Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

I
Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco

Término de noivado

Igor Freire, dia 20 de Junho de 2018 às 21:16 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 43

Boa noite, gostaria da opinião de vocês. Eu e minha noiva não estamos muito bem.Estamos noivos a 1 ano e 3 meses , mas de vez enquanto brigamos o que noto é que as reclamações são as mesmas desde o início do namoro.Ela sempre diz que não dou atenção suficiente a ela, que não demonstro gostar dela, que ela gosta mais de mim do que eu dela etc...Sendo que sempre me desdobrei para ajudá-la no que foi possível. Sei que todo relacionamento tem seus conflitos, já tentei terminar com ela , mas ela começou a chorar dizendo que me amava etc.. então fiquei com pena e desisti,mas estou muito pensativo nos últimos dias,pois casamento é algo sério e eu penso que esses probleminhas não resolvidos podem piorar depois do casamento e não quero casar pra daqui a 2,3 anos me separar, eu trabalho o dia inteiro (8-17) e à noite estudo,sempre ligo pra ela 3 vezes ao dia e a noite quando chego da faculdade mesmo cansado ainda converso uma meia hora com ela,passo o sábado na casa dela e quando estou de férias sempre viajamos juntos.Aliás, esse outro problema,sempre que viajamos temos conflitos,pois ela é muito Católica e nunca perde uma missa,o prolema é que já fomos a lugares,principalmente cidades do interior em que não tinha igreja Católica ou se tinha não tinha missa no período em que estávamos, com isso ela ficava abusada comigo,gosto muito de viajar e não tenho nada contra a religião dela,mas às vezes fica inviável sair num lugar que você não conhece procurando uma igreja.Pra vocês terem ideia, no Carnaval , nos viajaríamos no sábado de Zé Pereira,pra um sítio numa zona rural, como a igreja mais próxima ficava há uns 20 km, resolvemos viajar no domingo pela manhã para ela ir à missa no sábado à noite,mas na quarta de cinzas pela manhã ela tava abusada porque disse que era melhor termos voltado na terça a noite porque na quarta começava a quaresma.Já me sujeitei a não viajar na Semana Santa porque ela dizia que não viajaria porque era um período para meditar e não viajar,para não viajar com minha familia e ela reclamar depois, fiquei em casa.Desde o começo do relacionamento achei ela muito carente,pois a familia dela é muito desunida, sugeri a ela procurar um terapeuta,mais ela nunca quis dizendo que não precisava.Já expus meus pontos de vista , conversei, conversei diversas vezes,mas ela sempre diz que eu só estou vendo o lado negativo etc.. Mais uma vez brigamos no Dia dos Namorados,pois levei ela para jantar e ela falou que não gostou do lugar, que não era romântico e não gostou do presente que dei...Já conversei com o pastor da minha igreja (sou evangélico) e ele me disse para orar e pedir orientação a Deus,mas não tenho mais tanto tempo para pensar e meditar sinto que tenho que tomar um posicionamento logo.

43 Respostas

Última atividade por Nathália, dia 25 de Junho de 2018 às 15:18
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Melhor decisão! Pq se trata da família que vcs querem ter (ou não). Peça a Deus que te oriente e ajude! Que o Senhor possa lhe abençoar!
    • Responder
  • Mirella
    Super Noivo Dezembro 2021 São Paulo
    Mirella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então Igor, e complicado mesmo...
    Eu já tive relacionamentos assim, um de cada religião... mesmo já imaginando que não daria certo insisti e só quebrei a cara.
    Afinal a gente sempre acredita que tem um ieit pra tudo rs
    conheco alguns que deram certo mesmo dessa forma, a moça que era católica se converteu e etc...
    Mas assim, como você disse sua noiva e bem ligada à religião mesmo e me parece que ela jamais abriria mão disso, então é algo a se pensar sabe ? Analisar o relacionamento como está ? E pense tb que muitas das coisas que ocorrem no namoro não muda após o casamento...
    entao se não é isso que você quer pra você, evite um sofrimento maior futuramente pra você é pra ela !

    Mas assim, faça tudo com a orientação de Deus porque ele sabe o que é melhor pra nós !
    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nathália,

    Na verdade ainda não abrimos o processo de casamento,pois tínhamos que solicitar as declarações de batismo.Fizemos apenas o curso de noivos.Mas pela conversa que tivemos na último sábado acho que não vamos abrir esse processo não...


    Conversamos no sábado e eu expus todas as situações que me incomodavam, ela disse que eu meditasse essa semana sobre nossa relação,porque se for o caso nem abriríamos o processo de casamento.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mirella,

    Entendi seu ponto de vista, o ideal é que na relação fosse os dois da mesma religião, pois evitaria alguns percalços.No início do relacionamento eu coloquei isso pra ela (a questão de irmos para Igrejas diferentes),mas ela disse que não afetaria a relação,pelo menos da parte dela.Sim, é muito mais agradável ( e saudável) o casal exercer a fé juntos.


    Minha dúvida surgiu no momento em que vi que estávamos brigando pelas mesmas coisas constantemente.Penso que é normal o casal ter discordâncias,mas brigar toda semana por bobagem não e isso me fez refletir e pensar no término do relacionamento,pois vejo que não haverá mudança.Pra você ter ideia do desgaste da relação, passei o sábado na casa dela, na sexta ela comprou um botijão de gás porque o que está em uso já estava para acabar, como aqui na minha cidade a distribuição de botijões ainda não está normalizada e ela ganha apenas 1 salário para manter a casa, pois o pai mora com ela ,mas não ajudar em quase nada pois bebe muito, então como sei que ficaria apertado pra ela dei o dinheiro para ela comprar outro botijão,pra não ficar sem um de reserva,mas dei na maior boa vontade sem querer me exibir ou coisa parecida, até porque depois que começamos a namorar ela tem cozinhado mais por minha causa.

    Quando estava me despedindo dela ela disse que não tinha gostado da minha atitude e que eu agi mal,porque oque ela faz pra mim é por amor. Poxa! eu só quis ajudar,será que fiz mal?


    Eu respondi que eu também tinha feito por amor, por querer ajudá-la.


    Enfim, obrigado pela ajuda!

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Pauliane,


    Pois é, casamento entre um católico e um não católico na Igreja católica é assim, tem que abrir um processo e aguardar 6 meses. Obrigado! Que deus abençoe seu casamento.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Ana,

    Obrigado por suas palavras. Deus te abençoe!

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim isso é muito comum em cidades do interior que tem poucos sacerdotes. Aí complica mesmo.

    Olha, eu vou ser sincera: nem mesmo a questão da traição interfere na indissolubilidade se está aconteceu após o casamento. O que a Igreja pode fazer é declarar a nulidade, ou seja, que o casamento foi inválido tendo o tempo todo a pessoa permanecido solteira. (Existem N motivos mas te garanto que traição pós matrimônio não é um deles. Se for antes sim pq a Igreja entende que a pessoa casou "enganada"). Ela poderia comungar normalmente se não tivesse mais ninguém (minha mãe e minha avó optaram por viver assim após se separarem do meu avô e pai respectivamente). Mas só tornaria a casar se o casamento de vocês fosse decretado nulo (não exista anular, isto é por fim, nem a Igreja tem o poder de acabar com um sacramento)

    Li que vcs já estão com o processo de dispensa. Na entrevista (que geralmente é individual) vc deve ser sincero com o padre e falar dessa angústia .

    Mas o u sinceramente adiaria isso. Pq como vc bem falou só ela pode curar essa carência.
    • Responder
  • Mirella
    Super Noivo Dezembro 2021 São Paulo
    Mirella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Igor ! Não quero ser preconceituosa, mas você sendo evangelico deve repensar muito em se casar com uma moça católica, ou então conversarem desde já como será após o casamento. Afinal aprendemos que casal deve andar junto, imagina que chato você indo na sua igreja, ela indo a missa dela e ambos separados. Confesso que jamais queria isso pra mim. Eu e meu noivo somos evangelicos e já sofremos em pensar que logo teremos que decidir onde ficaremos, afinal casal deve andar junto.


    Cara, se a primeira dúvida já surgiu, em relação a querer casar-se com ela, pense muito e principalmente ore, e se for o melhor a se fazer termine a relação.

    • Responder
  • Pauliana
    Noiva Esperta Dezembro 2018 Pernambuco
    Pauliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não sabia desses procedimentos antes do casamento. Tá perto hein, dezembro tá logo ali, que por cima me caso em dezembro tbm. Boa sorte, que você possa toma a melhor decisão. Não só pra Vc mas pra ela tbm!
    Que Deus te abençoe!!!!
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa outubro 2018 Paraná
    anaandradl ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Igor, na minha opinião quando decidimos dividir nossa vida com uma pessoa mesmo como apenas namorados, no seu caso noivo temos que levar em conta que a partir daquele momento existe mais alguém por quem zelar e não apenas a si mesmo. Para um relacionamento ser saudável ambos tem que aprenderem a abrir mão de certas coisas em determinados momentos para o bem da relação. Um casamento é um passo muito sério a ser dado, como você disse não casamos para se separar 2/3 anos depois. Acho que você tem que conversar com ela e dizer que alguns pontos estão afetando a relação de vocês, deixar de ir na missa um dia ou dois não ira fazer dela menos fiel. A minha opinião ao ler oque você descreveu sobre alguns momentos é que ela esta sendo egoísta e esta a pensar somente nela, e relacionamento não isso principalmente casamento. Conflitos todos os casais do mundo tem, mas o que temos que considerar é o motivo deles e a frequência. Um relacionamento bom não deve ter brigas frequentes por motivos banais, namoro/casamento, o amor em si é você aprender a abrir mão, e saber compreender quem esta ao seu lado. Continue pedindo a orientação de Deus, ele te guiara na decisão correta a se tomar. Mas não se esqueça que Deus as vezes escreve o certo por linhas tortas. Boa sorte Smiley winking

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Izabella,


    Obrigado pela dica,vou ver se compro o livro...

    Deus te abençoe!

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Priscila,

    Também penso assim, não considero como jugo desigual.Nunca tivemos conflitos por causa da diferença de religiões.Mas quando viajamos,se ela não consegue ir à missa, fica com raiva....Esse foi um dos motivos de não termos viajado mais do Carnaval pra cá. No começo eu tinha vontade de casar... e ainda tenho, mas depois que participei do curso de noivos há uma semana fiquei mais reflexivo por conta desses conflitos.Tenho assistido aos vídeos do canal "Eu escolhi esperar" no Youtube, o que tem me feito refletir muito mais sobre meu relacionamento com ela.



    Deus te abençoe! Obrigado pela força!

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Igor,

    Pode ter suas dificuldades vez ou outra, mas não deve ser algo recorrente mesmo... Deus te abençoe tb!

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diih,

    Deus te abençoe!

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Estrela Vtnal,

    Eu penso que todo relacionamento tem seus conflitos e dificuldades,mas viver em conflito desgasta a relação,principalmente se os conflitos são causados por situações recorrentes.Obrigado por suas palavras, que Deus te abençoe!

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Agatha,


    Deus te abençoe, obrigado pelas palavras.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Prii andrade,


    Deus te abençoe, obrigado por suas palavras.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá vanessa,


    Obrigado por suas palavras.Deus abençoe você ! Estou com minha noiva há 4 anos e 3 meses,por isso que não terminei antes,pois eu achava que era uma má fase e que com o tempo iria passar,reconheço meus defeitos também, mas nos dois sempre conversamos, tivemos inúmeras DRs...kkkk , mas minha angústia agora é que estou vendo que não tenho mais tempo pra esperar, ou continuo assim mesmo ou termino tudo.A vantagem de terminar agora (se for o caso) é que o único gasto que tivemos até o momento foi com o curso de noivos (R$ 70,00).

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bom dia Pauliana,


    Sim, o casamento foi marcado para dezembro deste ano.Porém como se trata de casamento misto (um católico com um não católico) temos que abrir um processo na Paróquia que ela faz parte para o Bispo autorizar o casamento, o processo deve ser aberto até a primeira semana de julho para que dê tempo de celebrar a cerimônia no dia 08 de dezembro,por isso estou aflito,pois tenho que tomar uma decisão definitiva até o final deste mês.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Nathália,


    Sim, estou bastante angustiado.Sei que com a proximidade do casamento, eu deveria estar feliz,mas diante desses conflitos , não tem como. Nós participamos do curso de noivos que é exigido pela Igreja, foi muito bom,percebi o peso que o casamento tem,por isso, resolvi refletir.Infelizmente, ela é muito carente e eu notei isso desde o início, tanto que sugeri a ela fazer terapia,fiz isso duas vezes,mas ela disse que não tinha necessidade.Ela tem um vazio muito grande porque perdeu a mãe há 9 anos e depois disso passou a morar sozinha, o que aumentou a carência,sabe pra mim é difícil,pois ninguém acaba com a carência de ninguém.Pensei na indissolubilidade do casamento,caso eu me case com ela e me separe sem ter traído ela, ela não poderá mais comungar na missa, o que pra ela seria péssimo.Sim, concordo contigo, a fé é muito importante no casamento.Não tenho nada contra ela querer seguir a fé dela fervorosamente (inclusive já acompanhei ela em diversa missas), só que em algumas situações fica difícil saber com antecedência se haverá missa em determinada Paroquia ou capela,pois, segundo um amigo dela seminarista, em algumas localidades um padre fica responsável por celebrar missa em duas ou mais cidades, e dependendo do feriado ou imprensado a missa pode ter horário diferente.


    Deus te abençoe!

    • Responder
  • Pauliana
    Noiva Esperta Dezembro 2018 Pernambuco
    Pauliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Igor!
    Imagino toda essa situação como deve se. Desculpa pergunta. Mas você já está com a data do casamento marcada?
    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Pauliana,


    Obrigado pelas palavras. No começo do namoro, eu fiquei um pouco temeroso por conta da diferença de religião,mas ela sempre me tranquilizou,dizendo que respeitava a minha.Sempre respeitei a liberdade de culto dela,apesar de não concordar com algumas coisas,mas nunca interferi em nada.A questão das viagens que relatei acima aconteceram de verdade,pior que ela fica braba comigo como se eu tivesse culpa de chegar num lugar e não ter uma igreja Católica ou de não ter missa em determinada data, isso termina inviabilizando a viagem.Eu já coloquei isso pra ela e ela ficou calada.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado pelo apoio Thamires! Deus te abençoe também.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Morgana,

    Obrigado pelas palavras.

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Bárbara,obrigado pela ajuda.Parece que é isso mesmo que tenho que fazer,tomar uma atitude pelos dois... Deus te abençoe!

    • Responder
  • I
    Noivo Principiante Dezembro 2018 Pernambuco
    Igor Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ane, obrigado por suas palavras,Deus te abençoe! Sim, minha preocupação é justamente essa, a tendência é piorar o que não é resolvido antes do casamento.

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Igor,

    Sinto muito por essa situação toda. Não acho que todo relacionamento é cheio de conflitos e angústias, acho que casal anda junto, caminha junto na vida. Eu estou 4 anos e pouquinho com meu marido, 3 morando junto, 2 casados, e nunca brigamos, cada presente é agradecido, cada jantar é comemorado, cada viagem é curtida de forma igual pelos dois. Isso porque pensamos igual e desejamos a mesma coisa, isso sempre foi algo que busquei quando comecei a conhecer quem eu estava namorando. Se você sente que não caminham para o mesmo lugar, tem disparidade de pensamentos e objetivos, fica um pouco complicado, de fato é para se pensar antes de dar um passo mais definitivo, como o casamento.

    Eu terminei um relacionamento no passado, em que o amigo do meu ex chegou a me dizer "volta para ele, ele está triste, você não tem pena?" E a minha resposta foi: "eu tenho pena sim, e pena não é razão para se relacionar", precisa ter amor e digo, eu acredito que relacionamento da vida toda, casamento precisa de muito mais que amor, precisa de 2 pessoas que andam para o mesmo lugar, que sonham os mesmos sonhos, que sentem os mesmos desejos e dividem as mesmas convicções, porque senão vivem em conflito e não vejo razão para viver em conflito, eu preferi esperar encontrar alguém que pudesse viver em harmonia comigo, e somos felizes, seja fiel ao que você sente e deseja para sua vida e encontrará sua resposta! Desejo felicidade a vcs dois! Smiley shame

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto a religião, católicos e protestantes são cristãos, logo, apesar da diferença de religião não se caracterizaria como um jugo desigual. Porém vejo que pode causar muitos problemas no casamento de vocês ja que ja esta causando.
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não posso opinar sem saber a versão da noiva. Não estou te julgando mas é muito fácil opinar se baseando somente no seu lado dos fatos.

    Mas uma coisa que parece é que realmente você nao quer casar. Quando falou que voltou com ela por pena já deu para concluir isso. Se for pra ficar por pena termina logo, Se nao vai ter separação como você mesmo falou.
    • Responder
  • Diih
    Noiva Curiosa outubro 2019 São Paulo
    Diih ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço de suas palavras as minhas 🙏👏👏👏👏👏
    • Responder
  • Agatha
    Super Noiva Agosto 2018 Minas Gerais
    Agatha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que situação chata 😫 infelizmente só vejo uma situação, que é ela fazer terapia, vai ser mto bom pra ela e pra vcs ... Ou então vai com ela senta na frente de um padre e conversa abertamente sobre isso, talvez ele falando ela de ouvidos 😘
    • Responder
  • Prii Andrade
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Prii Andrade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou dar a >minha opinião< como evangélica.

    Primeiramente, você deve orar muito... se entregar totalmente, fazer um propósito sério. Porque relacionamento é coisa muito séria e casamento mais ainda. Então busque a resposta em Deus (obs.: você já fez certo indo pedir conselho ao pastor. Isso mostra que vc se importa com a situação).

    Ainda como cristã, tenho a opinião de que não é bom para um casamento o julgo desigual Smiley sad muitos podem discordar, mas essa é a MINHA opinião: são ideias, liturgias, normas e crenças totalmente diferentes.
    Ela acredita em uma coisa, segue uma coisa e você como cristão (se você realmente é fiel à palavra de Deus) sabe q existem coisas na religião dela que não são aceitas na sua e isso por si só já é questão de discussão... porque ela vai querer fazer uma coisa e você não acha certo (ou vice-versa)

    Você vai querer interferir na religião dela ou ela na sua e isso já é motivo de conflito. Então eu sugiro que você peça uma resposta Deus. Ore, jejue...

    Não quero aqui ficar falando que você tem que continuar ou terminar o seu relacionamento - não cabe a mim... Mas eu acho muito perigoso você se envolver profundamente num relacionamento com julgo desigual, sendo que já está sendo conflituoso antes do casamento (que dirá depois)...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas