Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ligia
Noiva Curiosa Agosto 2022 Distrito Federal

Trâmites Casamento Civil em Brasília

Ligia, dia 7 de Janeiro de 2021 às 08:58 Publicado em Distrito Federal 0 10

Bom dia noivinhas!

Nossa cerimônia está marcada para o dia 04/09/2021. O casamento será num bosque e contratamos uma celebrante para falar sobre a nossa história, mas decidimos não contratar um juiz de paz para o dia, por ser muito caro.

Eu queria antecipar todos os trâmites do casamento civil no cartório, mas tenho muitas dúvidas. Me parece que depois de feita a habilitação no cartório, ela só vai ter validade de 90 dias, é isso mesmo? Então o ideal seria dar entrada na papelada 3 meses antes da data que queremos? É possível que o casamento civil seja realizado num feriado no cartório? Será que ainda corremos o risco de não conseguir a data que gostaríamos?

Daqui pra frente tem várias decisões nossas que serão influenciadas por isso, como a lua de mel por exemplo. Como meu noivo mudou de emprego há pouco tempo, ele não terá direito a férias e vamos precisar usar os 3 dias de licença gala (emendada com o fim de semana) pra gente poder viajar.

Enfim... Quem puder me ajudar agradeço muito!

10 Respostas

Última atividade por Thais, dia 18 de Novembro de 2021 às 19:30
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Ligia!

    É isso mesmo: depois da habilitação, os trâmites costumam duram 90 dias, mas ligue diretamente no cartório de sua preferência para confirmar as regras do local.

    Cada cartório tem as suas regras, prazos e preços, portanto, mesmo com as dicas das meninas, o que vale é o que for falado lá. Esses debatem irão te esclarecer alguns pontos:

    Um guia rápido para o seu casamento no civilJá marcaram o casamento civil?Com que regime de bens irá se casar?Smiley kiss
    • Responder
  • Ligia
    Noiva Curiosa Agosto 2022 Distrito Federal
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sim! Se puder ser pela internet, bem melhor! Obrigada 🥰
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa questão da certidão está atualizada não sei se varia de cartório. Pelo menos foi o que falaram pra minha cunhada... ela casou recentemente.
    E fez essa atualização pela internet. Vê se no cartório que vc quer casar precisa realmente disso. 😘
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simm! Eles complicam demais! Kkkkk
    Por nada! 🥰
    • Responder
  • Ligia
    Noiva Curiosa Agosto 2022 Distrito Federal
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sabia dessa da certidão de nascimento ser atualizada. Mais uma coisa pra resolver. Esses cartórios vão arrancar o couro da gente né 😂😂
    Muito obrigada, seu comentário ajudou muito!
    • Responder
  • Anna Clara
    Noiva Master Setembro 2021 Distrito Federal
    Anna Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Você vai casar no mesmo dia que eu! 😍
    Então, até onde eu sei o cartório não faz casamentos em dia de feriado. Não sei se são todos os cartórios, mas tem alguns que fazem casamentos no sábado até meio dia 🤔
    E sim, vc tem que da entrada nos proclames 3 meses antes do casamento. E tbm tem uma questão da certidão de nascimento está atualizada (10 dias), e o RG de até 10 anos atrás. Quando fiz meu RG eu era praticamente criança, então terei que fazer um outro atualizado.
    • Responder
  • Ligia
    Noiva Curiosa Agosto 2022 Distrito Federal
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou pesquisar nos cartórios aqui de Brasília, obrigada

    • Responder
  • Ligia
    Noiva Curiosa Agosto 2022 Distrito Federal
    Ligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada noivinha! Smiley heart

    • Responder
  • Thaís
    Noiva VIP Dezembro 2020 Minas Gerais
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom aqui na minha cidade só é possível realizar o casamento civil na quarta e sexta feira. Ou seja em feriados não são liberados a cerimônia. Em relação a validade, é isso mesmo vale apenas 90 dias, então dá entrada com os papéis faltando 3 meses para o casamento .

    Sobre a data que vocês querem provavelmente vocês irão conseguir. Só entrar com os papéis na data certa para que não dê nenhum erro. Boa sorte. Smiley shame

    • Responder
  • Ellen Léon
    Top das Noivas Abril 2025 Distrito Federal
    Ellen Léon ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente e 3 meses antes a questao do feriado seria o ideal falar com alguum responsavel do cartorio
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas