Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

K
Noiva Master Junho 2017 Goiás

Vestido de grife comprado no exterior e alfândega de gru - minha experiência estressante

Kenia, dia 1 de Abril de 2017 às 12:44

Publicado em Fórum Antes do casamento 58

Devo começar esse debate dizendo que moro no exterior há anos, portanto minha experiência não vale para a maioria das noivas que pretendem comprar seus vestidos numa viagem e levar para o Brasil. Eu fiz minha declaração de saída definitiva do país, dessa forma não pago impostos para o Brasil. Também...

Devo começar esse debate dizendo que moro no exterior há anos, portanto minha experiência não vale para a maioria das noivas que pretendem comprar seus vestidos numa viagem e levar para o Brasil. Eu fiz minha declaração de saída definitiva do país, dessa forma não pago impostos para o Brasil. Também por isso, eu tenho o direito de levar bens acima de US$500, com um limite de US$3000, desde que eu retire os mesmos dentro de um determinado prazo. Mas vamos à história...

Como eu era comissária de voo internacional, passei por muitos países e nunca me atentei às declarações que fazia à alfândega de cada país. Normalmente eu só me preocupava com a parte de alimentos, já que alguns países, como Austrália e Nova Zelândia, aplicam multas altas para quem não declara esses itens. E eu também moro num país islâmico rico que só se preocupa se você está trazendo álcool ou drogas. Não estão nem aí para os valores dos bens comprados no exterior. Já dá pra perceber que eu não me preocupo muito com o valor do que estou levando na mala.

Como dito em outros debates, comprei meu vestido de noiva em Barcelona e trouxe ele para o país em que moro sem problemas. Mas então chegou a bendita hora de levar meu vestido para o Brasil. Eu já havia guardado vários vestidos de noivas nos armários dos aviões quando eu era comissária, e pra mim isso era a coisa mais normal do mundo. Nunca passou pela minha cabeça que eu deveria declarar isso, ainda mais por se tratar de um item de uso pessoal. E da mesma forma, meu vestido foi bonitinho no voo, dentro do porta-vestido, pendurado num armário espaçoso. A preocupação começou quando já estávamos quase pousando em Guarulhos e passaram o vídeo da Receita Federal com as informações sobre como fazer a declaração para a alfândega. Até então, minha única preocupação era sobre como mandar ele de Guarulhos para Goiânia.

Pousamos. Eu imediatamente comecei a pesquisar no google sobre como declarar online, já que aboliram o formulário em papel que era entregue nos voos. Procurei, procurei e não achei nada! Por fim, resolvemos passar pela fila de "Nada a Declarar", afinal, na minha cabeça, na pior das hipóteses, tomaríamos um esporro. Ledo engano. Nos mandaram passar pelo raio-x e logo chamaram a fiscal da RF. A primeira coisa que saiu da minha boca foi "nós somos residentes no exterior". Ela disse que isso não significava nada, já que passamos pela fila de "nada a declarar". Ainda não sei se eu pequei por ter passado pela fila errada, ou ela é que não era bem informada (apesar de ser super educada e atenciosa).

Ela pediu o recibo do vestido, viu que passava dos US$500 e disse que seríamos taxados. Mas beleza. Ficamos calados esperando ela imprimir o DARF e ela ainda tentou ajudar somando as duas cotas, totalizando US$1000. Portanto, a taxa seria baseada no valor excedente. Como nunca tivemos que declarar nada, meu marido pensou que taxariam uns R$1000. Na minha cabeça, eu sabia que seria mais, mas quando ela chegou com o valor de R$5670, por dentro eu me desesperei.

Meu marido ficou com muita raiva, mas saiu para tentar pagar. Depois de muito tempo, ele voltou dizendo que não tinha conseguido, porque nossos cartões são internacionais e não aceitavam. Como os caixas eletrônicos têm um limite diário de saque, ele também só conseguiu sacar R$1500. Começou a me encher o saco, dizendo pra eu deixar meu vestido, porque não tinha outro jeito. Eu estava desesperada, mas nunca passou pela minha cabeça a possibilidade de deixar meu vestido para trás. Falei pra ele ir embora e me deixar com meu vestido (bem coisa de filme), mas óbvio que ele não foi. Ele me ama mais que tudo, e ficou. Querendo me matar, mas ficou. rs

Claro que não dá pra contar cada detalhe aqui, mas esse rolo todo levou umas 4h. Foram 4h de desespero. Eu chorava tanto que meu marido achou que eu estava passando mal. Os funcionários da Receita Federal se sensibilizaram, tentavam ajudar, dar apoio moral... enfim. Eles sabiam que meu desespero era porque não estávamos conseguindo realizar o pagamento. Por fim, um deles disse que poderíamos deixar o vestido lá, registrado, ir para um hotel e pagar a guia no dia seguinte (já era noite). Depois de questionar como o vestido seria acondicionado, aceitei. O outro funcionário que ficou por conta de realizar o processo me deixou tão calma que eu já até comecei a sorrir de novo. E meu marido, que antes queria ir embora, já estava me abraçando e dando beijinho pra me acalmar. rs

Deus é tão perfeito, mas tão perfeito, que tornou o pagamento dessa guia impossível naquele momento. Enquanto o funcionário fazia o registro em seu computador, resolvi fazer um comentário que nos salvou:

“Mas eu tinha certeza que não precisávamos declarar, porque somos residentes no exterior e fizemos a declaração de saída definitiva…”

Graças a Deus por ter colocado essas palavras na minha boca naquele momento. Ele perguntou por que eu não tinha dito isso antes… Eu disse que falei pra outra moça, mas ela tinha respondido que não significava nada. Pois bem… ele já começou a checar no sistema se havíamos mesmo feito a declaração e viu que estava tudo certo. Por sorte, um auditor da Receita Federal estava por perto e confirmou pelo sistema que não precisaríamos pagar, mas o prazo para retirar o vestido era de 90 dias, que seria completado antes do casamento. Só que, como todos os outros funcionários, ele foi super prestativo e nos disse que poderíamos estender esse prazo antes que ele vencesse e nos instruiu sobre o que fazer e o que falar. Se eu não retirar o vestido no prazo, ainda preciso pagar a taxa. Para pedir a extensão desse prazo, vou ter que voltar ao Brasil um pouco antes do que eu voltaria, mas sem problemas. Isso é o de menos!

Eu fui embora com meu vestido, dormi tranquila com ele pertinho, mas foi um stress que nunca passei antes. Nunca pensei que eu me apegaria tanto assim a um vestido. Não era o valor que eu perderia, era a tristeza de perder algo que eu sinto que foi feito pra mim. E olha que eu nunca sonhei muito com casamento...

Então fica a dica para quem pretende comprar um vestido no exterior acima de US$500.

Eles também não te taxam se você já tiver se casado com ele no exterior. Neste caso, você precisa provar com fotos da cerimônia usando o vestido.

Mas pensam que acabou nisso? Pois não acabou! Eu ainda precisava mandar ele de Guarulhos para Goiânia como carga aérea, o que me deixou estressada de novo. Mas vou escrever em outro debate, porque esse já está longo demais.

58 Respostas

  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é... o valor alto foi porque o imposto é 30% do valor do bem, e se não declarar tem a multa, que é 50% do valor da imposto. Acho que eram essas porcentagens. Então os R$5670 foram a soma do imposto + multa.

    Está tudo certo agora. Só preciso ir ao Brasil mais cedo para pedir uma extensão do prazo que vence 1 semana antes do casamento. Aí é só tirar ele do Brasil depois do casamento. Smiley ups

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem fala... meu marido já disse que vai mencionar isso nos votos. rs

    Se ele não chorar me vendo entrando com esse vestido, dou meia volta e vou embora. Smiley laugh

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Graças a Deus!!!

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O vestido não custou 500 euros.

    A cota de importação de bens é de 500 dólares. Se você ultrapassa esse valor sendo residente no Brasil, eles te taxam. Se você fez declaração de saída definitiva do Brasil, só precisa declarar se o valor do bem for acima de US$3000. Meu vestido custou pouco menos que isso, porque eles consideraram o valor pós-restituição de imposto no aeroporto de Barcelona, não o valor do vestido na loja (que ultrapassava o limite).

    Sobre colocar ele na mala não sendo residente no exterior para evitar pagar a taxa, querendo ou não, isso é sonegação de impostos. Pode funcionar, mas vai da consciência de cada um.

    Graças a Deus meu vestido já está em Goiânia, só esperando o dia do casamento! Smiley ups

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Um filme de terror! Deus me livre... rsrs

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem gosto de lembrar...

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, Nathália. O prazo é de 90 dias e você pode estender ele por mais 30 ou 90 (não me lembro). Mas isso é só pra quem fez declaração de saída definitiva do país, como eu. Pra quem reside no Brasil ou mora no exterior e passou mais de 45 dias no Brasil no último ano, é preciso pagar a taxa.

    Então... sobre comida eu nem falo nada porque sei que alguns países são rígidos mesmo. Como eu citei, Austrália e Nova Zelândia cobram multas altas se você for pega com comida não declarada. A multa mais baixa é 400 dólares, e aí não tem choro nem vela.

    Sobre a primeira fiscal, acho que ela realmente não sabia... talvez era novata. Eu nem quero ficar julgando (apesar de todo o stress), porque ela foi tão educada... Inclusive, quando meu marido saiu para pagar a taxa, ela comentou "Eu sei que seu marido ficou bravo, mas ele vai te achar linda no dia do casamento. Fica tranquila!".

    Apesar de toda a burocracia brasileira, os funcionários da alfândega e da Gollog (transporte aéreo do vestido para Goiânia) se mostraram bastante prestativos e simpáticos nesse rolo todo.

    Enfim... o importante é que meu vestido chegou em Goiânia são e salvo. rs

    • Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Lari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Kenia não imagina que teria toda essa dor de cabeça. Achei um absurdo o valor da taxa. Muitos vestidos nem chegam a esse valor. Sorte que estavam precavidos também. (fico imaginando você no aeroporto agarrada no vestido - eu faria o mesmo) Mas e agora, resolveu?
    • Responder
  • L
    Noiva Master Agosto 2019 São Paulo
    Lari ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que não foi 500 euros ficou entre as duas taxas o preço que ela pagou. .
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois é, né? Eu também nunca me preocupo, até porque sempre me recuso a levar eletrônicos quando me pedem, justamente por isso. Mas pra levar o vestido, isso nem passou pela minha cabeça.

    • Responder
  • Nayara
    Noiva VIP Dezembro 2017 Minas Gerais
    Nayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aí meu Deus meu desespero, eu tbm vou comprar meu vestido fora e não entendo nada desse negócio de declaração 🤤 se eu tiver que pagar alguma taxa eu piro, ainda mais desse valor. Se eu colocar ele dobradinho na mala tenho que pagar também? Como você conseguiu pagar 500euros em Barcelona? Aqui na Alemanha os vestidos são tão caros não encontro nada que me agrade abaixo de 1000euros. Nossa você fez uma boa compra. Beijo e boa sorte no envio.
    • Responder
  • G
    Noiva Esperta Junho 2019 Goiás
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda bem que deu certo no final 🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Maio 2018 Rio de Janeiro
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caracaaaa, fiquei aqui lendo tensa...o alívio veio no final com tudo dando certo! vai ter história pra contar esse casamento né,rs.
    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Constante Fevereiro 2019 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ufa, que história! Da pra fazer um filme rsrsrs Boa sorte com seu vestido.
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa , fiquei tensa lendo, imagino o seu desespero ...
    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Imagino.fiquei tensa só em ler, mais que bom que deu certo está parte.😊
    • Responder
  • N
    Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Caramba que saga! Muito legal saber isso. Agora não entendi: então você tem um prazo pra retirar o vestido do país é isso?

    Quando fui a Madri (saudades Madri 😍) ao voltar uma amiga tinha esquecido uma maçã na bolsa (coisas de quem viaja... Leva comida pq sabe lá quando vai poder comprar)

    Foi um pandemônio de 3 horas, sendo que era só descartar a bendita maçã! Tudo pq? Funcionário mal treinado! O grande mau dos aeroportos do Brasil é isso! E pior, nem se dão ao trabalho de questionar (tipo a primeira funcionária que ao ouvir você falar que morava no exterior sequer checou sua informação , quis ser a dona da verdade) Enfim que bom que deu certo!
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Kenia querida, que pesadelo, eu fiquei imaginando o seu desespero, quando eu vou ao Brasil eu nunca me ligo nessas coisas, nunca declaro nada e sempre passo tranquila, mas no caso de levar esse tipo de item é bom ficar atenta, obrigada por compartilhar sua esperiência, espero que dê tudo certo.

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu fico desesperada só de lembrar. rsrs

    Vou tentar escrever a outra parte hoje ou amanhã.

    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito tenso! Smiley sad

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uauuu que maratona, Kenia! Fiquei deseperada por você aqui! Tava angustiada pra saber o fim da história, kkk Ainda bem que Graças ao nosso bom Deus, tudo se resolveu! Vou ficar esperando o próximo "capítulo" dessa história

    • Responder
  • Thamara
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Thamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que historiia!!! Fiquei imaginando seu desespero!!!
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por enquanto está tudo certo, mas ainda preciso pedir a extensão do prazo para retirar o vestido do país, porque o prazo atual acaba uma semana antes do casamento.

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Maio 2018 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha! Imagino seu desespero! Q bom q deu tudo certo. Não sei se deixaria meu vestido. E pagar 5000 a mais por uma vestimenta? Não da pra entender. Espero q tenha dado tudo certo!
    • Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem me fala. Eu demorei dias pra criar coragem e compartilhar minha experiência, porque só de pensar ainda sinto a tensão. Foi muito ruim.

    • Responder
  • Elizabeth
    Top das Noivas Agosto 2017 Rio Grande do Norte
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa Kenia que sofrimento en😑
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas