Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Giovana
Noiva Ativa Julho 2022 São Paulo

Você vai mudar o seu sobrenome no casamento?

Giovana, dia 11 de Março de 2022 às 21:56

Publicado em Fórum Antes do casamento 130

Gente, estou com uma dúvida cruel aqui... Mudar ou não meu sobrenome? Me caso em Julho, e acho muito legal ter o sobrenome do meu noivo. Mas só de pensar na burocracia pra mudar os documentos, me dá uma preguiça... E por aí, você já decidiu se vai mudar seu sobrenome ou não?

Gente, estou com uma dúvida cruel aqui... Mudar ou não meu sobrenome? Me caso em Julho, e acho muito legal ter o sobrenome do meu noivo. Mas só de pensar na burocracia pra mudar os documentos, me dá uma preguiça... E por aí, você já decidiu se vai mudar seu sobrenome ou não?

130 Respostas

• Darian
    Noiva Novata outubro 2022 Santa Catarina
    Darian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo totalmente com a Patricia!!

• Responder
  • Patrícia
    Noiva Curiosa outubro 2022 São Paulo
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca mudaria! Antes de tudo eu sou um ser individual, e não preciso mudar só por que casei!
    Além disse todo o trabalho fica com a mulher, Deus me livre ter que mudar 10 documentos.
    • Responder
  • N
    Super Noiva Julho 2024 Minas Gerais
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Apesar da preguiça, entendi que faz parte do me jogar de cabeça. Provavelmente ele também vai por o meu, vamos criar o nosso, a nossa família
    • Responder
  • Caroline
    Noiva Constante Agosto 2023 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou manter meu nome, meu nome já é longo e não quero tirar nada e tb por conta de toda a burocracia
    • Responder
  • Elza Messias
    Noiva Constante Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Elza Messias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tanto eu quanto ele vamos acrescentar o nome um do outro
    • Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Noivinha, vi que na sua resposta falou que iria retirar o nome do seu Pai. Eu fiz isso, e olha que ele ficou muito triste, ainda mais que somos muito próximos. Mais na época eu só pensei que meu nome iria ficar grande e acabei optando por retirar.. enfim, foi uma confusão quando meu pai soube ficou decepcionado. Falei pra ele que nos meus filhos eu coloco o sobrenome, pois fui pesquisar para restituir o sobrenome dele no meu e ficaria um absurdo. Fora o tramite no Cartório e com o Juiz. Mais se você não é próxima dele acho viável.

• Responder
  • Julyana
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Noivinha tudo bem? Eu mudei o meu quando casei no civil, tirei um dos meus sobrenomes, se você optar por mudar eu sou da seguinte opinião, só acrescentaria o dele no seu. Eu retirei um e me arrependi muito. Se eu pudesse voltar atrás teria somente acrescentado o dele. Pesquisei muito e descobri que consigo restituir futuramente, e meus filhos também poderão ter o sobrenome do avó, pois no meu caso eu retirei o sobrenome do meu pai. Pense bem antes de deixar o pai ou a mãe triste, pois aconteceu comigo. Bjs!!!

• Responder
  • Larissa
    Noiva VIP Setembro 2023 Espírito Santo
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, vou acrescentar o sobrenome Will.
    • Responder
  • Aline Neri
    Noiva Esperta Dezembro 2022 São Paulo
    Aline Neri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui noivinha, a tendência é q os dois mudem! Que ele pegue um sobrenome meu, e eu pegue 1 dele! ☺️
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Quero trocar, sim!
    Não vou retirar nenhum meu, acho a coisa mais linda nome comprido, coisa de princesa, rsrs.

• Responder
  • Aninha
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo Estado
    Aninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pq o meu é Silva e eu detesto kkkkk
    • Responder
  • Alves
    Noiva Curiosa Abril 2022 Minas Gerais
    Alves ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já me casei no civil e acrescentei o sobrenome do meu noivo. Não tive nenhuma dificuldade em alterar a documentação. Agora só está faltando a CNH que vou aguardar o vencimento.
    • Responder
  • Clayciane
    Noiva Constante outubro 2022 Minas Gerais
    Clayciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só a burocracia de mudar já me desanimou kkkķ e como ele e eu não fazemos questão então vou manter o meu.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Principiante outubro 2023 Rio de Janeiro
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii, não vou mudar o meu nome, concordo plenamente com a Luciana!
    Bjo noivinhas!
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Junho 2023 São Paulo Estado
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que vou mudar sim, mas já estou pensando na burocracia kkkkk
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Novembro 2022 Goiás
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou manter o meu! Se não vai ficar gigante meu nome kkkk
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu pretendo sim mudar, primeiramente por que eu quero colocar o nome do meu noivo e tbm por que quero retirar o sobrenome do meu pai. Sei que vai dar trabalho na documentação, no meu caso terei que trocar o RG e CPF, habilitação e a carteira da OAB, fora os cadastros como cartão de crédito, boleto de plano de saúde, etc, mas pra mim vale a pena o esforço.
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vi uma moça conta do em um fórum que ela teve problemas porque a mãe dela se divorciou e alterou o nome. Com isso, os DOCs da filha também ficaram com o nome errado é isso deu várias inconsistências 😅
    • Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2022 Santa Catarina
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu noivo e eu decidimos nao trocar os nomes por questões burocráticas e financeiras. Se fôssemos alterar, cada um iria pegar o sobrenome do outro, o que daria trabalho e gastos em dobro. Nenhum de nós gostava da ideia de só eu adotar o sobrenome dele. Dai pensamos em toda a documentação que precisaria ser refeita e, em caso de divórcio, tudo mais que teria que ser mudado. E pessoalmente eu tenho apego ao meu nome porque ele é bem curto kkkkkkkk

Enfim, é uma decisão bastante pessoal
    • Responder
  • C
    Super Noiva Dezembro 2022 São Paulo
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero mudar, gosto do sobrenome do meu noivo e quero isso pra marcar a mudança de solteira pra casada
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, na realidade, deve-se mudar os documentos mesmo não pegando o sobrenome do marido, conforme link abaixo:
    https://krisfernandes.jusbrasil.com.br/artigos/1134513964/entenda-porque-alterar-os-documentos-pessoais-mesmo-nao-alterando-seu-nome-apos-o-casamento

Editado por Casamentos.com.br
    • Responder
  • Bárbara
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oii, noivinha!

Eu mudei meu sobrenome em setembro de 2021, mas ainda não mudei meus documentos, dá para mudar as coisas com calma.

• Responder
  • Juliane
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Juliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oii Giovana, não vou mudar. A minha opinião é a mesma mencionada pela Patrícia.
    • Responder
  • Mayara
    Super Noiva Janeiro 2024 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou mudar, meu marido tem descendência japonesa e quero ter o mesmo sobrenome que meus filhos.
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Julho 2023 São Paulo Estado
    Kimberlly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinceramente, não tenho nenhuma vontade de alterar meu nome, embora o nome do meu noivo seja muito bonito hahaha. Não quero mudar por diversos motivos, 2 deles são que: 1. teria que alterar todos os documentos e seria um puta gasto a mais, e 2. meu nome ficaria enorme e eu não tiraria nenhum dos sobrenomes que eu tenho para acrescentar o do meu noivo, visto que um deles que é Aparecida, é por conta de uma promessa que minha mãe fez, e eu sou muito temente à Nossa Senhora, de forma algum trocaria esse nome tão especial p mim, e os outros 2 são dos meus pais e são lindos. Dessa forma, acho que, de fato, não mudarei, e foi algo que já conversei com meu noivo, nossos nomes mantêm e, quando tivermos filhos a gente põe os sobrenomes neles e tá tudo ok rs

• Responder
  • Patricia
    Noiva Curiosa Abril 2023 São Paulo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou mudar!
    Essa é certeza que eu sempre tive mesmo antes de ficar noiva.
    Assim com a Luciana também acho arcaico.O casamento é muito mais que isso.Pra mim nosso nome é nossa identidade e não vejo sentido algum nessa mudança.No caso de filhos acho que a solução é eles receberem sobrenome dos dois.
    • Responder
  • Elaine
    Noiva VIP Setembro 2022 Minas Gerais
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim,mudei há 10 anos atrás.
    Prazer: Elaine Gonçalves Mendes Braga.😉
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os dois irão mudar! 🙂
    • Responder
  • Mariane
    Noiva VIP Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou mudar quando vencer os documentos ai tiver que renovar. Já troco
    • Responder
  • Cibele
    Noiva Novata Setembro 2023 Ceará
    Cibele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já pensei nessa possibilidade, mas é muita burocracia e decidimos que não vms mudar. Deixa os dois sobrenome pro nosso filho
    • Responder
  • G
    Noiva Esperta Novembro 2022 Minas Gerais
    Geisianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou mais tendenciosa a mudar, acho que é um passo para marcar a "nova" vida, mas entendo a preguiça que dá ter que mudar tudo...
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pretendo mudar, para nós é importante esse passo.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas