Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Luis " Eu Sou A Lenda "
Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo

Tutorial - saiba como fazer seu monograma ou brasão

Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 29 de Julho de 2015 às 23:03

Publicado em Fórum DIY 678

{ATUALIZADO EM 06/06/2023} Bom a Luiza e a Angélica pediram ajuda sobre monograma então quis ajudá-las, sei q existem programas e sites q é possível editar monogramas, mas talvez da forma q eu estarei ensinando aqui fique mais a sua cara, pq vc ñ vai fazer conforme o site disponibiliza vc vai fazer...

{ATUALIZADO EM 06/06/2023}

Bom a Luiza e a Angélica pediram ajuda sobre monograma então quis ajudá-las, sei q existem programas e sites q é possível editar monogramas, mas talvez da forma q eu estarei ensinando aqui fique mais a sua cara, pq vc ñ vai fazer conforme o site disponibiliza vc vai fazer de acordo o seu gosto, espero q ajude e boa sorte.

Bom quero já deixar avisado q nessa edição q estou ensinando ñ é possível alterar cores, então procure o monograma com a cor q lhe agrade mais, e quando a cores das letras tbm será por sua conta pq vc terá q fazer vários testes até achar a cor compatível com o seu monograma, escolhendo a cor no menu de cores do próprio word.

Ressalva: essa noivinha descobriu como mudar de cor vale a pena tentar ou fazer como eu ensinei acima (Como mudar cor do brasão).

1ª etapa escolhendo o monograma

cfb_337641.jpg

Depois q escolheu o monograma, vc clica na imagem ela vai ampliar como o desenho abaixo, seguindo a seta branca, vc vai clicar e visualizar imagem, ela se ampliará aí vc clica com o botão direito do mouse e salvar imagem como.

cfb_337642.jpg

Após ter salvado a imagem o próximo passo é edição da imagem, vamos apagar as letras q estão no monograma, caso ele tenha, mas há opções sem letras tbm, basta procurar, usaremos o paint e usaremos a função borracha indicada pela seta preta, e depois de concluído salvamos o monograma.

cfb_337643.jpg

2ª etapa Utilizar o word

Depois de termos salvo o monograma, vamos para a parte q dá um pouco mais de trabalho, como eu fiz no word, é assim q vai ser, vc vai clicar na aba "inserir" no word e ir em "caixa de texto" e escolher a primeira caixa, todas indicadas pelas setas marrons.

cfb_337644.jpg

Após escolher vc irá dimensionar a caixa de texto e colocará o monograma dentro da caixa de texto, copiando e colando mesmo, depois vc vai clicar sobre a linha da caixa de texto (seta 1) duas vezes com o botão direito do mouse ou indo na aba "Formatar" (seta vermelha), depois vc vai na botão preenchimento da forma (seta 2) e selecionará sem preenchimento.

cfb_337662.jpg

Continuando a edição vamos retirar a linha da borda, na mesma aba "Formatar", clique em contorno da forma (seta 3), depois clique em sem contorno, o monograma está quase pronto.

cfb_337672.jpg

3ª etapa colocando as iniciais e finalizando o monograma.

Dando continuidade ao monograma o princípio da caixa de texto é o mesmo, vc vai clicar em "caixa de texto" novamente e escolher a primeira caixa, todas indicadas pelas setas verdes.

cfb_337691.jpg

Continuando a editar a caixa de texto vc deverá clicar em "preenchimento da forma" (seta 1), "sem preenchimento" (seta 2), vc verá q a caixa de texto ficará transparente (seta 3).

cfb_337693.jpg

Agora colocaremos uma das iniciais e ajustaremos o "tamanho" e a "fonte", sugiro q vc escolha primeiro a letra e a selecione (seta 1), depois vc escolhe a fonte (seta 2) e em seguida escolhe o tamanho (seta 3), de acordo com o tamanho do monograma é claro, mas quanto maior melhor a definição do mesmo.

A fonte fica a seu critério, mas a fonte utilizada no caso é "Edwardian Script ITC".

cfb_337697.jpg

Depois de ter feito isso vc irá começar a ajustar a caixa de texto para o centro do monograma, vc clica na caixa de texto já pronta, copia e cola e substitui a letra q vc quiser, como vc copiou e colou, a fonte e o tamanho é exatamente o mesmo da anterior, vc continuará ajustando as caixas no centro do monograma e deixar do jeito q bem entender, uma do lado da outra, ou sobreposta, no caso está sobrepostas.

cfb_337700.jpg

Depois de centralizado, vc seleciona as duas caixas do centro como no desenho acima e clica em "contorno da forma" e em "sem contorno" (setas azuis) e ficará como a imagem a baixo.

cfb_337715.jpg

Seu monograma está quase pronto agora vc irá selecioná-lo, copiá-lo e colá-lo no paint, porém vc deverá selecionar as 3 caixas de texto como no desenho (caixa 1,2,3)

cfb_337728.jpg

Depois de colarmos no paint, vamos dar os últimos ajustes, seu monograma pode ficar torto, uma lateral maior q a outra, então vamos deixar ele quadradinho, vc irá clicar em selecionar (seta marrom figura1, com o mouse vc seleciona o tamanho da figura (note q ao redor do monograma tem um pontilhado, esse pontilhado vc fará com o mouse), mas tome cuidado, fala devagar e caso ñ fique como queira utilize o comando (Ctrl Z=é só apertar os dois juntos) q vc retorna ao estágio anterior, depois de selecionado vc ira clicar em cortar (seta marrom figura 2)

cfb_337731.jpg

Agora é só salvar e pronto seu monograma está pronto.

cfb_337738.jpg

Desculpe o tutorial enorme, mas precisava deixar bem minucioso, espero q ajudem e consigam fazer, q Deus os abençoe e novamente boa sorte.

678 Respostas

  • Eveline
    Noiva Constante Julho 2019 Minas Gerais
    Eveline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sensacional a dica!!!!! Farei o meu jaja! Obrigada!
    • Responder
  • Iara
    Noiva Ativa Novembro 2019 Maranhão
    Iara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Arrasooou! Adorei

    • Responder
  • Carina
    Noiva Master Março 2021 São Paulo
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom obrigada.
    • Responder
  • A
    Sergipe
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Simplesmente fantástico. Obrigada!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz em saber.

    • Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa outubro 2021 Santa Catarina
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameeeeeei!!!!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Legal espero que consiga Smiley winking.


    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Q bom fico feliz em ajudar Smiley winking

    • Responder
  • Jéssica Almeida
    Noiva Constante Dezembro 2019 São Paulo
    Jéssica Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a dica... usarei no meu convite...
    • Responder
  • Franciele
    Noiva Novata Setembro 2018 Santa Catarina
    Franciele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    Muitíssimo obrigada! Deu super certo Smiley smile

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é nomal, vc tem q ir ajustando mesmo, mas faz no tamanho normal e finaliza no paint, pq depois de pronto se vc diminuir ñ perde o foco mas se aumentar desfoca tudo, quanto maior melhor.

    • Responder
  • B
    Noiva Novata outubro 2018 Bahia
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá eu fiz mas não consigo diminuir , quando diminuo sai as letras . Smiley sad,


    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por nada Smiley winking, espero q consiga fazer.

    • Responder
  • Glaucia
    Noiva Novata Setembro 2018 Pará
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Otima ideia vou fazer o meu no word tb obrohafa por compartilhar 😘
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Legal Smiley winking, eu fiz pelo word e atendeu minha expectativa.

    • Responder
  • Rhaylene
    Noiva Novata outubro 2018 Minas Gerais
    Rhaylene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, vou fazer no word mesmo. Conheci um programa bacana tbm que dá pra fazer, chama AAALogo.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O canva vc faz o q eles tem disponíveis, vc não consegue fazer qualquer um, mas eles tem uns legais tbm.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero q consiga.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Legal espero q consiga.

    • Responder
  • Rhaylene
    Noiva Novata outubro 2018 Minas Gerais
    Rhaylene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou tentar fazer o meu no Canva, se não conseguir vou tentar no Word mesmo. Alguém aqui já tentou no canva?

    • Responder
  • Camilla
    Noiva Ativa Março 2019 Paraná
    Camilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obtida, vou tentar
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Abril 2021 Rio de Janeiro
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada !! Vou salvar este tutorial pra quando eu tiver que fazer o meu rs

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    q bom fico feliz em saber, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Novata Maio 2020 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada! Ajudou muuuuito!!!
    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Novata Novembro 2017 Rio Grande do Sul
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pesquise por técnicas de Decoupage ou transfer. Pode ainda imprimir na grafica em papel couche a laser, colar na caixa e passar um verniz por cima, ou vidro líquido (resina). Bjo

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não entendi sua pergunta, mas esse é pra fazer convites em papel, no mdf, aí precisa de ser encomendado, aí não sei como funciona.

    • Responder
  • Melissa
    Noiva Novata Dezembro 2018 São Paulo
    Melissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como imprimo ele é coloco na caixa mdf?
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De fato precisa de uma qualidade boa por isso eu digo q é bom fazer um teste de impressão pra saber como ficou, obrigado pela dica Smiley winking.

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Q bom espero q consiga, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder
  • Fernanda
    Noiva Novata Novembro 2017 Rio Grande do Sul
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ATENÇÃO: Se o monograma salvo da internet estiver com resolução de 72 (maioria das imagens da internet tem essa resolução), a qualidade da impressão não vai ficar legal no convite e demais ítens da papelaria. Observe qual é o tamanho real da imagem clicando em propriedades da imagem. O ideal para impressão é 300 dpi. Ou se não entende muito de resolução, pode ver por centímetros tbm, se o tamanho original que vc salvou for menor do que vc quer ele no convite (tipo, a imagem tem na verdade 2cmx2cm apesar de parecer maior na internet) e aí vc aumentar pra ficar legal no convite, perde mais qualidade ainda. Já se ela tiver um tamanho beeeem grande em centímetros, tipo uns 30cmx30cm e no seu convite ele tem q ter 05cmx05cm, aí ele GANHA qualidade ao diminuir, e é melhor para impressão. Já se for utilizar somente na web, aí tranquilo usar 72dpi, problema é qualidade de impressão (Sou formada em Design Grafico e trabalho com papelaria). Bjos

    • Responder
  • Camila
    Noiva Constante Junho 2022 Santa Catarina
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou fazer é agora!!

    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    q bom fico feliz em ajudar, saiba q "tamo junto" se precisar de alguma coisa pode contar comigo, ñ sendo dinheiro o resto estamos aí, kkkkkk, Smiley winking, me adiciona aí, bjo se cuida.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas