois não queremos pitacos. Faremos ao nosso modo e conforme o nosso bolso aguenta e está tudo bem.

O que tem me dado muito ânimo é fazer parte desta comunidade com pessoas que passam pela mesma trajetória que nós, e poder compartilhar as nossas conquistas, frustrações, anseios e chateações. tenor.gif

• Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    Olá Miriã.
    Esse tipo de situação sempre é uma saia justa né?
    Mas que bom que vcs estão fiéis ao plano de vocês! Siga firme, vai dar tudo certo!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Verificação incorreta. Por favor, tente novamente.

Fóruns gerais

Artigos por temas