Olá, noivinhas!
Ando meio sumida por aqui, já que o fim de ano no meu trabalho costuma ser bemmmm puxado
Mas recentemente consegui aproveitar 3 dias fora de SP em Paraty e deu pra sentir que lá seria um destino de lua de mel perfeito pra quem está com pouco tempo ou com o orçamento apertado. Achei que valia super a pena compartilhar com vocês esse destino, que não é muito falado quando pensamos em lua de mel, mas que super recomendo pra quem é de SP ou do Rio. É bem perto de carro (umas 4h) e o lugar é encantador.

Nós optamos por ir de ônibus, já que não temos carro, e foi bem fácil chegar. A rodoviária fica pertinho do centro da cidade.
Vou deixar meu roteiro de 3 dias pra vocês terem uma ideia do que dá pra fazer por lá:
Dia 1 - Passeio de Jeep para conhecer cachoeiras e alambiques: é um passeio bem tranquilo e gostoso, optamos por ele porque o primeiro dia estava meio nublado e friozinho pra encarar uma praia. Pagamos 100 reais cada um com a empresa Paraty Tours
Dia 2 - Passeio de escuna: De longe foi o dia mais legal da viagem, ficamos o dia inteiro conhecendo ilhas e praias ali da região. E o barco em si foi super agradável, eles tinham bar e restaurante lá dentro, serviam drinks, almoço, etc. Super recomendo! A empresa que fechamos chama Barcos em Paraty, eles cobraram 120 cada um pelo passeio.

Dia 3 - Nesse dia tínhamos o plano de ir conhecer Trindade, que fica uns 40min. de distância de lá (todo mundo fala super bem de lá). Mas, como era o último, acabamos optando por ficar pelo centro histórico de Paraty e conhecer uma praia ali perto mesmo. Ficamos na Praia do Pontal, muito perto do centro (fomos andando). A praia não é das mais maravilhosas, mas foi um dia gostoso - ficamos em um quiosque tomando uma cervejinha e relaxando rs.
Todas as noites fomos andando até o centro histórico olhar lojinhas, comer e tomar um Jorge Amado (drink super famoso por lá). Vale passar pelo menos um período da tarde por ali também, já que rende fotos maravilhosas pra alimentar o feed do Instagram, rs.
Em relação aos gastos: a passagem de ônibus deu 100 reais pra cada um (ida e volta) e conseguimos um hostel com quarto privativo, com diárias de 120 reais. Acho que pra lua de mel vale investir um pouco a mais, se for possível, e pegar alguma pousada mais confortável - vi algumas com diárias na faixa de 250-300 reais. Compensa demais se hospedar perto do centro, pra poder fazer várias coisas andando. Além disso, tivemos os gastos com os passeios que citei ali em cima, mas na minha opinião valeu muito a pena investir nisso (procurei as melhores empresas possíveis pra não ter dor de cabeça).
Conclusão: foi uma viagem curta e bem econômica, mas deu pra aproveitar bastante e conseguimos recuperar as energias. Fica a dica pra quem está quebrando a cabeça pensando em destinos de Lua de Mel!