Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carol
Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina

Trocar sobrenome ou nao?

Carol, dia 16 de Março de 2023 às 10:33 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 28
Dúvida sobre adicionar ou não o nome do cônjuge após o casamento?


Navegando pelo Twitter vi esse post e nos comentários tem diversos pontos de vista e lembrei aqui da comunidade.
Trocar sobrenome ou nao? 1

Post com os comentarios: https://twitter.com/camiladurando/status/1636084363468177409?s=21&t=lKQDYr4sKGqdpKkSviiIQw
Esse é um assunto muito pessoal que não tem certo ou errado, mas que levanta bastante dúvida. Além disso, é uma escolha que precisa ser feita logo no início do processo de habilitação, então os noivos já precisam ter isso combinado ou saber o que querem.
Aqui já sabíamos que cada um iria manter o nome, mas não esperávamos precisar falar sobre isso logo de inicio kkkkkk
Editado por Casamentos.com.br

28 Respostas

Última atividade por Amanda Barbosa, dia 18 de Março de 2023 às 09:14
  • Amanda Barbosa
    Noiva VIP Setembro 2023 Distrito Federal
    Amanda Barbosa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu até cogitei em mudar, mas quando vi o trabalho que teria pra ratificar vários documentos, como diploma, oab, certificados, rg/cpf, cnh, desisti, conversei com meu noivo e ele entendeu demais

    • Responder
  • Gabriely
    Noiva Curiosa Novembro 2023 Espírito Santo
    Gabriely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    EU E MEU NOIVO QUERIAMOS SUBSTITUIR UM DOS SOBRENOMES E ACRESCENTAR O DO CONJUGUE, ATÉ PORQUE EU NÃO USO O SOBRENOME DA MINHA MAE E NEM ELE O DO PAI, PORÉM AQUI NA MINHA CIDADE NÃO PODE FAZER ISSO, TO SÓ O ODIO POR ISSO POIS SE FORMOS ACRESCENTAR VAI FICAR AQUELA CARROÇA DE BURRO ENORME, MEU NOIVO QUER ACRESCENTAR O MEU E VAI FICAR COM VERGONHA SE EU NÃO ACRESCENTAR O DELE.

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Constante Agosto 2023 São Paulo
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui não vamos mudar nada tbm! Muito trabalho pra algo que nenhum dos dois liga 😅
    • Responder
  • Juliana
    Noiva Ativa outubro 2023 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casei no civil em 2018 e até a cartorária me recomendou não trocar.

    Eu já não ia fazer isso,primeiro pq gosto do meu nome;segundo pq esse costume vem da época que a mulher "pertencia" ao homem após casar,e terceiro pq tem que mudar todos os documentos!

    • Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui optei por acrescentar o dele Smiley smile

    • Responder
  • T
    Noiva Constante Abril 2023 São Paulo
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui não iremos mudar.
    • Responder
  • Andréa
    Noiva Constante outubro 2027 Bahia
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bota sorte nisso..... Mas no meu caso, pretendo mudar sim.
    • Responder
  • Bruna
    São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Primeiramente, eu acho q uma pessoa q está passando por um divórcio, no olho do furação, sempre vai ser péssima conselheira em qualquer assunto relacionado a casamento.

    Eu optei por trocar, pq eu sempre quis ter filhos e, para mim, era importante ter o mesmo nome sobrenome dos meus filhos.

    Não achei tão complicado como dizem... primeiro documento q eu troquei foi cpf e rg, , quando eu mudei o cpf, eu acho q já alterou automaticamente o titulo de eleitor, ai atualizei o meu certificado digital, e depois atualizei a cnh e passaporte, conforme forem vencendo... diplomas acadêmicos (eu tenho dois) eu não atualizei, até é possivel, mas é ,possivel apresentar com nome de solteiro junto com a certidão de casamento

    eu ja vi gente falando tb, q se não trocar nome dos documentos, a pessoa pode ser processada por falsidade ideologica, mas isso é mentira, tá?

    Falsidade ideológica é crime doloso, exige dolo específico, consistente na finalidade prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante...

    ninguem vai ser processado pq ainda não trocou o documento, pq ficou com preguiça do trabalho

    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui sempre quis pegar e acordamos que os dois vão trocar de nome. Estou absolutamente ciente de toda a burocracia envolvida, mas esse também é um sonho meu. Meu nome é curto, composto, meu sobrenome é um nome. Não me soa bonito, não me satisfaz, minha mãe não colocou os sobrenomes dela em mim, só os do meu pai. Então sempre achei que me "faltava algo", sabe?
    Então já escolhi qual dos milhares de sobrenome dele pegarei kkkkkk embora ambos quiséssemos criar novo sobrenome, bem impronunciável e bonito kkk
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mulher, eu acabei de ver alguém falando sobre isso no insta, uma tristeza de coisa pra mudar né Trocar sobrenome ou nao? 2

    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu mudei, mas confesso que achei que seria mais fácil, já alterei meus documentos, mas o negócio é muito mais complexo do que parece, eu NÃO consegui recebi meu pis por conta disso, pq no INSS estou com nome de solteira, eu nunca ouvi ninguém falar que precisava trocar o nome no INSS, agora estou na fila, estão me analisando, para ver se consigo sacar ou não Smiley sad

    • Responder
  • Diego
    Noivo VIP Junho 2024 São Paulo Estado
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem isso mesmo KKKK

    laugh-jacob-black.gif


    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahaha que demais!!!!!! Quase o Taylor Lautner que casou com uma Taylor e agora os dois são Taylor Lautner😂😂🤯
    • Responder
  • Diego
    Noivo VIP Junho 2024 São Paulo Estado
    Diego ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por sorte, eu e o Fe temos o mesmo sobrenome: Araujo

    Então foi um alívio. Dá maior trabalho mudar tudo KKK

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Master Junho 2025 Paraná
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por aqui sempre foi clara a escolha: ou os dois mudam ou ninguém muda. Acabamos optando pelos 2 mudarem para que nossos filhos tenham exatamente a mesma composição de nome que a gente. Mesmo sabendo da burocracia (temos que mudar mais de 25 documentos em 4 países) vamos mudar e fazer os updates aos pouquinhos, porque pra nós a mudança é sobre a sensação de pertencimento à nossa familia atual que é apenas nós dois e nossos pets. O que queríamos mesmo era que desse para criar um sobrenome novo (misturando os 2, como geralmente é feito em UK), mas infelizmente no Brasil não pode :/

    • Responder
  • Sarah
    Noiva Master Setembro 2023 Paraná
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda estou pensando nisso, não pela questão de pensar em divórcio, mas sim porque faria alguma diferença? Pelo contrário teria que mudar todos os documentos, fiz recente meu rg e minha carteirinha do conselho profissional, mas como meu noivo gostaria que eu mudasse então vou conversar com ele e chegar em uma conclusão.
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Ativa Novembro 2023 São Paulo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Por aqui não vamos mudar não.

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol, realmente é um assunto delicado, polêmico e cheio de opiniões... por isso digo que não há certo ou errado! Vai de pessoa pra pessoa.
    Por aqui, optei por acrescentar o do marido, mas sinceramente, não mudou em nada na minha vida, nem me "apresento" com o sobrenome dele kk. Acho que atualmente, eu não trocaria.
    Mudei o nome apenas nos documentos extremamente necessários (Carteira de Identidade, CNH, RG e só kk)

    • Responder
  • Ellen
    Noiva Constante outubro 2024 Alagoas
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu gostaria sim de ambos mudarem, mas acho que também não iremos por conta da burocracia.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Abril 2023 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carol, realmente é um visão pessoal e o que cada um julga ser importante. Por aqui, nos conhecemos desde os 16 anos, fizemos muita coisa juntos, temos 2 diplomas, apartamento, registro nos conselhos das nossas profissões, passaporte.. então pensamos na burocracia que seria alterar o nome em todas essas coisas e preferimos manter cada um com seu nome kkkk

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então, acho que isso de divórcio não tem muito a ver com a discussão que a Carol levantou. Eu mesma estou no meu relacionamento há 14 anos e nem cogitei em pegar o sobrenome pq isso nunca teve significado pra mim, nunca quis ter outro nome além do meu de batismo. Meu marido não poderia ligar menos pra essa situação de sobrenome e então pela minha escolha e praticidade ficou assim. Não tem nada a ver com contingência pra divórcio, mas igual a Carol mencionou, estar informada sobre isso também é essencial por que ninguém sabe o dia de amanhã né.

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim menina, e eu trabalhei com pesquisa muitos anos, tenho artigo publicado, eu nem sei como que ficaria nesse caso. Se as novas publicações seriam com outro sobrenome, se eu manteria o de solteira pra isso, como comprovar que eu sou seu sabe? Dor de cabeça demais pra algo que não faz diferença alguma na minha relação.

    • Responder
  • Talissa
    Noiva Esperta Novembro 2023 São Paulo Estado
    Talissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha,

    Eu particularmente não irei mudar, pois eu tenho um nome e sobrenome muito diferente e eu falei para o meu noivo que não colocarei o dele. kkkk

    Brincadeiras a parte, nós decidimos não trocar pela burocracia depois, preguiça kkkk.

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Justamente essa burocracia que nos pegou. Uma época chegamos a cogitar que cada um ajustasse o seu. Porém meu nome ia ficar mais longo e, o dele, imenso. Sem falar nos documentos, etc. tambem gosto muito do meu nome que é curto e simples “Carol Gómez” e acho que funciona bem na minha vida profissional, o que foi outro motivo que me levou a não trocar
    • Responder
  • Adrielle
    Super Noiva Julho 2024 São Paulo Estado
    Adrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não pretendo mudar meu nome!!! Porém, dei a ideia ao meu noivo de colocar o meu(mas acho que ficará só na ideia mesmo hahah)

    Não mudarei meu nome porque para colocar o dele eu gostaria de tirar o do meu pai mas sei que ele ficaria bem chateado.

    Ou seja, vou deixar como está mesmo ara não ter dor de cabeça

    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Linda! Também acho que não se casa pensando no divórcio. A gente casa pra dar certo né? Kkkkk então entendo teu ponto. Aqui optamos por não tomar os sobrenomes por questões práticas e por realmente isso não fazer diferença alguma na nossa concepção.


    Porém, voltando ao tema do divórcio, também acredito que tem coisas na vida que a gente não pode controlar e não custa saber sobre o assunto. Como trabalho com advogados, vejo cada vez mais a importância, principalmente pras mulheres, estarem informadas sobre questões como divisão de bens, pacto antenupcial. Não é desejar divórcio, mas conhecimento pode salvar vidas. Mas, de novo, decisões pessoais hehehe
    • Responder
  • Linda
    Super Noiva Setembro 2023 Mato Grosso do Sul
    Linda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiie noivinha.. tudo bem?
    opinião pessoal, oq mais odeio são "conselhos" de pessoas que divorciaram ou estão passando por isso e querem aconselhar pessoas que estão casando agora. busco conselhos sempre de casais cujo os casamentos são longos e que notoriamente há parceria entre eles.
    eu penso que se for pra casar pensando em planos b ou pensando em separar, o melhor é não casar.
    por aqui vou mudar de sobrenome, vou acrescentar os dois sobrenomes do meu noivo ao meu, ele ficou tão feliz e emocionado quando contei pra ele que nem penso em voltar atrás dessa decisão.. mas vendo pelo lado racional, é um ponto que gera gastos e finda sendo um pouco mais burocrático, porém, mesmo assim sempre tive essa vontade e permaneci com a minha ideia.. então é algo beem pessoal msm.

    • Responder
  • Polyanna
    Noiva VIP Maio 2022 Goiás
    Polyanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca nem cogitei mudar, já tenho dor de cabeça com o nome da minha mãe que está com o sobrenome de casada em todos os meus documentos, e o nome de solteira nos dela. Fora o tempo, dinheiro e paciência pra arrumar todos os documentos, ter que viajar com meu passaporte de solteira o resto da vida e usar certidão de casamento pra comprovar mudança de nome PRA TUDO. Trabalho demais pra absolutamente nada hahaha. Conversei com meu marido na época "Você acha ruim eu não pegar seu sobrenome?" e ele: "Eu não" e pronto.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas