Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

VIDA A DOIS: Quanto custa?

Taiana, dia 12 de Agosto de 2020 às 13:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 3 43

Nosso assunto diário é C-A-S-A-M-E-N-T-O! Sim! Este é o tema que rodeia nossos dias de sorrisos e enche nossos corações de amor, afinal, para muitas aqui este um momento muito sonhado e esperado e, por óbvio deve ser vivido com toda a intensidade merecida.


Mas você já teve um momento RACIONAL e colocou a VIDA A DOIS na ponta do lápis? Nós já e chegamos aos seguintes valores:

Quem casa quer casa

Vamos começar pelo item que julgo principal: a casa. Muitas de vocês optaram pelo aluguel e quem pode, encara um financiamento. Sem entrar no mérito de qual a melhor opção (até porque isso depende do bolso), vamos aos números:

Um aluguel barato (barato mesmo) vai consumir cerca de R$700,00 do seu orçamento. Já uma prestação do imóvel (sem considerar as facilidades dadas pelo Governo), podem te fazer gastar cerca de R$2.000,00 do seu orçamento.

Tem condomínio, ainda!

Se vocês optaram por alugar ou comprar um apartamento, tem o condomínio ainda. Tem condomínio baratinho de R$100,00 ou menos, mas tem aqueles em que o prédio possui inúmeros atrativos e estes atrativos podem consumir até R$600,00 do seu orçamento. A vantagem é que muitos condomínios já incluem no valor as despesas de água e gás, então esta conta fica fora da lista.

Dica: escolher o apartamento pensando nestes “atrativos” é uma opção para quem quer baixar custo. Vale verificar o que realmente é essencial e o que é futilidade.

Conta de luz

Inegável que as coisas estão cada vez mais caras e isso se reflete também no gasto de energia. Ainda mais agora, com muita gente trabalhando em casa, consumindo mais tempo no computador etc... Aqui em BH a conta média de uma casa em que moram duas pessoas fica em torno de R$240,00. Claro que isso reflete diretamente nos equipamentos que se tem dentro de casa e como eles são utilizados.

Conta de telefone fixo + TV a cabo + Internet + Celular

Bem, impensável ter uma casa sem internet (até consigo me ver sem tv a cabo) e telefone, são despesas básicas de qualquer pessoa, se você coloca nesta conta a tv paga, com uns canais basiquinhos o número sobe um pouquinho. Por aqui, temos em media R$480,00 de despesas somando telefone fixo, TV a cabo, internet e celular. Este é um número aqui pra BH, mas li uma pesquisa que dizia que o gasto médio do brasileiro com estes itens gira em torno dos R$800,00 dependendo da região do país. A conta pira! Kkk

Compras do supermercado: comer é preciso

A ida ao supermercado é o terror pra muita gente. Uma pesquisa recente mostrou que o brasileiro gasta, em média R$600,00 de supermercado por mês, comprando somente as coisas básicas. Ou seja, nada de biscoito recheado e cerveja importada no carrinho. Isso mostra como as coisas encareceram e como ser adulto é caro. Aqui em BH conseguimos fazer uma excelente compra com R$400,00. Tem que ficar de olho nas promoções do Supermercado BH kkkk mas dá certo.

E o doguinho?

O Bruce é um beagle espertinho que faz parte da nossa família e também precisa entrar nesta conta.

R$40,00 de banho; R$100 de ração;

Plano de saúde

Esta conta depende da idade e do tipo de plano que cada pessoa tem, mas por aqui, gastamos cerca R$350,00 com plano de saúde.

Gasolina: o carro precisa andar

Nossa atual realidade é: nosso apartamento fica na região metropolitana de BH e nós dois trabalhamos em BH. É um gasto de gasolina imenso. Estamos em home office então acaba que a conta diminui um pouco, mas ainda assim, gastamos cerca de dois tanques por mês... Aqui em BH a gasolina sai a R$4,15. Dois tanques por mês dá mais ou menos R$500,00 (obviamente que este número depende muito da capacidade do seu tanque e o tanto que vocês rodam).

E por aí, você já colocou a conta da vida a dois no papel? Qual a conclusão que chegaram?

-----------------

A conclusão que chego é que, casar é caro, ter a vida a dois é caro, mas tudo isso é possível quando há objetivos de vida comuns. O que aprendi? Ninguém precisa ter origens sociais similares, tampouco precisa ter os mesmos números registrados no contra-cheque, mas é conveniente que vejam o futuro de uma forma parecida.

E não tem jeito. Dinheiro sempre causou conflito nas relações e cabe a vocês dois tornarem este assunto mais produtivo.

Por aqui, este assunto nunca foi um problema e vemos o dinheiro como algo importante para realizar nossos sonhos. Tão somente isso. Cada um paga o que pode, mas essencialmente o dinheiro é nosso – da família que estamos construindo e dos planos que estamos realizando.

Espero ter ajudado Smiley heart


Debate relacionado:

Quanto custa casar?


43 Respostas

Última atividade por Taiana, dia 15 de Agosto de 2020 às 11:37
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa menina, que aluguel caro! Jesus amado. Aqui em BH vc mora na zona sul da cidade pagando isso de aluguel!! Mas vc tem razão, é preciso ter estabilidade financeira para se ter a vida a dois, para não começar o casamento com os papéis do divórcio na pastinha
    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameiii o debate! Infelizmente moro numa cidade que o custo de vida é altíssimo! 700 reais de aluguel só se for um milagre! por exemplo, estou alugando um apê de 2 quartos num lugar bom por 3000 reais, ja parte daí! 😭😭😭 adiciona todos os custos com casa, supermercado, luz, condomínio... por isso essencial o casal sentar e colocar todas as despesas na ponta do lápis para depois não ter nenhuma surpresa. E como estou saindo da casa dos meus pais estou zerada de móveis! Imagina, vou gastar uma pequena fortuna mobiliando o básico como cama, sofá e eletrodomésticos hahahaha Temos que colocar na cabeça que casar vai além da festa! O casal tem que conseguir se manter e ter uma estabilidade financeira boa para não passar nenhum sufoco
    • Responder
  • Emily
    Super Noiva Dezembro 2020 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei a reflexão, vale a pena noivinha! Obrigada por compartilhar Smiley heart

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida, Débora!
    Planejar a vida após o casamento é essencial para que tudo dê certo.. obrigada por suas palavras. Bjs
    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Taiana, realmente a questão financeira deve ser muito bem avaliada pelo casal e planejamento financeiro é CRUCIAL para ninguém se endividar. As diferentes localidades tornam esses valores bem difíceis de serem comparados, e como já dito, a realidade de cada pessoa também altera completamente o resultado dessa conta. Mas sem dúvidas, você trouxe um assunto importante que é a organização financeira. Isso deve sim ser muito bem avaliado!!

    Acho que a dica mais valiosa para cada casal é verificar qual a renda mensal e encaixar os gastos nessa realidade. Na minha opinião, economizar é um passo inicial importante para todos que optam pela vida a dois!! Smiley heart

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hmmmmmm 😻😻😻
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahha venha venha ...essa terrinha aqui é maravilhosa kkkk tem pão de queijo, feijão tropeiro, angu a baiana e um monte de comida deliciosa
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva VIP Junho 2022 São Paulo
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que vou mudar pra BH depois dessa hahahah nem vou falar como eh o gasto em SP pra não assustar 😅😅😅
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem fale! Quando a gente pensa nos gastos da vontade de voltar a ser criança, quando a gente ganhava R$2 e achávamos que estávamos ricas kkkkk...mas vai dar tudo certo, né!? Fé em Deus que vai
    • Responder
  • Tayla
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Tayla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente ser adulto não é facil e casar sai bem caro kkk Nós ja temos pensado nos nosso gastos pós casamento, estamos vendo se vamos pagar aluguel ou financiar um apê, o preço do financiamento em inúmeras parcelas fica mais ou menos o valor do aluguel aqui na nossa cidade, pelo minha casa minha vida. Nossas despesas mensais pela nossa conta, incluindo tudo que vc falou, vai girar em torno de 2.500,00. Fora prestação de moveis, cartão de crédito, roupa, sapato e outros gastos do dia a dia kkk
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah nem fala.... Ifood é um vício... Smiley heart

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por aqui o ifood é regra na sexta! Fato. Mas as vezes burlamos o sistema e pedimos mais de uma vez na semana. Sempre tem aquele dia que o estômago pede uma comidinha diferente ou que a preguiça fala mais alto né
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkk o ifood eu também !!!

    Mas estou esquematizando cardápio, e pedidos de comida apenas uma vez na semana.. kkk

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nooooo...por aqui, temos uma noiva controlada e um noivo que também não se perde no supermercado kkkk...por aqui a gente se perde é no ifood kkkk
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa o Eder é mestre em perder o controle no mercado!! kkkk

    Agora estamos planilhando os preços para ver qual o mercado é melhor e também as quantidades que compramos... assim não estraga e nem falta.. kkkk

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Supermercado só não pode se perder nós corredores, né!? O melhor é ir com a boa e velha lista
    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu amo amo planilhas!!!

    é fácil saber como tudo vai ficar ao logo do mês e os planos também.

    Agora o que precisamos controlar e estamos resolvendo é a compra no supermercado... o item que descontrola... kkk

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahhaha e logo o supermercado, né!? O item essencial!!
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Agosto 2022 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Para mim a maior facada de todo mês é o supermercado. Parece que só aumenta meu deus do céu!



    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    As planilhas ajudam muito, né, Alline?

    Fizemos planilha de gastos em relação aos móveis e eletromésticos para a nossa casa. Ao final, vimos que pagamos menos por algumas coisas do que estávamos prevendo.

    Foi ótimo!

    • Responder
  • Alline
    Top das Noivas Setembro 2022 São Paulo
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Taiana...

    ótimo debate, desde do começo do relacionamento é importante falar sobre dinheiro e evitar brigas e frustrações futura.

    Por aqui, somos adeptos das planilhas para controlar os nossos gastos e principalmente planejar o futuro.

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei, Lê,
    Obrigada pelo carinho! Espero sempre poder contribuir de alguma forma. Bjs
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo incrível debate, Taiana!
    Você é incrível e sempre acrescenta nesta comunidade MARAVILHOSA.
    Obrigada pela reflexão ♥️
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei, Barbara!
    Fico feliz em ter ajudado. Claro que estes números dependem muito da região de cada uma, mas acho que dá pra ter uma noção.

    Bjs pra vc
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate perfeito, Taiana...

    É bem por aí mesmo...

    Só vai ter varação por casal, mas é basicamente isso aí mesmo...

    Eu nunca parei pra relacionar tudo, mas vou salvar seu debate e fazer as minhas contas, aqui...

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ótima dica Anna, obrigada por compartilhar
    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em São Paulo 700 mensais não aluga uma vaga de garagem, a média aqui é bem mais alta.
    É um comparativo muito difícil em se fazer pq cada região tem uma média de gastos, e são realidade muuuuuuuuito diferentes.
    Finanças precisam ser muito bem analisadas de acordo com a renda do casal mais a base da região. Indico um insta que eu sigo que é de finanças simplificadas https://instagram.com/oxentelai/?igshid=i1qx1sopmhwt .
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei Anna, fico feliz em ter feito um debate que irá auxiliar muitos casais. Sem dúvida, a questão financeira acaba sendo um problema grande quando não é conversado, mas fico feliz que vocês tenham entrado em harmonia quanto a este tema. Construir a casa é um passo importante e sem dúvida, de grande valor financeiro. Eu imagino! Por aqui, optamos por financiar nosso apartamento e agora estamos reformando, para colocar do nosso jeitinho. Mas brinco que casa parafuso é uma facada kkkk vai dar certo, fé em Deus que vai dar tudo certo. Bjs
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2023 São Paulo
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse foi um dos debates mais essenciais que já vi aqui! Dinheiro, no meu relacionamento, já chegou a ser um problema grande e tema de grandes brigas também, mas hoje não é mais, graças a Deus! E realmente, casar é muito caro, mas viver o casamento também custa caro e acho que até mais caro... Eu no meu caso, nós estamos construindo nossa casa, o terreno nós ganhamos, então nós estamos até muito bem, mas construir também é caro demaaaais, da um dorzinha boa no coração! Smiley xd

    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas o caminho é este mesmo, né Aline!? Com diálogo tudo da muito certo. Por aqui também mantemos a transparência e o diálogo sobre o que queremos para nossa vida a dois. Bjs
    • Responder
  • A
    Noiva Master Novembro 2020 Santa Catarina
    ALINE ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate!
    O casamento, por mais especial que seja, é apenas o primeiro dia de toda uma vida juntos. Realmente é muito importante que o casal veja o futuro de uma forma parecida, inclusive em relação ao uso do dinheiro, ou vai ser briga na certa.
    Nós tbem conversamos abertamente sobre dinheiro e vemos ele como um meio para termos qualidade de vida e realizar nossos sonhos.
    Sabemos quanto o outro ganha, dividimos as despesas comuns e direcionamos recursos de ambos para os projetos, como por exemplo uma viagem.
    Ps: Somos contra se endividar para fazer um casamento 'luxuoso' ou para 'impressionar'.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo isso! É mesmo, tem que ser pra somar...pra crescer junto, conquistar junto! Ninguém falou que é fácil, acho que ninguém nem vende isso! Mas não tenho dúvida da delícia que é a vida a dois, apesar de todas as dificuldades
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas