Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

K
Noiva Master Junho 2017 Goiás

Vestido de grife comprado no exterior e alfândega de gru - minha experiência estressante

Kenia, dia 1 de Abril de 2017 às 12:44 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 58

Devo começar esse debate dizendo que moro no exterior há anos, portanto minha experiência não vale para a maioria das noivas que pretendem comprar seus vestidos numa viagem e levar para o Brasil. Eu fiz minha declaração de saída definitiva do país, dessa forma não pago impostos para o Brasil. Também por isso, eu tenho o direito de levar bens acima de US$500, com um limite de US$3000, desde que eu retire os mesmos dentro de um determinado prazo. Mas vamos à história...

Como eu era comissária de voo internacional, passei por muitos países e nunca me atentei às declarações que fazia à alfândega de cada país. Normalmente eu só me preocupava com a parte de alimentos, já que alguns países, como Austrália e Nova Zelândia, aplicam multas altas para quem não declara esses itens. E eu também moro num país islâmico rico que só se preocupa se você está trazendo álcool ou drogas. Não estão nem aí para os valores dos bens comprados no exterior. Já dá pra perceber que eu não me preocupo muito com o valor do que estou levando na mala.

Como dito em outros debates, comprei meu vestido de noiva em Barcelona e trouxe ele para o país em que moro sem problemas. Mas então chegou a bendita hora de levar meu vestido para o Brasil. Eu já havia guardado vários vestidos de noivas nos armários dos aviões quando eu era comissária, e pra mim isso era a coisa mais normal do mundo. Nunca passou pela minha cabeça que eu deveria declarar isso, ainda mais por se tratar de um item de uso pessoal. E da mesma forma, meu vestido foi bonitinho no voo, dentro do porta-vestido, pendurado num armário espaçoso. A preocupação começou quando já estávamos quase pousando em Guarulhos e passaram o vídeo da Receita Federal com as informações sobre como fazer a declaração para a alfândega. Até então, minha única preocupação era sobre como mandar ele de Guarulhos para Goiânia.

Pousamos. Eu imediatamente comecei a pesquisar no google sobre como declarar online, já que aboliram o formulário em papel que era entregue nos voos. Procurei, procurei e não achei nada! Por fim, resolvemos passar pela fila de "Nada a Declarar", afinal, na minha cabeça, na pior das hipóteses, tomaríamos um esporro. Ledo engano. Nos mandaram passar pelo raio-x e logo chamaram a fiscal da RF. A primeira coisa que saiu da minha boca foi "nós somos residentes no exterior". Ela disse que isso não significava nada, já que passamos pela fila de "nada a declarar". Ainda não sei se eu pequei por ter passado pela fila errada, ou ela é que não era bem informada (apesar de ser super educada e atenciosa).

Ela pediu o recibo do vestido, viu que passava dos US$500 e disse que seríamos taxados. Mas beleza. Ficamos calados esperando ela imprimir o DARF e ela ainda tentou ajudar somando as duas cotas, totalizando US$1000. Portanto, a taxa seria baseada no valor excedente. Como nunca tivemos que declarar nada, meu marido pensou que taxariam uns R$1000. Na minha cabeça, eu sabia que seria mais, mas quando ela chegou com o valor de R$5670, por dentro eu me desesperei.

Meu marido ficou com muita raiva, mas saiu para tentar pagar. Depois de muito tempo, ele voltou dizendo que não tinha conseguido, porque nossos cartões são internacionais e não aceitavam. Como os caixas eletrônicos têm um limite diário de saque, ele também só conseguiu sacar R$1500. Começou a me encher o saco, dizendo pra eu deixar meu vestido, porque não tinha outro jeito. Eu estava desesperada, mas nunca passou pela minha cabeça a possibilidade de deixar meu vestido para trás. Falei pra ele ir embora e me deixar com meu vestido (bem coisa de filme), mas óbvio que ele não foi. Ele me ama mais que tudo, e ficou. Querendo me matar, mas ficou. rs

Claro que não dá pra contar cada detalhe aqui, mas esse rolo todo levou umas 4h. Foram 4h de desespero. Eu chorava tanto que meu marido achou que eu estava passando mal. Os funcionários da Receita Federal se sensibilizaram, tentavam ajudar, dar apoio moral... enfim. Eles sabiam que meu desespero era porque não estávamos conseguindo realizar o pagamento. Por fim, um deles disse que poderíamos deixar o vestido lá, registrado, ir para um hotel e pagar a guia no dia seguinte (já era noite). Depois de questionar como o vestido seria acondicionado, aceitei. O outro funcionário que ficou por conta de realizar o processo me deixou tão calma que eu já até comecei a sorrir de novo. E meu marido, que antes queria ir embora, já estava me abraçando e dando beijinho pra me acalmar. rs

Deus é tão perfeito, mas tão perfeito, que tornou o pagamento dessa guia impossível naquele momento. Enquanto o funcionário fazia o registro em seu computador, resolvi fazer um comentário que nos salvou:

“Mas eu tinha certeza que não precisávamos declarar, porque somos residentes no exterior e fizemos a declaração de saída definitiva…”

Graças a Deus por ter colocado essas palavras na minha boca naquele momento. Ele perguntou por que eu não tinha dito isso antes… Eu disse que falei pra outra moça, mas ela tinha respondido que não significava nada. Pois bem… ele já começou a checar no sistema se havíamos mesmo feito a declaração e viu que estava tudo certo. Por sorte, um auditor da Receita Federal estava por perto e confirmou pelo sistema que não precisaríamos pagar, mas o prazo para retirar o vestido era de 90 dias, que seria completado antes do casamento. Só que, como todos os outros funcionários, ele foi super prestativo e nos disse que poderíamos estender esse prazo antes que ele vencesse e nos instruiu sobre o que fazer e o que falar. Se eu não retirar o vestido no prazo, ainda preciso pagar a taxa. Para pedir a extensão desse prazo, vou ter que voltar ao Brasil um pouco antes do que eu voltaria, mas sem problemas. Isso é o de menos!

Eu fui embora com meu vestido, dormi tranquila com ele pertinho, mas foi um stress que nunca passei antes. Nunca pensei que eu me apegaria tanto assim a um vestido. Não era o valor que eu perderia, era a tristeza de perder algo que eu sinto que foi feito pra mim. E olha que eu nunca sonhei muito com casamento...

Então fica a dica para quem pretende comprar um vestido no exterior acima de US$500.

Eles também não te taxam se você já tiver se casado com ele no exterior. Neste caso, você precisa provar com fotos da cerimônia usando o vestido.

Mas pensam que acabou nisso? Pois não acabou! Eu ainda precisava mandar ele de Guarulhos para Goiânia como carga aérea, o que me deixou estressada de novo. Mas vou escrever em outro debate, porque esse já está longo demais.

58 Respostas

Última atividade por Camila, dia 9 de Março de 2024 às 12:10
  • Camila
    Noiva Novata Julho 2024 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    "Também por isso, eu tenho o direito de levar bens acima de US$500, com um limite de US$3000, desde que eu retire os mesmos dentro de um determinado prazo."

    Oi!! Sei que ja passou muito tempo desse post, mas estou na mesma situacao que vc e preciso perguntar: onde voce conseguiu essa informacao? Pq eu ja procurei por tudo e a unica coisa que acho eh sobre o valor de $500, mas nao acho nada informando que nao residentes podem entrar com valor acima de $500, atem $3000. Se puder me ajudar, gostaria de entrar munida de provas dessa informacao, mas nao sei onde encontrar isso. Obrigada.

    • Responder
  • C
    Noiva Novata Julho 2024 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caramba, que situação!!! Mesmo depois de vc avisar sobre a saída definitiva, vc ainda teve que pagar multa por ter passado na fila errada e não declarado?
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deu sim!! Nao me pararam nem nada! Foi so sucesso!! Smiley laugh
    • Responder
  • Nathaly
    Noiva Novata Abril 2018 São Paulo
    Nathaly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi Ana!

    Deu tudo certo? Vou passar pela mesma coisa...

    Beijinhos!

    • Responder
  • M
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Kenia. Foi o que pensei ... uma pena. A moça do Ateliê me indicou uma caixa com embrulho próprio deles (creio não danificar nada ... ) você acha que não danifica mesmo? Se eu não me engano li que no teu retorno, você transportou o teu numa caixa, correto? Se for mesmo seguro, aceitarei , chegando lá levo numa lavanderia de confiança para passar.
    Obrigada por ter respondido Kenia!
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi, Emely. Normalmente só aeronaves maiores usadas em voos internacionais possuem armários, mas cada empresa escolhe a configuração interna dos seus aviões. Eu acho que nenhuma no Brasil tem armários nos voos domésticos, tanto que criei outro debate falando que enviei meu vestido como carga pela Gollog.

    • Responder
  • M
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Kenia, tudo bem?
    Como vc foi comissária (não sei se atuou em voos domésticos no Brasil) queria saber se pode me dar uma informação importante. Moro em SP (gru) e pretendo me casar em Natal, levarei meu vestido daqui, a questão que me preocupa é se toda aeronave tem armário (para acondicionar vestido de noiva) como vc teve para o teu? Estou preocupada com isso ...
    Desde já, grata pela atenção!
    • Responder
  • M
    Noiva Master Setembro 2018 São Paulo
    Martins ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Kenia, tudo bem?
    Como vc foi comissária (não sei se atuou em voos domésticos no Brasil) queria saber se pode me dar uma informação importante. Moro em SP (gru) e pretendo me casar em Natal, levarei meu vestido daqui, a questão que me preocupa é se toda aeronave tem armário (para acondicionar vestido de noiva) como vc teve para o teu?
    Desde já, grata pela atenção!
    • Responder
  • Isabelli
    Noiva VIP Junho 2018 Espírito Santo
    Isabelli ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kenia querida, que sufoco...

    meu Deus, eu ia entrar em desespero, tb não ia ficar sem meu vestido...

    nossa, mas ainda bem q deu tudo certo...

    e você vai ter mt história para contar Smiley smile

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta outubro 2018 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Kenia! Também sou comissária 😍😘. Boa sorte no seu grande dia!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nunca declarei imposto de renda no Brasil porque nao tinha renda. Fiz a declaracao de saida definitiva hoje, aparentemente deu tudo certo, so nao sei como vai ser o lance da saida do vestido. Vou tentar passar sem declarar, tomara que nao percebam. Se perceberem, pelo menos eu vou ter o respaldo da declaracao e da nota fiscal (meu vestido foi menos de 3 mil dolares).
    • Responder
  • Pryscilla
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Pryscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba que doideira isso tudo, eu acho que ficaria em choque e só choraria! Que bom que deu tudo certo no final das contas, mas olha toma um banho de sal grosso só pra garantir kkkkkk (é sério).
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Depois que escrevi o debate comecei a relaxar, mas eu ficava tensa só de lembrar. Só Deus mesmo...

    • Responder
  • Jéssica Delboni
    Top das Noivas Setembro 2018 São Paulo Estado
    Jéssica Delboni ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, Kenia. Meu coraçãozinho de novia acelerou com esse relato. Só Deus para nos ajudar nessa hora e mandar as palavras certas e as pessoas certas. Que bom que deu tudo certo.

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Graças a Deus nós tínhamos condição financeira de pagar a taxa e por isso não chorei no início. É chato e a gente fica triste e revoltada, porque não estava contando com isso. Mas o que me deixou desesperada mesmo foi não conseguir realizar o pagamento. Aí sim comecei a pensar que ia perder meu vestido.

    Mas Deus é perfeito. Não deixou a gente realizar o pagamento porque seriam quase 6 mil pagos injustamente. No final deu tudo certo. Smiley smile

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou ter que ir ao Brasil antes que o prazo vença e passar na alfândega pra pedir essa prorrogação. O auditor deu um documento e preciso levar ele. Como o vestido ficou no nome do Thiago e eu vou antes dele, ele vai ter que fazer uma procuração simples (em casa mesmo) com uma cópia do passaporte pra eu levar. O auditor disse que é algo simples, então estou tranquila.

    Mas olha só... você faz declaração de imposto de renda no Brasil? Porque tem um prazo pra fazer a declaração de saída definitiva e não sei o que acontece se você deixar passar. Olha só:

    Prazo de Apresentação

    Saída em caráter permanente: a partir da data da saída e até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente, se esta ocorreu em caráter permanente.

    Saída em caráter temporário: a partir da data da caracterização da condição de não residente e até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente, se a saída ocorreu em caráter temporário.

    Orientações Gerais 2017

    • Responder
  • Evelyn
    Noiva Esperta Dezembro 2017 Paraíba
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Menina que vez foi esse ... Deus e muito bom memso viu vc ainda aguentou muito viu eu ja Tim começado começado chorar no começo mermo
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E voce sabe como faz pra pedir essa extensao de mais 90 dias?
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu imagino que seja através do passaporte, porque eles pegaram todos nossos dados. Talvez o sistema acuse quando você estiver tentando sair.
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Kenia, muito obrigada por esse debate!!!! Eu nao tinha a menor ideia de nada disso! Nunca sequer pensei! Vou fazer a declaracao de saida permanente tambem, pra nao ter que declarar! Mas agora uma duvida: como eles sabem que vc retirou o vestido em 90 dias?? Pq os meus planos era deixar o vestido la mesmo!
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Imagino seu pânico, Janaina. A gente fica tão imersa no casamento que não pensa nesses detalhes. Smiley sad

    Só eu sei o que passei ali na alfândega e não desejo isso pra ninguém. Pelo menos agora você já sabe e não vai ser pega de surpresa como eu fui. Já vai pesquisando no site da Receita Federal...

    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Kenia Eu nunca declarei nadaaaa no brasil Levo tudo na mala dentro do aviao e nunca tive problema,presentes bolsas etc,Eu nao viajo con mala de Mao Porque è so enche o saco,e estava pensando em levar o vestido na mala de mao,mas vendo agora seu post Fiquei doente Aki de nervoso,Eu nem levo dinhero comigo uso Cartao de credito pra tudo,hai meu deus 😢😢 chorei agora viu
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Janaina, você já mora na Itália há muitos anos. Também deve ter feito declaração de saída definitiva, certo? Seu único problema é que o vestido ultrapassa o limite de US$3000.

    Até onde eu sei, se você não tiver nota fiscal, o funcionário vai pesquisar na internet e te taxar baseado no valor que encontrar ou então no valor estimado do vestido. Você pode até colocar o vestido numa mala e passar pela fila de "nada a declarar", mas isso não garante que você vá se livrar da taxa e da multa, até porque eles selecionam pessoas aleatórias da fila de "nada a declarar" para passar no raio-x. A melhor das opções seria declarar logo e ver quanto cobrariam nesse caso, porque pelo menos você se livra da multa. Deve ser um valor bem abaixo do que cobrariam para um residente no Brasil, já que você vai retirar o bem depois.

    Nosso problema não era só o limite de saque do cartão. O problema foi que nós praticamente não usamos dinheiro, então eu só tinha 150 dólares na carteira que estavam lá esquecidos de uma viagem para os EUA. Se tiver dinheiro vivo com você (mesmo euros), pode pagar sem problemas, até porque o pagamento da guia é feito numa casa de câmbio.

    Você ainda tem muito tempo pra se informar... Smiley smile

    • Responder
  • J
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Janaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Keniaaaaa esse è meu medo meu deus to Aki ja tremando,voce acredita che devo ter jogado fora a nota fiscal😢😢😱 Eu paguei mas 7 mil euro meu deus,e se Eu colocar dentro da mala amassado eles nao Vao encher o saco vero,gente Eu to con coracao na mao meu deus,o meu Cartao tem limite tambem Hai meu deus 😱😱
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alguns lugares tem péssima fama mesmo, infelizmente.

    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pelo menos isso! A maioria dos fiscais de alfândega que já encontrei (em confins MG) é extremamente mau educado e prepotente!

    Ah sim, agora entendi a questão da importação. Ufa pelo menos passou!
    • Responder
  • Nayara
    Noiva VIP Dezembro 2017 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela ajuda 😘
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Declaração de saída definitiva do país. É feita pelo mesmo sistema usado para a declaração de imposto de renda.

    https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/comunicacao-de-saida-definitiva-do-pais/25a0comunicacao-de-saida-definitiva-do-pais-2017

    Pois é... sorte que eu sabia, senão nunca teria questionado.

    • Responder
  • Nayara
    Noiva VIP Dezembro 2017 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hehehe quase que comprei uma passagem pra Barcelona kkk. Então eu tenho que fazer é essa declaração de residência, vou me informar direitinho. Obrigada por escrever esse debate se não eu nem saberia e iria chegar aí veria a surpresa.
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois é, eu também não levo essas coisas, só uma vez que levei 12 garrafas de vinho e champagne, mas li as regras e estava tudo em ordem e não deu problema.

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais fácil eu deixar ele do que meu vestido! Smiley laugh Brincadeira...

    • Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Lari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba! Quando eu vi seu debate pensei: ah não, não pode não pode ! Daí eu comecei a ler, quando você disse que seu marido falou pra você desistir e já queria ir embora meu coração ficou apertado Smiley sad mas que bom que deu tudo certo, seu vestido é muito bonito mesmo! Eu não faria diferente. Agora que você vai entrar mais linda e realizada na cerimônia!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas