Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Jessica
Noiva Curiosa Dezembro 2021 São Paulo

Trocar nome no cartório ou não?

Jessica, dia 28 de outubro de 2021 às 17:18 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 41
Meninas, estou com uma dúvida cruel de colocar o sobrenome do meu noivo ou não, eu colocaria por ser diferente, espanhol e bonito, por outro lado a ex dele tem o mesmo sobrenome pq era parente distante e toda a burocracia de trocar documento tbm não é fácil. Me deem opiniões?? Obrigadaaaaaa

41 Respostas

Última atividade por Camila, dia 3 de Novembro de 2021 às 23:23
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu optei por não trocar. Meu marido tem o mesmo nome do avô e do pai. Todos conhecem ele como Neto e poucos sabem seu sobrenome. Conversamos e concordamos que não havia sentido passar por tanta burocracia por algo que não iria fazer diferença em nossas vidas. O importante é o amor ❤
    • Responder
  • Bruna Michele
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Bruna Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Jessica!

    Acho que o fato da ex dele ter o sobrenome, não deve influênciar em nada na sua decisão. Ela faz parte do passado dele, então, deixe ela lá.

    Eu acredito que essa situação é muito pessoal. Apesar de ser uma burocracia grande e dar trabalho, eu quero sim colocar o sobrenome do meu noivo e ele colocará o meu.

    Tenha uma conversa sincera de consigo mesma para saber o que acha sobre o assunto e depois converse com o seu noivo sobre.

    Um beijo! Smiley heart

    • Responder
  • Majü
    Noiva VIP outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Majü ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tira da cabeça essa ideia da ex.... nada ver. De verdade

    Se vc quer trocar, eu acho válido

    e burocracia por burocracia... vc vai ter que atualizar todos os seus documentos mesmo!

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Master Julho 2022 São Paulo Estado
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que o fato da ex dele ter o sobrenome não tem absolutamente nada a ver... Eu trocaria mesmo assim!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um assunto um pouco delicado noivinha, vc precisa avaliar como se sente. Eu ainda estou conversando sobre isso com meu noivo pq nao quero que meu ultimo nome seja o dele, queria deixar ele no meio. Entao precisam combinar certinho.
    • Responder
  • Izabelle
    Noiva Ativa Dezembro 2021 Minas Gerais
    Izabelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, então, você tem fazer o que seu coração pede... Se você quer, então faça.
    Você não pode pensar sobre a ex, se você parar para pensar sobre isso não faz nada.
    • Responder
  • Diih
    Noiva Constante Maio 2023 São Paulo
    Diih ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noiva, tudo bem?! E melhor ter o sobrenome do seu noivo, e não fica ligando pra ex dele! É passado isso, agr vcs estão em uma nova etapa na vida de vcs
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Je,
    Acho que história dá ex não tem nada a ver. Mas de resto, vai muito do que você quer mesmo. Por aqui os dois irão mudar, mesmo com todo o processo burocrático. Cabe avaliar o que é de fato importante para você ou não.
    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou pegar o sobrenome do meu noivo... Mesmo com toda a burocracia.
    • Responder
  • Stella
    Noiva Constante Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Stella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, nunca havia pensado porém ainda namorando estava visitando a família do meu amor e o meu sogrinho colocou o sobrenome deles quando foi comprar passagens de trem para nós. Eu achei tão fofinho da parte dele que comecei a pensar sobre, minha mãe colocou tbm do meu papai então feito! Coloquei e estou muito feliz . Vai de cada um né.

    Siga sua intuiçãoSmiley heart

    • Responder
  • A
    Noiva Principiante outubro 2023 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu só penso em como seria burocrático.... O meu não irei trocar.
    Mas acredito que se você tem vontade, deve sim incluir / trocar!
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Novata Abril 2022 Minas Gerais
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Jessica...trabalho no cartório...e mudando o nome você tem que trocar todos seus documentos..inclusive diploma se você tiver...se tiver filhos tem que alterar seu nome no registro de nascimento no cartório... E isso tudo além de burocrático...também é pago...então é bom avaliar direitinho pois cada situação é um caso!!!😉😉
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaah tá bom, muito obrigada
    Eu vou começar a correr atrás disso agora, aí achei que estava tudo sendo online hahaha
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Novata Agosto 2021
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha! No começo, eu queria acrescentar o nome do meu esposo, mas, ele mesmo me indicou a não fazer isso, pois teria que mudar todos os documentos e tal, e acabei pensamento melhor sobre TUDO, e não mudei. Então o meu conselho é, pense bastante sobre o que VOCÊ quer.
    • Responder
  • Milene
    Noiva Constante Janeiro 2022 São Paulo
    Milene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho bonito acrescentar, por aqui acrescentarei o do meu noivo, mas é algo mto pessoal.

    • Responder
  • Cibeli
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Cibeli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oie Noivinha.

    Como você se sente quando pensa nisso? Mudar de nome te deixa a vontade? Você se enxerga com esse nome? Acho que são essas as questões que você tem que fazer a si mesma. É trabalhoso trocar tudo? É, mas também dizem que depois que você casa você tem que refazer os doc's mesmo sem trocar de nome, então indifere.

    Eu, Cibeli, não me sinto a vontade para pegar o nome do meu noivo. Eu amo meu nome e não quero trocar. Sugeri pro meu noivo pegar o meu, não aceitou. Ele só aceita se nós 2 trocarmos, e ai voltamos para a minha questão inicial. Então não vou trocar.

    • Responder
  • Isis
    Noiva VIP Março 2022 Minas Gerais
    Isis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha, isso é super pessoal. Nós optamos por não trocar justamente por causa da burocracia.
    • Responder
  • Tuanny
    Noivo Ativo Abril 2022 São Paulo
    Tuanny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não vou trocar, nem ele. Acho muito burocrático, e não combina também hahaha

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Dezembro 2021 Mato Grosso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meu nome também já era grande, tenho 3 sobrenomes.... algo que me fez pensar na hora de incluir o dele.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Dezembro 2021 Mato Grosso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá brides.... Sinceramente eu não iria acrescentar o nome de casada, mas depois de conversarmos e mesmo com a burocracia... fiz.

    No caso, nós dois iremos acrescentar. Vou pegar o sobrenome Costa dele e ele pegará o meu sobrenome Castro.

    • Responder
  • Gabriela
    São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii, Jessica

    Para te ajudar com informações sobre burocracia, deixo aqui um artigo do nosso portal:

    📌6 Dúvidas sobre a troca de sobrenomes que os noivos podem ter

    Quanto ao fato de a ex dele ter o mesmo sobrenome, acho que é algo que você precisa trabalhar emocionalmente em desconectar uma coisa da outra. Agora, se é algo que te incomoda ao extremo, converse com ele e vocês podem optar por mudar depois do casamento, se um dia você desejar.

    Beijinhos Smiley heart

    • Responder
  • Patricia Cristina
    Noiva Master Fevereiro 2022 Goiás
    Patricia Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha, por aqui não troquei. Amo meu nome do jeitinho que é... e pra inserir o dele ficaria enorme e não combinária... então deixamos como era mesmo.

    • Responder
  • Letícia
    Super Noiva Julho 2023 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou acrescentar sim, por mais que seja burocrático.
    Vejo pelo lado romântico da coisa rsrsrs
    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu optei por não trocar, não vejo benefício nenhum..
    • Responder
  • Vanessa Augusto
    Super Noiva Novembro 2021 São Paulo
    Vanessa Augusto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu fiquei muito com essa dúvida! Além de toda burocracia para trocar os documentos meu nome já é enorme. Mas eu optei por colocar mesmo assim Smiley smile no cartório eles já ofereceram para atualizar o CPF, os outros documentos vou ver ainda como funciona
    • Responder
  • Luiza
    Noiva Master Maio 2022 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não troquei e sigo feliz e contente com meu nome de batismo haha

    Uma amiga fez a mudança na "pressão" e hoje, 3 anos após o casamento, ainda não terminou as alterações dos documentos e está arrependida. Minha irmã se separou e agora tá fazendo o caminho inverso todinho... Olha, eu não vejo nenhum benefício hahahaha Smiley xd

    Sobre um comentário que diz que de toda forma os documentos devem ser alterados, por conta da mudança do estado civil... Sinceramente, nunca ouvi nada sobre isso. Não fiz alteração em nenhum documento, inclusive porque não consta essa informação em nenhuma documentação importante (RG, CNH, CPF, etc.).

    Mas creio que essa seja uma decisão que deva vir de você, num estado de paz. Se sentir que deva fazer, faça. Mas se tiver dúvida, acho melhor não fazer a mudança. Boa sorte na sua decisão! Smiley heart

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Março 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Barbara! On-line eu mudei meu cpf (foi atualizado em 12h), registro profissional (cau) e nome no banco (Nubank).
    Tive que ir presencial pra trocar rg, título de eleitor e cnh… mas fiz no Poupatempo aqui perto tudo de uma vez, ao todo deu menos de meia hora. Só preciso agora o passaporte, mas não pretendo viajar pra fora do Brasil tão cedo, então vou atrás disso só depois…
    CTPS e PIS eu não uso, então não sei dizer se é fácil ou não!
    • Responder
  • F
    Noiva Master Novembro 2020 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se você tem essa vontade e gosta do sobrenome, troque, da trabalho mas é uma oportunidade única além de um grande simbolo do nome que virá a ser da familia de vocês
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou muito em duvida tbm em relação aos documentos, mas queria colocar sim

    Se não colocar, apenas os filhos terão o sobrenome hehehe

    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Jessica, eu particularmente não mudei por pura preguiça de atualizar meus documentos e por gostar do meu nome do jeito que é.
    Mas se você tem vontade de usar o sobrenome dele coloca, a ex não tem nada a ver, ainda mais que o sobrenome ela tem porque é dela e não que ela pegou dele.
    • Responder
  • Jéssica Araujo
    Noiva Esperta Janeiro 2023 Rio de Janeiro
    Jéssica Araujo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acrescentaria sim, mesmo com a burocracia da troca/ inclusão.
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério que dá pra fazer online? 😍
    Quais você conseguiu?
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas