Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Any
Noiva Curiosa outubro 2023 São Paulo Estado

Troca de nome - Importância

Any, dia 27 de Agosto de 2023 às 02:25 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 51
Bom dia noivinhas, tudo bem?

Eis a questão, vocês trocaram ou não? De última hora eu decidir colocar o nome do meu noivo, eu amava meu nome completo mas por ser grande, optei por tirar o nome do meu pai que nunca foi próximo a mim. A importante do nome era irrelevante em relação a ele, eu que gostava da estrutura mesmo mas optei trocar pq iria ficar bonito e por forma de demonstração de amor. Graças a Deus não somos mais obrigadas, é uma escolha mas o que vocês acham sobre isso? Eu sei, assumi a responsabilidade de trocar todos meus documentos novamente 🥲😂 mas vida que segue, né?!! Ah e pra quem não sabe, não é preciso levar juíz pra casar e nem casar no cartório, se você for fazer a cerimônia em algum lugar distante, precisar só dar entrada na documentação como Efeito Religioso Civil no cartório que consegue casar em qlqr lugar.

51 Respostas

Última atividade por Douglas Parreiras, dia 19 de Setembro de 2023 às 12:02
  • Douglas Parreiras
    Noivo Ativo Agosto 2024 Minas Gerais
    Douglas Parreiras ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Apesar de não ter decidido ainda, acho que a burocracia é a mesma por conta do estado civil... Eu acho né
    • Responder
  • Giovana
    Noivo Constante Novembro 2023 Distrito Federal
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Esse debate de troca de nome foi desde o início do noivado e eu questionei se realmente era importante para meu noivo que eu tivesse um sobrenome dele, mas a opinião dele é a mesma que a minha, o sobrenome não vai alterar em nada na nossa união, então quando colocamos na balança a questão da burocracia rapidinho decidimos em não trocar. Minha sogra que perturbou um pouco porque fazia questão que eu colocasse no meu, mas conversei e ela teve que respeitar. Aí nos finalmente para dar entrada no civil ele quis colocar no dele um sobrenome meu, mas voltou para a ideia de que a burocracia não compensava. E permanecemos os dois com os nossos nomes sem alterar!

• Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Dezembro 2023 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não irei trocar porque não consigo tirar nenhum dos meus sobrenomes gosto muito dos dois e não quero acrescentar mais um porque ficaria muito grande desnecessariamente.
    • Responder
  • Thais
    Noiva Principiante Maio 2025 São Paulo Estado
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso vai de pessoa, cada um prefere um jeito. Eu era louca pra arrumar um sobrenome diferente pois o meu é comum kkk Ai arrumwi um Silva, e me recuso colocar no meu nome, já já é grande kkk Tem a parte espiritual tbm, ouvi falar que tem uma carga vinda do sobrenome da família do marido.
    • Responder
  • Géssica
    Noiva Novata Setembro 2023 São Paulo
    Géssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tirei uma parte do nome, no meu caso eu tirei um pra colocar do meu marido pois o meu também já era bem grande
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Novembro 2023 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Optei por não trocar o nome , pois depois precisaria mudar tda a documentação , meu noivo super entendeu e aceitou

• Responder
  • Heloísa
    Noiva Ativa Dezembro 2023 Bahia
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Inicialmente eu não queria acrescentar, mas se tornou importante pra ele esse trâmite e eu vou colocar. Eu ainda acho que meu nome ficará gigante, mas estou tentando relevar rs Sobre atualizar documento acabei descobrindo que com ou sem troca de sobrenome é necessário fazer, por conta da atualização do estado civil.

• Responder
  • Thai
    Noiva Curiosa Janeiro 2024 Distrito Federal
    Thai ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui nós já temos quatro filho juntos e nós dois vamos trocar nossos nomes, pra ficarmos todos com os sobrenomes iguais 🤍
    • Responder
  • Thainá
    Noiva Ativa Setembro 2023 Espírito Santo
    Thainá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá, noivinha!!!

Nós optamos por adicionar o sobrenome um do outro, sem retirar nenhum. Ficamos felizes em receber o nome um do outro, mesmo sabendo de todo trabalho que teremos para alterar os documentos rs

• Responder
  • Nathalia
    Noiva Constante Fevereiro 2026 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tinha dúvidas hoje não mais. Tenho 3 sobrenomes (a saga do filho mais velho né) e quero tirar o do meu avô materno. Não tem sentido nenhum pra mim esse nome. Eu quero mesmo porque acho bonito, então nem ligo pra trabalho. Mass tem que ser bem individual a decisão
    • Responder
  • Janêdsa
    Noiva Ativa Setembro 2023 Ceará
    Janêdsa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não troquei o nome justamente por não querer ter todo esse trabalho e gasto de dinheiro com troca de documento
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2024 Rio de Janeiro
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De jeito nenhum!! Rs
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Maio 2024 Bahia
    Crislane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou casar em maio, e com certeza vou querer ter o mesmo sobrenome do meu marido 🥰 só q vou tirar o sobre nome de meu pai 😬
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Setembro 2023 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! No começo o meu noivo não queria mudar, por conta das questões burocráticas mesmo, porque querendo ou não, todo mundo concorda que essa burocracia toda pra algo que devia ser simples e demostrativo pra um casal que se ama, nem deveria ser tão complicado na questão das documentações, ainda mais no século que estamos, mas quem sabe um dia isso mude.
    Depois nós conversamos muito e eu percebi que no fundo, eu acharia mais bonito se mudassemls e carregassemos com a gente o sobrenome um do outro. Desde a época do namoro brincávamos sobre isso e a caminho da entrada da documentação no cartório, nós resolvemos trocar, conversando dentro de um Uber, decidimos a ordem e optamos por não tirar nenhum, afinal os nossos nomes atuais de solteiros já são a nossa identidade, apenas acrescentamos de uma forma que combine pros dois.
    Sabemos de todos os trâmites pra ter que mudar todos os documentos depois, mas quem casa também precisa mudar o estado civil pra casado, se engana quem pensa que não, infelizmente.Devia ser mais simples. Casou? O governo já fica sabendo e automaticamente os documentos são alterados, a pessoa podia pagar uma taxa em algum site on-line e os documentos chegarem na casa da pessoa ou ela opta por buscar em algum interesse próximo. Mas infelizmente é mais complicado ainda essa parte, tenho fé que um dia melhore.No fim, isso é opcional, só fica no papel e mudando ou não, creio que o amor dos noivos é o mesmo.
    • Responder
  • Rodrigo
    Noivo Novato Abril 2024 São Paulo
    Rodrigo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha noiva e eu conversamos a respeito, acrescentaremos o sobrenome um do outro, ela acrescentará o Amorim do meu e eu o Galdino do dela

• Responder
  • Karinati
    Super Noiva Março 2024 Santa Catarina
    Karinati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ja conversamos q nao vamos mudar nem acrescentar, da bastante trabalho e incomodacao. Eu mesma ja tive problemas por causa da mudança de nome da minha mãe...
    • Responder
  • Any
    Noiva Curiosa outubro 2023 São Paulo Estado
    Any ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comentário perfeito ♥️
    • Responder
  • Tayse
    Super Noiva Setembro 2023 Rio de Janeiro
    Tayse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha eu n tirei nenhum meu, apanas acrescentei o dele, e eu amei,agr só trocar os documentos!
    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Principiante Dezembro 2024 Rio de Janeiro
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar de dar muito trabalho eu penso em trocar meu nome. Mas não sei qual eu tiraria
    • Responder
  • Laura
    Noiva Ativa Fevereiro 2024 São Paulo Estado
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie, eu vou deixar meu nome e colocar do meu noivo sim.
    • Responder
  • Nadja
    Noiva Novata Julho 2024 Minas Gerais
    Nadja ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pode acrescentar o sobrenome do noivo, tirar algum dos pais e o noivo também pode acrescentar seu sobrenome!
    O lado negativo que eu vejo é precisar mudar todos seus documentos.
    Aqui vamos optar por manter os sobrenomes como estão, hahah
    • Responder
  • Ariane
    Noivo Ativo Dezembro 2023 São Paulo
    Ariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero muito um sobrenome, mas que meu noivo não tem e dá muito trabalho para ele incluir só porque eu quero... então sinceramente, eu estou pensando em manter meu nome do jeito que está, mesmo não tendo sobrenome.
    • Responder
  • Millene
    Noiva Principiante Maio 2024 São Paulo
    Millene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu tambem estou pensando muito nisso, eu ate queria colocar o nome dele, mas vou acabar optando por nao mudar por causa dos meus documentos, principalmente por conta do passaporte que tenho visto e viagem pouco tempo dps do casamento.

Mas ele esta considerando pegar o meu sobrenome, pois ele nao tem passaporte, etc, entao ele ja iria fazer um novo de qualquer forma.

• Responder
  • Ellen
    Noiva Constante outubro 2024 Alagoas
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero mudar, mas apenas se ele muda o dele também. Como ele não está querendo, provavelmente não mudarei
    • Responder
  • Jenifer
    Noiva Ativa Setembro 2023 Santa Catarina
    Jenifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fiz isso 🥰
    • Responder
  • Gizelle
    Noiva Ativa Maio 2024 São Paulo
    Gizelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou trocar, penso que não preciso ter o sobrenome do meu marido para demonstrar amor e compromisso com ele, isso é evidenciado nas pequenas coisas do dia a dia. Também sou mais prática e pensar em alterar todos os documentos já é um grande impeditivo rsrsrs. Mas em caso de troca, eu particularmente acho legal quando os dois alteram, quando é só a mulher me remete à época em que nem CPF próprio nós tínhamos e éramos vistas só como uma extensão do marido...
    • Responder
  • Schaiane
    Noiva Curiosa outubro 2023 Rio Grande do Sul
    Schaiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu troquei meu sobrenome a pedido dele, ele tem 2 sobrenomes e eu escolhi o que eu me identificafa mais e agora eu e ele já pensamos nos filhos também. É uma tradição

• Responder
  • Talita
    Noiva Novata Setembro 2024 São Paulo
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, estamos pensando em os dois mudarem o sobrenome e criarmos uma “sobrenome da família”, então nossos futuros filhos e nós teremos o mesmo sobrenome 🥰
    • Responder
  • MARIANA
    Noiva Principiante Setembro 2023 São Paulo
    MARIANA ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, nem cogitei, é uma tradição antiga vinculada ao patriarcado, ou seja marcar a mulher com o sobrenome do marido. Eu prefiro escolher para nosso casamento simbologias antigas que remetam de fato o amor, o vínculo, a afetividade e a intimidade.

Uma sugestão, hoje em dia os dois podem mudar seus sobrenomes, vocês podem convidar seus noivos a colocarem os sobrenomes de vocês como prova de amor também, que tal?
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Setembro 2023 Espírito Santo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou colocar o sobrenome do meu noivo, eu penso da seguinte forma: Somos um só, ele agora é a minha família e pensando nos filhos, a familia será chamada por um sobrenome, por exemplo: "Família Dias". Eu amei, rs De qualquer forma teríamos que ter o trabalho de trocar os documentos, então eu adoraria colocar o sobrenome do meu esposo. O que tbm não só o anel diria que sou esposa mas o sobrenome, rs. (E o nome ficando grande ou não, não é todo dia que vou dizer o meu nome todo). Perfeito ! Smiley smile

• Responder
  • Mayara
    Super Noiva Abril 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou alterar o sobrenome 🥰
    • Responder
  • Mallyn
    Noiva VIP Setembro 2024 São Paulo Estado
    Mallyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii noivinha, que legal! Por aqui vou colocar o sobrenome do meu noivo, mas sem pressão, é algo que sempre achei legal e quis para mim. Adorei as dicas Smiley heart

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas