Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Leilah
Noiva Master Setembro 2019 São Paulo

Taxa do ecad (?)

Leilah, dia 1 de Fevereiro de 2018 às 22:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20

Olá, noivinhas!

Até entrar aqui na comu, não sabia que existia essa tal de taxa do ECAD, e nem que poderia ser um problema. Só descobri através de uma planilha que outra noivinha me enviou (obrigada, Ana!), mas estou perguntando isso para os fornecedores que estou cotando, e os que estão dentro do meu orçamento nunca nem ouviram falar nisso... Os que mencionam (falando que já está incluso no preço, ou que não é cobrado do cliente) normalmente estão pelo menos uns 5 mil a mais do que o fornecedor que provavelmente fecharemos (a melhora relação custo x benefício que achamos, dentro do nosso bolso).

Queria saber a opinião de vocês: vocês acham arriscado? Já souberam de alguém que teve problema com isso? Ou acham desnecessário

20 Respostas

Última atividade por Mirella, dia 11 de Setembro de 2019 às 08:37
  • M
    Noiva Novata Janeiro 2021 Alagoas
    Mirella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Conversei com um advogado sobre essa taxa e fui informada que se é opcional o pagamento,visto que essa taxa é para eventos públicos ou show, e como o casamento é um evento particular e familiar não é obrigatório. Se não qualquer churrasco em família ou festinha seria obrigado a pagar.

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exato! Acho que não deve dar problema não. Fechei na Mansão Adélia Prado e em nenhuma unidade do Evento Perfeito eles cobram ECAD. Não esquenta mais com isso não! Smiley winking

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, achei esse bem legal. Eu conversei com um representante do local q vai ser o casamento, pergunrando dessa taxa, e eles me afirmaram q eu não teria q arcar com essa taxa. Veja no local q vc fechou. As vezes vc não precisa pagar. Mas é bom saber q a taxa existe
    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pior que é bem provável mesmo, Vitória... acho difícil - para não dizer impossível - ter fiscalização o bastante para conseguir passar em estabelecimentos comerciais e casamentos ao mesmo tempo. E os espaços podem muito bem pedir o dinheiro, falando que vão repassar, e acabar embolsando. Infelizmente é um mercado bem complicado de lidar, sempre dá medo de ser passado pra trás Smiley sad

    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Esse era o meu medo, noivinha... Já estou cotando uma recepção super simples, pois foi o meio termo que consegui chegar com meu namorado (ele, para variar, não fazia questão da festa), e só de pensar o tanto de dinheiro que deixaria de ir para outras coisas mais importantes, para ir para essa taxa, me desanimava Smiley sad

    Como o espaço não cobra, vou deixar para lá e torcer para não calhar de ser logo na minha festa que vai dar problema, HASUDIHAUID

    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, isso que eu estava com dúvida também. Acabei solicitando dezenas de cotações (vai que a gente acha aquela especial, né? HASIUDHAUI) nas últimas semanas, e acho que só duas ou três mencionaram alguma coisa no e-mail de resposta... Não sei se é algo que normalmente outros mencionariam na visita, mas para enviar uns 50 pedidos de cotação, chutando beeem por baixo, e só dois acharem que era importante ao ponto de já constar nesse primeiro contato, talvez não seja tão burocrático assim :/

    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, também nunca tinha ouvido falar disso, HASIAHSDUIHAUI. Por isso, quando descobri que isso existia, fiquei na dúvida se nunca ouvi falar porque as pessoas já pagavam a taxa, ou se era porque é mais história para boi dormir... Tipo, imagino que vez ou outra aconteça algum incidente, mas não sei se é tanto ao ponto de ter que me preocupar... Mas vou na cara e na coragem, seja o que Deus quiser xD

    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, esse texto é bem bacana mesmo, Daniela! Quando me deparei com a sigla pela primeira vez, joguei no Google e encontrei vários artigos incompletos, a princípio, e por isso acabei ficando com a dúvida. Alguns defendiam a cobrança, outros falavam do caráter social da festa - tirando a necessidade de pagamento, e eu fiquei com cara de paisagem, HAISUDHASIUDHAUI.

    • Responder
  • Leilah
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Leilah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Ana!

    Ajudou sim, bastante, HSAUHASUDHAI. Eu já estava pendendo para o lado do Mansão Marion desde que recebi a primeira cotação deles, mas foi bom ir listando o que cada lugar oferecia, pelo preço que oferecia, e ver que por lá eu conseguiria a mesma oferta dos outros que eu estava cotando por um preço bem mais em conta.

    Não tinha visto seu artigo, mas ajudou bastante. Acabou que minha dúvida surgiu pela planilha mesmo, nem sabia o que era até ver no seu controle, joguei no Google e fiquei meio receosa. Mas perguntei para a mulher do salão e ela disse que nunca tiveram problemas com isso - e, como eles têm quatro espaços, imagino que se fosse para dar problema, já teria dado, hehe.

    • Responder
  • Ana Raíssa
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Ana Raíssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Leilah! Que bom que a planilha está te ajudando Smiley laugh

    Recentemente eu fiz um debate sobre a taxa do ECAD, não sei se você viu, mas pode te ajudar a entender o que é e pra quê serve: Taxa do ECAD: o que é isso? Devo pagar?

    Aqui em SP capital, de todos os lugares que cotei, só dois não sabiam o que eram, e outros dois não cobravam (cotei em uns 15 locais). É bem polêmica essa discussão porque, pela lógica, a taxa não se aplica a casamentos. Existem histórias de noivos que tiveram problemas por causa disso, processaram o ECAD e ganharam logo em primeira instância. Normalmente a taxa custa por volta de R$2000 a R$2500.

    Eu fechei com um local e um DJ que não cobram...não acho que tem necessidade de pagar. Mas muitos locais não fecham com você caso você não pague, nesse caso, pra não ter dor de cabeça, é melhor procurar outro lugar.

    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca vi isso em casamento não hein.

    Em formaturas eu já vi.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sabia disso quando casei mas li sobre outro dia. Não se paga ecad em casamento pq é uma festa privada e não com fina lucrativos. Não pague e se receber uma cobrança, entre com processo q vc ganha. 😘
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não paguei e questionando a dona do espaço sobre a tal taxa ela falou que isso não é necessário.
    O ECAD é pago por direito autoral aos músicos quando há a comercialização da sua música. Por exemplo, em uma balada o estabelecimento tá ganhando dinheiro com a música, pois cobra entrada.

    Já em um casamento não existe isso, é uma comemoração PRIVADA, assim como qualquer festa. Nunca vi cobrarem essa taxa para festa de aniversário. Você não tá lucrando com a música, já que não cobra "ingresso" para os convidados.
    A moça do espaço falou que os fornecedores estão usando da desculpa dessa taxa para lucrar mais com as festas de casamento. Na minha opinião você não deve se preocupar com isso, feche com o fornecedor que mais te agrada
    • Responder
  • Nathany
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Nathany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu contratei o salão com o buffet é o DJ incluso, e infelizmente tive que pagar essa taxa, que não é nada barato, disseram que isso era obrigatório, pra não correr o risco de ser multada, eles mesmo disseram que nem sabia pra onde que ia esse dinheiro, mas fiquei meio assim né, é um saco
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva VIP Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, noivinha, nunca fiquei sabendo de algum casal que teve que pagar essa taxa. Pelo menos aqui nas cidades próximas a mim. Será que tem lugar que realmente é muito burocrático quanto a isso?
    • Responder
  • Natally
    Noiva Master Setembro 2022 Paraná
    Natally ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ecad é taxa de direitos autorais. Por causa das músicas tocadas. Tem que ver, quem sabe com o DJ
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Http://casamento-noiva.com.br/gastos-com-casamento-taxa-ecad/
    Vai ajudar
    • Responder
  • L
    Super Noiva Março 2022 Yucatán
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também não faço ideia do que seja isso.
    • Responder
  • Débora
    Noiva VIP Dezembro 2017 Rio Grande do Sul
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, só se a sua cidade é muito chata com isso, mas nunca ouvi falar de noivos serem multados. Eu nem me preocupei com isso e sinceramente nem sabia que deveria ter me preocupado 😂😂

    • Responder
  • Evelyn
    Noiva VIP Novembro 2018 Minas Gerais
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me perdoe, mas o que eh Ecad?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas