Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fernanda
Noiva Novata Abril 2025 Paraná

sos Vestido das mães

Fernanda, dia 14 de Março de 2025 às 16:24 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 10

Meninas, meu casamento vai ser em abril e estamos vendo os últimos detalhes. Minha mãe deciciu deixar minha sogra escolher o vestido primeiro, mas ela não encontrou e disse que procuraria mais na cidade dela nos tons de dourado e rosê. Tudo bem, alugamos o da minha mãe em lavanda, ela fala dessa cor desde ano passado quando marcamos o casamento e ficou muito bem nela. Porém ontem minha sogra foi novamente ver vestidos e ficou apaixonada em um da mesma cor do da minha mãe, com poucas variações devido à camera do celular, mas em modelos e tecidos diferentes. Fiquei chateada mas não quis me indispor e, mãe sendo mãe, a minha se ofereceu para trocar o vestido. Eu não acho justo ela trocar, já que escolheu antes e deu bastante tempo para minha sogra escolher antes dela. A pergunta é, vcs acham que vai ficar com cara de "tentei padronizar, não deu" ou da famosa gafe dos vestido iguais? Ou conseguimos passar por "as madrinhas vão de azul, as mães de lavanda"? Meu casamento vai ser azul escuro, branco e dourado.

10 Respostas

Última atividade por Andreia, dia 28 de Março de 2025 às 19:58
  • Andreia
    Noiva Ativa Setembro 2025 Minas Gerais
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, novinha. Entendo sua chateação. eu também ficaria.
    Mas sendo bem sincera, no seu lugar, eu ia deixar passar que as mães foram de lavanda e pronto.
    O importante é vcs estarem felizes E pelo que vc falou sua mãe ficou maravilhosa de lavanda. Acho que vale a pena cada uma ir com o vestido que escolheu.
    • Responder
  • Cinthia
    Noiva Ativa Abril 2025 São Paulo
    Cinthia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que tudo bem elas usarem a mesma cor, desde que todos se sintam bem.

• Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Entendo sua frustração com essa situação, é realmente delicado, ainda mais quando envolve a mãe do noivo! Aqui estão algumas considerações que podem te ajudar a avaliar a melhor saída:

Mãe se sentir confortável: É importante que sua mãe, que já está empolgada com o vestido lavanda há tanto tempo, se sinta confortável e feliz no dia. Se ela amou o vestido e está deslumbrante nele, seria uma pena fazê-la trocar apenas por causa da coincidência de cor com o da sogra.

Variedade nos Modelos e Tecidos: Mesmo que os dois vestidos sejam da mesma cor, o fato de serem modelos e tecidos diferentes pode amenizar bastante a situação. Se as pessoas perceberem que os vestidos são distintos em estilo e acabamento, é menos provável que pareça uma "gafe" ou que foi uma tentativa mal-sucedida de padronização.

Harmonia nas Cores: Lavanda é uma cor suave que pode harmonizar bem com sua paleta de cores (azul escuro, branco e dourado). O que você pode enfatizar é que não há problema em as duas usarem a mesma cor, contanto que os estilos sejam únicos, e que isso pode até criar uma harmonia visual na cerimônia, já que madrinhas estarão de azul, e as mães em um tom delicado como lavanda.

Conversar com Sua Sogra: Se você se sentir confortável, talvez possa conversar delicadamente com sua sogra sobre a coincidência das cores, sem criar atrito, apenas para que ela esteja ciente. Às vezes, apenas esse diálogo ajuda a evitar mal-entendidos futuros.

Aceitar a Coincidência como uma Questão Natural: Em muitos casamentos, ocorrem essas coincidências, e não é um problema tão grande. A diferença de estilos e tecidos já ajuda a evitar qualquer "gafe", e no final das contas, o mais importante é que ambas as mães se sintam bem e felizes. Além disso, os olhares estarão voltados para você, a noiva!

"As mães de lavanda": Essa ideia de dizer que "as mães vão de lavanda" também pode ser uma saída elegante e até simbólica. Isso poderia criar uma unidade sutil entre as famílias e deixar a coincidência parecer mais intencional do que acidental.

O mais importante é que você se sinta tranquila com a situação. Pode ser que, na prática, isso acabe sendo um detalhe menor do que parece agora. Se ambas as mães estiverem radiantes e felizes, isso é o que mais vai marcar no dia. Lembre-se que o casamento é seu e ninguém tem nada a ver com isso, o pensamento de outros, são exclusivamente deles. Deus os abençoes.

• Responder
  • Larissa
    Noiva Constante Abril 2026 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oii noivinha. Acho que não vale a pena se indispor com isso. E hoje tá super na moda as mães irem com o mesmo tom de vestido, não tem problema nenhum. Se sua mãe não se importa, e sua sogra está feliz, ótimo.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo Estado
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que vai passar por "as madrinhas vão de azul, as mães de lavanda" rsrs

Como falaram não da pra controlar tudo.
    Minha madrinhas foram de terracota e pedi pras mães irem de verde oliva, minha mãe teve que mandar fazer o terno dela, pois não usa vestido e não achou pano na cor verde oliva pra mandar fazer, e tá tudo bem.

Pedi as damas adultas para irem de verde menta, mas como umas das damas convidei em cima da hora, um mês antes e mora no interior não achou lá vestido verde menta, teve que ser verde esmeralda, e tá tudo bem. ficou tudo tão sobre tom.

e no final eu estava feliz e todo mundo estava feliz e confortável

• Responder
  • Thamara
    Noiva VIP Abril 2026 São Paulo Estado
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, concordo totalmente com a Vitória!
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha, eu acho q nao dá pra controlar 100% das coisas, principalmente o que depende do outro... eu não vejo nenhum problema dela ir com tons proximos... da mesma forma q não vejo necessidade de todo mundo estar com tom parecido... o importante e todo mundo estar feliz. o que eu acho q tem q analisar é para sua mãe é um problema ir com a mesma cor q sua sogra? se não for, eu deixaria do jeito q está.. agora, se ela se incomodar, como ela se dispos a trocar, mesmo sendo injusto eu falaria para trocar... pq como vc disse, mãe e mãe...e eu não arrumaria indisposição com a sogra por isso...

• Responder
  • Vitória
    Noiva Ativa Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo!!! Ficaria como padrão de cores das mães
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Esperta Dezembro 2025 São Paulo Estado
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Fernanda, eu acho que fica legal quando as mães combinam a cor com modelos diferentes, no seu lugar eu não esquentaria, e nem deixaria minha mãe trocar algo que ela gostou tanto.
    Se fosse igual ao das madrinhas ficaria esquisito, mas como ambas são mães ao meu ver não tem problema!

• Responder
  • Vitória
    Noiva Ativa Novembro 2025 Bahia
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi novinha,
    Planejar e executar um casamento que já é tão desgastante, que tem coisas que vale a pena passar por cima.

Você pode relevar e colocar como padrão, e como você pontoou são cores “iguais mas modelos diferentes.
    Se para sua mãe não tem problema em manter a cor igual. Até pq foi a cor que ela sempre falou que queria e sua sua sogra não sabia disso, deve ter sido total coincidência mesmo.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas